(UNIFOR 2020) A industrialização no Brasil começou em torno de 1840, com a implantação de indústrias têxteis e alimentares

(UNIFOR 2020) A industrialização no Brasil começou em torno de 1840, com a implantação de indústrias têxteis e alimentares. Durante a segunda metade do século XIX e início do século XX, o setor industrial continuou a crescer.

Todavia, foi a partir dos anos 1930 que a industrialização se tornou central no crescimento da economia brasileira. Depois da Segunda Guerra Mundial, a industrialização transformou-se em um projeto político de desenvolvimento.

A tese básica era de que o Brasil só se desenvolveria atingindo elevados níveis de renda com a estruturação de um setor industrial forte e inovador.

O Brasil estruturou, portanto, um modelo de crescimento industrial baseado na intervenção estatal na economia e no endividamento externo. Este modelo foi implantado e seguido, com pequenas interrupções, até o início dos anos 1980, quando entrou em crise.

Avalie as proposições a seguir sobre o modelo brasileiro de industrialização no pós-Segunda Guerra.

I - O estado brasileiro, através das empresas estatais, investiu primordialmente em infraestrutura.

II - O auge do processo de industrialização foi o Plano de Metas, durante o governo Juscelino Kubitschek, com a instalação da indústria automobilística.

III - Durante os anos 1970, o Brasil não recorreu a empréstimos externos, pois a poupança nacional já era suficiente para financiar o crescimento industrial.

IV - A base energética nacional foi bastante desenvolvida com as hidroelétricas de Paulo Afonso, Três Marias e Furnas, além de Itaipu e Tucuruí.

V - Em relação à prospecção de petróleo, foi criada a Petrobras, junto com um sistema de livre concorrência com empresas privadas nacionais e multinacionais.

É correto apenas o que se afirma em

(A) I, II, III.
(B) II, IV, V.
(C) I, III, V.
(D) I, II, IV.
(E) III, IV, V.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UNIFOR 2020) Antônio Vicente Mendes Maciel, conhecido como Antônio Conselheiro, nasceu em Quixeramobim (CE) em 13 de março de 1830.

GABARITO:
(D) I, II, IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UNIFOR 2020) A Semana de Arte Moderna ocorreu no Brasil em 1922. Este acontecimento histórico representa o início do modernismo. Cada dia da semana foi dedicado a uma arte diferente: pintura, escultura, poesia, literatura e música.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UNIFOR 2020.1 (Medicina) com Gabrito

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.