(UPE 2020) Considerando os Textos 13,14, 15 e 16 e as características do Arcadismo brasileiro, analise as afirmativas a seguir

Os  Textos 13 ,  14 ,  15  e  16  servem de base à questão  12 . Texto 13 Thomas Gainsborough, Mr. e mrs. Andrews, 1749. Disponíve...
Os Textos 13, 14, 15 e 16 servem de base à questão 12.

Texto 13

Thomas Gainsborough, Mr. e mrs. Andrews, 1749.
Thomas Gainsborough, Mr. e mrs. Andrews, 1749.
Disponível em: http://www.theartwolf.com/landscapes/gainsborough-mr-mrs-andrews.htm
Acesso em: 20/06/2019.

Texto 14

Marília de Dirceu (Parte 1 – Lira XIV)

Minha bela Marília, tudo passa;
A sorte deste mundo é mal segura;
Se vem depois dos males a ventura,
Vem depois dos prazeres a desgraça
Ah! enquanto os Destinos impiedosos
Não voltam contra nós a face irada,
Façamos, sim façamos, doce amada,
Os nossos breves dias mais ditosos.

Ornemos nossas testas com as flores.
E façamos de feno um brando leito,
Prendamo-nos, Marília, em laço estreito,
Gozemos do prazer de sãos Amores.
Sobre as nossas cabeças,
Sem que o possam deter, o tempo corre;
E para nós o tempo, que se passa,
Também, Marília, morre.

Que havemos de esperar, Marília bela?
Que vão passando os florescentes dias?
As glórias, que vêm tarde, já vêm frias;
E pode enfim mudar-se a nossa estrela.
Ah! Não, minha Marília,
Aproveite-se o tempo, antes que faça
O estrago de roubar ao corpo as forças
E ao semblante a graça.
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu: Parte 1 - Lira XIV. Excertos. Disponível em:
http://quartetovezesdois.blogspot.com/2013/08/marilia-de-dirceu-parte-1-lira-xiv.html
Acesso em: 20/06/2019.

Texto 15

A morte de Lindoia (Canto IV)

Este lugar delicioso, e triste,
Cansada de viver, tinha escolhido
Para morrer a mísera Lindoia.
Lá reclinada, como que dormia,
Na branda relva, e nas mimosas flores,
Tinha a face na mão, e a mão no tronco
De um fúnebre cipreste, que espalhava
Melancólica sombra. Mais de perto
Descobrem que se enrola no seu corpo
Verde serpente, e lhe passeia, e cinge
Pescoço e braços, e lhe lambe o seio.
[...]
Inda conserva o pálido semblante
Um não sei quê de magoado, e triste,
Que os corações mais duros enternece.
Tanto era bela no seu rosto a morte!
GAMA, José Basílio da. O Uraguai. Excertos. Disponível em:
https://www.passeiweb.com/estudos/livros/o_uraguai
Acesso em: jun., 2019.

Texto 16

Lira XXIII

Num sítio ameno,
Cheio de rosas,
De brancos lírios,
Murtas viçosas,

Dos seus amores
Na companhia,
Dirceu passava
Alegre o dia.

Em tom de graça,
Ao terno amante
Manda Marília
Que toque e cante.

Pega na lira,
Sem que a tempere,
A voz levanta,
E as cordas fere.
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu: Parte 1 - Lira
XXIII. Excertos. Disponível em:
http://trabmariliadedirceu.blogspot.com/2013/08/lira-xxiii.html
Acesso em: jun., 2019.

QUESTÃO 12
(UPE 2020) Considerando os Textos 13,14, 15 e 16 e as características do Arcadismo brasileiro, analise as afirmativas a seguir.

1) O Arcadismo é caracterizado pelo bucolismo, com poesia pastoral que descreve as belezas da vida campestre e da natureza. Na literatura árcade, identifica-se o cenário natural como espaço ideal para encontros amorosos. O Texto 13 mantém diálogo com a visão bucólica dos árcades, por meio da representação de locus amoenus.

2) O Texto 16 revela uma perspectiva diferente da natureza apresentada no Texto 13. A visão bucólica da natureza não é priorizada no poema de Tomás Antônio Gonzaga, pois o foco principal é destacar a imagem de Marília e sua relação afetiva com o pastor, sem conexões com o locus amoenus.

3) O carpe diem é uma característica da literatura árcade, conforme versos do Texto 14: “Aproveite-se o tempo, antes que faça/ O estrago de roubar ao corpo as forças/ E ao semblante a graça.” No poema, o pastor, ciente da efemeridade do tempo, convida sua amada a aproveitar o momento presente.

4) A morte de Lindoia é um trecho do poema épico O Uraguai, de José Basílio da Gama. Nessa obra, o índio é tratado de forma poética, como ocorre no Texto 15, o qual revela lirismo e poeticidade por meio de linguagem conotativa.

Estão CORRETAS, apenas:

a) 1 e 2.
b) 1, 2 e 3.
c) 2 e 3.
d) 2, 3 e 4.
e) 1, 3 e 4.

QUESTÃO ANTERIOR:
(UPE 2020) O Barroco destacou-se como estilo artístico-estético e influenciou várias manifestações artísticas, como pintura, literatura, música e arquitetura.

GABARITO:
e) 1, 3 e 4.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (UPE 2020) O caminho da cidade até a fazenda de Fernando compreende uma parte em rodovia federal, uma parte em rodovia estadual, e o último trecho, de dois quilômetros, em estrada de terra.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova UPE 2020 (1ª fase, 1º dia) com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo