ENADE 2019: A imagem a seguir ilustra os resultados da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR)

ENADE 2019: A imagem a seguir ilustra os resultados da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) seguida de eletroforese em gel de agarose para o...
ENADE 2019: A imagem a seguir ilustra os resultados da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) seguida de eletroforese em gel de agarose para o diagnóstico de Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) por meio da detecção do gene mecA.


M: marcador de peso molecular; 1 a 4: estafilococos coagulase-negativos, positivos para o gene mecA; 5: estafilococos coagulase-negativo, negativo para o gene mecA; 6: Staphylococcus aureus, negativo para o gene mecA; 7 e 8: Staphylococcus aureus, positivos para o gene mecA; C: controle negativo; pb: pares de bases.
MAES, N. et al. Evaluation of a triplex PCR assay to discriminate Staphylococcus aureus
from coagulase-negative staphylococci and determine methicillin resistance from
blood cultures. Journal of Clinical Microbiology, v. 40, n. 4, 2002 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. A ausência das bandas correspondentes ao gene mecA nas amostras 5 e 6 determina a ausência de resistência à meticilina nessas amostras.

II. A utilização dessa metodologia permite a detecção da concentração inibitória mínima da meticilina contra a bactéria em estudo.

III. Nessa metodologia, a presença de material genético de bactérias de espécies diferentes de Staphylococcus não influencia o resultado final, sendo essa uma das vantagens do seu uso.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.
B) II.
C) I e II.
D) I e III.
E) II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: A vaginose bacteriana é a infecção vaginal mais frequente e a principal causa de corrimento vaginal anormal em mulheres em idade reprodutiva.

GABARITO:
A) I.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: O gráfico a seguir apresenta o número de casos de malária autóctone registrados nos anos de 2003 a 2010, na cidade de Rio Branco, no Acre, demonstrando também a linha de tendência dos casos registrados.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Biomedicina com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo