DESTAQUE
+ exercício com questões subjetivas.

(Unichristus 2020) Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega

(Unichristus 2020) Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C. e recebem esse nome, pois são os filósofos que antecederam Sócrates.

Esses pensadores buscavam nos elementos da natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo. Focando principalmente nos aspectos da natureza, eram chamados de “filósofos da physis” ou “filósofos da natureza”. Foram eles os responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica. Assim, buscaram dar uma explicação racional à origem de todas as coisas.

Os filósofos pré-socráticos abandonaram essa ideia e construíram a cosmologia, explicação do universo baseado no logos (“argumentação”, “lógica”, “razão”). Os deuses deram lugar à natureza na compreensão sobre a origem das coisas.
Disponível em: <https://www.todamateria.com.br>.
Acesso em: 2 set. 2019.

Com base no texto, é pertinente afirmar que

A) Tales de Mileto acreditava que a mitologia era o principal elemento constitutivo, ou seja, era a essência de todas as coisas.

B) o princípio de todas as coisas estava no elemento número para Anaxímenes (588 a.C. - 524 a.C.).

C) Heráclito explorou a ideia do Mito da Caverna, no qual o mundo sensível era aquele experimentado e o mundo inteligível era aquele embasado na razão.

D) os pitagóricos se interessavam pelo estudo dos números, sendo considerado como a essência das coisas e a base da teoria da harmonia das esferas.

E) o átomo (o indivisível), para Sócrates, era o princípio de todas as coisas, desenvolvendo, assim, a “Teoria Atômica”.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unichristus 2020) Sobre o contexto histórico associado à criação dos heróis, infere-se que está

GABARITO:
D) os pitagóricos se interessavam pelo estudo dos números, sendo considerado como a essência das coisas e a base da teoria da harmonia das esferas.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Unichristus 2020) Leia o trecho de uma reportagem do periódico “Leeds Mercury”, de 1811, em que observamos a seguinte descrição de um levante ludista

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Unichristus 2020.2 (Medicina) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários