(UNIFOR 2020) Ao longo do século XIX, as mulheres mobilizaram-se em prol do direito de votar

(UNIFOR 2020) Ao longo do século XIX, as mulheres mobilizaram-se em prol do direito de votar. A Nova Zelândia foi o primeiro país do mundo a estender o sufrágio às mulheres, em 1893, seguida da Austrália, em 1902.

Na Europa, o primeiro país a conceder o sufrágio às mulheres foi a Finlândia, em 1906, mas a maioria dos países europeus apenas reconheceram o direito ao voto feminino após a Primeira Grande Guerra Mundial.

A respeito deste direito, no Brasil, pode-se afirmar que

(A) em 1934, durante o Governo Getúlio Vargas, o voto feminino foi assegurado de modo irrestrito e obrigatório.

(B) em 1932, o voto feminino foi assegurado, entretanto a mulher dependia da autorização do marido para poder votar e, para as viúvas e solteiras, havia a necessidade de comprovação de renda própria.

(C) em 1946, o voto feminino passou a ser facultativo. Apenas em 1988 o voto feminino passou a ser obrigatório e independente da autorização do marido.

(D) o voto obrigatório para as mulheres foi conquistado apenas em 1946, pois antes de tal período não havia interesse das mulheres em participar da vida politica do país.

(E) em 1932, durante o Governo Getúlio Vargas, o voto feminino foi assegurado, de modo facultativo, apenas para as mulheres casadas que tinham autorização de seus maridos.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UNIFOR 2020) A figura abaixo representa a Revolução Russa, em 1917, em um momento em que Lenin discursava para soldados

GABARITO:
(B) em 1932, o voto feminino foi assegurado, entretanto a mulher dependia da autorização do marido para poder votar e, para as viúvas e solteiras, havia a necessidade de comprovação de renda própria.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UNIFOR 2020) Os Anos Vinte do século XX marcaram um período de bastante crescimento econômico nos Estados Unidos, entretanto esta “era da prosperidade” foi interrompida com a Quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, marcando o início da “Grande Depressão”.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNIFOR 2020.1 (Medicina) com Gabrito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.