ENADE 2019: Os detectores termoluminescentes (TLDs) consistem em uma massa pequena

ENADE 2019: Os detectores termoluminescentes (TLDs) consistem em uma massa pequena (de aproximadamente 1 a 100mg) de um material cristalino ...
ENADE 2019: Os detectores termoluminescentes (TLDs) consistem em uma massa pequena (de aproximadamente 1 a 100mg) de um material cristalino dielétrico contendo ativadores convenientes.

Esses ativadores, que podem estar presentes em quantidades extremamente pequenas (da ordem de traço, por exemplo), criam dois tipos de imperfeições na rede cristalina: armadilhas para elétrons, que capturam e aprisionam os portadores de carga, e centros de luminescência.

A radiação ionizante, ao interagir com o material, cede energia aos elétrons, que são aprisionados pelas armadilhas.

Se o material é submetido a um aquecimento programado, os elétrons aprisionados nas armadilhas são liberados, fazendo com que percam a energia nos centros de luminescência.

Por suas características, os detectores TLDs podem ser utilizados como dosímetros, por exemplo, para avaliar doses em tratamentos radioterápicos ou para dosimetria pessoal.
TAUHATA, L. et al. Radioproteção e dosimetria: fundamentos.
9. ed. Rio de Janeiro: IRD/CNEN, 2013 (adaptado).

Em relação aos TLDs, avalie as afirmações a seguir.

I. A boa reprodutibilidade na avaliação da dose acumulada pode ser obtida pelo controle adequado do processo, ainda que somente uma parte pequena da energia da radiação depositada no material seja transformada em luz.

II. Como o sinal luminoso pode ser proporcional à radiação incidente, os detectores termoluminescentes são bastante convenientes para serem utilizados como dosímetros.

III. A rápida fadiga expressiva dos materiais utilizados nos dosímetros TLDs impossibilita a sua reutilização.

IV. Os TLDs possibilitam a releitura do dosímetro por meio do estímulo luminoso.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Em um tubo emissor de Raios X, o filamento, ao ser aquecido, emite elétrons que são acelerados pela diferença de potencial entre os eletrodos: catodo e anodo.

GABARITO:
A) I e II.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: A incidência posteroanterior (PA) é uma das incidências básicas do tórax. No entanto, quando o paciente não é capaz de ficar em posição ortostática, realiza-se a incidência anteroposterior (AP), com o paciente em posição semiereta ou em decúbito dorsal.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Tecnologia em Radiologia com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo