Atividade Meu corpo, minha primeira casa - Ensino Fundamental II

Atividade Meu corpo, minha primeira casa - Ensino Fundamental II PROPOSTA DE ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA ESTUDANTES ENSINO FUNDAME...
atividade-meu-corpo-minha-primeira-casa-ensino-fundamental-ii
Atividade Meu corpo, minha primeira casa - Ensino Fundamental II

PROPOSTA DE ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA
ESTUDANTES ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS.
-  Material produzido pelo Instituto Ayrton Senna.

Atividade 2: Meu corpo, minha primeira casa

Competências socioemocionais em foco:

❖ Autoconfiança: Sentir-se realizado consigo mesmo e sua vida, ter pensamentos positivos e manter expectativas otimistas; antecipar o sucesso em suas ações, ter mentalidade de crescimento e proativa, não ficar ruminando ou obcecado por fracassos ou frustrações.

❖ Iniciativa social: Ser capaz de abordar e se conectar com outras pessoas, tanto com amigos como pessoas desconhecidas, iniciando, mantendo e apreciando o contato social; ter habilidade em trabalhos de grupo, incluindo expressividade comunicativa, como falar em público.

❖ Imaginação criativa: Ser capaz de gerar novas maneiras de pensar e agir por meio da experimentação, brincadeira, aprender com seus erros.

# Passo a passo:

1. Meu corpo é minha casa. Essa afirmação circula muito por aí. Você acha que seu corpo é sua casa? Por quê? Registre o que pensou.... Você retomará esse registro mais à frente.

2. Nesta atividade você vai trabalhar com seu corpo de duas formas: 1ª respiração! 2ª mímicas! Vamos lá?

3. Que tal sentir e perceber seu corpo? Faça exercícios de respiração. Confira sugestões de exercícios na página seguinte. E lembre-se que existem vários aplicativos gratuitos de práticas de respiração.

4. Ficou tranquilo e favorável? Agora que sentiu seu próprio corpo e respiração, entenda como utilizar o corpo para comunicar ideias. Hora de brincar de mímica! Você pode convidar alguns colegas para jogarem online, por meio de uma chamada de vídeo, ou gravar um vídeo realizando a mímica e então compartilhar com seus colegas e ver quem adivinha.

5. Depois que você e os colegas tiverem dado boas risadas com as mímicas, troquem algumas ideias sobre nosso corpo ser nossa casa, quais os cuidados que essa “casa” precisa. Para o papo ficar bem legal, proponha algumas outras questões que você considerar importantes a partir das suas próprias vivências. Bora papear!

#Para inspirar

Seguem algumas opções de exercício de respiração propostas por Augusto Boal, dramaturgo, diretor e fundador do Teatro do Oprimido. São exercícios para atores, portanto considere que você é o “ator”. Escolha algumas – ou todas elas – para realizar.

• Inspire lenta e totalmente pela narina direita e depois expire pela esquerda (aperte com o dedo uma das narinas enquanto expira).

• Com violência – depois de ter inspirado lentamente todo o volume de ar possível, expulsar todo o ar pela boca. O ar produz um som semelhante a um grito agressivo. Fazer o mesmo expelindo energicamente o ar pelo nariz, depois de ter inspirado o máximo possível.

• Inspirar lentamente – ao mesmo tempo que se levantam os dois braços o mais alto possível e se apoia o corpo na ponta dos pés; depois, também lentamente, expirar enquanto se retoma a posição estática normal e se encolhe o corpo até ocupar o menor espaço possível.

• Decidida e Energicamente – inspirar e expirar segundo um ritmo predeterminado, que pode ser o do coração, o de uma música (com percussão bem audível) ou um ritmo ditado por outra pessoa.

• Um ator como que "destapa" o corpo de um companheiro como se este fosse um boneco inflado de ar. A parte destapada pode ser o dedo, o joelho, a orelha etc. O ator "destapado" procede como se estivesse sendo "esvaziado" de ar, expira todo o ar e se desinfla simultaneamente, caindo no chão, como um boneco de borracha vazio. Depois, o companheiro faz movimentos e ruídos de quem está enchendo o seu corpo com uma bomba de ar e o ator vai inspirando a cada golpe e reinflando-se”.

BOAL, Augusto. 200 jogos e exercícios para o ator e o não-ator com vontade de dizer
algo através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. p. 61-62.

#E, aí?

1. Como foi realizar a atividade? Você observou seu corpo? Se divertiu?

2. O que de mais interessante você e seus colegas pensaram sobre essa ideia do corpo ser nossa casa? Volte nos registros que você fez no início da atividade e relembre o papo que teve com os colegas para responder a essa questão.

Temos uma ideia para compartilhar com você: podemos pensar que o corpo é nossa primeira “casa”, por ser onde nos acolhemos. É a partir dele que sentimos frio, calor, gostos, texturas, sensações de prazer e dor. É com ele que escrevemos, falamos, enxergamos, nos movimentamos e realizamos todas as nossas práticas cotidianas. Sobretudo, é por meio do corpo e das linguagens que produzimos com ele que nos relacionamos com outras pessoas, seja presencialmente ou a distância, nos expressamos e agimos sobre o mundo.

3. Você exercitou as competências socioemocionais iniciativa social, autoconfiança e imaginação criativa nesta atividade? Como?

É isso aí! 2ª atividade concluída com sucesso! ;)

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo