(ESPM 2020) Nesse trecho, o narrador, em idade madura, resolve construir uma casa semelhante à da adolescência

Texto para as questões de  12  a  15 : Leia: (...)  Esta casa do Engenho Novo, conquanto reproduza a de Mata-cavalos, apenas me lembr...
Texto para as questões de 12 a 15:

Machado de Assis

Leia:

(...) Esta casa do Engenho Novo, conquanto reproduza a de Mata-cavalos, apenas me lembra aquela, e mais por efeito de comparação e de reflexão que de sentimento.

Já disse isto mesmo. Hão de perguntar-me por que razão, tendo a própria casa velha, na mesma rua antiga, não impedi que a demolissem e vim reproduzi-la nesta.

A pergunta devia ser feita a princípio, mas aqui vai a resposta. A razão é que, logo que minha mãe morreu, querendo ir para lá, fiz primeiro uma longa visita de inspeção por alguns dias, e toda a casa me desconheceu.

No quintal a aroeira e a pitangueira, o poço, a caçamba velha e o lavadouro, nada sabia de mim. A casuarina era a mesma que eu deixara ao fundo, mas o tronco, em vez de reto, como outrora, tinha agora um ar de ponto de interrogação; naturalmente pasmava do intruso. (...)

Tudo me era estranho e adverso. Deixei que demolissem a casa, e, mais tarde, quando vim para o Engenho Novo, lembrou-me fazer esta reprodução por explicações que dei ao arquiteto, segundo contei em tempo.
(Machado de Assis, Dom Casmurro, Capítulo CXLIV)

QUESTÃO 12
(ESPM 2020) Nesse trecho, o narrador, em idade madura, resolve construir uma casa semelhante à da adolescência:

a) por possuir motivos sentimentais, mais que motivos racionais , para não querer a casa de Matacavalos.

b) por alegar, após a morte da mãe, não se reconhecer na antiga casa e nem a casa reconhecer a ele.

c) por haver na casa de Matacavalos uma casuarina com o formato de um ponto de interrogação.

d) por tentar resgatar o passado da casa do Engenho Novo na casa nova de Matacavalos.

e) por ocorrer uma estranha personificação opressora dos elementos da casa de Matacavalos sobre Bento Santiago.

QUESTÃO ANTERIOR:
(ESPM 2020) Segundo Massaud Moisés, em seu Dicionário de Termos Literários, a figura de linguagem denominada hipálage “designa um expediente retórico mediante o qual uma palavra troca o lugar que logicamente ocuparia na sequência frásica por outro, junto de um termo ao qual se vincula gramaticalmente.”

  • [accordion]
    • RESOLUÇÃO:
      • Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!
    • GABARITO:
      • b) por alegar, após a morte da mãe, não se reconhecer na antiga casa e nem a casa reconhecer a ele.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- (ESPM 2020) Considere os fragmentos seguintes e assinale aquele que revela certa dificuldade de identificação do narrador consigo mesmo

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:
Prova ESPM 2020.1 com Gabarito

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo