PUC-SP 2020: Depois que Roma expulsou os reis, ficou ao abrigo dos perigos que germinavam em seu seio

PUC-SP 2020: Depois que Roma expulsou os reis, ficou ao abrigo dos perigos que germinavam em seu seio, e que a ameaçariam se um príncipe fra...
PUC-SP 2020: Depois que Roma expulsou os reis, ficou ao abrigo dos perigos que germinavam em seu seio, e que a ameaçariam se um príncipe fraco ou viciado subisse ao trono.

A autoridade suprema passou, de fato, para as mãos dos cônsules, que não a recebiam por herança, pela intriga ou pela violência, mas pelo livre sufrágio dos cidadãos.

Eram os homens de maior virtude: sua virtude – e algumas vezes também sua boa sorte – esteve sempre a serviço de Roma. Para chegar aos limites extremos da glória, a cidade não precisou de mais tempo do que aquele em que viveu sob a monarquia.
(Machiavelli, Niccolò – Comentários sobre a Primeira Década de
Tito Lívio/ Tradução de Sérgio Bath – Brasília : Editora
Universidade de Brasília, 2000, 4ª ed. - p.81)

A partir da leitura atenta do texto, assinale a alternativa que expressa o sentimento do autor sobre o momento histórico retratado.

a) Maquiavel, por se tratar de um dos defensores do poder absolutista, faz, neste texto, veemente crítica ao golpe republicano que derrubou a Monarquia Romana.

b) Nicolau Maquiavel sempre foi adepto da Monarquia como forma mais bem-sucedida de governo.

c) Maquiavel expressa, neste texto, um apreço pelo sistema republicano, tendo Roma como seu grande exemplo.

d) Maquiavel deixa claro nesta, como em outras de suas obras, seu desprezo pela participação popular nas decisões políticas.

QUESTÃO ANTERIOR:
PUC-SP 2020: Quando, no final do século XVIII, isto é, no início do romantismo, as formas da cultura medieval começaram a ser percebidas como valores legítimos, a primeira coisa que se descobriu foi a cavalaria.

RESOLUÇÃO:
Em sua análise sobre a República Romana, Maquiavel valoriza esse regime político porque nele, embora a escolha dos governantes dependesse da eleição popular, esta derivava de critérios baseados na meritocracia, combinada segundo o pensador italiano, com o fator sorte.

GABARITO:
c) Maquiavel expressa, neste texto, um apreço pelo sistema republicano, tendo Roma como seu grande exemplo.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- PUC-SP 2020: Na iminência da Primeira Guerra, entre 16 e 18 de maio de 1914, ocorreu o Terceiro Congresso da ANI (Associação Nacionalista Italiana).

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova PUC-SP 2020 com Gabarito e Resolução

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo