Atividade sobre Revolução Francesa com Gabarito Veja também: - Exercício sobre Resolução Francesa (questão subjetivas) . CAUSAS DA ...
Atividade sobre Revolução Francesa com Gabarito
Veja também:
- Exercício sobre Resolução Francesa (questão subjetivas).
CAUSAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA
QUESTÃO 01
A Revolução Francesa iniciou-se em 1789 e estendeu-se até 1799, quando Napoleão Bonaparte assumiu o poder da França com o Golpe de 18 de Brumário. Esse acontecimento foi influenciado pelos ideais do:
a) Romantismo
b) Iluminismo
c) Socialismo
d) Anarquismo
e) Niilismo
GABARITO.
QUESTÃO 02
(PUC-MG) O iluminismo inspira o movimento revolucionário francês do final do século XVIII. No tocante a esse movimento, pode-se afirmar que:
A) a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder estava relacionada à garantia de consolidar o poder político da alta burguesia contra ameaças da esquerda e de forças externas contrárias à difusão dos ideais da Revolução Francesa.
B) o governo de Napoleão Bonaparte tornou-se conhecido pela intensa repressão política, sendo inclusive o responsável direto pela ordem de execução de Luís XV e de sua família, durante a segunda fase da Revolução Francesa.
C) a comuna de Paris, sob o comando de Robespierre, Marat e Danton, desencadeou a luta política que provocou a deposição do Império Napoleônico, iniciado com a Revolução Francesa.
D) a queda de Napoleão Bonaparte, no início da Revolução Francesa, teve grande repercussão na Assembleia Constituinte, já que os senhores feudais perderam a hegemonia sobre o poder Legislativo.
E) os jacobinos, tiveram uma participação ativa na revolução francesa, aliaram se a Napoleão Bonaparte buscando garantir, no seu governo, garantias sociais para os camponeses e para os operários de Paris.
GABARITO.
QUESTÃO 03
Em 1789, o quadro da sociedade francesa era de intensa crise econômica e de grande convulsão social. O rei francês, como saída para a crise, optou por convocar os Estados Gerais. Selecione a alternativa que descreve corretamente do que se trata os Estados Gerais:
a) uma assembleia convocada em momentos de crise que reunia os representantes dos três estados (classes) para debater soluções.
b) era realizada uma assembleia em que os membros da nobreza francesa reuniam-se em Versalhes durante uma semana para escolher novos burocratas para o país.
c) era a destituição imediata de todos os ministros da nação.
d) a convocação dos grandes representantes da Igreja na França para que aconselhassem o rei a tomar decisões.
e) um imposto emergencial e compulsório que era convocado em momentos de grande crise. A população obrigatoriamente deveria fornecer uma contribuição extra para os cofres reais.
GABARITO.
QUESTÃO 04
A Revolução Francesa estourou em 1789 e foi consequência de uma grande crise econômica e da intensa exploração que nobreza e clero exerciam sobre o povo.
Quando o movimento iniciou-se, a ação do povo logo se voltou contra a nobreza e, em especial, contra o rei e seu estilo de vida luxuoso. O rei francês durante a revolução era:
a) Luís XIV
b) Luís XV
c) Luís XVI
d) Luís XVII
e) Luís XVIII
GABARITO.
QUESTÃO 05
Grande parte dos acontecimentos e das grandes decisões tomadas durante a Revolução Francesa foram realizados pelo povo, a massa formada principalmente de camponeses.
Além do povo, outra classe que teve grande peso com o deflagrar da Revolução e sua condução foi:
a) a burguesia.
b) a nobreza.
c) o clero.
d) os vassalos.
e) nenhuma das respostas acima.
GABARITO.
CONVENÇÃO NACIONAL NA REVOLUÇÃO FRANCESA
QUESTÃO 06
Uma das principais características da chamada Convenção Nacional, que sucedeu os primeiros momentos da Revolução Francesa, iniciada em 1789, foi:
a) o abrandamento das tensões políticas e sociais.
b) o domínio completo do processo político por parte dos girondinos.
c) a articulação política entre nobreza e clero contra a burguesia.
d) a radicalização revolucionária dos jacobinos.
e) a formação de um governo centralista comandado pelos montanheses.
GABARITO.
QUESTÃO 07
(Cesgranrio) A Revolução Francesa insere-se em um conjunto de profundas transformações históricas ocorridas na sociedade europeia da segunda metade do século XVIII. As etapas do processo revolucionário, entre 1789 e 1799, expressaram os conflitos sociais e os diferentes projetos políticos dos diversos grupos envolvidos na Revolução. Assinale a opção que relaciona corretamente a atuação de um desses grupos com uma etapa do processo revolucionário.
a) A reação armada do clero monarquista (refratário) contra os revolucionários determinou a instituição da Constituição Civil do Clero, em 1790, que garantiu o pagamento de indenizações e a devolução de suas propriedades confiscadas no início da Revolução.
b) A manutenção prolongada do Período do Terror, instituído pelos monarquistas, determinou a derrota dos segmentos revolucionários liderados pelos "sans-culottes" frente ao Golpe do 18 Brumário, em 1799, que elevou Napoleão Bonaparte à direção do Comitê de Salvação Pública.
c) A burguesia liberal definiu seu modelo de Estado com a promulgação da Primeira Constituição da França, em 1791, durante a Assembleia Nacional, que instituiu uma monarquia constitucional baseada no sufrágio censitário e na divisão dos poderes do Estado em executivo, legislativo e judiciário.
d) Os jacobinos extremistas, formados pela nobreza parisiense e provincial, retornaram ao poder com a Convenção Termidoriana, entre 1794 e 1795, anulando diversas conquistas revolucionárias, tais como a Lei do Preço Máximo e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
e) Os camponeses, representados pelo Partido Girondino, formavam uma poderosa facção, cujo apoio popular permitiu que controlassem politicamente a Revolução durante a fase da Convenção Montanhesa, entre 1793 e 1794, na qual aboliram os privilégios feudais e a escravidão nos territórios coloniais franceses.
GABARITO.
QUESTÃO 08
Leia o poema abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Santa Guilhotina, protetora dos patriotas, rogai por nós;
Santa Guilhotina, terror dos aristocratas, protegei-nos.
Máquina adorável, tende piedade de nós.
Máquina admirável, tende piedade de nós.
Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos inimigos.
Ó celeste Guilhotina,
Você abrevia rainhas e reis,
Por tua influência divina Reconquistamos nossos direitos. (bis)
Sustenta as leis da pátria E que teu soberbo instrumento
Torne-se sempre permanente
Para destruir uma seita ímpia.
Afia tua lâmina para Pitt e seus agentes,
Enriquece tua bagagem com cabeças de tirano!
(ARASSE, Daniel. A Guilhotina e o Imaginário
do Terror. São Paulo: Ática, 1989. p. 106-107.)
Esse poema faz referência à fase do Terror Revolucionário, levado a cabo pelos jacobinos durante a Revolução Francesa. O verso “Afia tua lâmina para Pitt e seus agentes” é endereçado ao personagem histórico:
a) François Pitt, jacobino considerado traidor por dar fuga ao rei Luís XVI.
b) William Pitt, primeiro-ministro inglês.
c) Saint-Just Pitt, um nobre oficial contrarrevolucionário.
d) Charlotte Corday, assassina de Marat e conhecida pelo apelido “Pitt”.
e) Maria Luísa de Habsburgo, também conhecida como Condessa de Pitt.
GABARITO.
QUESTÃO 09
(Cesgranrio) Durante a Revolução Francesa, a radicalização, típica da "Época da Convenção" (1792-5), caracterizou-se pela:
a) Promulgação da "Declaração Universal dos Direitos do Homem";
b) aprovação da "constituição civil do clero" por Luiz XVI;
c) instituição de um regime político e social de caráter democrático - o Diretório;
d) criação de tribunais revolucionários e a abolição dos direitos senhoriais;
e) pacificação da Europa, a partir da paz entre a França e a Inglaterra.
GABARITO.
DIRETÓRIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA
QUESTÃO 10
(UFRGS) Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período.
a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.
b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.
c) o período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.
d) o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.
e) Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.
GABARITO.
QUESTÃO 11
A fase anterior ao Diretório, que foi marcada pelos ataques dos exércitos contrarrevolucionários e, principalmente, pela forte perseguição política, ficou conhecida como:
a) Assembleia Nacional Constituinte
b) Consulado
c) Estados Gerais
d) Waterloo
e) Terror
GABARITO.
QUESTÃO 12
O Diretório foi iniciado após a Reação Termidoriana e encerrou o período de radicalização conhecido como Terror. Ele foi idealizado por qual importante grupo do contexto da Revolução Francesa?
a) Sans-culottes
b) Jacobinos
c) Girondinos
d) Montanheses
e) Nenhuma das alternativas
GABARITO.
QUESTÃO 13
Durante o Diretório, uma personalidade francesa ganhou prestígio por meio da liderança das tropas francesas que lutavam contra os exércitos contrarrevolucionários. Estamos falando de:
a) Napoleão Bonaparte
b) Maximilien Robespierre
c) Graco Babeuf
d) Luís XVI
e) Saint-Just
GABARITO.
O CONSULADO NA REVOLUÇÃO FRANCESA
QUESTÃO 14
Ao chegar ao poder por meio do golpe de 18 de brumário, que deu fim à fase do Diretório na Revolução Francesa, Napoleão passou a ser cônsul da França, juntamente a mais dois cônsules, que eram:
a) San Martin e Danton.
b) Marat e Saint-Juste
c) Robespierre e Marat.
d) Sieyès e Roger Ducos.
e) Robespierre e Sieyès.
GABARITO.
QUESTÃO 15
(UFPR) Napoleão Bonaparte tornou-se Primeiro-cônsul da França em 1799. Sobre o período napoleônico, é correto afirmar:
a) A chegada de Napoleão Bonaparte ao poder foi uma vitória dos partidários da realeza, que desejavam o retorno da Monarquia na França.
b) A origem aristocrática de Napoleão e o apoio da nobreza francesa foram decisivos para ele derrubar o Diretório e implantar o Consulado.
c) No plano interno, o governo de Napoleão ficou marcado pela reestruturação da burocracia estatal e pelas obras de infraestrutura realizadas.
d) O imperador Napoleão governou a França difundindo a democracia republicana e fortalecendo a representação política nas assembleias do poder legislativo.
e) No plano externo, o período napoleônico caracterizou-se pelo apoio militar à Áustria contra os interesses expansionistas da Inglaterra.
GABARITO.
QUESTÃO 16
Do ponto de vista econômico, qual foi a principal medida implementada pelo Consulado?
a) a criação da indústria de aviões.
b) a criação da indústria automobilística.
c) a exigência de indenização dos austríacos.
d) a contração de empréstimos com a Inglaterra.
e) a criação do Banco da França.
GABARITO.
QUESTÃO 17
(Mackenzie) A Revolução Francesa eliminou privilégios do Antigo Regime, difundindo os princípios da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Napoleão Bonaparte adotou medidas que violaram esses princípios. Assinale a alternativa que contém uma dessas medidas:
a) A ratificação da reforma agrária realizada pela Revolução.
b) O congelamento de preços por meio da decretação da Lei do Máximo.
c) A proibição, no Código Civil Napoleônico, de greves operárias.
d) A manutenção do Consulado.
e) O tratado de Tilsit.
GABARITO.
QUESTÃO 18
Robespierre - Que se passa por aqui?
III Cidadão - Que pode se passar? Passa-se que aquelas poucas gotas de sangue de agosto e setembro não deram para as bochechas do povo ficarem coradas. A guilhotina anda muito devagar. Precisamos de um bom aguaceiro!
I Cidadão - Nossas mulheres e filhos bradam por pão; queremos cevá-los com carne da aristocracia. Vamos! Mata os que não têm casaco esburacado! Todos- Mata! Mata!
(BÜCHNER, Georg. A Morte de Danton. Quadros dramáticos da
época do Terror na França. Trad. Mario da Silva,
Clássicos de Bolso, Ed. Tecnoprint S.A. s/d).
(Unirio) O drama, escrito entre 1834/35, retrata o momento da Revolução Francesa em que os jacobinos estão no poder, tentando varrer da França os "traidores" da Revolução. Sobre o período retratado, podemos afirmar que:
a) permitiu o atendimento das demandas populares e preservou os privilégios do clero e da nobreza.
b) garantiu a permanência da alta burguesia (gironda) e da nobreza em aliança pela defesa da revolução.
c) preservou os direitos feudais e garantiu os privilégios da nobreza francesa conciliados com os avanços burgueses.
d) conservou uma Constituição de feição liberal e defendeu o voto censitário, garantindo participação política da burguesia.
e) foi o momento mais radical do processo revolucionário e teve ampla participação popular.
GABARITO.
QUESTÃO 19
O revolucionário jacobino Jean-Paul Marat esteve entre os principais personagens da Revolução Francesa. Sua morte, em 1793, provocou uma radicalização do processo revolucionário. Quem foi o responsável pela morte de Mart?
a) Danton
b) Antoine de Saint-Just
c) Luís XVI
d) Charlotte de Corday
e) Napoleão Bonaparte
GABARITO.
QUESTÃO 20
Leia o texto e, a seguir, responda:
Cidadãos, trair a causa do povo e nossa própria consciência, abandonar a pátria a todas as desordens que a lentidão desse processo deve excitar, eis o único perigo que devemos temer. Está na hora de ultrapassarmos o obstáculo fatal que nos prende há tanto tempo no início de nossa carreira. Assim, sem dúvida, marcharemos juntos para o objetivo comum da felicidade pública. Assim, as paixões odiosas, que brandam muito frequentemente neste santuário da liberdade, darão lugar ao amor pelo bem público, à santa emulação dos amigos da pátria. Todos os projetos dos inimigos da ordem pública serão vexados.
(ROBESPIERRE, Maximilian. “Discurso parlamentar de Robespierre de 28 de dezembro de 1792”. In: GUMBRECHT, Hans Ulrich. As funções da retórica parlamentar na Revolução Francesa – Estudos preliminares para uma pragmática histórica do texto. (trad. Georg Otte). Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. p. 156).
Nesse discurso de Robespierre, proferido em 1792, expressões como “objetivo comum da felicidade pública” e “todos os projetos dos inimigos da ordem pública serão vexados” indicam:
a) a vontade da aristocracia de tornar públicos os seus bens e a luta dos jacobinos contra o clero.
b) a vontade dos jacobinos de se aliarem com o clero e a perspectiva de combate dos franceses contra as outras nações republicanas.
c) o anseio dos jacobinos de defenderem a república cidadã e a radicalização da fase do Terror revolucionário.
d) o anseio pelo poder dos anarquistas franceses e o combate contra a pressão exercida pela URSS.
e) a vontade do rei Luís XVI de colaborar com os anseios revolucionários e a perspectiva de combate às potências absolutistas que eram contrárias a esses anseios.
GABARITO.
QUESTÃO 21
Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela novidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo Império da razão, o desespero à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
(HUNT, L. É revolução francesa e vida privada.
In: PERROT, M. (org). História da vida privada:
da Revolução Francesa a Primeira Guerra. Vol. 4.
São Paulo: Companhia das Letras, 1991 - adaptado.)
(Enem) O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, no qual o trecho transcrito é parte, relaciona assim a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?
A) à alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.
B) ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado a alta burguesia.
C) Ah militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França internamente.
D) à nobreza esclarecida, que, em função do seu contato com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.
E) aos representantes da pequena e média burguesia das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.
GABARITO.
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