(Unichristus 2020) Considerando as informações do texto e analisando as equações químicas dadas anteriormente

REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO DO GRUPO OH

Na Química Inorgânica, o grupo OH é muito importante, pois é o grupo funcional das bases (Teoria de Arrhenius) e, portanto, o responsável pela reatividade das bases inorgânicas. Na Química Orgânica, o grupo OH aparece nos álcoois, fenóis e ácidos carboxílicos. Nesses compostos, o grupo OH não tem caráter básico nem a reatividade que caracteriza as bases inorgânicas.

No entanto, substâncias muito reativas podem substituir o OH dos álcoois, fenóis e ácidos carboxílicos, dando origem a compostos orgânicos importantes. A substituição do grupo OH dos fenóis é mais difícil do que nos álcoois. Essas substituições só ocorrem com substâncias muito reativas ou em condições drásticas.

A seguir estão descritas algumas reações envolvendo compostos que apresentam o grupo OH:

REAÇÃO I


REAÇÃO II


REAÇÃO III


REAÇÃO IV


REAÇÃO V


(Unichristus 2020) Considerando as informações do texto e analisando as equações químicas dadas anteriormente, pode-se afirmar que a única reação que está corretamente representada, levando-se em conta os produtos formados e as condições reacionais é a

A) I.
B) II.
C) III.
D) IV.
E) V.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unichristus 2020) O metanol, também conhecido como álcool da madeira, pode ser produzido industrialmente pela reação do carvão de coque (processo carboquímico) com vapor d’água...

GABARITO:
C) III.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Unichristus 2020) O paracetamol, cuja nomenclatura oficial (IUPAC) é N-(4-hidroxifenil)etanamida, também conhecido por acetaminofeno, é um fármaco com propriedades analgésicas e antipiréticas que pode ser sintetizado a partir da reação entre o p-aminofenol e o anídrico acético.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Unichristus 2020.1 (Medicina) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários