DESTAQUE
+ exercício com questões subjetivas.

(Unichristus 2020) O Pacto Colonial representou a exclusividade de comércio entre Portugal e Brasil durante o processo de colonização



(Unichristus 2020) O Pacto Colonial representou a exclusividade de comércio entre Portugal e Brasil durante o processo de colonização.

Sobre o fim do Pacto Colonial no Brasil, é correto afirmar que

A) ocorreu devido ao domínio espanhol pelo rei Felipe II durante o período da União Ibérica.

B) a quebra desse monopólio português se deu a partir da Proclamação da República em 1889.

C) o rompimento do monopólio português se deu graças à intervenção da Inglaterra na economia colonial brasileira em 1789.

D) a quebra do monopólio português se deu com a abertura dos portos brasileiros às nações amigas em 1808.

E) ocorreu graças à política intervencionista da França Napoleônica que vislumbrava derrubar o poderio dos ingleses e estabelecer seu domínio na América.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unichristus 2020) O atentado da rua Tonelero foi uma tentativa de assassinar o jornalista e político Carlos Lacerda, na madrugada do dia 5 de agosto de 1954, em frente à sua residência, no número 180 da rua Tonelero, em Copacabana, Rio de Janeiro, que culminou na morte do major-aviador Rubens Florentino Vaz e no ferimento do guarda municipal Sálvio Romeiro.

GABARITO:
D) a quebra do monopólio português se deu com a abertura dos portos brasileiros às nações amigas em 1808.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Unichristus 2020) “(...) O coronel seria um elemento eminentemente eleitoral, cuja liderança política se exercitava em decorrência da sua liderança econômica; e o argumento para que o seu poder se legitimasse estaria no aliciamento de eleitores e no preparo das eleições..."

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Unichristus 2020.1 (Medicina) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários