ENADE 2019: No Brasil, o etanol é comumente obtido da cana-de-açúcar, mas recentemente tem sido produzido a partir do milho

ENADE 2019: No Brasil, o etanol é comumente obtido da cana-de-açúcar, mas recentemente tem sido produzido a partir do milho, especialmente e...
ENADE 2019: No Brasil, o etanol é comumente obtido da cana-de-açúcar, mas recentemente tem sido produzido a partir do milho, especialmente em regiões onde a oferta do cereal é abundante.

A partir do uso dos grãos de milho como matéria-prima, geram-se os grãos secos de destilaria conhecidos como DDG (Distillers Dried Grains) ou DDGS (Distillers Dried Grains With Solubles), que são coprodutos das usinas de etanol, com teores próximos a 91% de matéria seca, 86% de matéria orgânica, 28% de proteína bruta, 6,7% de extrato etéreo, 50% de fibra em detergente neutro e 3 213 a 3 668 kcal de energia metabolizável/kg.
CORASSA, A. et al. Nutritional value of Brazilian distillers
dried grains with solubles for pigs as determined by different methods.
Revista Brasileira de Zootecnia, v. 46, n. 9, 2017 (adaptado).

A respeito dos coprodutos das usinas de etanol, avalie as afirmações a seguir.

I. A maior parte do teor de energia metabolizável resulta do amido presente nos referidos coprodutos ao final do processo.

II. DDG e DDGS são potenciais substitutos do milho em dietas de aves e suínos devido ao seu alto teor energético.

III. DDG e DDGS são potenciais substitutos do farelo de soja em dietas de animais cujas demandas de proteína sejam baixas.

IV. Um fator limitante de uso de DDG e DDGS em dietas para não ruminantes é o elevado teor de fibra desses grãos secos de destilaria quando comparado ao da maioria dos cereais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, II e IV.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Os aminoácidos sintéticos são matérias-primas importantes na produção de aves e suínos, porque permitem ao zootecnista balancear as rações de forma adequada, para atender as exigências nutricionais dos diferentes tipos de produção.

GABARITO:
E) II, III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: O Índice de Eficiência Produtiva (IEP) de frangos de corte é um parâmetro utilizado para avaliar o desempenho do lote. O IEP é dado por

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Zootecnia com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo