Atividade O Mundo Romano (História) com Gabarito

atividade-o-mundo-romano-historia-com-gabarito
Atividade O Mundo Romano (História) com Gabarito

18 questões de história tratando do assunto: O Mundo Romano. Todas as questões têm resposta e para acessar é só clicar em "GABRITO" abaixo de cada uma delas. Bons estudos!!!

QUESTÃO 01
(PUC-PR) As lutas por riquezas e territórios sempre estiveram presentes na História. Na Antiguidade, o mediterrâneo foi disputado nas Guerras Púnicas por:

a) gregos e persas;
b) macedônicos e romanos;
c) romanos e germânicos;
d) romanos e cartagineses;
e) gregos e romanos.

GABARITO.

QUESTÃO 02
Os animais da Itália possuem cada um sua toca, seu abrigo, seu refúgio. No entanto, os homens que combatem e morrem pela Itália estão a mercê do ar e da luz e nada mais: sem lar, sem casa, erram com suas mulheres e crianças.

Os generais mentem aos soldados quando, na hora do combate, os exortam a defender contra o inimigo suas tumbas e seus lugares de culto, pois nenhum destes romanos possui nem altar de família, nem sepultura de ancestral.

É para o luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo, que não possuem sequer um torrão de terra
(PLUTARCO DE QUERONEIA, [50-125]. In: PINSKY, Jaime.
“100 textos de História Antiga”. São Paulo: Contexto, 2003.)

(UFPel-RS) O documento está associado à reforma agrária promovida pela(s):

a) Revolta de Espártaco;
b) Lei das Doze Tábuas;
c) Lei da Canuleia;
d) Guerras Púnicas;
e) Leis dos Irmãos Graco.

GABARITO.

QUESTÃO 03
A partir de então, passou-se a eleger cônsules em número de dois, ao invés de um único rei, com o  propósito de que, se um deles tivesse a intenção de agir mal, o outro, investido de igual autoridade, o coibisse.
(Flávio Eutrópio, Sumário da história romana, in Historiadores latinos,
NOVAK, G., M e outros(orgs.), trad., São Paulo, Martins Fontes, 1999, p. 259.)

(FGV-SP) O trecho acima refere-se ao período da história de Roma conhecido como:

a) Diarquia, instituída logo após a época imperial;

b) Democracia, organizada após a revolta dos plebeus e dos escravos;

c) Consulado, criado para diminuir o poder dos tiranos;

d) República, estabelecida pela aristocracia patrícia;

e) Pax Romana, imposta pelos senadores como forma de limitar o poder dos patrícios.

GABARITO.

QUESTÃO 04
(FVG-SP) Após a conquista da Península Itálica, Roma ampliou seus domínios em torno do Mediterrâneo, que passou a ser designado como “mare nostrum”, um verdadeiro lago interno que permite a comunicação, as transações comerciais e o deslocamento de tropas para a diversas regiões romanas.

A respeito dessa expansão, é correto afirmar:

a) A conquista de novos territórios desacelerou o processo de concentração fundiária nas mãos da aristocracia patrícia, uma vez que o Estado romano estabeleceu um conjunto de medidas que visava, distribuir terras aos pequenos  e médios proprietários e à plebe urbana empobrecida.

b) Apesar da conquista do Mediterrâneo, os romanos não conseguiram estabelecer a integração das diversas formações sociais ao sistema escravista nem tampouco se dispuseram a criar mecanismos de cooptação social e política dos seus respectivos grupos dominantes.

c) As conquistas propiciaram, pela primeira vez na Antiguidade, a combinação entre o trabalho escravo em larga escala e o latifúndio, associação que constitui uma alavanca de acumulação econômica graças às campanhas militares romanas.

d) As conquistas militares acabaram por solucionar o problema agrário em Roma, colocando em xeque as medidas defendidas por líderes como os irmãos Graco, que postulavam a expropriação das terras particulares dos patrícios e sua repartição entre camadas sociais empobrecidas.

e) A expansão militar levou os romanos a empreender um duro processo de latinização dos territórios situados a leste, o que se tornou um elemento de constante instabilidade político-social durante a República e também à época do Império.

GABARITO.

QUESTÃO 05
(UFRS) No século II a.C., o Estado romano atravessou uma importante crise social. Esta crise colocou em campos opostos os aristocratas, controladores do Senado romano, e a plebe, aglutinada pelos Tribunos da plebe.

Assinale a alternativa que apresenta os principais tribunos e suas propostas de reforma:

a)  Tibério e Caio Graco – fundação de colônias agrícolas nas províncias para camponeses sem terra e venda do trigo com preço inferior ao do mercado.

b) Tito Lívio e Cícero – venda do trigo com preço inferior ao do mercado e libertação dos escravos.

c) Augusto e Otávio – reforma agrária e serviço militar para todos os homens;

d) Mário e Sila – Libertação dos escravos e concessão de asilo aos estrangeiros;

e) Cláudio e Espártaco – reforma agrária e concessão de asilo aos estrangeiros.

GABARITO.

QUESTÃO 06
(UTFPR) Eram funções básicas do cônsules, os mais importantes magistrados durante a Republica Romana:

a) Administrar as finanças públicas.

b) Administrar a justiça.

c) Comandar o exército, dirigir o Estado e convocar o Senado.

d) Cuidar do recenseamento dos cidadãos e da vigilância dos costumes.

e) Administrar aspectos da vida da cidade de Roma, como abastecimento, festas públicas, edifícios públicos, policiamento e outras.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(UFJF-MG) Sobre a organização político social de Roma no final do período republicano (II e III a.C.), assinale a alternativa CORRETA:

a) A atuação dos Tributos da Plebe, como Tibério e Caio Graco, criou uma estrutura fundiária baseada em pequenos lotes ocupados pela população de baixa renda e levou  ao fim dos latifúndios em Roma.

b) O direito à cidadania foi estendido a todos os habitantes que vivessem em qualquer região que tivesse sido conquistada por Roma.

c) O regime democrático atingiu seu apogeu com a maior participação, através de eleições de toda a população livre concentrada nos grandes centros urbanos.

d) O poder político do Senado, no que se refere aos assuntos internos administrativos, foi transferido para a Assembleia dos Plebeus, conduzindo a um longo período de paz.

e) Houve o aumento do número de prisioneiros de guerra convertidos em escravos, utilizados como mão de obra na economia romana.

GABARITO.

QUESTÃO 08
Quando a notícia disto chegou ao exterior, explodiram revoltas de escravos em Roma (onde 150 conspiraram contra o governo), em Atenas (acima de 1000 envolvidos), em Delos e muitos outros lugares.

Mas os funcionários governamentais logo suprimiram nos diversos lugares como pronta ação e terríveis torturas como punição, de modo que outros estavam a ponto de revoltar-se caíram em si.
(Diodoro da Sicília, sobre a Guerra Servil na Sicília. 135 – 132 a.C.)

(UFSCAR-SP) É correto afirmar que as revoltas de escravos na Roma Antiga eram:

a) lideradas por senadores que lutavam contra o sistema escravista.

b) semelhantes às revoltas dos hiloas em Esparta.

c) provocados pela exploração e maltratos impostos pelos senhores.

d) desencadeados pelas frágeis leis, que deixavam indefinida a situação de escravidão.

e) frequentes, comparadas com as que ocorreram em Atenas no tempo de Sólon.

GABARITO.

QUESTÃO 09
[...] Graco parecia ter chegado ao ponto em que, ou renunciava completamente ao plano, ou começava uma revolução: escolheu a última hipótese. Rompeu relações com o colega e apresentou-se diante da multidão reunida perguntando-lhe se um tributo que se opunha à vontade do povo não devia ser destituído de seu cargo.

A assembleia do povo, habituada a ceder todas as propostas que lhe eram apresentadas, e composta na maior parte do proletariado agrícola que emigrara do campo estando pessoalmente interessada no voto da lei, de resposta quase unanimemente favorável. [...] Para obter esta reeleição inconstitucional, meditava ainda novas reformas. [...]

O Senado reuniu-se no templo da Fidelidade, [...] Quando Tibério levou a mão à fronte para indicar ao povo que a sua cabeça estava ameaçada, comentou-se que ele pedira ao povo para coroá-lo com o diadema. O cônsul Cévola foi instado a deixar que se matasse o traidor. [...] Morreram com ele cerca de trezentas pessoas.
(MOMMSEN, Theodor. “Historia de Roma” Excertos.
Rio de Janeiro: Opera Mundi, 1973. P. 174-175.)

(UEL-PR) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a questão agrária na República Romana, é correto afirmar:

a) A morte de Tibério Graco é narrada como resultado de uma tentativa de impedir a reunião do Senado no templo da Fidelidade.

b) A lei que Tibério Graco desejava aprovar beneficiava os riscos ocupantes de terras públicas e ampliava ao máximo o apoio político aos seus propósitos.

c) O autor do texto expressa seu preconceito em relação às constantes decisões da plebe urbana, contrários aos interesses dos tributos.

d) Os opositores mataram Graco para impedir a aprovação da lei que os obrigava a devolver suas terras ao Estado, para posterior distribuição aos pobres.

e) O texto elogia a Assembleia Romana por discutir, democraticamente, os interesses comuns da plebe e da aristocracia.

GABARITO.

QUESTÃO 10
(UNICURITIBA-PR) Uma das mais importantes contribuições dos romanos para posteridade foi o Direito.

Sobre a famosa “Lei das Dozes Tábuas”, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta:

I. Trata-se de lei editada no período de Júlio César.
II. Considera-se a primeira lei escrita e sistematizada do Direito Romano.
III. Permitia o casamento entre patrícios e plebeus.
IV. Foi elaborada pelos decênviros.
V. Admitia, ainda, a pena de Talião.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, III e IV
b) II, IV e V
c) I, IV e V
d) II, III e V
e) II e III

GABARITO.

QUESTÃO 11
(PUC-PR) Após a expansão no Mediterrâneo, a sociedade romana experimentou uma série de mudanças.

I. Com o enriquecimento geral da população, não houve mais necessidade de escravos.

II. Multiplicou-se o número de desocupados nas cidades, em virtude do aumento da mão de obra escrava.

III. A religião sofre uma grande reforma face às influências monoteístas oriunda do Oriente, já início do Império.

IV. Houve o enriquecimento da minoria patrícia, enquanto que a maioria plebeia empobreceu, aumentando o número de clientes.

V. A conquista do Oriente trouxe uma orientalização dos costumes e a tendência à divinização dos imperadores.

São afirmações corretas:

a) I, II e V
b) I, III e IV
c) I, III e V
d) II, III e IV
e) II, IV e V

GABARITO.

QUESTÃO 12
No período anterior às conquistas, a sociedade romana estava dividida em dois grandes grupos sócias, os patrícios e os plebeus. As transformações sociais provocadas pela expansão romana fizeram surgir, no entanto, novos grupos, originados dos anteriores.

Relacione adequadamente as caracterizações apresentadas na coluna 2 com os grupos sociais referidos na coluna 1.

Coluna 1
1 – Senadores
2 – Cavaleiras
3 – Clientes
4 – Proletários
5 – Colonos

Coluna 2
(   ) Eram plebeus enriquecidos pelas conquistas e pelo grande comércio.
(   ) Tinham origem aristocrata e eram grandes proprietários de terras.
(   )  Eram plebeus miseráveis, cuja única posse era uma família numerosa.
(   ) Eram indivíduos subordinados às famílias patrícias, cumpridores de diversas obrigações econômicas, morais e religiosas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) 2 – 1 – 5 – 4
b) 2 – 1 – 4 – 3
c) 3 – 2 – 1 – 5
d) 3 – 2 – 4 – 5
e) 1 – 3 – 5 – 4

GABARITO.

QUESTÃO 13
As guerras de conquista e a expansão do território provocaram grandes transformações sociais e políticas intensas principalmente entre os patrícios e os plebeus. Durante a República Romana, os irmãos Tibério e Caio Graco visaram atenuar esses conflitos através:

a) do estabelecimento de mecanismos para a derrubada da República e a instauração do Império Romano;

b) da revogação dos direitos sociais e políticos adquiridos pelos plebeus antes da proclamação da República;

c) da aprovação de uma lei agrária que limitava a extensão dos latifúndios e autorizava a distribuição de terras para desempregados;

d) da adoção do trabalho escravo dos prisioneiros de guerra e da criação do salário desemprego para os plebeus;

e) do estabelecimento de um processo gradativo de libertação dos escravos e da diminuição dos impostos.

GABARITO.

QUESTÃO 14
O governo da República romana estava dividido em três corpos tão bem equilibrados em termos de direitos que ninguém, mesmo sendo romano, poderia dizer, com certeza, se o governo era aristocrático, democrático o monárquico.

Com efeito, a quem fixar a atenção no poder dos cônsules a constituição romana parecerá monárquica; a que fixá-la no Senado ela mais parecerá aristocrática e a quem fixar no poder do povo ela parecerá claramente democrática.
(POLÍBIOS. “História”. Brasília: Ed. da UnB, 1985. Livro VI, 11. P. 333.)

(UFGO) Políbios descreve a estrutura política da república romana (509 – 27 a.C.), idealizando o equilíbrio entre os poderes. Não obstante, a prática política republicana caracterizou-se pela:

a) organização de uma burocracia nomeada a partir de critérios censitários, isto é, de acordo com os rendimentos.

b) manutenção do caráter oligárquico com a ordem equestre dos “homens novos” assumindo cargos na administração.

c) adoção da medida democrática de concessão da cidadania romana a todos os homens livres das províncias conquistadas.

d) administração de caráter monárquico com o poder das assembleias baseado no controle do exército e da plebe.

e) preservação do caráter aristocrático dos patrícios que controlam o Senado, a Assembleia centuriata e as magistraturas.

GABARITO.

QUESTÃO 15
(PUC-RS) Responder à questão com base nas afirmativas abaixo.

I. As principais classes sociais eram compostas pelos patrícios (grandes proprietários rurais descendentes das primeiras famílias que habitaram Roma), plebeus (geralmente pequenos agricultores, artesãos e comerciantes), clientes e escravos.

II. As instituições políticas da República eram o Consulado, o Senado, os Comícios e as Magistraturas, sendo seus membros escolhidos por eleição.

III. Por meio de uma série de guerras, Roma expandiu sua dominação sobre o Mar Mediterrâneo, pois a Península Itálica já havia sido conquistada pelos romanos sob a Monarquia.

IV. Os conflitos entre patrícios e plebeus geraram, gradativamente, conquistas políticas e sociais para estes últimos, como a elaboração de uma legislação escrita (12 Tábuas) e a instituição de um Tributo da Plebe.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas:

a) I e II
b) I, II e IV
c) I e III
d) II, III, e IV
e) III e IV

GABARITO.

QUESTÃO 16
Para ganhar o favor popular; o candidato deve conhecer os eleitores por seu nome, elogiá-los e bajulá-los, ser generoso, fazer propaganda e levantar-lhes a esperança de um emprego no governo. [...] Talvez sua renda privada não possa atingir todo o eleitorado, mas seus amigos podem ajudá-lo a agradar a plebe. [...]

Faça com que os eleitores falem e pensem que você os conhece bem, que se dirige a eles pelo seu nome, que sem parar e conscienciosamente procura seu voto, que você é generoso e aberto, que mesmo antes de amanhecer; sua casa está cheia de amigos, que todas as classes são suas aliadas, que você fez promessas para todo mundo e que as cumpriu, realmente, para a maior parte das pessoas.
(Marco Túlio Cícero, “Notas sobre as eleições’)

(FGV-SP) As práticas políticas na antiga Roma nos fazem refletir sobre as atuais. Essas palavras de Cícero (106 – 43 a.C.) revelam:

a) a concessão de favores, por parte dos eleitores, para cativar os candidatos.

b) necessidade de coagir o eleitorado para conseguir seu apoio.

c) o desinteresse da população diante do poder econômico dos candidatos.

d) a existência de relações clientelistas entre eleitores e candidatos.

e) a pequena importância das relações pessoais para o sucesso nas eleições.

GABARITO.

QUESTÃO 17
Varrão, escritor romano do período republicano (116 -27 a. C.), em seu “Rerum Rusticarium” (Da Coisa Rústica), descrevia aos seus contemporâneos como deveriam tratar os escravos:

“Você não deve deixar seus escravos muito deprimidos ou animados. Não deixe os capatazes usarem chicotes, se conseguirem o mesmo resultado com encorajamento. Não compre muitos escravos do mesmo país, pois eles conversam entre si. Se você os tratar bem, lhe der alimentos e roupas extras e permissão para seus animais pastarem no seu terreno – eles trabalharão melhor”.
(RODRIGUES, Joelza Ester. “História em Documento:
imagem e texto”. 2. Ed. São Paulo: FTD, 2002. P. 235.)

(UEL-PR) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a escravidão romana, considere as afirmativas a seguir.

I. Varrão propõe abrir mão à violência no tratamento dos escravos visando a obter um rendimento maior de seu trabalho.

II. Varrão procura demonstrar a inviabilidade da compra de escravos de um mesmo país, posto que propiciaria a realização de processos comunicativos e possíveis revoltas.

III. Os capatazes romanos, na visão de Varrão, deveriam usar estratégias sutis de repressão para obter um trabalho consentido.

IV. Varrão compartilha das ideias de Columela, autor da época que apregoa a redução dos custos de trabalho escravo para obtenção de maior produtividade.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II
b) II e IV
c) III e IV
d) I, II e III
e) I, III e IV

GABARITO.

QUESTÃO 18
Leia o texto a seguir:

A crise desencadeada na sociedade romana pela transformação acelerada das estruturas sociais ocorrida após a segunda guerra púnica atingiu em meados do século II a. C. uma fase em que se tornava inevitável e eclosão de conflitos declarados.

A agudização das contradições no seio da organização social romana, por um lado e, por outro, as fraquezas cada vez mais evidentes do sistema de governo republicano tiveram como resultado um súbita eclosão das lutas sociais e políticas.
(Fonte: ALFOLDY, G. “A historia Social de Roma”.
Tradução de Maria do Carmo Cary. Lisboa:
Editorial Presença, 1989, p. 81.)

(UEL-PR) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir.

I. Na revolta dos escravos, as frentes estavam bem definidas, pois tratava-se principalmente de uma luta dos escravos rurais contra seus senhores e contra o Estado romano, que protegia estes últimos. Este período iniciou-se com a primeira revolta de escravos na Sicília e terminou com a revolta de Espártaco.

II. As revoltas dos habitantes das províncias e dos itálicos podem ser consideradas movimentos de camadas sociais homogêneas. Os seus objetivos eram a luta pela libertação dos membros de uma camada social oprimida e não a libertação de comunidades, Estados ou povos outrora independentes da opressão.

III. Um dos conflitos mais significativos tinha lugar entre os cidadãos romanos, divididos em grupos, com objetivos opostos. O objetivo primeiro de uma das facções, a dos políticos reformistas, era resolver os problemas sociais do proletariado de Roma; a ela se opunha a resistência da oligarquia, igualmente numerosa.

IV. Nas últimas décadas da República, o objetivo primordial dos conflitos passou a ser a conquista do poder de Estado. A questão era saber se esse poder seria exercido por uma oligarquia ou por um único governante. A consequência última destes conflitos não foi a mudança de estrutura da sociedade romana, mas a alteração da forma de Estado por ela apoiada.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I, II e III
e) I, III e IV

GABARITO.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE
Nome

administração,3,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,24192,adsa,419,advogado,1,agricultura,1,agronomia,1,alberteinstein,19,alfabeto,1,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,1,arte,7,atividade,250,atividade biologia,8,atividade ciências,61,atividade de português,46,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,28,atividade geografia,6,atividade história,79,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,23,atividade quimica,5,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,2,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,2,biografia,1,biologia,59,biomedicina,2,bioquimica,1,blogger,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,6,ciencias,75,ciências contábeis,17,ciências da saúde,1,ciências econômicas,1,claudiogaleno,1,colunas,10,comercio exterior,1,concurso,230,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,39,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,11,declaracoes,6,desenhos,326,design,1,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,1,devry,1,dietética,2,direito,30,direito administrativo,8,direito ambiental,2,direito civil,8,direito constitucional,9,direito do trabalho,5,direito eleitoral,1,direito empresarial,7,direito financeiro,1,direito penal,9,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,7,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,53,educação física,7,educação infantil,292,eleicoes,1,enade,58,encceja,24,enem,35,enfermagem,3,engenharia,1,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,208,escola,1,espanhol,34,espcex,30,espm,6,esportes,1,estatística,1,exame nacional,2,explicacao,41,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,6,famerp,3,farmacia,1,fasa,9,faseh,1,fatec,111,fcc,107,fei,19,fgv,26,filosofia,18,fiscal de obras e posturas,1,fisica,57,fisioterapia,1,fmo,2,fonoaudiologia,1,formula1,1,fps,35,frances,5,frases,1,fuvest,8,fuvest2018,79,gabaritos,23,gastronomia,1,geografia,65,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,1,gestão financeira,1,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,historia,175,ibade,4,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,66,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,50,insper,52,instituto acesso,138,ita,40,jornalismo,12,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,1,matematica,102,matemática financeira,1,medicina,18,medicina legal,2,medicina veterinaria,1,meliuz,1,mtc,1,musica,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,noticias,87,nubank,4,nutrição,3,o que e,2,oab,44,obmep,6,odontologia,2,outros,75,pedagogia,3,piaui,1,pnaic,10,portugues,133,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,1,procurador,1,pronatec,3,prouni,5,provas,257,provas albert einstein,4,provas cefetmg,2,provas cfc,5,provas concurso,49,provas enade,29,provas encceja,19,provas enem,5,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,4,provas faseh,1,provas fatec,1,provas fei,2,provas fgv,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,1,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas oab,43,provas puc,2,provas pucrj,1,provas santa casa,4,provas uece,3,provas uel,1,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,2,provas unicamp,4,provas unichristus,2,provas unifenas,3,provas unifor,3,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,12,provas vestibular,149,psicologia,10,publicidade e propaganda,2,puc-go,67,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,63,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,307,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,108,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,96,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,88,questão da fasa,102,questão da fatec,162,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,275,questão da oab,815,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,200,questão da uece,491,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,455,questão da unicamp,353,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,377,questão de administração,67,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,36,questão de auditoria,5,questão de biologia,760,questão de biomedicina,55,questão de ciências,642,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,3107,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,500,questão de direito administrativo,110,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,62,questão de direito constitucional,115,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,35,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,36,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,65,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,78,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,37,questão de engenharia da computação,47,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,364,questão de estatistica,24,questão de farmácia,87,questão de filosofia,111,questão de física,917,questão de física médica,30,questão de fisioterapia,57,questão de fonoaudiologia,56,questão de frances,85,questão de geografia,699,questão de história,1299,questão de informática,75,questão de inglês,751,questão de legislação,206,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,324,questão de matemática,1857,questão de medicina,202,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,57,questão de necropsia,20,questão de nutrição,112,questão de odontologia,76,questão de português,2436,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,137,questão de química,805,questão de raciocínio lógico,91,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,30,questão de sociologia,86,questão de terapia ocupacional,30,questão de vestibular,11579,questão design,27,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,66,questão do cfc,244,questão do enade,1520,questão do encceja,660,questão do enem,555,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,187,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,90,questão enfermagem,46,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,200,questão faseh,60,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,356,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,27,questão servico social,27,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,27,questão ucb,80,questão udesc,106,questão uema,128,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,148,questão unifaminas,54,questão unifenas,246,questão unifesp,110,questão unifor,194,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,27,questões,21103,quimica,55,raciocínio lógico,7,radiologia,1,redacao,80,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,1,religiao,4,resumo,5,revalida,2,rhinsight,7,santacasa,87,secretariado executivo,1,seguranca do trabalho,1,serviço social,1,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,12,técnico agrícola,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,1,uber,1,ucb,169,udesc,14,uece,32,ueg,4,uel,180,uema,73,uemg,13,uepg,73,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,12,unicamp,13,unicentro,14,unichristus,10,unifaminas,1,unifenas,3,unifesp,12,unifor,6,uninassau,3,uninove,1,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,14,vestibular,540,videos,5,vivo,1,zootecnia,1,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Atividade O Mundo Romano (História) com Gabarito
Atividade O Mundo Romano (História) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-JNXhFMKqjDM/XwiGB0tz2GI/AAAAAAAChSw/lzir9Tguusk8NkE9zJLRf4uQ9F56uMPxwCLcBGAsYHQ/s1600/atividade-o-mundo-romano-historia-com-gabarito.png
https://1.bp.blogspot.com/-JNXhFMKqjDM/XwiGB0tz2GI/AAAAAAAChSw/lzir9Tguusk8NkE9zJLRf4uQ9F56uMPxwCLcBGAsYHQ/s72-c/atividade-o-mundo-romano-historia-com-gabarito.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/07/atividade-o-mundo-romano-historia-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/07/atividade-o-mundo-romano-historia-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo