Atividade Pó Mágico - Ensino Fundamental I

Atividade Pó Mágico - Ensino Fundamental I PROPOSTA DE ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA ESTUDANTES ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS . ...
Atividade Pó Mágico - Ensino Fundamental I
Atividade Pó Mágico - Ensino Fundamental I

PROPOSTA DE ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA
ESTUDANTES ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
PÓ MÁGICO - Material produzido pelo Instituto Ayrton Senna.

Pó Mágico é uma atividade na qual pais, familiares ou cuidadores conduzem a(s) criança(s) em uma viagem imaginária, através de uma narração. As crianças e demais participantes da atividade, deitados e de olhos fechados, imaginam os detalhes e as sensações da viagem, a partir dos comandos daquele que conduz essa viagem imaginária. Depois, eles criarão um trabalho artístico,baseando-se nessa experiência.

JUSTIFICATIVA
A atividade Pó Mágico tem como objetivo instigar a curiosidade e a capacidade exploratória das crianças. Através das experiências provocadas pela atividade, as crianças terão a oportunidade de estimular a imaginação criativa. Além disso, elas precisarão praticar o foco para se manterem engajadas na narrativa enquanto tentam ignorar distrações externas.

Na segunda parte da atividade, as crianças irão expressar o que imaginaram, pensaram e sentiram durante a vivência através de uma atividade artística. Ao final, os participantes da atividade apresentam uns aos outros as suas produções artísticas e contam sobre a experiência que tiveram, sendo possível desenvolver a assertividade.

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

OBJETIVOS
1. Os participantes irão imaginar uma viagem para uma terra desconhecida;

2. Os participantes irão criar um trabalho artístico, a fim de representar uma experiência imaginativa;

3. Conversa e trocas sobre as experiências entre os participantes.

DURAÇÃO
De 40 a 50 minutos

MATERIAIS
Materiais de arte disponíveis. Algumas sugestões: folha sulfite, papel pardo, cartolina, tintas, aquarelas, lápis de cor, giz de cera, caneta hidrográficas, etc.

PROCEDIMENTO

1. Conexão
Conte que hoje vocês vão fazer uma brincadeira de faz de conta.

2. Preparação
Antes de começar, proponha um momento de pausa e relaxamento. Peça para as crianças e demais participantes fecharem os olhos e prestarem atenção em sua própria respiração. Guie-os, dizendo:

Reparem no ar que entra pelo nariz e desce até a barriga. Devagar, soltem esse ar pelo nariz. Coloquem a mão na barriga, e sintam como ela se mexe junto com a respiração. Agora, tentem respirar bem devagar, sintam a barriga estufando devagarinho, e entrando devagarinho”.

Faça essa atividade por dois ou três minutos e, então, peça para abrirem os olhos novamente.

3. Explicação do objetivo 1
Hoje, nós vamos fazer uma viagem para uma terra desconhecida!”.

4. Participação
Quando perceber que as crianças estão tranquilas, peça para que elas se deitem no chão. Diga para elas fecharem os olhos, e fale:

Vou jogar um pó mágico em quem estiver deitado, de olhos fechados e pronto para a viagem”.

Agora, você poderá simular que joga um pó imaginário em cada um e que agora eles entrarão em uma viagem.

5. Comece a narrativa
Imagine, agora, que você está entrando em uma nave que pode te levar a um lugar encantado. Imagine como seria esse lugar. Que lugar seria esse? O que teria nesse lugar? Se você pudesse levar alguém com você nesta viagem, quem você escolheria? Agora, a missão de vocês é entrar na nave que os levará a esse lugar encantado! Imagine qual seria a cor da sua nave. Ela seria grande ou pequena? Que nome vocês escolheriam para a sua nave?

(Fale cada frase pausadamente, para que dê tempo de os participantes imaginarem o que você está falando e sugerindo)

Agora que você já decidiu para onde vai, com quem vai e como é a sua nave, imagine que ela começa a subir. Ela sobe lá no alto, e você começa a enxergar as nuvens e passarinhos do seu lado. O sol está brilhando. Olhe, também, para baixo. Sem medo. Veja o seu mundo. O que você está vendo? O mar? A floresta? As casas? Veja como tudo parece tão pequenininho daqui de cima.

Agora, a sua nave começa a descer para pousar no lugar que você escolheu. Observe como esse lugar parece, e perceba o quanto você desejava estar ali. Imagine o que tem de legal nesse lugar. Um escorrega gigante? Uma piscina? Uma praia grandona para brincar? Um parque de diversões? Qual brincadeira você escolheria para brincar com a pessoa que levou?

(Faça uma pausa, para dar tempo de as crianças imaginarem suas cenas)

Agora que vocês já brincaram, dê uma última volta nesse lugar, e perceba se está quente ou frio. Se está com sol ou chovendo. Se está ventando ou sem vento.”

(Faça uma pausa)

Agora, vá se despedindo desse lugar, e vá caminhando com a pessoa que escolheu para a nave encantada. Antes de voltarem para o lugar em que vocês estavam antes, dê tchau para esse lugar encantado! Com segurança, a nave irá trazer vocês de volta.”

(Faça uma pausa)

Agora, vamos abrindo os olhos bem devagar e sentar numa roda.”

6. Explicação do objetivo 2
Agora, vocês vão criar um trabalho artístico para representar o que vocês imaginaram, sentiram e pensaram durante esta viagem”.

7. Explicação atividade
Peça para as crianças criarem um trabalho artístico, representando a experiência que tiveram. Se necessário, apresente os materiais que eles vão utilizar, como, por exemplo, tintas, revistas, cola, aquarela ou o que você tiver disponível. Explique que cada um teve uma viagem diferente da viagem dos demais e, dessa forma, todos devem estar curiosos para saber como foi a viagem que cada um fez. Diga que é importante que eles se baseiem na própria experiência, bem como no que imaginaram.

8. Encerramento
Peça para todos guardarem os materiais de arte e se sentarem em roda. Solicite que eles guardem tudo no lugar apropriado e limpem o que for preciso, como uma mesa que pode estar suja de tinta. Aproveite a ocasião para estimular a organização das crianças e o respeito pelos materiais e pelo ambiente da casa.

Em roda, peça que cada um conte para onde viajou e dê detalhes de como foi a viagem. Também peça para eles contarem um pouco sobre como representaram essa experiência. Estimule o debate, fazendo perguntas, como:

Vocês gostaram de viajar para o lugar encantado?”; “Como era a nave de vocês?”; “Quem vocês escolheram para viajar com vocês?”; “Vocês brincaram no lugar encantado?”; “Estava quente ou frio?”; “Como foi ver as coisas aqui em baixo, quando a nave estava lá no céu, perto das nuvens?”.

DE OLHO NAS CRIANÇAS
Esta atividade propicia o desenvolvimento do foco. Entretanto, algumas crianças podem ter dificuldade com a atividade, especificamente em permanecerem deitadas e manterem a atenção por um período longo de tempo. Se isso ocorrer, não há problema. É possível que algumas crianças precisem de mais oportunidades para exercitar o foco do que outras. Se perceber que algumas crianças se distraem no processo, tente trazer sua atenção novamente para a sua narrativa variando o tom da voz, por exemplo. Esta atividade é uma oportunidade de aprendizado, entenda que é natural que as crianças demonstrem diferentes níveis de concentração. Isso não é um problema.

Durante a atividade artística, procure incentivar os alunos a experimentarem diferentes materiais e se divertirem. O importante não é o produto ou o trabalho final, mas sim a experimentação, a imaginação criativa e o interesse artístico. Valorize o processo, mais do que o resultado final.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo