(IAVE 2018) Transcreva

Leia o texto. Se necessário, consulte as notas. Outra cousa muito geral, que não tanto me desedifica, quanto me lastima em muitos de vós, ...
Leia o texto. Se necessário, consulte as notas.

Outra cousa muito geral, que não tanto me desedifica, quanto me lastima em muitos de vós, é aquela tão notável ignorância e cegueira que em todas as viagens experimentam os que navegam para estas partes.

Toma um homem do mar um anzol, ata-lhe um pedaço de pano cortado e aberto em duas ou três pontas, lança-o por um cabo delgado até tocar na água, e em o vendo o peixe, arremete cego a ele e fica preso e boqueando, até que, assim suspenso no ar, ou lançado no convés, acaba de morrer.

Pode haver maior ignorância e mais rematada cegueira que esta? Enganados por um retalho de pano, perder a vida? Dir-me-eis que o mesmo fazem os homens.

Não vo-lo nego. Dá um exército batalha contra outro exército, metem-se os homens pelas pontas dos piques, dos chuços e das espadas, e porquê? Porque houve quem os engodou e lhes fez isca com dois retalhos de pano.

A vaidade entre os vícios é o pescador mais astuto e que mais facilmente engana os homens. E que faz a vaidade? Põe por isca nas pontas desses piques, desses chuços e dessas espadas dois retalhos de pano, ou branco, que se chama Hábito de Malta, ou verde, que se chama de Avis, ou vermelho, que chama de Cristo e de Santiago, e os homens por chegarem a passar esse retalho de pano ao peito, não reparam em tragar e engolir o ferro.

E depois disso que sucede? O mesmo que a vós. O que engoliu o ferro, ou ali, ou noutra ocasião ficou morto; e os mesmos retalhos de pano tornaram outra vez ao anzol para pescar outros.
Padre António Vieira, Sermão de Santo António (aos peixes) e Sermão da Sexagésima,
edição de Margarida Vieira Mendes, Lisboa, Seara Nova, 1978, pp. 93-94.

NOTAS
chuços (linha 9) – paus armados com uma ponta de ferro.
desedifica (linha 1) – escandaliza; desmoraliza; desagrada.
engodou (linha 10) – enganou.
Hábito (linha 13) – traje usado por membros de ordens religiosas.
Malta, Avis, Cristo, Santiago (linhas 13 e 14) – ordens religiosas e militares.
piques (linha 9) – lanças terminadas em ponta aguçada.

QUESTÃO 06
(IAVE 2018) Transcreva:

a) a metáfora que, entre as linhas 3 e 6, exprime a ideia de falta de lucidez;

b) uma estrutura anafórica que, entre as linhas 12 e 15, imprime ritmo ao discurso.

QUESTÃO ANTERIOR:
(IAVE 2018) Explique a crítica que é feita aos homens, incluindo os membros do clero, a partir da linha 7.

SOLUÇÃO:
a) A metáfora é a presente na sequência «arremete cego a ele» (linha 5), uma vez que, literalmente, a cegueira física impede um ser humano de se «arremeter a alguém» (atirar-se / correr em direção a), o que acontece aqui.

b) Uma estrutura anafórica implica, para o caso deste excerto textual, que há repetição de ideia por meio de repetição de vocábulo/sequência.

Eis dois exemplos que podemos encontrar nas linhas referidas: «desses piques, desses chuços» (linha 12), que imprime um ritmo repetitivo, rápido e facilmente memorizável pelo ouvinte/leitor; ou ainda «ou branco, que se chama Hábito de Maltaou verde, que se chama de Avis, ou vermelho, que chama de Cristo e de Santiago» (linhas 13 e 14).

Neste último caso, o facto de o autor repetir a conjunção coordenativa disjuntiva seguida de uma cor e da nomeação da ordem religiosa e militar acentua um encadeamento rápido das ideias e permite ao ouvinte/leitor fixar melhor a crítica, pois está já inclusivamente à espera de novos exemplos segundo a mesma estrutura.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (IAVE 2018) Cesário Verde adota um olhar subjetivo e crítico sobre a cidade.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Provas Exame Nacional de Portugal 2018 (1ª e 2ª Fase) com Soluções

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo