Atividade Plantinha de feijão - Ensino Fundamental I

Atividade Plantinha de feijão - Ensino Fundamental I PROPOSTA DE ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA ESTUDANTES ENSINO FUNDAMENTAL ANOS IN...
Atividade Plantinha de feijão - Ensino Fundamental I
Atividade Plantinha de feijão - Ensino Fundamental I

PROPOSTA DE ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA
ESTUDANTES ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
PLANTINHA DE FEIJÃO - Material produzido pelo Instituto Ayrton Senna.

Esta atividade consiste em cada criança plantar uma semente de feijão e tomar os devidos cuidados para que ela cresça. Também inclui uma discussão sobre o que uma planta precisa para crescer e as responsabilidades que cada um precisa ter durante esse processo.

JUSTIFICATIVA
A atividade Plantinha de feijão visa a aumentar intencionalmente o senso de responsabilidade das crianças por meio do cultivo de uma planta que, para crescer, precisa de cuidados. As crianças precisarão ser pacientes ao esperarem os sinais de que a planta está crescendo.

Como cada semente plantada responderá de um jeito, algumas crianças precisarão desenvolver a tolerância à frustração, diante da possibilidade de perceberem que sua semente não está crescendo da mesma forma que a do outro ou até mesmo que precisa de mais cuidados para que possa crescer.

Ao mesmo tempo, a criança pode ser encorajada a plantar novas sementes ou a pensar no que pode fazer para sua planta crescer, desenvolvendo, assim, a compreensão de que é importante não desistirmos na primeira tentativa (persistência).

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

OBJETIVO
As crianças irão seguir instruções para plantar uma semente de feijão;
As crianças irão demonstrar responsabilidade através de cuidados diários com a planta, como: regar e perceber se a planta está pegando luz solar.

DURAÇÃO
Entre 45 e 60 minutos e, posteriormente, acompanhamento diário de acordo com a rotina de cuidados estabelecida pela criança.

MATERIAIS
> Copo plástico descartável ou pote de vidro pequeno;
> Algodão (um ou dois pedaços);
> Sementes de feijão (quatro sementes/grãos);
> Água.

PROCEDIMENTO
1. Conexão
Inicie a atividade, questionando as crianças: “Alguém sabe me dizer por que as plantas são importantes?”. Espere que elas respondam e depois complemente, dizendo: “As plantas são fundamentais para a gente. Elas geram oxigênio para respirarmos, alimento para nós comermos, combustíveis para andarmos de carro ou ônibus, o papel que escrevemos e alguns remédios para quando estamos doentes.

Vocês sabiam?”. É importante que você, pais e/ou responsáveis, explique quais são as responsabilidades e obrigações fundamentais de uma pessoa que planta uma semente e quer que ela cresça. Pergunte as crianças se elas sabem o que uma planta precisa para crescer. Escute algumas respostas, sem responder se está certo ou errado. Depois, explique que, para uma planta crescer, ela precisa de água, de uma temperatura ambiente estável (sem ser muito quente nem muito frio) e de um pouco de luz solar.

2. Explicação dos objetivos
“Vocês irão seguir as minhas instruções e plantar uma semente de feijão”. “Nesta atividade, teremos que ser responsáveis, pois a planta dependerá dos nossos cuidados e atenção”. “Para que as plantas possam crescer, vocês terão que cuidar delas todo os dias, regando-as com água e verificando se elas estão pegando sol”.

3. Explicação da atividade
Explique como os materiais serão usados para plantar a semente:

“Eu vou distribuir um copo plástico ou pote de vidro, um pedaço de algodão e quatro sementes de feijão. Depois, vocês irão molhar um pouquinho o algodão e colocar dentro do copo plástico”. É importante frisar que eles devem apenas umedecer o algodão e não encharcar de água, portanto demonstre como isso deverá ser feito.

Explique, também, que, se eles molharem o algodão demais, é provável que o feijão não cresça. Diga: “Depois de molhar o algodão um pouco na água e colocar no copo plástico, vocês irão jogar as quatro sementes de feijão em cima do algodão”. Caso tenha mais de uma criança participando da atividade, dentro de casa, coloque o nome de cada um nos seus respectivos copos plásticos com uma caneta.

Após plantarem os feijões, pergunte: “Onde podemos colocar as nossas sementinhas?”. Tentem encontrar um lugar que bata um pouco de sol – levem o copo de plástico para lá.

4. Encerramento
Explique às crianças que elas terão de ser responsáveis e pergunte quais são as obrigações que elas terão que ter com a planta. Complemente, dizendo: “Conto com a responsabilidade de cada um de vocês. É muito importante verificar todos os dias se a planta está pegando sol, se está precisando de água, e perceber se ela está crescendo.”.

É importante que você explique como perceber se a planta está de fato pegando sol, se está pedindo por água etc. Se preciso, faça uma comparação para eles compreenderem melhor o conceito de responsabilidade: “Assim como nós, pais e familiares cuidamos de vocês, damos comida e ajudamos quando precisam, vocês farão a mesma coisa com a plantinha a partir de agora”. Pergunte se eles estão entusiasmados para ver a plantinha crescer.

É importante comentar que nem todas as plantinhas crescerão na mesma velocidade. Diga que eles terão que ter paciência, pois cada planta terá o seu ritmo. Pontue que existe a possibilidade de uma semente não crescer e que, caso isso ocorra, você ajudará a criança a plantar outra semente. Diga que para qualquer dúvida eles poderão pedir ajuda a você.

DE OLHO NAS CRIANÇAS
Nesta atividade, é importante levar em consideração o nível de atenção das crianças, assim como a capacidade delas de lembrar e seguir instruções. Focar em uma atividade é muito mais fácil para uns do que para outros. Algumas crianças podem se beneficiar de perguntas e lembretes, como: “Já viu sua plantinha hoje?”, “Qual é o próximo passo?” e “Lembre de umedecer o seu algodão!”.

Se as crianças apresentarem dificuldades para seguir instruções, você pode ajudá-las ao criar uma ficha com os passos que devem percorrer – pegue uma folha sulfite e coloque todos os passos que a criança precisa seguir, como exemplo, ver se a plantinha está no sol e se o algodão está umedecido. O importante, aqui, é que a criança participe de forma ativa.

CRIANDO UMA ROTINA
Lembre às crianças de regar as plantas e verificar se elas estão pegando sol. O ideal, aqui, é definir um horário para que eles sigam essa rotina. Uma sugestão é criar um calendário de observação para elas acompanharem e registrarem o crescimento de suas plantas.

Aqui, eles poderão brincar de cientistas, anotar as datas e registrar, através do desenho, o quanto a planta cresceu. É possível que nem todas as sementes germinem. Isso pode acontecer por falta de água, excesso de temperatura ou porque a semente não está em condições de germinar.

Nesses casos, é fundamental que você explique que o erro faz parte do exercício. Aproveite essa situação para promover um debate sobre por que a planta não cresceu. Se alguma criança ficar chateada porque sua semente não germinou, acolha as suas emoções e dê a oportunidade para ela plantar uma nova semente.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo