Prova IFSUL 2019.2 (Concomitante) com Gabarito

Prova IFSUL 2019.2 (Concomitante) com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA


Leia o texto 1, para responder às questões de número 1 a 5.

Texto I

DIREITOS DOS ANIMAIS
Carmen Pérez-Lanzac

O animalismo já não é marginal. Depois de ser considerado quase uma piada, sua defesa dos direitos dos animais já está entrando em choque com os interesses de caçadores, funcionários de matadouros e ritos religiosos. Filósofos de renome conduzem o debate sobre o assunto. Mas o que os animalistas defendem? Que mudança promovem?

Os animalistas acreditam que os animais do planeta contam como indivíduos equiparáveis a nós. É tão simples e tão complexo assim. Para eles, não são uma parte a mais do ecossistema, como acreditam os ecologistas. Consideram que deveríamos tratar nossos companheiros na Terra sob as normas que merecem todos os seres sencientes. No entanto, o que veem diariamente é exatamente o contrário. Pessoas que dizem adorar os animais, que clicam nas notícias sobre animais, que têm animais de estimação dos quais cuidam ao ponto do ridículo e depois comem uma torrada com presunto no café da manhã, usam sapatos de couro e jantam uma omelete francesa.

Essa “hipocrisia” − seres amantes dos animais e, ao mesmo tempo, devoradores destes − é insuportável para os animalistas. É, dizem eles, como se considerássemos que os seres que utilizamos em nosso benefício vivessem em uma realidade paralela. “Algo nos impede de perceber o fato evidente de que, na verdade, não existem esses dois mundos separados”, escreve o filósofo Óscar Horta em seu livro Un Paso Adelante en Defensa de los Animales (“um passo ________ frente em defesa dos animais”), de 2017.

A grande maioria das pessoas não tem consciência da história do bife que saboreia. O tratamento que damos aos animais é, para o autor, de submissão total. E terrível. O exemplo mais claro está na vida dos frangos e porcos criados em fazendas intensivas para produzir alimentos em escala industrial. Para reduzir o custo da carne e obter lucro, desenvolvemos um sistema de criação que, segundo ele, é uma tortura: assim que saem do ovo, os pintinhos machos são mortos com gás porque, como não botam ovos, não são rentáveis.

Quanto aos leitões recém-nascidos, caso tenham se livrado de passar pelo matadouro para ser consumidos, nós os arrancamos de suas mães e os amontoamos em compartimentos onde, muitas vezes, os privamos da luz do sol. Antes, mutilamos (muitas vezes sem anestesia) partes de seu corpo (rabo, focinho, testículos) para que não se machuquem pelo atrito com os demais e também para evitar casos de canibalismo.

As porcas prenhes são confinadas em jaulas individuais (o nome técnico é “camisa de parto”) para que, primeiro, não machuquem seus fetos, e depois não os esmaguem quando nascem (o que acarretaria perdas econômicas). Finalmente, quando alcançam o peso ideal para seu consumo, nós os sacrificamos, privando-os de anos de vida. Geralmente matamos os porcos quando completam seis meses. Eles poderiam chegar a viver 15 anos.

O homem sempre consumiu animais, mas foi a partir dos anos sessenta que a melhora da renda das famílias levou _________ um aumento exponencial da demanda por carne e ________ industrialização da criação de animais para abate. A cada minuto que passa são sacrificados no mundo 117.000 frangos, 3.000 porcos, 2.600 coelhos, 1.100 vacas… além de centenas de milhares de espécies marinhas. Nós os exploramos para nosso próprio benefício e, na opinião dos animalistas, porque nos consideramos superiores ______ demais espécies. Somos especistas, afirmam − uma característica espalhada por todo o planeta e equiparada por eles ao racismo, ao antissemitismo e ao machismo. Em suas conversações, muitas vezes comparam os carnívoros com os nazistas e seus campos de extermínio.

Existem várias formas de entrar no animalismo. Algumas pessoas fazem isso depois de ver algum dos vídeos (muitas vezes com interpretações imprecisas) gravados por ativistas da causa. Outras, por algum dos muitos documentários que estão sendo realizados sobre o assunto, ou depois de perceber que nosso sistema alimentar é insustentável: a criação industrial de gado consome 70% da água potável do planeta.

A empatia desempenha um papel essencial para nos levar a fazer a conexão que nos ajuda a ver o amigo animal que temos diante de nós. Para o escritor Charles Foster, britânico e caçador a vida toda, a preocupação com o assunto chegou depois dos 50 anos, trazida pela inquietação com sua própria morte. “Eu percebi que, se a ideia de meu desaparecimento era algo muito duro, também devia ser para o resto dos seres”, conta Foster por telefone. Ele quis levar sua empatia ao extremo e durante semanas dormiu em um buraco no campo e se alimentou com vermes para

escrever Being a Beast (“sendo um animal”), livro em que, além de texugo, transforma-se em lontra, raposa, cervo e andorinhão. “Foi um fracasso. Só durante uma fração de segundo estive perto de sentir o que sentem. Mas vi claramente que é difícil justificar o tratamento que lhes damos. Abandonei ______ caça e só como carne em ocasiões excepcionais.”(...)
Disponível em: ‹brasil.elpais.com˃. Acesso em: 17 mar. 2019.

QUESTÃO 01
(IFSUL 2019) Das homônimas abaixo, qual completa corretamente as lacunas do texto?

a) a, a, à às, a
b) à, a, à, às, a
c) a, à, a, às, à
d) a, a, à, as, a


QUESTÃO 02
(IFSUL 2019) Observe as afirmações a seguir sobre o Texto I:

I. Estamos diante de um paradoxo: pessoas dizem adorar animais, mas mantêm hábitos contrários à proteção dos bichanos.

II. Os animalistas defendem o abate de animais uma vez que estes vivem em uma realidade paralela à nossa.

III. Apesar de terem plena consciência da violência com que os animais abatidos são tratados, a maioria das pessoas prefere não mudar seus hábitos alimentares.

De acordo com o texto, estão corretas as afirmativas

a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) I, apenas.
d) II e III, apenas.


QUESTÃO 03
(IFSUL 2019) Na frase “Consideram que deveríamos tratar nossos companheiros na Terra sob as normas que merecem todos os seres sencientes.”, a palavra sublinhada significa aquele que

a) possui sapiência.
b) expressa sentimentos.
c) possui instinto.
d) sente prazer ou dor.


QUESTÃO 04
(IFSUL 2019) Observe a frase, em discurso direto, do caçador britânico Charles Foster: “Eu percebi que, se a ideia de meu desaparecimento era algo muito duro, também devia ser para o resto dos seres.”

Se transformarmos esse enunciado em discurso indireto, fazendo corretamente as correlações verbais, qual será a afirmativa correta?

a) Ele disse que havia percebido que, se a ideia do meu desaparecimento era algo muito duro, também devia ser para o resto dos seres.

b) Ele disse que percebe que, se a ideia do seu desaparecimento era algo muito duro, também devia ser para o resto dos seres.

c) Ele disse que havia percebido que, se a ideia do seu desaparecimento era algo muito duro, também devia ser para o resto dos seres.

d) Ele disse que percebeu que, se a ideia do seu desaparecimento era algo muito duro, também devia ser para o resto dos seres.


QUESTÃO 05
(IFSUL 2019) Observe na frase a seguir o emprego adequado da palavra em destaque.

Nós os exploramos para nosso próprio benefício e, na opinião dos animalistas, porque nos consideramos superiores...

Em qual das frases abaixo esse mesmo termo seria corretamente empregado?

a) Não se sabe _________________ o veganismo tem conseguido tantos adeptos.

b) Na verdade, a maioria das pessoas não tem consciência da violência ______sofrem os animais em seu abate.

c) ____________ vem crescendo o número de defensores de animais, não sabemos.

d) A empatia é importante ___________ nos coloca no lugar do animal e de seu sofrimento.


Leia o Texto II, para responder às questões de número 6 a 8.

Texto II

OS BOIS
Affonso Romano de Sant´Anna

De madrugada matam os bois
que comemos ao amanhecer.
No entanto, eles tinham seus projetos:
comer a erva da manhã
mascar o azul do entardecer
e cercados de aves e borboletas
ir adubando o dia por nascer.
Disponível em: ‹www.vegetarianismo.com.br˃. Acesso em: 17 mar. 2019.

QUESTÃO 06
(IFSUL 2019) Analise as afirmativas a seguir e preencha a sentença como Verdadeira, (V), ou Falsa, (F):

( ) Se colocarmos uma vírgula depois da palavra “madrugada”, no primeiro verso, não haverá alteração de sentido.

( ) Os dois pontos no final do terceiro verso têm a função de trazer um resumo do que já foi dito antes.

( ) Se colocarmos um ponto final depois da palavra “boi”, no primeiro verso, não acarretará quebra de estrutura frasal.

A sequência correta, de cima para baixo, é

a) V – F - F.
b) V – V - V.
c) V – V - F.
d) F – V - F.


QUESTÃO 07
(IFSUL 2019) Dos versos abaixo, qual deles está no sentido denotativo?

a) Mascar o azul do entardecer.

b) De madrugada mataram os bois.

c) Ir adubando o dia por nascer.

d) No entanto, eles tinham seus projetos.


QUESTÃO 08
(IFSUL 2019) A expressão “ir adubando o dia por nascer” contém

a) metáfora.
b) eufemismo.
c) antítese.
d) hipérbole.


Leia o Texto III, para responder às questões de número 9 e 10.

Texto III


QUESTÃO 09
(IFSUL 2019) Só NÃO se pode concluir do Texto III que

a) a alimentação vegetariana pode ser variada.

b) a alimentação vegetariana é rica em frutas, legumes e verduras.

c) a personagem que está sendo questionada não está contente com a alimentação que mantém.

d) a linguagem utilizada na charge é informal.


QUESTÃO 10
(IFSUL 2019) Observe as afirmações a seguir sobre a charge acima:

I. A palavra “rúcula” recebe acento gráfico pelo mesmo motivo de “sonâmbulo” e de “míope”.

II. A palavra “café” recebe acento gráfico pelo mesmo motivo de “também” e de “dominó”.

III. A palavra “abóbora” recebe acento gráfico pelo mesmo motivo de “tríceps” e de “crisântemo”.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, apenas.


MATEMÁTICA

QUESTÃO 11
(IFSUL 2019) Um casal apaixonado criou um código definido pela soma das ordenadas dos pontos A e B do coração no plano cartesiano a seguir.


O código do casal é o número

a) -2
b) -1
c) 0
d) 4


QUESTÃO 12
(IFSUL 2019) Um engenheiro de produção, ao prestar consultoria a uma fábrica, constatou que, para um determinado produto, o número total de peças (N) produzidas nas primeiras t horas diárias de trabalho era dado pela função.


Com base nesse estudo, qual o número de peças produzidas diariamente, até a quarta hora de trabalho?

a) 320
b) 640
c) 700
d) 1200


QUESTÃO 13
(IFSUL 2019) O gráfico indica o custo, em reais, do trajeto de um transporte de passageiros, por quilômetro rodado.


O intervalo do trajeto percorrido, em km, em que o valor pago permanece constante é

a) (6, 0)
b) (4, 0)
c) (0, 6)
d) (0, 4)


QUESTÃO 14
(IFSUL 2019) Um grupo de amigos, conversando sobre o saldo de suas contas bancárias, indica os seguintes valores: R$100,00, R$ 29,80, R$55,10 e R$99,50.

A soma desses valores é um número

a) natural.
b) inteiro.
c) racional.
d) irracional.


QUESTÃO 15
(IFSUL 2019) De modo geral, em transações comerciais, o lucro obtido com a produção e a venda de determinada quantidade de um produto é dado por L = R - C, onde:

L representa o lucro na transação.
R representa a receita obtida com as vendas.
C representa os custos de produção.

Para uma determinada empresa, a produção e a venda de x unidades de um produto geram, em reais, C(x) = 2,00.x + 2000,00 como função Custo e R(x) = 5,00.x como função receita.

Com base nessas informações, analise as seguintes afirmativas:

I. Para x unidades produzidas e vendidas, a função lucro é dada por L(x) = 3,00.x - 2000,00.

II. Se forem produzidas e vendidas 1000 unidades, o lucro será de R$ 5000,00.

III. Se forem produzidas e vendidas 500 unidades, a empresa terá prejuízo.

Está(ão) correta(s), apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e III.


QUESTÃO 16
(IFSUL 2019) O vôo de um passarinho a partir do solo pode ser expresso através da função h(t) = - t²+10t, onde t é o tempo de vôo, em minutos, e h(t) é a altura atingida, em metros.

A altura máxima atingida nesse vôo, em metros, é

a) 5
b) 25
c) 50
d) 100


QUESTÃO 17
(IFSUL 2019) O gráfico abaixo representa o lucro de uma empresa na venda de seus produtos, em que o eixo horizontal indica a quantidade de produtos, em centenas de unidades, e o eixo vertical, o lucro, em milhares de reais.


O gráfico indica que o lucro será decrescente no intervalo

a) (1, 2)
b) (2, 5)
c) (0, 1)
d) (5, 8)


QUESTÃO 18
(IFSUL 2019) Ao representar em um mesmo sistema de coordenadas cartesianas as funções reais f(x) = - x² + 10x - 9 e g(x) = 2x + 7, seus gráficos interceptam-se em um único ponto.

A abscissa deste ponto de intersecção é

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4


QUESTÃO 19
(IFSUL 2019) Um estudo apontou que a população de uma cidade cresce exponencialmente segundo uma taxa de 3% ao ano.

Se no ano em que este estudo foi divulgado a população da cidade era de 2 milhões de habitantes, então a função que fornece o número (N) de habitantes t anos após a realização desse estudo é

a) N(t) = 2 000.3ᵗ
b) N(t) = 2 000.(1,03)ᵗ
c) N(t) = 2 000 000. (1,3)ᵗ
d) N(t) = 2 000 000. (1,03)ᵗ


QUESTÃO 20
(IFSUL 2019) O termo geral de uma sequência é definido por an = 2(n + 1) - 10, onde n ∈ N*.

Então, essa sequência é uma progressão

a) aritmética de razão 2
b) geométrica de razão 2
c) geométrica de razão - 2
d) aritmética de razão - 2


FÍSICA

QUESTÃO 21
(IFSUL 2019) Um estudante observa, em um livro de Física Térmica, um gráfico que relaciona a escala Celsius com a escala Kelvin como mostra a figura abaixo:


O estudante resolve construir uma relação entre essas escalas a partir desse gráfico e conclui adequadamente que essa relação é dada por

a) Tk =TC + 273
b) Tk = TC
c) Tk = TC – 273
d) TC = Tk + 273


QUESTÃO 22
(IFSUL 2019) De acordo com a teoria envolvendo a Física Térmica, analise as afirmativas abaixo:

I. Um agasalho de inverno será mais quente quando ele possuir uma maior quantidade de calor.

II. Ao colocarmos uma das extremidades de uma barra de ferro em contato com o fogo, perceberemos que a outra extremidade aumentará, com o passar do tempo, a sua temperatura. A transferência de calor internamente nessa barra de ferro ocorre por condução.

III. A convecção é a propagação de calor que pode ocorrer em qualquer meio, inclusive no vácuo.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.


QUESTÃO 23
(IFSUL 2019) Um estudante observa a formação de gotículas de água na superfície fria de uma garrafa de refrigerante. Esse fato observado ocorre em função do fenômeno de

a) fusão.
b) sublimação.
c) calefação.
d) liquefação.


QUESTÃO 24
(IFSUL 2019) Um bloco de ferro de 100g que se encontra inicialmente a 100 °C é imerso em um recipiente contendo 70g de água a 20°C.

Considerando que o calor específico do ferro é igual a 0,1 cal/g.°C, que o da água é igual a 1,0 cal/g.°C e que as trocas de calor envolvidas se dão exclusivamente entre a água e o ferro, concluímos que a temperatura de equilíbrio térmico desse sistema é igual a

a) 30°C.
b) 60°C.
c) 80°C.
d) 100°C.


QUESTÃO 25
(IFSUL 2019) No estudo das ondas sonoras, sabemos que um som baixo é um som grave e que um som agudo é um som alto.

Comparando essas duas qualidades do som, concluímos que

a) o comprimento de onda dos sons graves é menor que o dos agudos.

b) a frequência dos sons graves é maior que a dos agudos.

c) os sons graves são menos intensos que os agudos por possuir menor amplitude.

d) o período dos sons graves é maior do que o dos sons agudos.


QUESTÃO 26
(IFSUL 2019) Uma onda se propaga em uma corda, conforme a figura abaixo.


Com base nos dados apresentados na figura, é correto afirmar que

a) seu período vale 4,0s.

b) sua frequência é igual a 1,0hz.

c) sua amplitude vale 2,0m.

d) seu comprimento de onda é igual a 2,0 m.


QUESTÃO 27
(IFSUL 2019) De acordo com a teoria dos fenômenos ondulatórios, é correto afirmar:

a) Quando uma onda sofre refração, a sua frequência não se altera.

b) A polarização ocorre somente com as ondas luminosas e não ocorre com as ondas mecânicas.

c) Se dobrarmos a frequência com que vibra a fonte que produz um movimento ondulatório na superfície da água, a velocidade de propagação da onda duplica.

d) Quando uma onda sofre reflexão, a velocidade de propagação permanece constante, variando apenas a frequência e o comprimento de onda.


QUESTÃO 28
(IFSUL 2019) Quando a luz passa de um meio com índice de refração absoluto n1 para um meio com índice de refração absoluto n2, a que conclusão chegaremos, de acordo com a óptica geométrica?

a) Nunca poderá haver reflexão total.

b) Se n1 < n2, poderá ocorrer o fenômeno de reflexão total.

c) Se n1 > n2, poderá ocorrer o fenômeno de reflexão total.

d) Mesmo sendo esses índices de valores diferentes, a velocidade da luz é a mesma em ambos os meios.


QUESTÃO 29
(IFSUL 2019) Um pequeno objeto se encontra diante de um espelho côncavo, perpendicularmente ao eixo óptico principal, entre o foco e o vértice do espelho.

A imagem desse objeto será

a) virtual, invertida e menor que o objeto.

b) virtual, direta e maior que o objeto.

c) real, direta e menor que o objeto.

d) real, invertida e maior que o objeto.


QUESTÃO 30
(IFSUL 2019) As figuras abaixo representam as trajetórias de raios de luz que penetram em três olhos diferentes.

cristalin

O defeito de visão A e o defeito de visão B da figura acima bem como as lentes esféricas que são utilizadas para a correção de tais defeitos são respectivamente:

a) Miopia – convergente; Hipermetropia - divergente.

b) Hipermetropia – convergente; Miopia - divergente.

c) Miopia – divergente; Hipermetropia - convergente.

d) Hipermetropia – divergente; Miopia – convergente.


QUÍMICA

QUESTÃO 31
(IFSUL 2019) A constituição da matéria é motivo de estudos desde a antiguidade. Os filósofos gregos Leucipo (500 a.C.) e Demócrito (460 a.C.) formularam a ideia de haver um limite para a pequenez das partículas, afirmando que elas se tornariam tão pequenas que não poderiam ser mais divididas, chamando essas partículas de átomo.

Muitos anos depois, cientistas, dando continuidade a estes estudos, criaram os modelos atômicos, na tentativa de compreender melhor o átomo e a sua composição.


1 - Em 1803 - O átomo era considerado uma pequena bola maciça, indivisível e indestrutível, onde todas as substâncias eram formadas por essas pequenas partículas – Modelo Bola de Bilhar.


2 - Em 1903 - O átomo era uma esfera maciça, de carga elétrica positiva e continha carga elétrica negativa (elétrons) distribuída uniformemente - Modelo Pudim de Passas.


3 - Em 1911 - O átomo possuía núcleo positivo, rodeado por elétrons, que giravam em orbitais circulares ao redor do núcleo – Modelo Planetário.

Os cientistas que criaram os modelos 1, 2 e 3 foram, respectivamente:

a) Bohr, Thomson e Rutherford.
b) Thomson, Rutherford e Dalton.
c) Dalton, Thomson e Rutherford.
d) Rutherford, Heisenberg e Bohr.


QUESTÃO 32
(IFSUL 2019) O hidrogênio possui três isótopos que recebem os nomes de prótio (1H¹), deutério (1H²) e trítio (1H³).

Ao reagirem com o oxigênio (8O¹⁶) para formar água, qual o número de nêutrons que NÃO poderemos encontrar na molécula da água?

a) 7
b) 8
c) 10
d) 12


Observe as figuras e a tabela, para responder às questões 33 e 34.


QUESTÃO 33
(IFSUL 2019) Os metais alcalino e alcalino terroso, presentes em maior quantidade nos alimentos, são, respectivamente:

a) Na e Mg.
b) Ca e Na.
c) K e Mg.
d) K e Ca.


QUESTÃO 34
(IFSUL 2019) Considerando que uma pessoa ingeriu duas bananas em um dia, quantos átomos de magnésio, aproximadamente, foram ingeridos?

a) 8,5.10²⁰
b) 17.10²⁰
c) 17.10²³
d) 29,5.10²³


QUESTÃO 35
Observe a figura abaixo.

água óleo

(IFSUL 2019) A mistura entre água e óleo é considerada uma mistura heterogênea, pois formam-se duas fases bem definidas. Como pode ser explicado esse fato?

a) As duas substâncias são consideradas apolares.

b) As duas substâncias são consideradas polares.

c) A água é um composto polar, e o óleo é um composto apolar.

d) A água é um composto apolar, e o óleo é um composto polar.


QUESTÃO 36
(IFSUL 2019) A seguir, observe os seguintes produtos utilizados em nosso cotidiano.

Produto / Características

Os produtos citados, na ordem em que aparecem, são:

a) NaOH, HCl, Al(OH)3 e CaO.
b) NaCl, HBr, HNO3 e Ca(OH)2.
c) Ca(OH)2, HCl, Mg(OH)2 e BaO.
d) KOH, HF, Al(OH)3 e CaO.


Leia o texto a seguir, para responder às questões 37 e 38:

O hipoclorito de sódio, quando em solução aquosa, é utilizado amplamente como desinfetante e alvejante em estabelecimentos comerciais e em nossos lares.



QUESTÃO 37
(IFSUL 2019) O número de oxidação de cada um dos elementos químicos que compõe a fórmula do hipoclorito de sódio, na ordem em que se apresentam na fórmula são, respectivamente,

a) +1, +1, -1
b) +2, -1, -2
c) +1, +1, -2
d) +2, -1, -1


QUESTÃO 38
(IFSUL 2019) Os elementos químicos que formam este composto pertencem, respectivamente, às seguintes famílias da tabela periódica:

a) alcalino, calcogênio e halogênio.

b) alcalino, halogênio e calcogênio.

c) alcalino terroso, halogênio e calcogênio.

d) alcalino terroso, calcogênio e halogênio.


Leia o texto a seguir, para responder às questões 39 e 40:

Brumadinho
Brumadinho

O rompimento da barragem de Brumadinho, localizada no município de Brumadinho, a 65 km de Belo Horizonte (MG), em 25 de janeiro de 2019, resultou em um dos maiores desastres com rejeitos de mineração no Brasil.

O rompimento resultou em umdesastre de grandes proporções, considerado como um desastre industrial, humanitário e ambiental, com mais de 200 mortos e cerca de 93 desaparecidos, gerando uma calamidade pública.

Esse mar de lama carrega consigo muitos metais, entre eles, zinco, cobre, mercúrio, manganês, ferro, alumínio, cobre e cádmio. Esses metais contaminam os rios, lagos e toda a cadeia alimentar.

QUESTÃO 39
(IFSUL 2019) Considerando os metais presentes na lama, os que possuem maior raio atômico e maior energia de ionização são, respectivamente:

a) Cr e Zn.
b) Mn e Hg.
c) Cr e Al.
d) Hg e Al.


QUESTÃO 40
(IFSUL 2019) O metal que está localizado no terceiro período da tabela periódica, ao se ligar com o Oxigênio, forma um composto que possui a seguinte fórmula:

a) Al2O3
b) Fe2O3
c) CrO
d) Cu2O


COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,3,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,24209,advogado,1,agricultura,1,agronomia,1,alberteinstein,19,alfabeto,1,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,1,arte,7,atividade,250,atividade biologia,8,atividade ciências,61,atividade de português,46,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,28,atividade geografia,6,atividade história,79,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,23,atividade quimica,5,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,2,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,2,biografia,1,biologia,59,biomedicina,2,bioquimica,1,blogger,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,6,ciencias,75,ciências contábeis,17,ciências da saúde,1,ciências econômicas,1,claudiogaleno,1,colunas,10,comercio exterior,1,concurso,230,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,39,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,11,declaracoes,6,desenhos,326,design,1,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,1,devry,1,dietética,2,direito,30,direito administrativo,8,direito ambiental,2,direito civil,8,direito constitucional,9,direito do trabalho,5,direito eleitoral,1,direito empresarial,7,direito financeiro,1,direito penal,9,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,7,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,53,educação física,7,educação infantil,292,eleicoes,1,enade,58,encceja,24,enem,35,enfermagem,3,engenharia,1,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,208,escola,1,espanhol,34,espcex,30,espm,6,esportes,1,estatística,1,exame nacional,2,explicacao,41,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,10,famerp,3,farmacia,1,fasa,9,faseh,1,fatec,111,fcc,107,fei,19,fgv,26,filosofia,18,fiscal de obras e posturas,1,fisica,57,fisioterapia,1,fmo,2,fonoaudiologia,1,formula1,1,fps,35,frances,5,frases,1,fuvest,8,fuvest2018,79,gabaritos,23,gastronomia,1,geografia,65,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,1,gestão financeira,1,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,historia,175,ibade,4,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,66,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,50,insper,52,instituto acesso,138,ita,40,jornalismo,12,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,1,matematica,102,matemática financeira,1,medicina,18,medicina legal,2,medicina veterinaria,1,meliuz,1,mtc,1,musica,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,noticias,87,nubank,4,nutrição,3,o que e,2,oab,44,obmep,6,odontologia,2,outros,75,pedagogia,3,piaui,1,pnaic,10,portugues,133,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,1,procurador,1,pronatec,3,prouni,5,provas,259,provas albert einstein,4,provas cefetmg,2,provas cfc,5,provas concurso,49,provas enade,29,provas encceja,19,provas enem,5,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,6,provas faseh,1,provas fatec,1,provas fei,2,provas fgv,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,1,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas oab,43,provas puc,2,provas pucrj,1,provas santa casa,4,provas uece,3,provas uel,1,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,2,provas unicamp,4,provas unichristus,2,provas unifenas,3,provas unifor,3,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,12,provas vestibular,151,psicologia,10,publicidade e propaganda,2,puc-go,67,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,63,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,307,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,108,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,96,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,88,questão da fasa,102,questão da fatec,162,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,275,questão da oab,815,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,200,questão da uece,491,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,455,questão da unicamp,353,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,377,questão de administração,67,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,36,questão de auditoria,5,questão de biologia,760,questão de biomedicina,55,questão de ciências,642,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,3107,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,500,questão de direito administrativo,110,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,62,questão de direito constitucional,115,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,35,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,36,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,65,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,78,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,37,questão de engenharia da computação,47,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,364,questão de estatistica,24,questão de farmácia,87,questão de filosofia,111,questão de física,917,questão de física médica,30,questão de fisioterapia,57,questão de fonoaudiologia,56,questão de frances,85,questão de geografia,699,questão de história,1299,questão de informática,75,questão de inglês,751,questão de legislação,206,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,324,questão de matemática,1857,questão de medicina,202,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,57,questão de necropsia,20,questão de nutrição,112,questão de odontologia,76,questão de português,2436,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,137,questão de química,805,questão de raciocínio lógico,91,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,30,questão de sociologia,86,questão de terapia ocupacional,30,questão de vestibular,11579,questão design,27,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,66,questão do cfc,244,questão do enade,1520,questão do encceja,660,questão do enem,555,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,187,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,90,questão enfermagem,46,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,200,questão faseh,60,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,356,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,27,questão servico social,27,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,27,questão ucb,80,questão udesc,106,questão uema,128,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,148,questão unifaminas,54,questão unifenas,246,questão unifesp,110,questão unifor,194,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,27,questões,21103,quimica,55,raciocínio lógico,7,radiologia,1,redacao,82,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,1,religiao,4,resumo,5,revalida,2,rhinsight,7,santacasa,87,secretariado executivo,1,seguranca do trabalho,1,serviço social,1,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,12,técnico agrícola,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,1,uber,1,ucb,169,udesc,14,uece,32,ueg,4,uel,180,uema,73,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,12,unicamp,13,unicentro,14,unichristus,10,unifaminas,1,unifenas,3,unifesp,12,unifor,6,uninassau,3,uninove,1,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,14,vestibular,544,videos,5,vivo,1,zootecnia,1,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova IFSUL 2019.2 (Concomitante) com Gabarito
Prova IFSUL 2019.2 (Concomitante) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-YMwP0UUcN1E/XzHhd3LUuaI/AAAAAAACiJ8/marql80iV4QSIuzjrTE7uraMwtJ7zkexQCLcBGAsYHQ/d/ifsul_indagacao.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-YMwP0UUcN1E/XzHhd3LUuaI/AAAAAAACiJ8/marql80iV4QSIuzjrTE7uraMwtJ7zkexQCLcBGAsYHQ/s72-c-d/ifsul_indagacao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2020/08/prova-ifsul-20192-concomitante-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2020/08/prova-ifsul-20192-concomitante-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo