(IFCE 2020) A partir da revolução industrial, os combustíveis fósseis (como é o caso do petróleo) ganharam amplo destaque

O texto a seguir serve como base para as questões 2223 e 24.

“Uma mancha de petróleo cru já atingiu mais de dois mil quilômetros do litoral do Nordeste. As manchas do óleo despejado no mar atingiram 105 praias de 48 municípios em oito estados e se aproximavam do Pará, no Norte do país.

O poluente causa um desastre ambiente de consequências ainda não avaliadas e a causa é indefinida até o momento.

Conforme o Ibama, até esta quinta não havia evidências de contaminação de peixes e crustáceos, mas a orientação é para que a qualidade do pescado capturado nas áreas afetadas para fins de consumo humano seja avaliada pela Vigilância Sanitária.”
Fonte: modificado de <https://veja.abril.com.br/brasil/mancha-de-petroleo-atinge-105-praias-nonordeste-e-se-aproxima-do-norte/ > retirado em 25/10/2019 as 17:18.

QUESTÃO 23
(IFCE 2020) A partir da revolução industrial, os combustíveis fósseis (como é o caso do petróleo) ganharam amplo destaque.

O uso massivo desses combustíveis e a sua consequente liberação de gás carbônico na atmosfera, contudo, acabaram intensificando um processo natural chamado

A) rotação da terra.
B) buraco na camada de ozônio.
C) hipótese de gaia.
D) poluição química.
E) efeito estufa.

QUESTÃO ANTERIOR:
(IFCE 2020) O petróleo cru possui grande quantidade de substâncias tóxicas que não são biodegradáveis e, por isso, tendem a se acumular nos níveis tróficos mais elevados.

GABARITO:
E) efeito estufa.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (IFCE 2020) Por todos os problemas associados aos combustíveis fósseis, os cientistas vêm se esforçando para procurar fontes energéticas alternativas.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova IFCE 2020.1 (Técnico Integrado) com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.