ENADE 2019: Um menino de 2 anos e 6 meses de idade é trazido para consulta

ENADE 2019: Um menino de 2 anos e 6 meses de idade é trazido para consulta. A mãe relata que a criança apresenta quadro de tosse seca 3 a 4 ...
ENADE 2019: Um menino de 2 anos e 6 meses de idade é trazido para consulta. A mãe relata que a criança apresenta quadro de tosse seca 3 a 4 vezes por semana, mesmo sem estar resfriado, principalmente no período da noite, desde um ano de vida.

Quando a criança fica resfriada, o quadro se intensifica com cansaço e sibilância associada, que melhora utilizando nebulizações com broncodilatador. Refere ainda que o menino apresenta dermatite atópica e que faz uso diário de hidratante.

Além disso, a criança não recebeu aleitamento materno, utilizando fórmula apropriada para a idade até 1 ano de vida. O pai tem rinite alérgica, a mãe é tabagista e não parou de fumar durante a gravidez. Considerando o quadro clínico apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. De acordo com o índice Preditivo para Asma (IPA), o menino apresenta dois critérios maiores: dermatite atópica e pai com rinite alérgica.

II. A conduta médica adequada é iniciar tratamento diário com corticóide inalatório em dose baixa, associado com broncodilatador de longa duração e, nos momentos de crise, broncodilatador de curta duração.

III. As medidas de profilaxia primária para asma que poderiam ter sido realizadas seriam: suspensão do tabagismo durante a gravidez e aleitamento materno.

IV. Dermatite atópica, tosse noturna frequente e sibilância recorrente, com boa resposta a broncodilatador sugerem quadro de asma.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:
ENADE 2019: Um homem de 42 anos de idade, assintomático, procura a Unidade Básica de Saúde para realização de check up, relatando que nunca foi ao médico.

GABARITO:
C) III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- ENADE 2019: Um menino de 4 anos de idade, trazido pela mãe para consulta, apresenta história de edema peripalpebral há 5 dias, com piora progressiva.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova do ENADE 2019 Medicina com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo