(IFCE 2020) Sobre Monteiro Lobato, é correto afirmar-se que

O texto abaixo serve como base para as questões de 02 a 06.

Pedrinho, na varanda, lia um jornal. De repente parou e disse à Emília, que andava rondando por ali:

– Vá perguntar à vovó o que quer dizer folk-lore. – Vá? Dobre a sua língua. Eu só faço coisas quando me pedem por favor. Pedrinho, que estava com preguiça de levantar-se, cedeu à exigência da ex-boneca.

– Emilinha do coração — disse ele —, faça-me o maravilhoso favor de ir perguntar à vovó que coisa significa a palavra folk-lore, sim, teteia? Emília foi e voltou com a resposta.

– Dona Benta disse que folk quer dizer gente, povo; e lore quer dizer sabedoria, ciência. Folclore são as coisas que o povo sabe por boca, de um contar para o outro, de pais a filhos.

Os contos, as histórias, as anedotas, as superstições, as bobagens, a sabedoria popular etc. e tal. Por que pergunta isso, Pedrinho?

O menino calou-se. Estava pensativo, com os olhos lá longe. Depois disse: — Uma ideia que eu tive. Tia Nastácia é o povo. Tudo que o povo sabe e vai contando de um para outro, ela deve saber. Estou com o plano de espremer Tia Nastácia para tirar o leite do folclore que há nela.

Emília arregalou os olhos. – Não está má a ideia, não, Pedrinho! Às vezes, a gente tem uma coisa muito interessante em casa e nem percebe.
Fonte: do livro Histórias de Tia Nastácia. São Paulo: Globo, 2009.

QUESTÃO 03
(IFCE 2020) Sobre Monteiro Lobato, é correto afirmar-se que

A) mantinha-se afastado de questões políticas e econômicas, tendo a literatura infantil como seu único tema de interesse.

B) valorizava ideias e autores internacionais.

C) foi um dos maiores apoiadores do movimento modernista.

D) entre suas principais obras podemos citar: Urupês, Reinações de Narizinho e Os Sertões.

E) dois traços o caracterizam como pré-modernista: o regionalismo e a denúncia dos contrastes na sociedade brasileira da época.

QUESTÃO ANTERIOR:
(IFCE 2020) A expressão “às vezes” (linha 14) contida no texto apresenta o fenômeno da crase

GABARITO:
E) dois traços o caracterizam como pré-modernista: o regionalismo e a denúncia dos contrastes na sociedade brasileira da época.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (IFCE 2020) Na frase “Tia Nastácia é o povo. Tudo que o povo sabe e vai contando de um para outro, ela deve saber” (linhas 11 e 12) Pedrinho demonstra considerar que Tia Nastácia tem como característica o(a)

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova IFCE 2020.1 (Subsequente) com Gabarito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.