Atividade Respirando com a natureza - Ensino Fundamental I

Atividade Respirando com a natureza - Ensino Fundamental I PROPOSTA DE ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA ESTUDANTES ENSINO FUNDAMENTAL A...
Atividade Respirando com a natureza - Ensino Fundamental I
Atividade Respirando com a natureza - Ensino Fundamental I

PROPOSTA DE ATIVIDADES SOCIOEMOCIONAIS PARA
ESTUDANTES ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS.
RESPIRANDO COMO A NATUREZA - Material produzido pelo Instituto Ayrton Senna.

Respirando como a Natureza é uma atividade que enfatiza a prática da atenção plena ou foco, também chamada de mindfulness. Nesta atividade, as crianças, junto a seus pais, familiares ou cuidadores, participam de um jogo de cartas cujo objetivo é praticar diferentes tipos de respiração. Ao selecionar uma carta, todos se concentram em fazer a respiração nela indicada.

JUSTIFICATIVA
Esta atividade tem como objetivo estimular as crianças a colocarem seu foco no momento presente (mindfulness). Durante a atividade, elas precisarão focar em sua respiração e em seu corpo, enchendo-o e o esvaziando de ar. O exercício de respiração é capaz de proporcionar um estado de relaxamento.

A rotina do fortalecimento do foco e da atenção pode trazer benefícios, entre eles uma sensação interior de tranquilidade e bem-estar e, consequentemente, uma redução da ansiedade e do estresse. Quando as crianças se sentem menos ansiosas, elas podem manejar melhor situações de estresse e frustração (tolerância ao estresse e tolerância à frustração).

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

OBJETIVO
Os participantes da atividade irão praticar diferentes formas de respirar.

DURAÇÃO
De 10 a 30 minutos.

MATERIAIS
> Cartas: Respirando como a Natureza. (Anexo ao final da atividade)

> Sugestão de adaptação: caso não seja possível imprimir as cartas em anexo, pode-se realizar, como atividade de preparação para “Respirando como a natureza“, uma oficina para a confecção das cartas em que a(s) criança(s) desenha(m) os elementos da natureza (cobra, urso, abelha, elefante, coelho, flor e macaco) citados nas cartas. As cartas confeccionadas pela(s) criança(s) serão, então, utilizadas para realizar o sorteio para esta atividade.

PROCEDIMENTO

1. Conexão
Peça para que os participantes prestem atenção em suas respirações. Auxilie-os por meio de perguntas e observações: “Perceba se você está puxando o ar pelo nariz ou pela boca”; “Repare também se você está soltando o ar pelo nariz ou pela boca”; “Você passa mais tempo inspirando ou expirando?”; “O que acontece com o ar que você inspira? Ele vai para onde? Ele para em seu peito ou segue até a sua barriga?”.

Comente sobre como nós conseguimos respirar de várias maneiras e que, na maioria das vezes, nós nem temos consciência de como estamos respirando. Explique que a respiração é uma ação automática. Nós respiramos enquanto estamos acordados ou dormindo sem que, para isso, tenhamos que fazer qualquer esforço consciente. Depois, diga que por mais que a respiração seja uma ação automática, nós podemos variar o ritmo dela quando passamos a respirar com atenção. Conte que ao focar em nossa respiração e respirar mais profundamente, nós conseguimos relaxar.

2. Participação
Pergunte quem gostaria de tirar a primeira carta e peça que leia a explicação relativa a carta sorteada em voz alta para todos. Depois de realizarem o exercício, chame outra pessoa para tirar a próxima carta. Pratique as respirações junto com as crianças, servindo de modelo e incentivo para elas.

Quando necessário, auxilie com a leitura das instruções e oriente-as sobre como deve ser praticada a respiração, como: “Lembrem de segurar o ar por dois segundos nesta respiração”.

Se possível, procure passar por todas as cartas durante a atividade para que possam conhecer e praticar os diferentes tipos de respiração. Mas, se não houver tempo, vocês podem aprender como fazer as outras respirações das próximas vezes.

3. Encerramento
Reflitam conjuntamente sobre o impacto que o jogo teve na respiração deles. Sugestão de perguntas: “Como vocês estavam se sentindo antes do jogo? E agora?”; “Quem está se sentindo mais relaxado do que antes”; “Vocês acham que ao estar mais relaxados, vocês estão mais preparados e dispostos para realizarem as demais atividades e tarefas do dia de hoje?”.

DE OLHO NAS CRIANÇAS
Nesta atividade, é importante levar em consideração que é possível que algumas crianças apresentem dificuldades para seguir as instruções ou que demonstrem mais agitação ou dificuldade de se concentrar. Se isso ocorrer, lembre-se de que a prática regular do exercício auxilia que a manutenção do foco se torne mais fácil.

É provável que estas crianças ainda precisem de mais prática para desenvolver e manter o foco. Portanto, use esta oportunidade para incentivá-las a persistir. Entenda que é natural que crianças demonstrem diferentes níveis de concentração. Isso não é um problema.

Procure observar se as crianças são capazes de praticar as respirações indicadas nas cartas. Fique atento(a), sobretudo, para observar as pequenas mudanças no comportamento durante e após o jogo, busque identificar os possíveis impactos da atividade, escutando os relatos das crianças sobre como se sentiram antes e depois da atividade.

Procure observar se as crianças são capazes de praticar as respirações indicadas nas cartas. Fique atento(a), sobretudo, para observar as pequenas mudanças no comportamento durante e após o jogo, busque identificar os possíveis impactos da atividade, escutando os relatos das crianças sobre como se sentiram antes e depois da atividade.

CRIANDO UMA ROTINA
Para que a atividade Respirando como a Natureza seja realmente eficaz, o melhor é que ela seja integrada na rotina da criança/família. Escolha momentos do dia em que as crianças geralmente ficam mais agitadas ou ansiosas.

Fica a seu critério avaliar quando fazer a atividade e quanto tempo ela deve durar. Mas, é preferível que vocês escolham um horário fixo para praticá-la. O ideal seria repeti-la todos os dias, mesmo que por curtos períodos de tempo, usando menos cartas.

Se isso não for possível, procure realizá-la pelo menos três vezes na semana. Quando possível, conversem sobre a experiência e os benefícios da prática de respiração. Isso ajudará as crianças a desenvolverem maior consciência sobre a importância desta atividade para o bem-estar individual e coletivo.

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo