ENADE 2019: Foi requisitada a um engenheiro a implementação de um controle PID embarcado em um microcontrolador

ENADE 2019: Foi requisitada a um engenheiro a implementação de um controle PID embarcado em um microcontrolador, com base no código fonte ap...
ENADE 2019: Foi requisitada a um engenheiro a implementação de um controle PID embarcado em um microcontrolador, com base no código fonte apresentado a seguir.

void loop() {
     float RF, PV, E, X, Y, Z, E_anterior; // variáveis do controlador
     float Kx, Ky, Kz; // variáveis dos ganhos do controlador
     RF = analogRead(A0); // leitura do valor de referência
     PV = analogRead(A1); // leitura da variável do processo
     E = RF - PV; // cálculo do valor do Erro
//Início da rotina de controle básica
     X = X + E * Kx;
     Y = E * Ky;
     Z = (E - E_anterior) * Kz;
     E_anterior = E;
}

Acerca das variáveis de controle XY e Z, é correto afirmar que

A) a variável X corresponde à ação de controle integral; a variável Y, à ação proporcional; e a variável Z, à ação derivativa.

B) a variável X corresponde à ação de controle proporcional; a variável Y, à ação integral; e a variável Z, à ação derivativa.

C) a variável X corresponde à ação de controle derivativa; a variável Y, à ação proporcional; e a variável Z, à ação integral.

D) a variável X corresponde à ação de controle integral; a variável Y, à ação derivativa; e a variável Z, à ação proporcional.

E) a variável X corresponde à ação de controle derivativa; a variável Y, à ação de integral; e a variável Z, à ação proporcional.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: O uso de robôs colaborativos em fábricas tem sido cada vez maior, pois facilita o trabalho, aumentando a produtividade, a qualidade dos produtos e a própria segurança dos trabalhadores.

GABARITO:
A) a variável X corresponde à ação de controle integral; a variável Y, à ação proporcional; e a variável Z, à ação derivativa.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: A Ponte de Wheatstone, ilustrada na figura a seguir, é um circuito elétrico utilizado para determinação de uma resistência elétrica de valor desconhecido.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Engenharia de Controle e Automação com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo