DESTAQUE
+ exercício com questões subjetivas.

(Unichristus 2020) Trata-se de um tipo específico de posse, de natureza originária e coletiva

(Unichristus 2020) Trata-se de um tipo específico de posse, de natureza originária e coletiva, que não se confunde com o conceito civilista de propriedade privada.

O direito dos povos indígenas às suas terras de ocupação tradicional configura-se como um direito originário e, consequentemente, o procedimento administrativo de demarcação de terras indígenas se reveste de natureza meramente declaratória.

Portanto, a terra indígena não é criada por ato constitutivo, e sim reconhecida a partir de requisitos técnicos e legais, nos termos da Constituição Federal de 1988.
Disponível em: <http://www.funai.gov.br/>.
Acesso em: 23 set. 2019.

A demarcação das terras indígenas tem relação direta com

A) necessidade de expandir o garimpo no Brasil, aproveitando a mão de obra e o conhecimento da terra por parte dos nativos.

B) a ligação intrínseca entre a sobrevivência e a cultura dos indígenas associadas à integração desses grupos com a terra.

C) o indígena brasileiro, que aprendeu, durante a colonização, a melhor forma de lidar com a terra, por isso as demarcações estão ligadas à necessidade de promover o agronegócio no Brasil.

D) a integração dos nativos à sociedade contemporânea, pois, nas terras demarcadas, eles têm um espaço para criar uma sociedade aos moldes das grandes cidades.

E) a integração do índio com a economia capitalista por meio de atividades extrativistas, visto que a madeira das áreas demarcadas pode ser vendida para empresas nacionais, gerando emprego e renda para os nativos.

QUESTÃO ANTERIOR:
(Unichristus 2020) Os textos demonstram que a ocorrência de eventos globais altera a dinâmica de preços do petróleo e seus derivados.

GABARITO:
B) a ligação intrínseca entre a sobrevivência e a cultura dos indígenas associadas à integração desses grupos com a terra.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (Unichristus 2020) Grandes Navegações é o nome dado ao período da história em que os europeus se lançaram à navegação do Oceano Atlântico.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova Unichristus 2020.1 (Medicina) com Gabarito

PESQUISAR OUTRA QUESTÃO

Comentários