(Unichristus 2020) Por volta de 1995, os japoneses começaram a comercializar um produto um tanto inusitado: oxigênio

(Unichristus 2020) Por volta de 1995, os japoneses começaram a comercializar um produto um tanto inusitado: oxigênio.

A moda se espalhou por todo o mundo e, hoje, o produto pode ser vendido puro – em uma concentração maior do que a do ar atmosférico – ou aromatizado – em uma essência que pode ser escolhida pelo consumidor: limão, lavanda, canela, entre outros.

Entretanto, por que as pessoas estão comprando oxigênio? Uma das causas é a poluição atmosférica. A ideia surgiu porque as pessoas estavam ansiosas por respirar um ar “limpo”.

De fato, moradores de grandes centros urbanos respiram um ar bastante poluído e até estão acostumados a ver uma névoa acinzentada cobrindo os céus da cidade. É o smog, grande massa de ar misturado com vários gases, vapores de ar e fumaça prejudiciais à saúde.
Disponível em: <http://research.ccead.puc-rio.br/sites/reas/
wp-content/uploads/sites/15/2017/10/guiaDidatico_smog.pdf>.
Acesso em: 22 set. 2019.

A respeito do fenômeno atmosférico mencionado, é correto afirmar que

A) é um tipo de poluição provocada pela ação do homem que, direta ou indiretamente, lança substâncias ou energia no ambiente. Como consequência, acontece um desequilíbrio prejudicial ao próprio homem, à sua saúde, mas não chega a prejudicar os ecossistemas.

B) a Revolução Industrial, no século XVIII, aumentou consideravelmente a poluição atmosférica, contribuindo para ocorrência da poluição; no início, a queima do carvão vegetal era a principal fonte de poluição que se espalhava pelos céus das cidades europeias.

C) existem dois tipos de smog (industrial e fotoquímico) e eles estão relacionados às estações do ano; no inverno, com a redução da temperatura, há um aumento da densidade dos gases; consequentemente, as massas de ar estacionam nas camadas mais baixas da atmosfera.

D) ocorre, durante o verão, um fenômeno chamado inversão térmica, no qual o calor irradiado pelo solo esquenta o ar próximo da terra; esse ar, menos denso, sobe; no alto, perde calor e, mais denso novamente, desce; é a chamada convecção do ar que faz que o ar concentre os poluentes nas camadas mais baixas da atmosfera.

E) o smog industrial acontece quando há reações químicas entre o calor e a luz solar – mais fortes no verão – e os poluentes gerados, principalmente, nas grandes capitais; esse fenômeno envolve várias reações com um número significativo de substâncias químicas que acontecem ao mesmo tempo.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unichristus 2020) Marque a alternativa que apresenta uma consequência direta para o organismo humano caso ocorra a paralisação desse ciclo.

GABARITO:
C) existem dois tipos de smog (industrial e fotoquímico) e eles estão relacionados às estações do ano; no inverno, com a redução da temperatura, há um aumento da densidade dos gases; consequentemente, as massas de ar estacionam nas camadas mais baixas da atmosfera.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Unichristus 2020) Um estudo recente financiado pelo INC, publicado na revista Communications Biology1, mostrou que alguns frutos secos, como nozes e avelãs, podem ajudar a melhorar o perfil metabólico das células adiposas.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Unichristus 2020.2 (Medicina) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários