Prova Encceja 2019 - Linguagens - Ensino Médio - com Gabarito - Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos - ...
Prova Encceja 2019 - Linguagens - Ensino Médio - com Gabarito
- Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos -
QUESTÃO 01
Projeto horta
Bateu a fome bem no meio da madrugada e fiquei por alguns minutos naquela disputa mental entre a fome e a preguiça. Até que a fome me venceu e eu me levantei, totalmente sonada e faminta. Ainda calçando os chinelos me convenci de que não ligaria o fogão de forma alguma, resolveria o problema no máximo com uma salada ou algumas bolachas com requeijão.
Abri a geladeira e avistei uma cenoura e um tomate na gaveta transparente. Pronto! Salada de cenoura ralada com tomate picado, saudável e fácil. Mas, ao abrir a tal gaveta, também avistei uma cebola bem no fundo, esquecida. Tão esquecida que um broto pequeno surgia de uma superfície, ainda tímido. Fiquei fascinada com aquele broto, esqueci a cenoura, o tomate e, bem, até a fome.
FRENDER, C. Glamour, n. 35, fev. 2015.
Encceja 2019: Um dos elementos que caracteriza esse texto como um diário é o(a)
A) uso dos verbos em primeira pessoa.
B) predominância da temática culinária.
C) apresentação de um fato científico.
D) emprego frequente de adjetivos.
GABARITO.
QUESTÃO 02
Repense seus hábitos de consumo
Nossos hábitos de consumo estão muito relacionados com a sociedade em que vivemos. Mas a atitude de cada um de nós é muito importante e faz toda a diferença para ajudar a reduzir a pressão do consumo sobre o planeta.
Sabemos que é impossível não consumir. Entretanto, podemos repensar nossos hábitos, modificá-los e adotar atitudes mais amigáveis e saudáveis, para nós e para o meio ambiente.
O primeiro passo é, antes de consumir um produto, se perguntar: eu preciso mesmo disso? E caso precise, de onde ele vem e como foi produzido? Quando paramos para pensar e não agimos por impulso, podemos fazer escolhas mais conscientes. Temos esse poder em nossas mãos.
MAGELA, G. In: WWF-BRASIL. Pegada ecológica:
nosso estilo de vida deixa marcas no planeta.
Brasília: WWF-Brasil, 2013 (adaptado).
Encceja 2019: No texto, o principal recurso para engajar o leitor é o(a)
A) descrição do processo produtivo.
B) ocorrência de frases interrogativas.
C) questionamento da origem dos produtos.
D) emprego da primeira pessoa do plural.
GABARITO.
QUESTÃO 03
Disponível em: www.motonline.com.br.
Acesso em: 26 jul. 2015.
Encceja 2019: Analisando-se a parte escrita e a imagem, conclui-se que o objetivo principal do texto é
A) informar sobre as condições de tráfego.
B) incentivar atitudes educadas no trânsito.
C) monitorar o comportamento dos motoristas.
D) promover doação de órgãos de acidentados.
GABARITO.
QUESTÃO 04
Encceja 2019: RINS: (do latim renes) é a parte inferior da região lombar dos vertebrados. Mas não muito inferior... O célebre humorista brasileiro Aparício Torelli, o Barão de Itararé, prestava exame no curso de medicina, quando o professor lhe perguntou: “Quantos rins nós temos?” O aluno Aparício respondeu: “Quatro, professor”. Diante do olhar espantado do mestre e das gargalhadas dos colegas, emendou: “Quatro. Dois meus e dois seus”. O examinador, querendo ser engraçado também, pediu um feixe de capim... Mas Aparício foi mais rápido ainda: “E para mim um cafezinho”.
SILVA, D. De onde vêm as palavras: frases e
curiosidades da língua portuguesa.
São Paulo: Mandarim, 1997.
Nesse texto, a mistura de gêneros textuais foi utilizada para
A) registrar o diálogo entre aluno e professor.
B) informar o leitor sobre um humorista.
C) descrever comicamente um verbete.
D) relatar uma situação cômica.
GABARITO.
QUESTÃO 05
Lograr no tirar nada requiere un poco de disciplina y organización. Cuando se planifica bien lo que compramos, almacenamos y cocinamos, el beneficio es doble: para el bolsillo y para la salud. Cuando pienso en la comida en buen estado que se tira porque ha perdido su valor comercial, como latas abolladas, paquetes próximos a su fecha de caducidad, cambios de diseño y etiquetas mal impresas, se me hace un nudo en la garganta. La regla es no desperdiciar. [...] Las actitudes que se observan en la vida cotidiana muestran que nos conducimos como si no existieran el hambre y la desnutrición. Muchos respondemos a los llamados solidarios, pero pasado el momento seguimos comportándonos sin recordar que el alimento es un recurso limitado.
Disponível em: www.clarin.com.
Acesso em: 10 set. 2014 (adaptado).
Encceja 2019: No texto, a expressão “se me hace un nudo en la garganta” é empregada com o intuito de reforçar a preocupação do autor com o
A) preparo dos alimentos.
B) desperdício de alimentos.
C) consumo de alimentos vencidos.
D) armazenamento de alimentos perecíveis.
GABARITO.
QUESTÃO 06
Los prejuicios sociales
Un ejemplo típico de prejuicios fue cuando Susan Boyle se presentó en el concurso de Talentos Británicos y antes de escucharla cantar fue duramente criticada por la prensa, la producción del programa, los jueces y el público en general.
Pero luego de que cantara y emocionara al mundo, nos dio a todos una lección de vida y nuevamente confirmamos que no debemos prejuzgar a la gente por su aspecto físico, su condición social, su sexo, religión o lo que sea, porque nos perdemos de encontrarnos con los verdaderos talentos, cualidad y aptitudes que hacen verdaderamente a una persona.
Disponível em: www.portalplanetasedna.com.ar.
Acesso em: 21 set. 2013.
Encceja 2019: Esse texto se refere a um fato que ocorreu em um concurso veiculado na televisão britânica. A intenção do autor, ao mencionar o evento, é
A) mostrar como o talento é capaz de superar o preconceito.
B) comprovar como é importante analisar as pessoas sob vários aspectos.
C) demonstrar como as vítimas de preconceito podem dar boas lições de vida.
D) revelar como a sociedade julga as pessoas pela aparência.
GABARITO.
QUESTÃO 07
Machu Picchu... Maravilla del mundo
Del 22 de abril al 12 de mayo, se llevó a cabo una exposición fotográfica sobre la ciudadela de Machu Picchu titulada Machu Picchu... Maravilla del Mundo.
La exposición con 33 fotografías de Juan Falcón Velorio, fotógrafo y diseñador publicitario peruano, estuvieron referidas a diversas temáticas tales como arquitectura, costumbres y población de la ciudadela incaica y del Cuzco, Capital Arqueológica de América.
Dicho evento fue muy bien acogido por el público que visitó dicho centro interesado por conocer el Perú. Estuvieron presentes miembros de la Asociación de Fotógrafos Profesionales de España, de la Biblioteca del Mercado Central Alicante y de la Asociación de Peruanos Residentes en Alicante, Edición de Videos Banco del Tiempo, entre otros.
Disponível em: www.consuladoperuvalencia.org.
Acesso em: 18 set. 2013 (adaptado).
Encceja 2019: Machu Picchu é considerado um patrimônio cultural da humanidade. Nesse texto, o autor se refere à cidade com a finalidade de
A) divulgar seus pontos turísticos.
B) contar a história de seus habitantes.
C) relatar um evento artístico sobre a localidade.
D) descrever a arquitetura de seus monumentos.
GABARITO.
QUESTÃO 08
Disabled Sports USA
Since 1967, Disabled Sports USA has focused on one goal: to improve the lives of wounded warriors by providing sports and recreation opportunities.
These sports opportunities transform the people we serve, highlighting the potential in each of us, embodied in our motto: “If I can do this, I can do anything!”.
Testimonials Read what our athletes and their families have to say about Disabled Sports USA.
“The hospital healed John's physical injury but Disabled Sports USA healed the family. Thank you for giving me my husband back!”
MOLLIE BORDERS — Wife Wounded Warrior John Borders
“Disabled Sports USA showed me that everything I did before was still possible to do after my injury.”
DEAN SCHWARTZ Wounded Warrior
Disponível em: www.disabledsportsusa.org.
Acesso em: 27 jul. 2014 (adaptado).
Encceja 2019: Ao publicar depoimentos de pessoas beneficiadas por suas ações, a organização Disabled Sports USA objetiva
A) divulgar formas de tratamento para os que sofreram alguma lesão física.
B) compartilhar as dificuldades cotidianas enfrentadas por pessoas lesionadas.
C) demonstrar que é possível melhorar a autoestima de lesionados e familiares.
D) convidar outras famílias a dividir suas experiências no tratamento de lesionados.
GABARITO.
QUESTÃO 09
Marta marcou a história ao vencer seu sexto prêmio de melhor jogadora do mundo. Nenhum outro conseguiu o que a camisa 10 fez. O recorde de conquistas do troféu vem do futebol feminino e do Brasil. No entanto, a modalidade no país não pode viver na expectativa de novas Martas.
Quando criança, Marta queria jogar futebol, mas a família considerava isso “anormal”. A craque encarou outros preconceitos. É injusto que meninas precisem passar por cima da família, amigos e outras barreiras para jogarem futebol. Há meninas que vencem as barreiras, mas não nos esqueçamos da dificuldade de seguirem no esporte.
Disponível em: https://globoesporte.globo.com.
Acesso em: 27 set. 2018 (adaptado).
Encceja 2019: De acordo com o texto, a premiação de Marta como melhor jogadora do mundo é relevante por
A) incentivar as meninas à prática do futebol.
B) divulgar o futebol feminino mundialmente.
C) superar o recorde de premiações do futebol masculino.
D) problematizar as barreiras para o desenvolvimento do futebol feminino.
GABARITO.
QUESTÃO 10
Encceja 2019: Só cinco dos mais de 60 treinadores-chefes das seleções brasileiras de disciplinas olímpicas são mulheres, sendo que duas delas estão em modalidades obrigatoriamente femininas: ginástica rítmica e nado sincronizado.
As demais estão no adestramento (hipismo), na ginástica de trampolim e judô. Em todos os esportes coletivos, os técnicos das seleções femininas do Brasil são homens, auxiliados também por homens. Mantendo as mulheres fora dos postos de comando nas equipes, os dirigentes homens garantem também que elas não obterão qualificação para galgar outros postos, o que faria com que elas passassem a disputar poder com eles.
Disponível em: www.nexojornal.com.br.
Acesso em: 18 nov. 2018 (adaptado).
Com base no infográfico e no texto, as mulheres estão
A) sub-representadas nos cargos de comando no esporte.
B) conquistando mais espaço no comando do esporte.
C) desinteressadas em disputar o espaço de comando com homens.
D) apresentando maior participação no treinamento de equipes olímpicas.
GABARITO.
QUESTÃO 11
Encceja 2019: O sedentarismo é um desafio para a saúde: seus custos financeiros são enormes. Globalmente, a inatividade física custa 54 bilhões de dólares por ano em assistência médica.
O plano da Organização Mundial da Saúde busca aumentar a prática das atividades físicas em 15% no período entre 2018 e 2030. A estratégia visa tornar espaços públicos mais favoráveis à prática de exercícios para pessoas de diferentes idades e habilidades motoras. O objetivo é incentivar mais caminhadas, ciclismo, esportes, recreação ativa, dança e jogos.
Disponível em: https://nacoesunidas.org. Acesso em:
27 set. 2018 (adaptado).
O sedentarismo é um estado físico caracterizado pela
A) motivação externa para a prática de atividade física.
B) ausência de espaços públicos para se exercitar.
C) menor habilidade para a prática de exercícios.
D) escassez da prática de exercícios físicos.
GABARITO.
QUESTÃO 12
Menina Thayara conta mitos indígenas em
escolas públicas de Manaus
Curitibana e neta de índios guaranis, a menina vive atualmente em Manaus, onde se diverte narrando histórias em escolas públicas.
Mas as apresentações têm uma pitada especial. Honrando o sangue de seus ancestrais, Thayara mostra a magia das lendas e dos mitos indígenas para as crianças da Amazônia.
[...]
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br.
Acesso em: 4 set. 2013 (adaptado).
Encceja 2019: No trecho “Mas as apresentações têm uma pitada especial”, o conectivo mas tem a função de:
A) adicionar uma informação ao texto.
B) condicionar as ações da narrativa.
C) contrastar duas ideias opostas.
D) explicar um ponto de vista.
GABARITO.
QUESTÃO 13
Cartaz da Companhia Energética de Minas
Gerais (Cemig) para campanha sobre o
desperdício de energia.
Disponível em: www.uai.com.br.
Acesso em: 4 set. 2014 (adaptado).
Encceja 2019: A imagem apresenta um trabalho minimalista que utiliza a
A) racionalização dos princípios destinados à criação artística.
B) redução da forma a elementos geométricos.
C) composição de elementos tipográficos.
D) expressão do simbólico e concreto.
GABARITO.
QUESTÃO 14
Pedrinho trotava pela fita vermelha da estrada, sobe e desce morro, quebra à direita, à esquerda, pac, pac, pac... Ia pensando na volta. A figueira... Passavam-se ali coisas de arrepiar o cabelo. Pela meia-noite — diziam — o capeta juntava debaixo dela sua corte inteira para pinoteamento de um samba infernal.
Os sacis marinhavam galhos por acima em cata de figuinhos, que disputavam aos morcegos. E os lobisomens, então? Vinham aos centos focinhar o esterco das corujas. Almas penadas, isso nem era bom falar! Quando o Quincas da Estiva contava casos da figueira, não havia chapéu que parasse na cabeça.
Mas de dia, nada; passarinhada miúda só, a debicar frutinhas. Foi o que o menino viu naquela tarde ao cruzar com a árvore. Mesmo assim passou rápido e encolhidinho — por via das dúvidas.
LOBATO, M. Cidades mortas.
São Paulo:Brasiliense, 1981.
Encceja 2019: Nessa passagem, a descrição dos pensamentos e ações de Pedrinho demonstra que o personagem
A) valoriza o folclore brasileiro.
B) desconfia de seres sobrenaturais.
C) vê o campo como um lugar misterioso.
D) incorpora as superstições de origem popular.
GABARITO.
QUESTÃO 15
Chegança
Eu atraqueinum porto muito seguro,
céu azul, paz e ar puro,
botei as pernas pro ar. [...]
Mas de repente
me acordei com a surpresa:
uma esquadra portuguesa
veio na praia atracar.
Da grande nau,
um branco de barba escura
vestindo uma armadura
me apontou pra me pegar.
Assustado
dei um pulo da rede,
pressenti a fome, a sede,
eu pensei: “vão me acabar”!
Me levantei
de borduna já na mão.
ai, senti no coração:
O Brasil vai começar.
NÓBREGA, A. Disponível em: www.antonio-nobrega.
Acesso em: 15 jul. 2014 (fragmento).
Encceja 2019: A letra da canção ganha um sentido de humor e originalidade pela
A) releitura de fatos históricos em outra perspectiva.
B) idealização do encontro entre índios e europeus.
C) caracterização dos traços físicos dos portugueses.
D) capacidade do indígena de antever o futuro.
GABARITO.
QUESTÃO 16
Poesia: 1970
Tudo o que eu façoalguém em mim que eu desprezo
sempre acha o máximo.
Mal rabisco,
não dá mais pra mudar nada.
Já é um clássico.
LEMINSKI, P. Melhores poemas.
São Paulo: Global, 2002.
Encceja 2019: Neste poema de Paulo Leminski, vê-se um posicionamento frente ao próprio processo de escrita, pois o eu lírico
A) contrapõe liberdade criadora e autocrítica.
B) adere aos apelos artísticos de seu contexto.
C) acredita na poesia desprovida de trabalho formal.
D) dá preferência por sua porção criadora mais erudita.
GABARITO.
QUESTÃO 17
Poemas aos homens do nosso tempo
Amada vida, minha morte demora.
Dizer que coisa ao homem,
Propor que viagem? Reis, ministros
E todos vós, políticos,
Que palavra além de ouro e treva
Fica em vossos ouvidos?
Além de vossa RAPACIDADE
O que sabeis
Da alma dos homens?
Ouro, conquista, lucro, logro
E os nossos ossos
E o sangue das gentes
E a vida dos homens
Entre os vossos dentes.
HILST, H. Poesia. São Paulo:
Quíron, 1980 (fragmento).
Encceja 2019: A palavra destacada no poema resume a condição dos “homens do nosso tempo”, aos quais o eu lírico
A) convida a repensar seus hábitos de consumo.
B) condena pelos efeitos sociais de seu egoísmo.
C) quer resgatar pela esperança no amor.
D) atribui a confiança na vida moderna.
GABARITO.
QUESTÃO 18
Encceja 2019: O convencional achará que um homem de cinquenta anos, pai e avô, capaz de tomar a última bala de uma criança de sete anos, é um monstro. Pois eu lhes direi que só um adulto de coração limpo, sem sentimento de culpa, é capaz de fazer uma tal monstruosidade.
CAMPOS, P. M. Homenzinho na ventania.
Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1970.
O texto apresenta duas ideias básicas relacionadas entre si. Essa relação é de
A) consequência.
B) retificação.
C) tempo.
D) causa.
GABARITO.
QUESTÃO 19
Bálsamo ou veneno? Comida dos deuses ou maldição do diabo? Hábito natural ou desvio da sociedade moderna? Não há resposta certa ou fácil quando o assunto são as drogas. As pesquisas de opinião refletem essa ambiguidade.
Quando abordam o tema, em geral mostram que estamos longe de um consenso. Mas as pesquisas revelam algo mais. Em meio aos números, nota-se que quase não há indecisos sobre o assunto. Ou seja, não importa de que lado as pessoas estejam, o fato é que todas elas têm opinião formada — e arraigada — sobre o uso de drogas.
VERGARA, R. Disponível em: http://super.abril.com.br.
Acesso em: 2 out. 2013.
Encceja 2019: Ao mostrar que há duas posições a respeito do tema “drogas”, o texto tem como função
A) denunciar problemas sociais.
B) problematizar um assunto.
C) modificar comportamentos.
D) conscientizar os leitores.
GABARITO.
QUESTÃO 20
Ya yá Massemba
Que noite mais funda calunga
No porão de um navio negreiro
Que viagem mais longa candonga
Ouvindo o batuque das ondas
Compasso de um coração de pássaro
No fundo do cativeiro
É o semba do mundo calunga
Batendo samba em meu peito
Kawo Kabiecile Kawo Okê arô oke
Quem me pariu foi o ventre de um navio
Quem me ouviu foi o vento no vazio
Do ventre escuro de um porão
Vou baixar o seu terreiro
Epa raio, machado, trovão
Epa justiça de guerreiro
MENDES, R.; CAPINAM. Disponível em:
http://multishow.globo.com. Acesso em:
29 set. 2013 (fragmento).
Encceja 2019: A canção Ya yá Massemba mistura palavras de origem africana ao vocabulário da língua portuguesa, mostrando que elas integraram o nosso patrimônio linguístico. Em qual dos versos há exemplos que comprovam esse aspecto?
A) “No fundo do cativeiro”.
B) “Vou baixar o seu terreiro”.
C) “É o semba do mundo calunga”.
D) “No porão de um navio negreiro”.
GABARITO.
QUESTÃO 21
Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br.
Acesso em: 17 jul. 2015 (adaptado).
Encceja 2019: Essa propaganda propõe a aplicação de um dos princípios da alimentação equilibrada a outras situações da nossa vida. De acordo com o texto, tal princípio pode ser seguido ao
A) destinarmos parte de nosso tempo a atividades coletivas.
B) alternarmos períodos de trabalho e descanso durante a jornada diária.
C) administrarmos nossa alimentação priorizando a aquisição de produtos naturais.
D) estabelecermos relações sociais harmônicas independentemente das diferenças entre as pessoas.
GABARITO.
QUESTÃO 22
Disponível em: www.folhaojornal.com.br.
Acesso em: 23 jul. 2014 (adaptado).
Encceja 2019: Qual recurso foi utilizado no texto com a intenção de mudar comportamentos dos leitores?
A) Associação das queimaduras na pele à exposição ao sol.
B) Recomendação de cuidados com a pele depois dos 40 anos.
C) Relação entre o texto verbal e a imagem de uma pessoa doente.
D) Articulação entre técnicas de bronzeamento e envelhecimento precoce.
GABARITO.
QUESTÃO 23
José se encontra com o velho amigo João:
— E aí João, quanto tempo! Como vai, meu amigo?
— Vou mal, muito mal!
— Por que, João, o que foi que aconteceu?
— Minha mãe morreu na semana passada!
— Não diga! Meus sentimentos! O que é que ela tinha?
— Infelizmente, pouca coisa. Uma casa, duas lojinhas no centro de cidade e um terreninho no interior!
TADEU, P. Olim-piadas: as melhores piadas para você escolher
a medalha de ouro em gargalhadas. São Paulo: Matrix, 2012.
Encceja 2019: A construção do humor em uma piada ocorre a partir de diversificados recursos expressivos a que o autor pode recorrer na tentativa de provocar o riso. No caso dessa piada, o humor foi obtido graças à utilização de uma
A) comparação, visto que os sentidos de duas palavras diferentes são postos em evidência.
B) ambiguidade, já que os personagens interpretam de modo diferente uma mesma palavra.
C) hipérbole, porque um dos personagens exagera no seu sentimento quanto à morte da mãe.
D) enumeração, pois um dos personagens faz uma lista dos motivos que o fizeram dizer que está muito triste.
GABARITO.
QUESTÃO 24
TEXTO I
Periquito andino
Este colorido periquito colombiano, de cara marrom, testa azul, peito cinza, barriga azul e rabo vermelho, entrou em extinção. Visto pela última vez na natureza em 1949, ele não foi mais encontrado, apesar das constantes missões biológicas nos últimos anos para achá-lo.
TEXTO II
O pavãossauro
Não é novidade que, a cada nova descoberta da paleontologia, os dinossauros estejam mais parecidos com aves. O que não se sabia até agora é que algumas espécies de dinossauro tinham hábitos iguais aos do mais fabuloso dos pássaros: o pavão. É o que conclui um novo estudo.
Superinteressante, n. 346, maio 2015 (adaptado).
Encceja 2019: As informações trazidas nos textos I e II são resultados do trabalho de pesquisadores sobre
A) espécies raras.
B) animais extintos.
C) pássaros exóticos.
D) aves desaparecidas.
GABARITO.
QUESTÃO 25
Disponível em: www.encantado-rs.com.br.
Acesso em: 14 ago. 2014 (adaptado).
Encceja 2019: O propósito do texto é levar o leitor a
A) reciclar o lixo.
B) cuidar da natureza.
C) prevenir-se de doenças.
D) manter a residência limpa.
GABARITO.
QUESTÃO 26
Cinquenta anos! Não era preciso confessá-lo.
Já se vai sentindo que o meu estilo não é tão lesto como nos primeiros dias. Naquela ocasião, cessado o diálogo com o oficial de marinha, que enfiou a capa e saiu, confesso que fiquei um pouco triste.
Voltei à sala, lembrou-me dançar uma polca, embriagar-me das luzes, das flores, dos cristais, dos olhos bonitos, e do burburinho surdo e ligeiro das conversas particulares. E não me arrependo; remocei. Mas, meia hora depois, quando me retirei do baile, às quatro da manhã, o que é que fui achar no fundo do carro?
Os meus cinquenta anos. Lá estavam eles, os teimosos, não tolhidos de frio, nem reumáticos, mas cochilando a sua fadiga, um pouco cobiçosos de cama e de repouso. Então — e vejam até que ponto pode ir a imaginação de um homem com sono — , então pareceu-me ouvir de um morcego encarapitado no tejadilho: Senhor Brás Cubas, a rejuvenescência estava na sala, nos cristais, nas luzes, nas sedas — enfim, nos outros.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás
Cubas. São Paulo: Abril, 2010. p. 279.
Encceja 2019: Nesse fragmento do romance de Machado de Assis, o aspecto singular do texto literário reside na
A) confusão intencional entre o tempo dos fatos já vividos e o do presente narrado.
B) construção de imagens que materializam elementos subjetivos e emocionais.
C) interrupção do intimismo a fim de desenvolver o fluxo descritivo e narrativo.
D) interpelação direta ao leitor a fim de se criar uma relação de cumplicidade.
GABARITO.
QUESTÃO 27
Linguagem do morro
Tudo lá no morro é diferente
Daquela gente não se pode duvidar
Começando pelo samba quente
Que até um inocente
Sabe o que é sambar
Outro fato muito importante
E também interessante
É a linguagem de lá
Baile lá no morro é fandango
Nome de carro é carango
Discussão é bafafá
Briga de uns e outros
Dizem que é burburim
Velório no morro é gurufim
Erro lá no morro chamam de vacilação
Grupo do cachorro em dinheiro é um cão
Papagaio é rádio
Grinfa é mulher
Nome de otário é Zé Mané
PADEIRINHO & FERREIRA DOS SANTOS. Boca do
povo. Rio de Janeiro: Polydor, 1977 (fragmento).
Encceja 2019: A letra dessa canção vale-se de marcas linguísticas que
A) enfatizam o valor do samba no morro.
B) singularizam a linguagem usada nos bailes.
C) caracterizam a língua falada pelos sambistas.
D) exaltam o vocabulário próprio de uma comunidade.
GABARITO.
QUESTÃO 28
Que o e-mail é importante no ambiente de trabalho, apesar das inúmeras opções de ferramentas de comunicação hoje disponíveis por conta do avanço tecnológico, isso ninguém pode negar.
Enviamos e-mail para tudo na empresa, inclusive para o colega ao lado, quando uma simples conversa resolveria. Por isso, conhecer algumas regras de etiqueta ao lidar com tão importante ferramenta de comunicação é essencial no mundo do trabalho.
Ignorar suas consequências pode ocasionar o que ocorreu com Vicki Walker, que trabalhava como contadora de plano de saúde, quando foi demitida por ter enviado a alguns colegas de trabalho um e-mail com palavras em caixa-alta, negrito e cor vermelha.
Disponível em: http://carreiradeti.com.br.
Acesso em: 13 set. 2013 (adaptado).
Encceja 2019: Esse texto cita uma importante regra ao fazermos uso da linguagem no ambiente da internet. A funcionária do plano de saúde foi demitida porque
A) foi impaciente e grosseira com os colegas.
B) enviou informações confidenciais para as pessoas erradas.
C) mandou uma mensagem sem pedir permissão a seu superior.
D) evitou conversar pessoalmente com seus colegas de trabalho.
GABARITO.
QUESTÃO 29
A tecnologia vem se tornando uma importante ferramenta didática de apoio aos alunos e educadores também nos dispositivos móveis. Existem vários aplicativos e games educativos para tirar o máximo de proveito de tablets e smartphones na hora de estudar, veja um exemplo.
Agenda do Estudante
É um aplicativo que ajuda a gerenciar a vida acadêmica do estudante. Ele permite cadastrar data das provas, data da entrega de trabalhos, fazer o controle das notas obtidas nas avaliações, agendar lembretes de eventos e alertas de devolução de livros.
Plataforma: Android (acesse aqui)
Preço: Gratuito
PRASS, R. Disponível em: http://g1.globo.com.
Acesso em: 5 set. 2013 (adaptado).
Encceja 2019: A internet oferece uma série de recursos cada vez mais conhecidos e utilizados pelos usuários. O aplicativo apresentado como exemplo no texto tem a função de
A) facilitar a pesquisa pela internet.
B) permitir a troca de mensagens entre os jovens.
C) possibilitar o registro de informações importantes.
D) auxiliar na resolução de exercícios durante as aulas.
GABARITO.
QUESTÃO 30
Você acaba de ganhar 4 revistas digitais!
Para participar, acesse: ibiba.com.br/experimente e boa leitura! Nós, do Ibiba, somos tão apaixonados por leitura que queremos dar para você essa chance de conhecer as revistas de que mais gosta num formato interativo, prático e gostoso de ler. É só entrar no nosso site e escolher seus 4 títulos preferidos dentre as 16 publicações participantes da promoção. É simples, rápido e, melhor de tudo: GRÁTIS!
Mundo Estranho, n. 9, ago. 2013.
Encceja 2019: Com a propagação das Tecnologias da Informação e Comunicação, os hábitos e o comportamento das pessoas mudaram. Essa propaganda é um exemplo disso, pois, para que o leitor adquira o produto oferecido, precisa ter
A) conta on-line.
B) certificado digital.
C) acesso à internet.
D) assinatura eletrônica.
GABARITO.
COMENTÁRIOS