Questões de Concurso: Escriturário Banco do Brasil com Gabarito CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA QUESTÃO 01 (CESGRANRIO) ...
CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA
QUESTÃO 01
(CESGRANRIO) De acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, o verbo destacado está corretamente empregado em:
(A) No mundo moderno, conferem-se às grandes metrópoles importante papel no desenvolvimento da economia e da geopolítica mundiais, por estarem no topo da hierarquia urbana.
(B) Conforme o grau de influência e importância internacional, classificou-se as 50 maiores cidades em três diferentes classes, a maior parte delas na Europa.
(C) Há quase duzentos anos, atribuem-se às cidades a responsabilidade de motor propulsor do desenvolvimento e a condição de lugar privilegiado para os negócios e a cultura.
(D) Em centros com grandes aglomerações populacionais, realiza-se negócios nacionais e internacionais, além de um atendimento bastante diversificado, como jornais, teatros, cinemas, entre outros.
(E) Em todos os estudos geopolíticos, considera-se as cidades globais como verdadeiros polos de influência internacional, devido à presença de sedes de grandes empresas transnacionais e importantes centros de pesquisas.
GABARITO.
QUESTÃO 02
(CESGRANRIO) A regência do verbo destacado está de acordo com as exigências da norma-padrão da língua portuguesa em:
(A) Para ganhar espaço no mercado imobiliário, os bancos costumam a ampliar prazos e limites e baratear o financiamento da casa própria.
(B) O planejamento econômico é fundamental para o sucesso de um empreendimento familiar, o que envolve ao ato de pesquisar as melhores oportunidades disponíveis.
(C) Antes de se comprometer com a aquisição de um imóvel acima de sua renda, recomenda-se ao comprador que pesquise melhores condições de mercado.
(D) A inadimplência ocorre quando o cidadão não acata às cláusulas que determinam os prazos dos empréstimos bancários.
(E) Grande parte das pessoas que se candidatam a empréstimos bancários aspiram a construção da casa própria.
GABARITO.
QUESTÃO 03
(CESGRANRIO) O pronome destacado foi utilizado na posição correta, segundo as exigências da norma-padrão da língua portuguesa, em:
(A) Quando as carreiras tradicionais saturam-se, os futuros profissionais têm de recorrer a outras alternativas.
(B) Caso os responsáveis pela limpeza urbana descuidem-se de sua tarefa, muitas doenças transmissíveis podem proliferar.
(C) As empresas têm mantido-se atentas às leis de proteção ambiental vigentes no país poderão ser penalizadas.
(D) Os dirigentes devem esforçar-se para que os funcionários tenham consciência de ações de proteção ao meio ambiente.
(E) Os trabalhadores das áreas rurais nunca enganaram-se a respeito da importância da agricultura para a subsistência da humanidade.
GABARITO.
QUESTÃO 04
(CESGRANRIO) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o uso do acento grave indicativo da crase é obrigatório na palavra destacada em:
(A) Os pais, inseguros na sua tarefa de educar, não percebem que falta de limites e superproteção comprometem a formação dos filhos.
(B) A indisciplina nas salas de aula aumentou a partir do momento em que as mídias divulgaram a necessidade de dar maior liberdade aos estudantes.
(C) A atenção e a motivação são condições que levam a pessoa a pensar e agir de forma satisfatória para desenvolver o processo de aprendizagem.
(D) As famílias e as escolas encontram-se, na atualidade, frente a jovens com quem não conseguem estabelecer um diálogo produtivo.
(E) As escolas chegaram a etapa em que os professores estão cada vez mais com dificuldade para exercer o seu importante papel de ensinar.
GABARITO.
QUESTÃO 05
(CESGRANRIO) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, a pontuação está corretamente empregada em:
(A) O conjunto de preocupações e ações efetivas, quando atendem, de forma voluntária, aos funcionários e à comunidade em geral, pode ser definido como responsabilidade social.
(B) As empresas que optam por encampar a prática da responsabilidade social, beneficiam-se de conseguir uma melhor imagem no mercado.
(C) A noção de responsabilidade social foi muito utilizada em campanhas publicitárias: por isso, as empresas precisam relacionar-se melhor, com a sociedade.
(D) A responsabilidade social explora um leque abrangente de beneficiários, envolvendo assim: a qualidade de vida o bem-estar dos trabalhadores, a redução de impactos negativos, no meio ambiente.
(E) Alguns críticos da responsabilidade social defendem a ideia de que: o objetivo das empresas é o lucro e a geração de empregos não a preocupação com a sociedade como um todo.
GABARITO.
LÍNGUA INGLESA
Bank Clerk Job Description
Definition and Nature of the Work
Banks simplify people’s lives, but the business of banking is anything but simple. Every transaction — from cashing a check to taking out a loan — requires careful record keeping. Behind the scenes in every bank or savings and loan association there are dozens of bank clerks, each an expert at keeping one area of the bank’s business running smoothly.
New account clerks open and close accounts and answer questions for customers. Interest clerks record interest due to savings account customers, as well as the interest owed to the bank on loans and other investments. Exchange clerks, who work on international accounts, translate foreign currency values into dollars and vice versa. Loan clerks sort and record information about loans. Statement clerks are responsible for preparing the monthly balance sheets of checking account customers. Securities clerks record, file, and maintain stocks, bonds, and other investment certificates. They also keep track of dividends and interest on these certificates.
Other clerks operate the business machines on which modern banks rely. Proof operators sort checks and record the amount of each check. Bookkeeping clerks keep records of each customer’s account. In addition to these specialists, banks need general clerical help — data entry keyers, file clerks, mail handlers, and messengers — just as any other business does.
Education and Training Requirements
Bank clerks usually need a high school education with an emphasis on basic skills in typing, bookkeeping, and business math. Knowledge of computers and business machines is also helpful. Prospective bank workers may be tested on their clerical skills when they are interviewed. Most banks provide new employees with on-the-job training.
Getting the Job
Sometimes bank recruiters visit high schools to look for future employees. High school placement offices can tell students whether this is the practice at their school. If not, prospective bank workers can apply directly to local banks through their personnel departments. Bank jobs may be listed with state and private employment agencies. Candidates can also check Internet job sites and the classified ads in local newspapers as well.
Advancement Possibilities and Employment Outlook
Banks prefer to promote their employees rather than hire new workers for jobs that require experience. Clerks frequently become tellers or supervisors. Many banks encourage their employees to further their education at night.
According to the U.S. Bureau of Labor Statistics, employment of bank clerks was expected to decline through the year 2014, because many banks are electronically automating their systems and eliminating paperwork as well as many clerical tasks. Workers with knowledge of data processing and computers will have the best opportunities. In addition to jobs created through expansion, openings at the clerical level often occur as workers move up to positions of greater responsibility.
Working Conditions
Although banks usually provide a pleasant working atmosphere, clerks often work alone, at times performing repetitive tasks. Bank clerks generally work between thirty-five and forty hours per week, but they may be expected to take on evening and Saturday shifts depending on bank hours.
Earnings and Benefits
The salaries of bank clerks vary widely depending on the size and location of the bank and the clerk’s experience. According to the Bureau of Labor Statistics, median salaries ranged from $23,317 to $27,310 per year in 2004 depending on experience and title. Generally, loan clerks are on the high end of this range, whereas general office clerks are on the lower end.
Banks typically offer their employees excellent benefits. Besides paid vacations and more than the usual number of paid holidays, employees may receive health and life insurance and participate in pension and profit-sharing plans. Some banks provide financial aid so that workers can continue their education.
Available at: <http://careers.stateuniversity.com/pages/151/
Bank-Clerk.html>. Retrieved on: Aug. 22, 2017. Adapted.
QUESTÃO 06
(CESGRANRIO) The main purpose of the text is to
(A) introduce the many categories of bank clerks one can find in a financial institution.
(B) present an overview of the career of a bank clerk to an eventual future professional.
(C) denounce the disadvantages associated with the clerk profession.
(D) discuss all the benefits offered to employees who work in a bank.
(E) ask for changes in the way bank recruiters select their future employees.
GABARITO.
QUESTÃO 07
(CESGRANRIO) In “Candidates can also check Internet job sites and the classified ads in local newspapers as well” (lines 45-47), the modal verb can is replaced, without change in meaning, by
(A) should
(B) must
(C) will
(D) may
(E) need
GABARITO.
QUESTÃO 08
(CESGRANRIO) The fragment “Banks simplify people’s lives, but the business of banking is anything but simple” (lines 2-3) means that banking is a(n)
(A) ordinary occupation
(B) elementary job
(C) complex activity
(D) trivial profession
(E) easy business
GABARITO.
QUESTÃO 09
(CESGRANRIO) In the sentence of the text “Generally, loan clerks are on the high end of this range,whereas general office clerks are on the lower end” (lines 78-80), the word whereas
(A) expresses a contrast.
(B) highlights a problem.
(C) imposes a condition.
(D) introduces an example.
(E) points out a solution.
GABARITO.
QUESTÃO 10
(CESGRANRIO) In “In addition to these specialists, banks need general clerical help” (lines 25-27), the phrase these specialists refers to
(A) “messengers” (line 28)
(B) “mail handlers” (lines 27-28)
(C) “proof operators” (line 23) and “bookkeeping clerks” (lines 24-25)
(D) “data entry keyers” (line 27)
(E) “file clerks” (line 27)
GABARITO.
MATEMÁTICA
QUESTÃO 11
(CESGRANRIO) Para x > 0, seja Sx a soma
O número real x para o qual se tem
é
GABARITO.
QUESTÃO 12
(CESGRANRIO) O dono de uma loja deu um desconto de 20% sobre o preço de venda (preço original) de um de seus produtos e, ainda assim, obteve um lucro de 4% sobre o preço de custo desse produto.
Se vendesse pelo preço original, qual seria o lucro obtido sobre o preço de custo?
(A) 40%
(B) 30%
(C) 10%
(D) 20%
(E) 25%
GABARITO.
QUESTÃO 13
(CESGRANRIO) Sabe-se que g é uma função par e está definida em todo domínio da função f, e a função f pode ser expressa por f(x) = x² + k . x . g(x).
Se f(1) = 7, qual o valor de f(-1)?
(A) 7
(B) 5
(C) -7
(D) -6
(E) -5
GABARITO.
QUESTÃO 14
(CESGRANRIO) Considere o conjunto A cujos 5 elementos são números inteiros, e o conjunto B formado por todos os possíveis produtos de três elementos de A.
Se B = {-30, -20, -12, 0, 30}, qual o valor da soma de todos os elementos de A?
(A) 5
(B) 3
(C) 12
(D) 8
(E) -12
GABARITO.
QUESTÃO 15
(CESGRANRIO) Uma sequência numérica tem seu termo geral representado por an, para n ≥ 1.
Sabe-se que a1 = 0 e que a sequência cujo termo geral é bn = an+1 - an, n ≥ 1, é uma progressão aritmética cujo primeiro termo é b1 = 9 e cuja razão é igual a 4.
O termo a1000 é igual a
(A) 2.002.991
(B) 2.002.995
(C) 4.000.009
(D) 4.009.000
(E) 2.003.000
GABARITO.
ATUALIDADES DO MERCADO FINANCEIRO
QUESTÃO 16
(CESGRANRIO) Desde janeiro de 2018, os novos contratos de empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destinados a financiar os investimentos das empresas brasileiras, passaram a ser corrigidos pela
(A) taxa de juros neutra
(B) London Interbank Offered Rate (LIBOR)
(C) taxa de longo prazo (TLP)
(D) taxa de juros de longo prazo (TJLP)
(E) taxa de juros básica de curto prazo (Selic)
GABARITO.
QUESTÃO 17
Considere o texto a seguir.
O bom desempenho dos grandes bancos em meio à pior recessão da história brasileira comprovou a solidez do sistema financeiro do país, porém colocou sob os holofotes o poder de mercado dessas instituições – que não era desconhecido, mas se mostrou maior do que se podia imaginar.
Se na crise de 2008, os bancos americanos e europeus viram seus resultados despencarem, as cinco maiores instituições do país absorveram mais de R$360 bilhões em calotes no crédito desde 2014, sem que sua rentabilidade, sempre entre as maiores do setor em comparações internacionais, fosse substancialmente afetada.
Mesmo após a perda com inadimplência e todos os outros custos, inclusive tributários, o lucro somado desse grupo de bancos atingiu R$244 bilhões entre 2014 e 2017 (...).
“Aqui, os bancos têm domínio da oferta de crédito. Com isso, não há competição forte”, diz Alberto Borges Matias, professor aposentado da USP e presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad).
MOREIRA, T; TORRES, F. Crise coloca sob holofotes poder de
mercado dos bancos. Valor Econômico, 21 mar. 2018, p.C4.
Adaptado.
(CESGRANRIO) De acordo com o texto, a despeito da grave recessão ocorrida no período 2015-2016 e das perdas com inadimplência, o principal fator que explica a elevada rentabilidade dos principais bancos que atuam no Brasil, no período recente, foi a(o)
(A) ausência de regulação do sistema bancário brasileiro
(B) elevada concentração bancária
(C) elevada taxa de juros incidente sobre os recursos captados pelos bancos
(D) elevado percentual dos depósitos compulsórios exigidos pelo Banco Central
(E) elevado custo de tributação bancária
GABARITO.
QUESTÃO 18
(CESGRANRIO) No final de março de 2018, as autoridades monetárias brasileiras anunciaram que as alíquotas dos depósitos compulsórios incidentes sobre depósitos à vista seriam reduzidas de 40% para 25%.
Tendo em vista a dinâmica do mercado financeiro, essa medida objetiva, principalmente,
(A) reduzir o nível de inadimplência observado no sistema bancário brasileiro.
(B) aumentar a regulação do sistema bancário brasileiro.
(C) estimular os encaixes voluntários do sistema bancário brasileiro.
(D) aumentar a oferta de crédito para empresas e consumidores no Brasil.
(E) igualar as taxas de juros médias cobradas pelos bancos às taxas de juros básicas determinadas pelo Banco Central do Brasil.
GABARITO.
QUESTÃO 19
(CESGRANRIO) Com o objetivo de evitar crises financeiras, o Banco Central do Brasil tem adotado, nas últimas décadas, diversos mecanismos visando a compatibilizar as normas do Sistema Financeiro Nacional com os requisitos emanados dos chamados Acordos de Capital da Basileia, que estabelecem regras do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) para assegurar a estabilidade financeira internacional.
Desde o final da década de 1980, foram emitidos os Acordos da Basileia I (1988), Basileia II (2004) e Basileia III (2010).
No caso do Acordo da Basileia III, concebido após a crise financeira global de 2008, as normas introduzidas e já implementadas pelo Banco Central do Brasil foram ainda mais rígidas, porque
(A) impuseram proibições aos bancos de transacionarem nos mercados de derivativos, altamente vulneráveis a especulações financeiras.
(B) estabeleceram mecanismos de supervisão bancária prudencial e disciplina do mercado bancário.
(C) fixaram exigências de capital para riscos de crédito e de mercado, bem como para risco operacional.
(D) adotaram maiores exigências adicionais de capital principal, incluindo procedimentos para o cálculo da parcela dos ativos ponderados pelo risco referente às exposições ao risco de crédito.
(E) estabeleceram mecanismos de supervisão do processo de avaliação da adequação de capital dos bancos.
GABARITO.
QUESTÃO 20
(CESGRANRIO) Os agentes econômicos bem informados, sejam empresas ou consumidores, estão sempre atentos às decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil, com respeito à fixação da taxa de juros básica de curto prazo (a taxa Selic), porque esta influencia as demais taxas de juros da economia como um todo.
De agosto de 2016 a março de 2018, a taxa Selic foi reduzida de 14,25% a.a. para 6,50% a.a., o que, descontada a inflação anual, significou maior convergência entre as taxas de juros reais brasileiras e internacionais.
Tendo em vista a determinação das taxas de juros básicas de curto prazo num país que adota um regime de metas de inflação, como o Brasil, os dois fatores que justificam a contínua e significativa redução da taxa Selic no país, desde agosto de 2016, foram a(o)
(A) queda da inflação ao consumidor (IPCA) e o baixo nível de desemprego no Brasil
(B) enorme volatilidade do Ibovespa e o ambiente de incerteza nos mercados globais
(C) rápida recuperação em curso da economia brasileira e o cenário econômico externo favorável
(D) significativo crescimento econômico doméstico e a recuperação dos preços das commodities exportadas pelo Brasil
(E) convergência das expectativas de inflação para as metas de inflação anuais e os níveis elevados de capacidade ociosa da economia brasileira.
GABARITO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
QUESTÃO 21
(CESGRANRIO) A Tabela a seguir mostra a distribuição de pontos obtidos por um cliente em um programa de fidelidade oferecido por uma empresa.
A mediana da pontuação desse cliente é o valor mínimo para que ele pertença à classe de clientes “especiais”.
Qual a redução máxima que o valor da maior pontuação desse cliente pode sofrer sem que ele perca a classificação de cliente “especial”, se todas as demais pontuações forem mantidas?
(A) cinco unidades
(B) quatro unidades
(C) uma unidade
(D) duas unidades
(E) três unidades
GABARITO.
QUESTÃO 22
(CESGRANRIO) Os jogadores X e Y lançam um dado honesto, com seis faces numeradas de 1 a 6, e observa-se a face superior do dado. O jogador X lança o dado 50 vezes, e o jogador Y, 51 vezes.
A probabilidade de que o jogador Y obtenha mais faces com números ímpares do que o jogador X, é:
(A) 1
(B) 3/4
(C) 1/4
(D) 1/2
(E) 1/6
GABARITO.
QUESTÃO 23
(CESGRANRIO) Um pesquisador utilizou-se de um modelo de regressão linear simples para estudar a relação entre a variável dependente Y, expressa em reais, e a variável independente X, expressa em dias.
Posteriormente, ele decidiu fazer uma transformação na variável dependente Y da seguinte forma:
Após a referida transformação, o coeficiente angular ficou
(A) aumentado da média e multiplicado pelo desvio padrão
(B) diminuído da média e dividido pelo desvio padrão
(C) inalterado
(D) diminuído da média
(E) dividido pelo desvio padrão
GABARITO.
QUESTÃO 24
(CESGRANRIO) Uma instituição financeira pretende lançar no mercado um aplicativo para celular. Para isso, deseja relacionar o grau de conhecimento dos clientes com as variáveis: nível de escolaridade e idade.
Uma amostra aleatória de 46 clientes foi selecionada e, posteriormente, aplicou-se o modelo de regressão linear, sendo a variável dependente o grau de conhecimento, em uma escala crescente, e as variáveis independentes (i) o nível de escolaridade, em anos de estudo com aprovação, e (ii) a idade, em anos completos.
Os resultados obtidos para os coeficientes foram:
O grau de conhecimento esperado de um cliente com 10 anos de estudos com aprovação e com 30 anos de idade completos é
(A) 108,7
(B) 94,1
(C) 54,1
(D) 72,7
(E) 86,1
GABARITO.
QUESTÃO 25
(CESGRANRIO) Uma empresa cria uma campanha que consiste no sorteio de cupons premiados. O sorteio será realizado em duas etapas. Primeiramente, o cliente lança uma moeda honesta:
se o resultado for “cara”, o cliente seleciona, aleatoriamente, um cupom da urna 1;
se o resultado for “coroa”, o cliente seleciona, aleatoriamente, um cupom da urna 2.
Sabe-se que 30% dos cupons da urna 1 são premiados, e que 40% de todos os cupons são premiados.
Antes de começar o sorteio, a proporção de cupons premiados na urna 2 é de
(A) 50%
(B) 25%
(C) 5%
(D) 10%
(E) 15%
GABARITO.
QUESTÃO 26
(CESGRANRIO) Há dez anos a média das idades, em anos completos, de um grupo de 526 pessoas era de 30 anos, com desvio padrão de 8 anos.
Considerando-se que todas as pessoas desse grupo estão vivas, o quociente entre o desvio padrão e a média das idades, em anos completos, hoje, é
(A) 0,45
(B) 0,42
(C) 0,20
(D) 0,27
(E) 0,34
GABARITO.
QUESTÃO 27
(CESGRANRIO) Para obter uma amostra de tamanho 1.000 dentre uma população de tamanho 20.000, organizada em um cadastro em que cada elemento está numerado sequencialmente de 1 a 20.000, um pesquisador utilizou o seguinte procedimento:
I - calculou um intervalo de seleção da amostra, dividindo o total da população pelo tamanho da amostra: 20.000/1.000 = 20;
II - sorteou aleatoriamente um número inteiro, do intervalo [1, 20]. O número sorteado foi 15; desse modo, o primeiro elemento selecionado é o 15º;
III - a partir desse ponto, aplica-se o intervalo de seleção da amostra: o segundo elemento selecionado é o 35º
(15+20), o terceiro é o 55º
(15+40), o quarto é o 75º
(15+60), e assim sucessivamente.
O último elemento selecionado nessa amostra é o
(A) 19.997º
(B) 19.995º
(C) 19.965º
(D) 19.975º
(E) 19.980º
GABARITO.
QUESTÃO 28
(CESGRANRIO) A Tabela a seguir apresenta a distribuição da variável número de talões de cheques, X, solicitados no último mês de uma amostra de 200 clientes de um banco.
A função de distribuição empírica para a variável X, número de talões de cheques solicitados, é:

GABARITO.
QUESTÃO 29
(CESGRANRIO) Três caixas eletrônicos, X, Y e Z, atendem a uma demanda de 50%, 30% e 20%, respectivamente, das operações efetuadas em uma determinada agência bancária. Dados históricos registraram defeitos em 5% das operações realizadas no caixa X, em 3% das realizadas no caixa Y e em 2% das realizadas no caixa Z.
Com vistas à melhoria no atendimento aos clientes, esses caixas eletrônicos passaram por uma revisão completa que:
I - reduziu em 25% a ocorrência de defeito;
II - igualou as proporções de defeitos nos caixas Y e Z; e
III - regulou a proporção de defeitos no caixa X que ficou reduzida à metade da nova proporção de defeitos do caixa Y.
Considerando-se que após a conclusão do procedimento de revisão, sobreveio um defeito, a probabilidade de que ele tenha ocorrido no caixa Y é
(A) 40%
(B) 35%
(C) 20%
(D) 25%
(E) 30%
GABARITO.
QUESTÃO 30
(CESGRANRIO) Dentre as atribuições de um certo gerente, encontra-se o oferecimento do produto A, de forma presencial e individualizada, aos seus clientes.
A probabilidade de o gerente efetuar a venda do produto A em cada reunião com um cliente é 0,40. Em 20% dos dias de trabalho, esse gerente não se reúne com nenhum cliente; em 30% dos dias de trabalho, ele se reúne com apenas 1 cliente; e em 50% dos dias de trabalho, ele se reúne, separadamente, com exatos 2 clientes.
Em um determinado dia de trabalho, a probabilidade de esse gerente efetuar pelo menos uma venda presencial do produto A é
(A) 0,54
(B) 0,46
(C) 0,20
(D) 0,26
(E) 0,44
GABARITO.
QUESTÃO 31
(CESGRANRIO) Os analistas de uma seguradora estimam corretamente que a probabilidade de um concorrente entrar no mercado de seguro de fiança locatícia é de 30%.
É certo que se, de fato, o concorrente entrar no mercado, precisará aumentar seu quadro de funcionários.
Sabe-se que, caso o concorrente não pretenda entrar no mercado desse segmento, existem 50% de probabilidade de que ele aumente o quadro de funcionários.
Se o concorrente aumentou o quadro de funcionários, a probabilidade de que ele entre no mercado de seguro de fiança locatícia é de:
(A) 13/20
(B) 7/13
(C) 3/10
(D) 7/20
(E) 6/13
GABARITO.
QUESTÃO 32
(CESGRANRIO) Uma escola de Ensino Médio decide pesquisar o comportamento de seus estudantes quanto ao número de refrigerantes consumidos semanalmente por eles.
Para isso, uma amostra aleatória de 120 estudantes foi selecionada, e os dados foram sintetizados no histograma abaixo, em classes do tipo [0, 5), [5, 10), [10, 15), [15, 20), [20, 25) e [25, 30].
Qual o valor da amplitude interquartílica, obtido por meio do método de interpolação linear dos dados agrupados em classes?

GABARITO.
QUESTÃO 33
(CESGRANRIO) Numa amostra de 30 pares de observações do tipo (xi , yi), com i = 1, 2, ..., 30, a covariância obtida entre as variáveis X e Y foi -2.
Os dados foram transformados linearmente da forma (zi, wi) = (-3xi + 1 , 2yi + 3), para i = 1, 2, ..., 30.
Qual o valor da covariância entre as variáveis Z e W transformadas?
(A) 41
(B) 36
(C) -7
(D) 12
(E) 17
GABARITO.
QUESTÃO 34
(CESGRANRIO) Uma amostra aleatória de tamanho 5 é retirada de uma população e observa-se que seus valores, quando postos em ordem crescente, obedecem a uma Progressão Aritmética.
Se a variância amostral não viciada vale 40, qual é o valor da razão da Progressão Aritmética?
(A) 3
(B) 5√2
(C) 4
(D) 2√5
(E) 1
GABARITO.
QUESTÃO 35
(CESGRANRIO) Uma professora do jardim da infância entregou um mesmo desenho para cada um de seus 10 alunos e distribuiu vários lápis de cor entre eles. A tarefa era pintar o desenho, que possuía diversas regiões.
Cada uma dessas regiões apresentava a cor com a qual deveria ser pintada. Todos os alunos receberam a mesma quantidade de lápis de cor, mas nenhum aluno recebeu todas as cores necessárias para pintar todo o desenho e, portanto, eles precisavam se agrupar para conseguir completar a tarefa.
Formando qualquer grupo de 6 alunos, uma região não poderia ser pintada, mas qualquer grupo de 7 alunos conseguiria completar a tarefa. Todas as regiões deveriam receber cores diferentes, e a professora distribuiu o menor número de lápis de cor para cada aluno.
Quantos lápis de cor cada aluno recebeu?
(A) 42
(B) 63
(C) 210
(D) 105
(E) 84
GABARITO.
QUESTÃO 36
(CESGRANRIO) Uma pesquisa foi encomendada para saber as condições de funcionamento das escolas de um município.
O Gráfico I mostra a distribuição das escolas pelas quantidades de alunos, e o Gráfico II mostra a presença ou não de cantina e ginásio nas escolas com mais de 500 alunos.
O número de escolas, com mais de 500 alunos, que não possuem cantina nem ginásio é
(A) 15
(B) 12
(C) 2
(D) 4
(E) 6
GABARITO.
QUESTÃO 37
(CESGRANRIO) Define-se como desvio interquartílico a distância entre o 1º e o 3º Quartis. É usado para avaliar a existência de possíveis valores atípicos em um conjunto de dados.
Valores aquém ou além de limites estabelecidos com base nessa medida devem ser investigados quanto à sua tipicidade em relação à distribuição. Geralmente o limite inferior é estabelecido como 1 vez e meia o valor desse desvio, abaixo do primeiro Quartil, enquanto o limite superior, como 1 vez e meia acima do terceiro Quartil.
Considere os resumos estatísticos das três distribuições de consumo de energia elétrica, em kW, dos 50 apartamentos com mesma planta, de um edifício, em três períodos diferentes ao longo de um ano, conforme abaixo:
Conclui-se, a partir desses resumos, que
(A) um período apresenta pelo menos um apartamento com consumo abaixo, e dois períodos apresentam pelo menos um apartamento com consumo acima da tipicidade estabelecida.
(B) um período apresenta pelo menos um apartamento com consumo abaixo, e um período apresenta pelo menos um apartamento com consumo acima da tipicidade estabelecida.
(C) em nenhum período foram observados possíveis consumos atípicos.
(D) apenas um período apresenta pelo menos um apartamento com consumo abaixo da tipicidade estabelecida.
(E) apenas um período apresenta pelo menos um apartamento com consumo acima da tipicidade estabelecida.
GABARITO.
QUESTÃO 38
(CESGRANRIO) Para ilustrar a importância da análise gráfica em análises de regressão linear, F. J. Anscombe produziu quatro conjuntos de pares (x, y) a partir das mesmas estatísticas suficientes, como: coeficientes linear e angular; soma dos quadrados dos resíduos e da regressão; e número de observações.
Os diagramas de dispersão para as quatro bases de dados, juntamente com a reta da regressão (y = 4 + 0,5 x), encontram-se abaixo.
Com base nesses gráficos, considere as seguintes afirmativas:
I – O gráfi co B mostra um valor infl uente para gerar uma regressão linear.
II – O gráfi co C mostra uma possível observação outlier na regressão linear.
III – O gráfi co D mostra uma possível observação outlier na regressão linear.
Está correto SOMENTE o que se afirma em
(A) II e III
(B) I e III
(C) I
(D) II
(E) III
GABARITO.
QUESTÃO 39
(CESGRANRIO) Em um jogo, os jogadores escolhem três números inteiros diferentes, de 1 a 10. Dois números são sorteados e se ambos estiverem entre os três números escolhidos por um jogador, então ele ganha um prêmio.
O sorteio é feito utilizando-se uma urna com 10 bolas numeradas, de 1 até 10, e consiste na retirada de duas bolas da urna, de uma só vez, seguida da leitura em voz alta dos números nelas presentes.
Qual é a probabilidade de um jogador ganhar um prêmio no sorteio do jogo?

GABARITO.
QUESTÃO 40
(CESGRANRIO) Um professor elaborou 10 questões diferentes para uma prova, das quais 2 são fáceis, 5 são de dificuldade média, e 3 são difíceis.
No momento, o professor está na fase de montagem da prova. A montagem da prova é a ordem segundo a qual as 10 questões serão apresentadas.
O professor estabeleceu o seguinte critério de distribuição das dificuldades das questões, para ser seguido na montagem da prova:
De quantas formas diferentes o professor pode montar a prova seguindo o critério estabelecido?
(A) 2520
(B) 128
(C) 6
(D) 1440
(E) 252
GABARITO.
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
QUESTÃO 41
(CESGRANRIO) Em virtude das peculiaridades das atividades agropecuárias, a maior parte dos países disponibiliza um adequado sistema de financiamento aos produtores, abarcando linhas de crédito ao investimento, à produção e à comercialização dos produtos do setor.
O Banco do Brasil, particularmente, oferece diversas linhas de crédito adequadas às necessidades dos produtores rurais.
Associe as linhas de financiamento disponibilizadas pelo Banco do Brasil aos seus objetivos e características principais, apresentados a seguir.
I - Custeio agropecuário
II - Pronamp Investimento
III - Financiamento de Garantia de Preços ao Produtor (FGPP)
IV - BB Agronegócio Giro
P - Crédito destinado à aquisição de produtos agropecuários diretamente de produtores rurais, suas associações ou cooperativas de produção agropecuária.
Q - Crédito para fi nanciamento de inovações tecnológicas nas propriedades rurais.
R - Crédito destinado à cobertura das despesas do dia a dia da produção das atividades agrícolas e pecuárias.
S - Crédito rotativo destinado à compra de insumos e matérias-primas relacionadas à produção agropecuária.
T - Crédito para fi nanciamento das despesas de investimento, destinado ao médio produtor rural.
As associações corretas são:
(A) I – P ; II – T ; III – R ; IV – S
(B) I – R ; II – T ; III – S ; IV – P
(C) I – S ; II – T ; III – P ; IV – R
(D) I – R ; II – T ; III – P ; IV – S
(E) I – R ; II – Q ; III – P ; IV – S
GABARITO.
QUESTÃO 42
(CESGRANRIO) No Brasil, a fixação das diretrizes e normas concernentes às políticas monetária, creditícia e cambial, é da competência do
(A) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
(B) Ministério da Fazenda
(C) Conselho Monetário Nacional
(D) Banco Central do Brasil
(E) Banco do Brasil
GABARITO.
QUESTÃO 43
(CESGRANRIO) A reação dos mercados de câmbio ontem deu uma boa sinalização de qual pode ser o caminho caso Washington intensifique o tom em relação às relações comerciais dos Estados Unidos com o restante do mundo.
As moedas emergentes recuaram a mínimas em dez dias, segundo dados do Deutsche Bank, sob peso da queda de divisas correlacionadas às matérias-primas – como o rand sulafricano e o real brasileiro (...). No Brasil, o dólar fechou em alta de 0,90%, para R$3,290, no maior nível desde o último 9 de fevereiro. Na máxima, a cotação beirou os R$3,30 ao tocar R$3,2966.
CASTRO, J. Dólar deve subir no curto prazo, dizem analistas.
Valor Econômico, 15 mar. 2018, p.C2. Adaptado.
Em países que adotam o regime de câmbio flutuante, as mudanças diárias observadas nas taxas de câmbio estão relacionadas a diversos fatores.
Considerando-se, no entanto, exclusivamente, a matéria jornalística, o principal fator que explica a desvalorização do real brasileiro no movimento diário do mercado de câmbio descrito no texto foi a(o)
(A) aumento da oferta de divisas no mercado de câmbio
(B) forte intervenção do Banco Central do Brasil no mercado de câmbio
(C) situação política corrente no Brasil
(D) piora das condições macroeconômicas no Brasil
(E) incerteza futura e maior percepção de risco por parte dos investidores.
GABARITO.
QUESTÃO 44
(CESGRANRIO) Para um investidor interessado em aplicar seus recursos financeiros no mercado de ações, sua rentabilidade será positivamente afetada pela tendência de valorização das ações na bolsa de valores. O Ibovespa, índice que acompanha a variação média das cotações das ações negociadas na BM&F Bovespa é um dos mais importantes indicadores do comportamento do mercado acionário brasileiro, sendo utilizado como indicador do comportamento médio do mercado.
Considerando-se que o Ibovespa venha mostrando tendência média de alta nos últimos meses, o evento que, supondo tudo o mais constante, poderia representar uma reversão abrupta dessa tendência e desencadear resultados negativos no índice nos movimentos seguintes é a(o)
(A) aumento da lucratividade média das companhias brasileiras de capital aberto
(B) aumento das taxas de juros nos Estados Unidos, para níveis superiores aos esperados pelo mercado
(C) continuidade do processo de recuperação econômica brasileira
(D) redução das taxas de desemprego no Brasil
(E) redução das taxas de juros reais no Brasil
GABARITO.
QUESTÃO 45
(CESGRANRIO) Admita que um fundo de pensão norte-americano, em determinado momento t0, pretenda investir o equivalente a US$100 milhões em títulos públicos brasileiros, expressos em reais e aplicados por um ano à taxa fixa de 6,5% a.a.
Admita, adicionalmente, que a taxa de câmbio no mercado à vista no momento t0 seja cotada a R$ 3,25/US$, e a taxa de câmbio no mercado a termo para 360 dias seja cotada a R$ 3,20/US$.
Considerando-se que os títulos sejam resgatados na data de vencimento (após um ano) e que a taxa de câmbio no mercado à vista coincida, na data de resgate, com a negociada no mercado a termo, a rentabilidade do investidor, em dólares (cupom cambial) será, aproximadamente, de
(A) 8,5% a.a.
(B) 8,2% a.a.
(C) 1,7% a.a.
(D) 4,9% a.a.
(E) 6,5% a.a.
GABARITO.
CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA
QUESTÃO 46
(CESGRANRIO) O termo NoSQL refere-se
(A) a uma abordagem teórica que segue o princípio de não utilização da linguagem SQL em bancos de dados heterogêneos.
(B) à renúncia às propriedades BASE (Basically Available, Soft state, Eventual consistency), potencializando seu espectro de uso.
(C) ao aumento da escalabilidade das bases de dados neles armazenados, aliado a um desempenho mais satisfatório no seu acesso.
(D) à facilidade de implementação de bases de dados normalizadas, com vistas a minimização de redundâncias no conjunto de dados.
(E) à implementação simultânea das três componentes do modelo CAP: consistência, disponibilidade e tolerância ao particionamento.
GABARITO.
QUESTÃO 47
(CESGRANRIO) Na versão 1.4.6 do Sqoop, é função do argumento
(A) --warehouse-dir especificar o diretório padrão onde os dados serão exportados do HDFS para o destino.
(B) --staging-table criar uma tabela integradora ETL no processo de exportação para uma tabela relacional.
(C) --incremental permitir, no modo append, a atualização das linhas de dados da tabela de origem.
(D) --meta-connect especificar a string de conexão ao metastore configurado com a ferramenta sqoopmetastore.
(E) --password solicitar a senha mediante o console a cada execução do Sqoop, desde que o arquivo de configuração esteja setado para chmod 400.
GABARITO.
QUESTÃO 48
(CESGRANRIO) No âmbito de bancos de dados relacionais, uma tabela que esteja na
(A) segunda forma normal pode conter dependências funcionais parciais.
(B) segunda forma normal não pode conter dependências funcionais transitivas.
(C) terceira forma normal não pode conter dependências funcionais parciais.
(D) terceira forma normal pode conter dependências funcionais transitivas.
(E) segunda forma normal não pode conter chave primária composta.
GABARITO.
QUESTÃO 49
(CESGRANRIO) Uma das características inerentes ao modelo chave-valor de bancos de dados NoSQL é a(o)
(A) suporte à compreensão da semântica do valor associado à chave
(B) favorecimento à evolução de esquemas conceituais
(C) dependência de linguagem de consulta específica
(D) estrutura de armazenamento interna complexa
(E) falta de suporte à concorrência
GABARITO.
QUESTÃO 50
(CESGRANRIO) Pig Latin é uma linguagem de programação orientada a workflows, onde cada operação realizada gera um novo conjunto de dados.
Dentre suas diversas características, NÃO se identifica a seguinte:
(A) poder definir um elemento de dados como nulo (null), cuja semântica é de valor desconhecido; qualquer operação aritmética que o envolva retornará null.
(B) possuir natureza declarativa: os usuários especificam o que desejam sem se preocupar com a forma como isso é feito.
(C) combinar os operadores cogroup e foreach de forma equivalente a uma operação de junção (join), com a segunda utilizando o modificador flatten sem nulos nas chaves.
(D) possuir, além dos tipos básicos de dados, três tipos complexos: maps, tuples e bags, sendo que um tipo complexo pode conter dados de quaisquer outros tipos.
(E) especificar expressões condicionais com o operador bincond (?), na seguinte forma: <teste> ? <retorno 1> : <retorno 2> Se <teste> for null, bincod retorna null.
GABARITO.
QUESTÃO 51
(CESGRANRIO) Deseja-se realizar uma busca sobre um vetor não ordenado de inteiros. Para tal, deve-se criar um método Java que receba como parâmetros o vetor em questão e um número inteiro (elemento) que se deseja procurar no vetor, além de outros parâmetros que se julgarem necessários. Essa função deve retornar
• o índice do elemento no vetor, caso ele seja encontrado;
• o inteiro -1, caso o elemento não seja encontrado.
Assumindo-se que todos os pacotes necessários foram devidamente importados, qual método Java irá realizar corretamente essa busca?




GABARITO.
QUESTÃO 52
(CESGRANRIO) Um banco de dados possui um modelo conceitual cuja descrição é feita pelo diagrama E-R a seguir.
Admita-se que o estado desse banco de dados seja definido, em parte, pelos seguintes conjuntos:
A={a1,a2,a3,a4,a5,a6}
A1={a2,a3,a4}
A2={a1,a5,a6}
C={c1,c2}
D={d1,d2,d3,d4}
Os elementos desses conjuntos representam instâncias das entidades presentes no diagrama E-R do banco de dados em questão.
As relações que completam o estado desse banco de dados, sem que nenhuma regra de cardinalidade ou generalização seja violada, são
(A) R1={(a1,c1),(a2,c1)}
R2={ }
(B) R1={ }
R2={ }
(C) R1={(a1,c1),(a1,c2)}
R2={(a2,d1),(a5,d2),(a6,d4)}
(D) R1={(c1,a5),(c1,a2),(c2,a5),(c2,a2)}
R2={(a5,d1),(a6,d2),(a5,d3),(a5,d4)}
(E) R1={(a5,c1),(a2,c1),(a5,c2),(a2,c2)}
R2={(a5,d1),(a6,d2),(a5,d3),(a5,d4),(a6,d4)}
GABARITO.
QUESTÃO 53
(CESGRANRIO) Uma árvore binária cujos nós armazenam números inteiros pode ser representada na linguagem Python por uma lista com três elementos:
• o primeiro representa a informação armazenada no nó (número inteiro);
• o segundo é uma lista que representa a subárvore esquerda;
• o terceiro é uma lista que representa a subárvore direita.
As variáveis a seguir representam os nós de uma árvore binária construída segundo a estrutura acima descrita. Os nós n3, n4 e n6 são as folhas; n1, n2 e n5 são os nós intermediários; e n0 é o nó raiz.
n6=[4,[],[]]
n5=[6,[],n6]
n2=[8,n5,[]]
n3=[5,[],[]]
n4=[9,[],[]]
n1=[7,n3,n4]
n0=[3,n1,n2]
Seja o seguinte programa Python:
def lista(n):
if n==[]:
return
lista(n[1])
lista(n[2])
print(n[0],end=' ')
n6=[4,[],[]]
n5=[6,[],n6]
n2=[8,n5,[]]
n3=[5,[],[]]
n4=[9,[],[]]
n1=[7,n3,n4]
n0=[3,n1,n2]
lista(n0)
O que será exibido no console quando ele for executado?
(A) 4 6 8 9 5 7 3
(B) 8 4 6 3 9 7 5
(C) 5 9 7 4 6 8 3
(D) 3 7 5 9 8 6 4
(E) 5 7 9 3 6 4 8
GABARITO.
QUESTÃO 54
(CESGRANRIO) O programa a seguir, em Python, implementa o algoritmo do método de bolha, imprimindo o resultado de cada passo.
def bolha(lista):
for passo in range(len(lista)-1,0,-1):
for i in range(passo):
if lista[i]>lista[i+1]:
lista[i],lista[i+1]=lista[i+1],lista[i]
print(lista)
Qual será a quarta linha impressa para a chamada bolha([ 4, 3, 1, 9, 8, 7, 2, 5]) ?
(A) [3, 1, 4, 8, 7, 2, 5, 9]
(B) [1, 3, 4, 7, 2, 5, 8, 9]
(C) [1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9]
(D) [1, 3, 2, 4, 5, 7, 8, 9]
(E) [1, 3, 4, 2, 5, 7, 8, 9]
GABARITO.
QUESTÃO 55
(CESGRANRIO) O script em R apresentado abaixo gera um determinado gráfico.
c=1:6
x=c(2,4,6)
y<-x+c
rev(c)->k
f=sort(y)
barplot(f)

GABARITO.
QUESTÃO 56
(CESGRANRIO) Um desenvolvedor Web precisa transformar em JSON a seguinte variável, em um programa JavaScript:
var d1 = { "nome":"Ana Anacleto", "idade":31 };
Qual fragmento de código faz isso corretamente?
(A)
var d2 = d1.stringfy(d1)
(B)
var d2 = d1.parse()
(C)
var d2 = JSON.stringify(d1);
(D)
var d2 = JSON.parse(dados);
(E)
var d2 = d1.toJSON();
GABARITO.
QUESTÃO 57
(CESGRANRIO) Considere o seguinte código Scala:
object Teste extends App {
var x = 2
var y = 3
val g = (y: Int) => y%x>0
def p(f: Int => Boolean, x: Int) {
println(f(x))
}
p(g, 20)
x = 3
p(g, 20)
y = 2
p(g, 21)
}
Qual o resultado desse código quando executado?
(A)
true
false
true
(B)
true
false
false
(C)
false
false
true
(D)
false
true
false
(E)
false
true
true
GABARITO.
QUESTÃO 58
(CESGRANRIO) HiveQL é uma linguagem de consulta, semelhante ao SQL, para Hive. Uma das suas características interessantes é ter uma extensão que permite distribuir consultas entre reducers em um script do tipo map-reduce.
Se for necessário simultaneamente distribuir as consultas e garantir a ordenação ou o agrupamento das chaves distribuídas, deve-se usar a extensão
(A) REDUCE BY
(B) USING
(C) CLUSTER BY
(D) GROUP BY
(E) DISTRIBUTE BY
GABARITO.
QUESTÃO 59
(CESGRANRIO) Um desenvolvedor precisava construir um modelo estrela para produzir um data warehouse sobre as transferências eletrônicas disponíveis (TED) feitas pelos correntistas do banco.
Que tabelas seriam adequadas para representar as dimensões desse modelo?
(A) data, correntista, valor, banco destino
(B) data, correntista, valor, cpf destino
(C) correntista, valor, banco destino, cpf destino
(D) data, valor, banco destino, cpf destino
(E) data, correntista, banco destino, cpf destino
GABARITO.
QUESTÃO 60
(CESGRANRIO) As tabelas a seguir compõem um banco de dados simplificado de um banco comercial, onde o campo sublinhado indica a chave primária. É possível que uma conta tenha vários clientes, e que um cliente tenha várias contas.
Cliente(idCliente,nomeCliente)
Conta(idConta,ultimoSaldo)
ContaCliente(idConta,idCliente)
Que comando SQL lista todos os nomes de clientes com mais de R$ 2.000,00 na conta?
(A) SELECT nomeCliente FROM Cliente, ContaCliente,
Conta WHERE idCliente=idCliente AND
idConta=idConta AND ultimoSaldo > 2000;
(B) SELECT nomeCliente FROM TABLES
Cliente c, ContaCliente cc, Conta cs
WHERE c.idCliente=cc.idCliente AND
cc.idConta=cs.idConta AND cs.ultimoSaldo >
2000;
(C) SELECT nomeCliente FROM Cliente c, ContaCliente
cc, Conta cs WHERE c.idCliente=cc.idCliente AND
cc.idConta=cs.idConta AND cs.ultimoSaldo > 2000;
(D) SELECT nomeCliente FROM Cliente c, ContaCliente
cc, Conta cs INNER JOIN c.idCliente=cc.idCliente
AND cc.idConta=cs.idConta AND cs.ultimoSaldo >
2000;
(E) SELECT nomeCliente FROM Cliente c INNER
JOIN ContaCliente cc INNER JOIN Conta cs AS
c.idCliente=cc.idCliente AND cc.idConta=cs.idConta
AND cs.ultimoSaldo > 2000;
GABARITO.
QUESTÃO 61
(CESGRANRIO) REST, ou Representational State Transfer, é um protocolo de comunicações sem estado.
Que alternativa melhor representa o corpo de uma chamada REST que deseja saber o saldo de um cliente bancário identificado como cliente 23232?
(A) { cliente (id: "23232") { saldo } }}
(B) {"cliente"=23232 "saldo"="?"}
(C) http://app.banco.com/contascorrentes/saldo/cliente/23232
(D) <QUERY><SALDO/><CLIENTE ID="23232"/><QUERY>
(E) <?xml version="1.0"?>
<soap:Envelope
xmlns:soap=http://www.w3.org/2001/12/soap-envelope
soap:encodingStyle="http://www.w3.org/2001/12/soap-encoding">
<soap:body>
<b:getSaldo xmlns:b="http://app.banco.com/contascorrentes ">
<m:cliente>23232</m:cliente></m:getSaldo>
</soap:Body></soap:Envelope>
GABARITO.
QUESTÃO 62
(CESGRANRIO) AngularJS segue um modelo MVC. Qual a diretiva correta em AngularJS para ligar um elemento de entrada de dados da visão, como um campo input do tipo texto, a um elemento do modelo, como uma variável do tipo string?
(A) ngView
(B) ngValue
(C) ngBind
(D) ngModel
(E) ngLink
GABARITO.
QUESTÃO 63
(CESGRANRIO) Um modelo teórico do MapReduce pode ser resumido em duas funções, map e reduce. Essas funções são representadas na literatura, genericamente, com uma notação na forma:
Entrada genérica -> Saída genérica
A proposta original de MapReduce considerava que a função reduce teria o modelo:
reduce(k2,list(v2)) -> list(v3)
Enquanto implementações de terceiros usam o modelo:
reduce(k2,list(v2)) -> list(k3,v3)
O modelo para a função map, porém, é sempre o mesmo.
Qual é esse modelo?
(A) map(v1) -> list(k2,v2)
(B) map(v1) -> k2,list(v2)
(C) map(k1,v1) -> k2,list(v2)
(D) map(k1,v1) -> k2,v2
(E) map(k1,v1) -> list(k2,v2)
GABARITO.
QUESTÃO 64
(CESGRANRIO) Um desenvolvedor de uma instituição bancária foi designado para tentar usar técnicas de aprendizado de máquina para, dado o saldo diário durante um ano de um cliente, classificá-lo como BOM ou MAU candidato a receber um cartão de crédito VIP.
Para isso, a única informação que pode usar — e que ele recebeu — é um conjunto de treinamento com 50.000 clientes préclassificados pelos seus gerentes, contendo 365 campos com os saldos diários e um campo com o número 1, caso o cliente fosse um BOM candidato, ou o número 0 (zero), caso fosse um MAU candidato. Essas respostas são consideradas corretas.
Considerando as práticas tradicionais de aprendizado de máquina, o desenvolvedor deve escolher um algoritmo
(A) supervisionado, porque humanos precisarão verificar a execução do algoritmo.
(B) supervisionado, porque o conjunto de treinamento possui dados e rótulo, sendo necessário aprender a função que prediz o rótulo correto.
(C) não supervisionado, porque humanos não precisarão verificar a execução do algoritmo.
(D) não supervisionado, porque o conjunto de treinamento possui dados e rótulo, sendo necessário aprender a função que prediz o rótulo correto.
(E) não supervisionado, porque, no futuro, os rótulos não estarão disponíveis.
GABARITO.
QUESTÃO 65
(CESGRANRIO) O seguinte item apresenta uma estrutura em formato JSON válido:
(A) {
nomeCompleto: {
nome: Fulano,
sobrenome: de Tal},
idade: 26,
email: {
fulano@aqui.com.br,
fulano@ali.com.br,
fulano@la.com.br
},
endereco: {},
preferencias: null
}
(B) {
nomeCompleto: {
nome: Fulano,
sobrenome: de Tal},
idade: 26,
email: [
fulano@aqui.com.br,
fulano@ali.com.br,
fulano@la.com.br
],
endereco: {},
preferencias: null
}
(C) {
"nomeCompleto": {
"nome": "Fulano",
"sobrenome": "de Tal"},
"idade": 26,
"email": [
"fulano@aqui.com.br",
"fulano@ali.com.br",
"fulano@la.com.br"
],
"endereco": {},
"preferencias": null
}
(D) {
"nomeCompleto": {
"nome": "Fulano",
"sobrenome": "de Tal"},
"idade": 26,
"email": {
"fulano@aqui.com.br",
"fulano@ali.com.br",
"fulano@la.com.br"
},
"endereco": {},
"preferencias": null
}
(E) {
"nomeCompleto": {
"nome": Fulano,
"sobrenome": de Tal},
"idade": 26,
"email": {
fulano@aqui.com.br,
fulano@ali.com.br,
fulano@la.com.br
},
"endereco": {},
"preferencias": null
}
GABARITO.
QUESTÃO 66
(CESGRANRIO) Considere o código Node.js apresentado a seguir:
var http = require('http');
var url = require('url');
http.createServer(function (req, res) {
res.setHeader("charset", "UTF-8");
res.writeHead(200, {'Content-Type': 'text/html'});
res.write("<html><head><title>Query String</title></head><body>");
var querystring = url.parse(req.url, true).query
for(var i in querystring){
res.write("<p>" + i + ": " + querystring[i] + "</p>");
}
res.end("</body>");
}).listen(8080);
Considere, ainda, que a aplicação foi endereçada com a seguinte url (considere a url correta):
http://example.com:8080/a.b?c=d&e=f&g
O resultado obtido será:
(A)
site: example.com
port: 8080
c: d
e: f
g:
(B)
example.com: 8080
c: d
e: f
g:
(C)
example.com: 8080
c: d
e: f
(D)
c: d
e: f
(E)
c: d
e: f
g:
GABARITO.
QUESTÃO 67
(CESGRANRIO) Observe os seguintes arquivos HTML, JSP e Java:
----- index.html -----
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<meta charset="ISO-8859-1">
<title>Início</title>
</head>
<body>
<a href='pag12.jsp'>link</a>
</body>
</html>
----- pag12.jsp -----
<%@ page language="java"%>
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Inicia a contagem</title>
</head>
<body>
<jsp:useBean id="numero" scope="request" class="br.com.bb2017.Inteiro" >
<jsp:setProperty property="valor" name="numero" value="1"/>
<jsp:forward page="Serv4" />
</jsp:useBean>
<jsp:forward page="Serv8" />
</body>
</html>
----- pag16.jsp -----
<%@ page language="java"%>
<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<title>Resultado</title>
</head>
<body>
<jsp:useBean id="numero" scope="request" class="br.com.bb2017.Inteiro">
<jsp:setProperty property="valor" name="numero" value="16"/>
</jsp:useBean>
<jsp:getProperty property="valor" name="numero"/>
</body>
</html>
----- Serv4.java -----
package br.com.bb2017.servlet;
import java.io.IOException;
import javax.servlet.ServletException;
import javax.servlet.annotation.WebServlet;
import javax.servlet.http.HttpServlet;
import javax.servlet.http.HttpServletRequest;
import javax.servlet.http.HttpServletResponse;
import br.com.bb2017.Inteiro;
@SuppressWarnings("serial")
@WebServlet(description = "Soma 4", urlPatterns = { "/BB2017/Serv4" })
public class Serv4 extends HttpServlet {
protected void doGet(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws
ServletException, IOException {
Inteiro inteiro = (Inteiro) request.getAttribute("numero");
inteiro.setValor(inteiro.getValor()+4);
request.setAttribute("numero", inteiro);
request.getRequestDispatcher("pag16.jsp").forward(request, response);
}
}
----- Serv8.java -----
package br.com.bb2017.servlet;
import java.io.IOException;
import javax.servlet.ServletException;
import javax.servlet.annotation.WebServlet;
import javax.servlet.http.HttpServlet;
import javax.servlet.http.HttpServletRequest;
import javax.servlet.http.HttpServletResponse;
import br.com.bb2017.Inteiro;
@SuppressWarnings("serial")
@WebServlet(description = "Soma 8", urlPatterns = { "/BB2017/Serv8" })
public class Serv8 extends HttpServlet {
protected void doGet(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws
ServletException, IOException {
Inteiro inteiro = (Inteiro) request.getAttribute("numero");
inteiro.setValor(inteiro.getValor()+8);
request.setAttribute("numero", inteiro);
request.getRequestDispatcher("pag16.jsp").forward(request, response);
}
}
----- Inteiro.java -----
package br.com.bb2017;
public class Inteiro {
private int valor;
public Inteiro() {
valor = 2;
}
public int getValor() {
return valor;
}
public void setValor(int valor) {
this.valor = valor;
}
}
Considerando-se que todos os links e referências estejam corretos, que o container utilizado é o Apache Tomcat 8, e que a versão de Java é 1.8.0_141, o resultado exibido por pag16.jsp quando o link presente em index.html for acionado será:
(A) 16
(B) 10
(C) 5
(D) 6
(E) 9
GABARITO.
QUESTÃO 68
(CESGRANRIO) Observe as seguintes Figuras extraídas de uma página HTML com Javascript. A Figura 1 apresenta um campo do tipo select sendo selecionado pelo usuário (no caso, a opção 2). A Figura 2 mostra o que acontece imediatamente depois que o usuário seleciona a opção.
O Google Chrome foi utilizado para capturar a imagem, mas o efeito seria o mesmo nos navegadores mais utilizados.
A página HTML com Javascript que apresenta esse comportamento é:
(A) <!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<script type="text/javascript">
function f() {
var campo = document.getElementById(ʹselectʹ);
for(var i=0; i<campo.length; i++)
if(campo.options[i].selected)
alert(campo.options[i].value);
}
</script>
<meta charset="ISO-8859-1">
<title>Campo Select</title>
</head>
<body>
<form>
<select id=ʹselectʹ onselect="f()">
<option></option>
<option>1</option>
<option>2</option>
<option>3</option>
</select>
</form>
</body>
</html>
(B) <!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<script type="text/javascript">
function f() {
var campo = document.getElementById(ʹselectʹ);
for(var i=0; i<campo.length; i++)
if(campo.options[i].selected)
alert(campo.options[i].value);
}
</script>
<meta charset="ISO-8859-1">
<title>Campo Select</title>
</head>
<body>
<form>
<select id=ʹselectʹ onchange="f()">
<option></option>
<option>1</option>
<option>2</option>
<option>3</option>
</select>
</form>
</body>
</html>
(C) <!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<script type="text/javascript">
function f() {
var campo = document.getElementById('select');
alert(campo.selected.value);
}
</script>
<meta charset="ISO-8859-1">
<title>Campo Select</title>
</head>
<body>
<form>
<select id='select' onchange="f()">
<option></option>
<option>1</option>
<option>2</option>
<option>3</option>
</select>
</form>
</body>
</html>
(D) <!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<script type="text/javascript">
function f() {
var campo = document.getElementById('select');
alert(campo.selected.value);
}
</script>
<meta charset="ISO-8859-1">
<title>Campo Select</title>
</head>
<body>
<form>
<select id='select' onselect="f()">
<option></option>
<option>1</option>
<option>2</option>
<option>3</option>
</select>
</form>
</body>
</html>
(E) <!DOCTYPE html>
<html>
<head>
<script type="text/javascript">
function f() {
var campo = document.getElementById('select');
alert(campo.options[campo.selected].value);
}
</script>
<meta charset="ISO-8859-1">
<title>Campo Select</title>
</head>
<body>
<form>
<select id='select' onselect="f()">
<option></option>
<option>1</option>
<option>2</option>
<option>3</option>
</select>
</form>
</body>
</html>
GABARITO.
QUESTÃO 69
(CESGRANRIO) Considere as Tabelas abaixo.
Tabela T
Tabela X
Tabela Y
O funcionário responsável pelo controle do material de expediente de determinada agência preparou a Tabela T com o registro do consumo de alguns itens mais relevantes e apresentou-a ao seu chefe.
Esse, então, solicitou que o funcionário montasse mais duas tabelas com formas diferentes de apresentação desses dados. Dadas as instruções para a realização da tarefa, o resultado foi consolidado nas Tabelas X e Y.
Considerando-se o conceito de OLAP, quais foram as operações realizadas de T para X e de T para Y, respectivamente?
(A) Drill Down e Roll-Up
(B) Drill Down e Rotation
(C) Slice e Roll-Up
(D) Roll-Up e Drill Down
(E) Roll-Up e Rotation
GABARITO.
QUESTÃO 70
(CESGRANRIO) Determinado funcionário de uma empresa deseja substituir cálculos de verificação de rotinas financeiras que realiza manualmente pelo uso de uma planilha Excel.
Durante sua primeira experiência preencheu um trecho de planilha com diversos valores, como mostrado abaixo.
Seu objetivo final é que as células da coluna D, correspondentes às contas correntes, sejam preenchidas com o texto SIM, caso os dois saldos da mesma conta corrente (último mês e mês corrente) sejam simultaneamente superiores a R$ 1500,00, ou, se isso não for verdade, se pelo menos um deles for superior a R$ 1800,00. Caso nenhuma dessas hipóteses ocorra, a célula correspondente deve ser preenchida com o texto NÃO.
Para isso, deve iniciar seu processo final de criação da planilha, preenchendo a célula D3 com determinada fórmula para depois copiá-la para as células de D4 a D12.
A fórmula que faz acontecer o que o funcionário deseja é:
(A) =SE(E(B3>1500; C3>1500); (OU(B3>1800; C3>1800)))
(B) =SE(E(B3>1500; C3>1500);"SIM"; (OU(B3>1800; C3>1800)))
(C) =SE(E(B3>1500;C3>1500);"SIM"; SE(B3>1800;C3>1800))
(D) =SE(E(B3>1500;C3>1500);"SIM";SE(OU(B3>1800;C3>1800);"SIM";"NÃO"))
(E) =SE(E(B3>1800;C3>1500);"SIM";SE(OU(B3>1800;C3>1500);"SIM";"NÃO"))
GABARITO.

















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