Atividade Como o personagem está se sentindo - Ensino Fundamental I

Atividade Como o personagem está se sentindo - Ensino Fundamental I PROPOSTA DE ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA ESTUDANTES ENSINO FUND...
Atividade Como o personagem está se sentindo - Ensino Fundamental I
Atividade Como o personagem está se sentindo - Ensino Fundamental I

PROPOSTA DE ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA
ESTUDANTES ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
COMO O PERSONAGEM ESTÁ SE SENTINDO - Material produzido pelo Instituto Ayrton Senna.

Nesta atividade, vocês irão ler ou podem optar por construir uma história coletivamente. Depois, farão uma discussão sobre como determinado personagem está se sentindo em diferentes momentos da história, e os motivos que os fizeram acreditar sobre essa emoção sentida. Após a discussão, todos os participantes irão escrever e/ou desenhar as emoções do personagem em dois momentos da história.

JUSTIFICATIVA
O propósito desta atividade é criar uma oportunidade para as crianças se colocarem no lugar do outro e imaginarem o que ele(a) está sentindo em uma determinada situação.

A prática de procurar entender as necessidades e sentimentos dos outros ajuda as crianças a desenvolverem a empatia. Além disso, eles serão incentivados a compreender a importância do respeito pelas emoções, sentimentos e desejos do personagem da história.

A empatia e o respeito são competências importantes para o cultivo de relacionamentos e para o convívio harmonioso com os outros.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

OBJETIVO
Crianças irão representar algumas emoções através de expressões corporais e faciais;

DURAÇÃO
Em média, 50 minutos.

MATERIAIS
> Lápis e borracha;
> Materiais de desenho disponíveis, como giz de cera, lápis de cor, canetas hidrográficas;
> História selecionada.

PROCEDIMENTO

1. Participação
Diga para a criança e/ou família que você vai ler ou contar uma história. Espere todos se sentarem confortavelmente, e pergunte:

“Quem está pronto para ouvir uma história?”. Se for necessário, oriente às crianças que elas devem manter a atenção durante a história. Caso vocês decidam criar uma história coletivamente, façam uma roda e usem a imaginação. Cada um criará uma parte da história, relatando os detalhes das situações e personagens. Um participante começa criando um trecho da história e outro continua a história dando sequência a ela e, assim, sucessivamente até que todos tenham participando e acharem que terminaram de contar essa história.

É importante que a história tenha começo, meio e fim, e que os personagens passem por diferentes situações, para que vocês consigam identificar quais sentimentos eles sentiram, para que possam concluir a atividade. Durante a leitura ou a contação de história, faça pausas e pergunte a todos: “O que vocês acham que o personagem (dizer o nome) está sentindo?”, “Por que vocês acham que ele(a) está se sentindo assim? Podem indicar algo que aconteceu na história que fez com que você achasse que ele(a) se sente dessa maneira?”.

2. Explicação da atividade
Explique às crianças que, após terminarem de contar ou inventar a história, elas vão desenhar e, quando possível, escrever sobre como o personagem está se sentindo em duas partes da história. Você também poderá selecionar determinadas “cenas” da história em que o personagem pode ter sentido alguma emoção específica para trabalhar com as crianças. Distribua uma folha para cada participante para que escrevam ou desenhem sobre as emoções dos personagens.

3. Encerramento
Peça que cada um compartilhe seu trabalho, contando quais partes da história escolheu representar e o porquê da sua escolha; descrever como ela percebeu que o personagem estava sentindo determinada emoção em cada cena escolhida, bem como o motivo pelo qual atribuiu a ele emoções em cada uma das duas cenas. Se os adultos tiverem escrito ou desenhado também, é importante compartilhar o trabalho com todos.

DE OLHO NAS CRIANÇAS
Para a realização desta atividade, é importante que as crianças tenham desenvolvido familiaridade com os diferentes tipos de emoções que podemos experimentar frentes a situações da vida. Se a criança apresenta dificuldade em reconhecer as emoções, é importante que você faça algumas adaptações para que ela consiga acompanhar a atividade. Você pode pedir para ela analisar o rosto do personagem em uma ilustração e apresentar as emoções que cada um sente para eles.

SUGESTÃO

Sugestões de livros de literatura
Você pode escolher livros de literatura infantil ou de contos de fadas que já possui em sua casa. Mas no site Domínio Público, maior biblioteca virtual do Brasil, é possível baixar variados livros, com acesso livre a qualquer pessoa.

Acesse:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo