Prova IFTO 2018 (Nível Superior) com Gabarito

Prova IFTO 2018 (Nível Superior) com Gabarito Português/Literatura Texto 1 Leia a notícia abaixo e responda às questões que se se...
Prova IFTO 2018 (Nível Superior) com Gabarito
Prova IFTO 2018 (Nível Superior) com Gabarito

Português/Literatura

Texto 1

Leia a notícia abaixo e responda às questões que se seguem:

Brasil é o país mais perigoso do mundo para ambientalistas

País aparece no topo de ranking internacional pelo quinto ano consecutivo
(Revista Caros Amigos, 13/7/2017)

Nunca tantas pessoas foram assassinadas no mundo em defesa do meio ambiente como em 2016. A liderança do ranking que mapeia esse tipo de violência, mais uma vez, é do Brasil: foram 49 mortes no ano passado, divulgou a organização Global Witness nesta quinta-feira 13.

"Não foi uma surpresa. O Brasil é o país mais perigoso do mundo para quem luta pelos direitos ligados à terra e à proteção do meio ambiente", afirma Billy Kyte, da organização inglesa. Em todo o mundo, 200 assassinatos de ativistas ambientais foram mapeados pela organização.

"Isso é só a ponta do iceberg. Acreditamos que o número de mortes seja maior, mas nem sempre elas chegam ao conhecimento público, ou suas reais causas são relatadas", comenta Kyte.

A Global Witness reúne as informações desde 2002, e há cinco anos o Brasil apareceu pela primeira vez no topo da lista. Desde então, o país nunca mais perdeu a posição de "liderança".

Amazônia: território violento

Rondônia, Maranhão e Pará – todos parte da Amazônia Legal – foram os estados mais violentos em 2016. Para a Comissão Pastoral da Terra (CPT), criada em 1975 e inicialmente ligada à Igreja Católica, o avanço da fronteira agrícola está por trás desse cenário.

"A causa está na expansão do agronegócio, construção de grandes obras de infraestrutura como barragens e hidrelétricas, ferrovias", diz Thiago Valentin, da secretaria nacional da CPT. "É um problema histórico: a exploração de quem vem de fora sobre as pessoas que moram na região", acrescenta.

Assim como a Global Winess, a CPT contabiliza assassinatos de lideranças comunitárias, indígenas, sem-terras, posseiros, trabalhadores rurais e quilombolas. Em 2016, o órgão contabilizou ainda mais mortes que a ONG: 61 vítimas.

"Essas pessoas são muito muito mais que defensores ambientais. Estão lutando por direitos, por território, por terra, por água. Vai muito além da questão ambiental", reforça Valentin.

Lobby do agronegócio

O pesquisador Carlos Alberto Feliciano, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), publicou uma série de artigos sobre a violência no campo.

Ele calcula que, desde o ano 2000, cerca de 1 milhão de famílias já sofreram ameaças em decorrência de conflitos. "Vão desde despejo, destruição da colheita e da casa e ameaças físicas", detalha Feliciano.

A tendência é negativa, alerta o pesquisador. "O agronegócio precisa, até 2026, segundo dados divulgados pelo próprio setor, de 15 milhões de hectares. Para se expandir assim, haverá avanço sobre as terras de alguém. Então, a tendência é que essa violência aumente."

"O lobby do agronegócio no Brasil é muito forte. E agora vemos um governo que está voltando atrás na proteção de leis ambientais, o que provoca mais mortes", critica Kyte.

Como frear a violência

Em todo o mundo, a luta pelos direitos da terra e pelos recursos naturais motivaram os 200 assassinatos registrados em 2016. "A imposição de projetos de mineração, hidrelétricas, exploração de madeira e agropecuária sobre o território ocupado por comunidades tradicionais, e sem o consentimento delas, impulsionam as mortes", avalia a Global Witness.

Na Colômbia, onde o processo de paz foi negociado, o ano passado foi o mais letal da história para ativistas. Áreas até então ocupadas pelo movimento armado estão, agora, na mira de empresas extrativistas. E as comunidades que retornam para seus antigos territórios têm sido vítimas de ataques, segundo a organização.

A Global Witness responsabiliza governos, empresas, investidores e parcerias bilaterais pelo cenário que leva às mortes. "Eles precisam atacar as causas do aumento da violência, não autorizar ou participar dos projetos. E mais: os assassinos precisam ser responsabilizados e presos", argumenta Kyte.

No Brasil, o Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, criado em 2004, atende sete estados do país, mas não cobre os três com maior número de mortes em 2016 – Maranhão, Pará e Rondônia.

QUESTÃO 01
(IFTO 2018) Assinale a alternativa cujo trecho destacado exemplifica uma recorrência da linguagem denotativa.

A) “(...) as comunidades que retornam para seus antigos territórios têm sido vítimas de ataques.”

B) “O pesquisador Carlos Alberto Feliciano, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), publicou uma série de artigos sobre a violência no campo.”

C) “A Global Witness reúne as informações desde 2002.”

D) “Em 2016, o órgão contabilizou ainda mais mortes que a ONG.”

E) “Desde então, o país nunca mais perdeu a posição de ‘liderança’.”

GABARITO.

QUESTÃO 02
(IFTO 2018) Em todas as alternativas a seguir, a classificação morfossintática das palavras destacadas está correta, exceto em:

A) “Na Colômbia, onde o processo de paz foi negociado, o ano passado foi o mais letal da história para ativistas.” – objeto direto

B) “O agronegócio precisa (...) de 15 milhões de hectares.” – objeto indireto

C) “Em todo o mundo, 200 assassinatos de ativistas ambientais foram mapeados pela organização.” – sujeito

D) “O Brasil é o país mais perigoso do mundo para quem luta pelos direitos ligados à terra (...).” – complemento nominal

E) “A tendência é negativa, alerta o pesquisador.” – predicativo do sujeito

GABARITO.

QUESTÃO 03
(IFTO 2018) A respeito dos aspectos relativos à concordância verbal presentes no Texto 1, assinale a alternativa correta.

A) Em “(...) cerca de 1 milhão de famílias já sofreram ameaças em decorrência de conflitos”, o verbo está no plural para concordar com o substantivo “famílias”.

B) No fragmento “Assim como a Global Winess, a CPT contabiliza assassinatos de lideranças comunitárias, indígenas, sem-terras, posseiros, trabalhadores rurais e quilombolas”, o verbo “contabilizar” deveria estar no plural, concordando com o sujeito composto anteposto, Global Winess e CPT.

C) Na passagem “Em todo o mundo, a luta pelos direitos da terra e pelos recursos naturais motivaram os 200 assassinatos registrados em 2016”, o verbo “motivar” deveria vir no singular, uma vez que o sujeito é composto por palavras sinônimas.

D) No trecho “Rondônia, Maranhão e Pará – todos parte da Amazônia Legal –”, o verbo “partir” deveria vir no plural, para concordar com o sujeito composto da oração, Rondônia, Maranhão e Pará.

E) No excerto “(...) o Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos, criado em 2004, atende sete estados do país, mas não cobre os três com maior número de mortes em 2016 – Maranhão, Pará e Rondônia”, o verbo “atender” deveria vir no plural, concordando com o sujeito composto posposto, Maranhão, Pará e Rondônia.

GABARITO.

QUESTÃO 04
(IFTO 2018) Observe a tira a seguir e marque a alternativa incorreta.

Texto 2

Tá legal, espertinho. Onde é que você esteve
Dick Browne. O melhor de Hagar, o horrível, v. 2. L&PM pocket, p.55-6 (com adaptações).

A) No 2º quadrinho, o pressuposto presente na fala de Helga é que Hagar costuma mentir.

B) No 3º quadrinho, a conjunção “porque” inicia uma oração subordinada adverbial causal.

C) Ainda no 2º quadrinho, a forma verbal “Lembrese” deve ser entendida como uma advertência.

D) A expressão corporal de Hagar no 1º quadrinho sugere que ele não queria ser visto.

E) Considerando o contexto geral da tira, principalmente seu aspecto semântico, podemos inferir que na expressão “uma mentira”, 2º quadrinho, temos artigo indefinido seguido de substantivo.

GABARITO.

Texto 3

Os versos a seguir são da letra da música Vatapá, de Dorival Caymmi:

Quem quiser vatapá, ô
Que procure fazer
Primeiro o fubá
Depois o dendê
Procure uma nêga baiana, ô
Que saiba mexer
Que saiba mexer
Que saiba mexer

Bota castanha de caju
Um bocadinho mais
Pimenta malagueta
Um bocadinho mais
Amendoim, camarão, rala um coco
Na hora de machucar
Sal com gengibre e cebola, iaiá
Na hora de temperar

Não pare de mexer, ô
Que é pra não embolar
Panela no fogo
Não deixe queimar
Com qualquer dez mil réis e uma nêga ô
Se faz um vatapá
Se faz um vatapá
Que bom vatapá
Dorival Caymmi (com adaptações)

QUESTÃO 05
(IFTO 2018) Com relação ao emprego do imperativo nos versos, marque a opção correta.

A) O sujeito verbal (3ª pessoa) mantém-se o mesmo, portanto o emprego das formas verbais está correto.

B) A oposição imperativo afirmativo e imperativo negativo justifica a mudança do verbo bota / não pare de mexer / não deixe queimar.

C) A diferença de formas (procure / bota) é devida ao deslocamento da 3ª para a 2ª pessoa do sujeito verbal.

D) A forma verbal “não pare de mexer” (imperativo negativo) opõe-se à forma verbal “bota”, que se encontra no presente do indicativo.

E) A diferença de formas (bota / não pare de mexer / não deixe queimar) não é registrada nas gramáticas normativas, logo há inadequação na flexão dos verbos.

GABARITO.

Texto 4

Eu te amo
(Geraldo Carneiro)

Sempre me perguntei quando é que a expressão eu te amo começou a ser usada aqui no Brasil. Não me lembro de ter lido a frase nos clássicos portugueses, nem em Machado de Assis, nem nos modernistas paulistanos. Repeti a pergunta a minha querida Nélida Piñon, e ela, com sua autoridade literária, confirmou que o eu te amo é uma expressão recente entre nós.

Sem dúvida houve a influência do cinema americano. Noel Rosa já reclamava disso nos anos 30: “Amor lá no morro é amor pra chuchu / A gíria do samba não tem I love you.”

Na minha infância, nos anos 50, nunca ouvi meu pai dizendo eu te amo à minha mãe, nem minha mãe dizendo eu te amo a meu pai, nem a nós, seus filhos. Talvez naquele tempo o amor fosse mais recatado.

Embora grande, o amor era sagrado, secreto, subjacente, não precisava que a gente se declarasse o tempo todo.

Me lembro, por exemplo, da música A Noite do meu bem, de Dolores Duran. Eu ainda não sabia o que era o amor, mas essa canção me deixava comovido como o diabo, como dizia o Drummond. Aliás, “meu bem” rolava muito lá em casa.

O principal responsável pela introdução do eu te amo no Brasil talvez tenha sido o poeta Vinicius de Moraes. Ele escreveu:

Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade

Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente,
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente

Hei de morrer de amar mais do que pude. Eu sei que “amo-te” não é igual a “eu te amo”. A maneira de falar, a sintaxe ainda é meio lusitana. Mas na canção “Por toda a minha vida”, com música de Tom Jobim, Vinicius escreveu: “Eu te amo e te proclamo / o meu amor, o meu amor.”

Agora, para aclarar as minhas trevas, saiu pela Companhia das Letras uma coletânea de textos de Vinicius, “Todo amor”, organizada por Eucanaã Ferraz. Uma reunião de algumas das mais belas palavras de amor no Brasil do século XX. Porque foi Vinicius quem mais praticou e falou sobre a arte de amar por aqui.

Às folhas tantas deste livro me deparo com uma carta do poeta para Beatriz de Moraes, com quem ele havia acabado de se casar pelo correio, por procuração. A carta é de 1938, quando o poeta estava em Oxford, usufruindo de uma bolsa de estudos. E depois de declarar a sua amada que “tu és minha vida, meu tudo (...) Eu sou teu escravo, teu criado, tua cria e tu és a minha namorada ilícita e esposa amantíssima (...)”, Vinicius arremata: “E te amo tanto que às vezes fico com vontade de dar urros de amor.”

É o primeiro te amo por escrito que eu conheço. Dirá você que, no século XXI, as palavras de amor perderam muito prestígio. Serei forçado a concordar. Hoje todo o mundo diz que ama todo o mundo. Mas as pessoas, felizmente, continuam se amando. E basta que se leia a poesia de Vinicius para que as palavras ganhem de novo seu frescor original. A poesia sempre renasce. Haverá sempre um novo Romeu da Ilha do Governador que dirá, como se fosse a primeira vez, ao pé da janela de sua Julieta pós-moderna: eu te amo.
Disponível em: <http://www.academia.org.br/artigos/eu-te-amo>.

QUESTÃO 06
(IFTO 2018) De acordo com a opinião do autor do Texto 4, marque a única informação falsa:

A) A expressão “eu te amo” reflete a sintaxe do português brasileiro.

B) As pessoas continuam se amando.

C) As pessoas estão se amando menos hoje em dia.

D) Vinícius de Morais foi pioneiro em escrever “eu te amo”.

E) Dizer “amo-te” soa lusitano.

GABARITO.

QUESTÃO 07
(IFTO 2018) No decorrer do texto, pode-se perceber construções como “sempre me perguntei”, “não me lembro”, “essa canção me deixava”, em que o pronome oblíquo átono é posicionado antes do verbo.

Sobre a sintaxe da Língua Portuguesa brasileira, analise os itens e, em seguida, marque a alternativa correta.

I - A norma padrão escrita brasileira admite o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo.

II - A norma padrão escrita brasileira condena o uso do pronome oblíquo átono em início de frases.

III - A norma padrão escrita brasileira condena o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo.

A) Apenas o item III está correto.

B) Apenas o item II está correto.

C) Apenas o item I está correto.

D) Estão corretos somente os itens I e II.

E) Estão corretos somente os itens II e III.

GABARITO.

QUESTÃO 08

Os Retirantes, de Candido Portinari. Obra inspirada no livro “Vidas Secas”.
Os Retirantes, de Candido Portinari. Obra inspirada no livro “Vidas Secas”.
Fonte: <http://zip.net/bctKDn>

Leia o fragmento do texto “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos:

“Olhou a catinga amarela, que o poente avermelhava. Se a seca chegasse, não ficaria planta verde. Arrepiou-se. Chegaria, naturalmente. Sempre tinha sido assim, desde que ele se entendera. E antes de se entender, antes de nascer, sucedera o mesmo – anos bons misturados com anos ruins. A desgraça estava em caminho, talvez andasse perto. Nem valia a pena trabalhar.”
Disponível em: <www.lettere.uniroma1.it>

(IFTO 2018) Considerando o romance “Vidas Secas”, julgue os itens e marque a alternativa correta.

I - Vidas Secas apresenta o cenário da seca, que impõe a uma mísera família do sertão o sofrido destino de vagar tristemente à procura de um lugar para sobreviver.

II - O romance aborda a estrutura histórica, social e econômica brasileira daquele decênio, fazendo com que os aspectos documentais estejam presentes no contexto narrativo.

III - O mundo de injustiça e opressão retratado no romance é decorrente do minifúndio nordestino, responsável pela desigualdade social.

A) Apenas o item II está correto.
B) Apenas os itens I e II estão corretos.
C) Apenas os itens I e III estão corretos.
D) Apenas o item I está correto.
E) Os itens I, II e III estão corretos.

GABARITO.

Espanhol

QUESTÃO 09
Lee el texto y señale la opción correcta:

Pensar la lengua del siglo XXI

Aceptada la dicotomía entre “español general” académico y “español periférico” americano, la capacidad financiera de la Real Academia, apoyada por la corona y las grandes empresas transnacionales españolas, no promueve la conservación de la unidad, sino la unificación del español, dirigida e impuesta desde España (la Fundación Español Urgente: Fundeu). Unidad y unificación no son lo mismo: la unidad ha existido siempre y con ella la variedad de la lengua, riqueza suprema de nuestras culturas nacionales; la unificación lleva a la pérdida de las diferencias culturales, que nutren al ser humano y son tan importantes como la diversidad biológica de la Tierra.

Culturas nacionales: desde que nacieron los primeros criollos, mestizos y mulatos en el continente hispanoamericano, las diferencias de colonización, las improntas que dejaron en las nacientes sociedades americanas los pueblos aborígenes, la explotación de las riquezas naturales, las redes comerciales coloniales fueron creando culturas propias, diferentes entre sí, aunque con el fondo común de la tradición española. Después de las independencias, cuando se instituyeron nuestras naciones, bajo diferentes influencias, ya francesas, ya inglesas; cuando los inmigrantes italianos, sobre todo, dieron su pauta a Argentina, Uruguay o Venezuela, esas culturas nacionales se consolidaron y con ellas su español, pues la lengua es, ante todo, constituyente. Así, el español actual de España no es sino una más de las lenguas nacionales del mundo hispánico. El español actual es el conjunto de veintidós españoles nacionales, que tienen sus propias características; ninguno vale más que otro. La lengua del siglo XXI es, por eso, una lengua pluricéntrica.
LARA, L.F. Disponível em: www.revistaenie.clarin.com.

(IFTO 2018) Las palabras en destaque en el texto “sino” y “aunque” son clasificadas como:

A) Adjetivo.
B) Interjección.
C) Preposición.
D) Conjunción.
E) Pronombre.

GABARITO.

QUESTÃO 10
(IFTO 2018) Use el texto de la cuestión anterior para responder la cuestión abajo.

Las palabras destacadas “oficina” y “firmas”, son heterosemánticas. Señale la opición en que las palabras NO son heterosemánticas:

A) Rato, vaso y rasgo.
B) Escritorio, embarazada y cola.
C) Tacones, maquillaje y ventana.
D) Taller, sótano y rango.
E) Flaco, exquisito y copa.

GABARITO.

Lee el texto para contestar las cuestiones 11 y 12.

Una Familia muy normal

El árbol genealógico de muchos chicos parece hoy un bosque. Las nuevas familias (o “familias ensambladas”, como se llama las que suceden al naufragio de uno o más matrimonios) dan lugar a formas novedosas de convivencia y parentesco. Que están lejos de construir una excpcion: para el 2000, la mitad de los niños nacerán “ensamblados”.
(Viva. n. 1121, Argentina, 26/10/99, p. 20-21)

QUESTÃO 11
(IFTO 2018) En “... la mitad de los niños nacerán...” El verbo nacerán está conjugado en el tiempo:

A) Futuro Imperfecto de Indicativo
B) Pluscuamperfecto
C) Presente de indicativo
D) Condicional Simples
E) Presente de Subjuntivo

GABARITO.

QUESTÃO 12
(IFTO 2018) En el texto aparece la palabra “ensambladas” para construir una concepción de familia

A) Homoparental, por hablar de una familia de padres, abuelos, hijos y nietos.

B) Homoafetiva, por hablar de una familia de personas del mismo sexo y hijos.

C) Tradicional, por hablar de una familia de formada de padre, madre y hijos.

D) Singular, por hablar de una persona que vive sólo.

E) Cambiada, por hablar de uma familia de papás que vienen de un matrimonio anterior.

GABARITO.

Inglês
TEXTO 1


QUESTÃO 09
(IFTO 2018) Observe o anúncio e marque V (verdadeiro) ou F (falso) nos itens a seguir. Logo após, assinale a alternativa correta.

( ) O anúncio faz a divulgação de vagas de estágio.

( ) O anúncio não exige conhecimento para o preenchimento das vagas.

( ) Para todas as vagas é exigida somente a formação em nível médio.

( ) As vagas de emprego são para uma estação de metrô.

( ) O anúncio informa que são mais de 34.400 lojas em todo o mundo.

A) V, F, V, V, F
B) F, F, F, F, V
C) V, F, V, F, F
D) F, V, V, F, V
E) F, V, F, V, F

GABARITO.

TEXTO 2

Leia o texto a seguir e responda às questões 10 e 11.

How English evolved into a global language

As the British Library charts the evolution of English in a new major exhibition, author Michael Rosen gives a brief history of a language that has grown to world domination with phrases such as "cool" and "go to it".

The need for an international language has always existed. In the past it was about religion and intellectual debate. With the technologies of today, it's about communicating with others anywhere in the world in a matter of moments.

Two events, separated by nearly 400 years, show how this need has always been present. Firstly, sitting in front of me I have a copy of the celebrated book Utopia, by Sir Thomas More.

This particular edition is published in 1629 in Amsterdam, not in English, not in Dutch, but in Latin.

The second event was a talk I recently had with a German scientist. He said that he knew of scientific conferences taking place in Germany, where all the people attending were German and yet the conference was conducted in English.
 Source: <http://www.bbc.com/news/magazine-12017753>

QUESTÃO 10
(IFTO 2018) De acordo com a abordagem do texto, podemos inferir que a alternativa que contém a melhor interpretação para o título (How English evolved into a global language) é:

A) A língua inglesa dominou a comunicação mundial por meio da World Wide Web.

B) A língua inglesa tornou-se a língua da globalização capitalista.

C) A língua inglesa diversificou-se em âmbito global.

D) A língua inglesa atingiu o status de língua do mundo.

E) A língua inglesa é tão influente no mundo atualmente quanto o latin no século XIV.

GABARITO.

QUESTÃO 11
(IFTO 2018) From the text extracts below, the only one in the Present Perfect is:

A) “The second event was a talk I recently had with a German scientist.”

B) “As the British Library charts the evolution of English [...].”

C) “The need for an international language has always existed.”

D) “He said that he knew of scientific conferences taking place in Germany [...].”

E) “[...] all the people attending were German.”

GABARITO.

TEXTO 3

Father

QUESTÃO 12
(IFTO 2018) Charges são produzidas com o intuito de satirizar comportamentos humanos e assim oportunizarem a reflexão sobre nossos próprios comportamentos e atitudes. Nessa charge, a linguagem utilizada pelas personagens em uma conversa em inglês evidencia:

I - a confusão mental do pai ao visitar o filho na cadeia e confundi-lo com outro presidiário.

II - o diálogo entre dois presidiários e um carcereiro a respeito do sistema carcerário no Brasil.

III - a ausência de comunicação no sistema carcerário.

IV - a distração do pai ao visitar o sobrinho preso na cadeia e confundi-lo com outro presidiário.

V - a ausência de comunicação entre pais e filhos.

Assinale a alternativa correta.

A) Estão corretos os itens I e V.
B) Está correto apenas o item II.
C) Estão corretos os itens III e IV.
D) Está correto apenas o item V.
E) Está correto apenas o item I.

GABARITO.

Matemática

QUESTÃO 13
(IFTO 2018) O laboratório FIEL DIAGNÓSTICO realizou exames em 160 pessoas para detectar anemia e verminose. Dos resultados obtidos, observou-se que:

a) 80 pessoas não possuem verminose;

b) 130 pessoas possuem só anemia ou só verminose;

c) 20 pessoas não possuem nem anemia e nem verminose.

Com base nessas informações, qual é a quantidade de pessoas que possui anemia e verminose?

A) 10
B) 20
C) 25
D) 30
E) 35

GABARITO.

QUESTÃO 14 - ANULADA.

QUESTÃO 15
(IFTO 2018) Seja a equação:


O valor de x que satisfaz a igualdade acima é:

A) 32
B) 6
C) 64
D) 5
E) 7

GABARITO.

QUESTÃO 16
(IFTO 2018) O terceiro termo de uma Progressão Geométrica (PG) finita e oscilante é -3/2, e o sétimo termo é -3/32. O segundo termo da PG é:

A) -3
B) ½
C) -6
D) 3
E) – ½

GABARITO.

QUESTÃO 17
(IFTO 2018) A National Basketball Association (NBA) – Associação Nacional de Basquetebol – é a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte. Na temporada 2016/2017 irão disputar o título a equipe do CLEVELAND CAVALIERS e a equipe do GOLDEN STATE WARRIONS em uma série “melhor-de-sete”, o time que vencer quatro partidas entre sete fica com o título.

Caso um time vença as quatro primeiras partidas, não haverá a necessidade da quinta partida, e assim por diante. Especialistas do esporte consideram que o GOLDEN STATE WARRIONS tem 60% de chance de vencer uma partida.

Considerando essa porcentagem, a chance do GOLDEN STATE WARRIONS vencer as quatro primeiras partidas e ficar com o título é de:

A) 81/100
B) 24/100
C) 81/625
D) 36/125
E) 36/100

GABARITO.

QUESTÃO 18
(IFTO 2018) A moeda de um real que entrou em circulação em 1º de julho de 1994 possuía um diâmetro de 24,0 mm. Devido a alguns fatores foi lançada uma nova moeda de um real em 1º de Julho de 1998, com 27,0 mm de diâmetro, a qual usamos até hoje. O aumento do raio da moeda foi de:

A) 15% (quinze por cento)
B) 10% (dez por cento)
C) 17,5% (dezessete e meio por cento)
D) 12,5% (doze e meio por cento)
E) 20% (vinte por cento)

GABARITO.

QUESTÃO 19
(IFTO 2018) Para encher um recipiente, uma torneira gasta 40 minutos; e outra torneira com uma vazão maior gasta 24 minutos. Se as duas torneiras forem abertas ao mesmo tempo para encher o recipiente mais rápido, ele ficará cheio em:

A) 13 minutos
B) 32 minutos
C) 15 minutos
D) 16 minutos
E) 20 minutos

GABARITO.

QUESTÃO 20
(IFTO 2018) Um triângulo ABC tem área igual a 75 cm² e lado BC = 10 cm. Sobre o lado AB, marcase o ponto E e sobre o lado AC, marca-se o ponto F, de maneira que BC//EF. Se EF = 6 cm, então a área do trapézio BCFE é de:

A) 36 cm²
B) 48 cm²
C) 30 cm²
D) 40 cm²
E) 27 cm²

GABARITO.

QUESTÃO 21, 22, 23 e 24 - ANULADAS.

Biologia

QUESTÃO 25
(IFTO 2018) A figura abaixo representa uma célula e seu citoplasma.

biologia
Disponível em: <www.algosobre.com.br>.

Após analisá-la, julgue os itens a seguir.

I - Trata-se de uma célula eucarionte por apresentar a estrutura 2, denominada membrana nuclear.

II - As organelas indicadas pela seta 9 são chamadas de mitocôndrias e atuam na respiração celular.

III - A organela marcada pelo número 13 é o centríolo, importante na formação dos fusos durante a reprodução celular.

Agora, marque a alternativa que corresponde adequadamente às afirmações julgadas verdadeiras.

A) I e II
B) II e III
C) I e III
D) I, II e III
E) Apenas I

GABARITO.

QUESTÃO 26
(IFTO 2018) As plantas são organismos eucariontes, pluricelulares e autotróficos fotossintéticos. O corpo delas sofreu adaptações ao modo autotrófico de vida e aos diferentes habitats que elas ocupam.

Algumas plantas são pequenas e não apresentam vasos que transportem água, sais minerais e substâncias orgânicas para as células, no entanto, a maioria das plantas terrestres apresenta vasos condutores que possibilitaram que essas plantas atingissem tamanhos maiores.

Em relação ao sistema de condução nos vegetais, marque a alternativa que possui os principais tecidos responsáveis pela condução de seiva bruta e de seiva elaborada, respectivamente.

A) Floema e Xilema
B) Parênquima e Esclerênquima
C) Floema e Parênquima
D) Xilema e Parênquima
E) Xilema e Floema

GABARITO.

QUESTÃO 27
“Nesses locais, a vegetação é constituída por musgos e liquens. A neve cobre o solo durante quase todo o ano, exceto nos três meses de verão, quando a temperatura chega, no máximo, a 10 ºC”.

(IFTO 2018) Entre os biomas abaixo, qual deles se refere ao texto acima?

A) Floresta Topical
B) Taiga
C) Deserto
D) Savana
E) Tundra

GABARITO.

QUESTÃO 28
(IFTO 2018) É muito comum e necessária nos ecossistemas a relação entre os seres vivos, podendo ser harmônicas ou desarmônicas.

A tirinha a seguir representa um desses tipos de relação.

Os Bichos

Após analisá-la, marque a alternativa correta sobre esse tipo de relação ecológica.

A) Relação harmônica de protocooperação.
B) Relação harmônica de mutualismo.
C) Relação harmônica de predatismo.
D) Relação desarmônica de mutualismo.
E) Relação desarmônica de protocooperação.

GABARITO.

Física

QUESTÃO 29
(IFTO 2018) O esquema seguinte representa um conjunto de transmissão de uma bicicleta, constituído por um par de engrenagens formado pela coroa dentada “A”, presa ao pedivela (pedal), e pela coroa dentada “B” (catraca), cujos movimentos são conferidos por uma corrente.

Supondo que o movimento proporcionado pelas pedaladas seja de rolamento, marque a alternativa correta com relação às velocidades angulares alcançadas pelas coroas, ωA e ωB, e pela roda da bicicleta, ωR.


A) A velocidade angular da roda ωR é maior que a velocidade da catraca ωB, e a velocidade angular ωA é igual à velocidade angular ωB.

B) A velocidade angular da roda ωR e da catraca ωB são iguais, e a velocidade angular ωA é maior que a velocidade angular ωB.

C) A velocidade angular da roda ωR é maior que a velocidade da catraca ωB, e a velocidade angular ωA é menor que a velocidade angular ωB.

D) A velocidade angular da roda ωR e da catraca ωB são iguais, e a velocidade angular ωA é menor que a velocidade angular ωB.

E) A velocidade angular da roda ωR é menor que a velocidade da catraca ωB, e a velocidade angular ωA é maior que a velocidade angular ωB.

GABARITO.

QUESTÃO 30
(IFTO 2018) No ano de 1997, em um jogo de futebol contra a seleção francesa no Torneio da França, o jogador brasileiro Roberto Carlos, na cobrança de uma falta, chuta uma bola de 0,55 Kg, que estava inicialmente parada, e ela sai com a velocidade de 36 m/s, imediatamente após ser chutada.

O tempo de contato entre o pé do jogador e a bola é de 0,22 s.

A força média que o pé do jogador aplica sobre a bola, nessa cobrança, é de:

A) 83 N
B) 98 N
C) 78 N
D) 90 N
E) 86 N

GABARITO.

QUESTÃO 31
(IFTO 2018) O esquema apresenta uma força “F” aplicada sobre a superfície de um determinado líquido, contido num recipiente aberto, e as pressões exercidas sobre os pontos “A” e “B”, distantes entre si a uma altura “h”.

O líquido é homogêneo e encontra-se em equilíbrio, e a variação de pressão em um ponto qualquer do fluido se transmite integralmente a todos os pontos do líquido (Princípio de Pascal).

Sendo o líquido ideal e baseado pelo teorema de Stevin, ao aplicarmos uma força qualquer sobre sua superfície, as pressões nos pontos A e B sofrerão uma variação.

Diante disso, é correto afirmar que:


A) ΔpA = ΔpB
B) ΔpA = ΔpB – pF
C) ΔpA > ΔpB
D) ΔpA < ΔpB
E) ΔpA = ΔpB + pF

GABARITO.

QUESTÃO 32
(IFTO 2018) Niels Henrik David Bohr, um notável físico dinamarquês, publicou em 1913 um artigo propondo um novo modelo atômico, estabelecendo alguns postulados. Sobre esses postulados, é correto afirmar que:

A) Os elétrons passam de uma órbita para outra sem absorver ou emitir energia.

B) Os elétrons movem-se em órbitas elípticas em torno do núcleo atômico, similar a um sistema planetário.

C) O átomo é uma partícula maciça e indivisível de carga elétrica nula.

D) Existe uma relação entre os conceitos desenvolvidos por Planck e Einstein, e os elétrons de um átomo ocupam níveis de energia fixas.

E) O átomo é uma pequena esfera positiva com partículas negativas incrustadas em sua superfície.

GABARITO.

Química

QUESTÃO 33
(IFTO 2018) A Butanona é um composto químico de fórmula C4H8O, do grupo das cetonas. É um líquido incolor inflamável com um odor doce penetrante.

Na natureza, pode ser encontrada no reino vegetal, produzida por algumas árvores e presente em pequenas quantidades em frutos e vegetais.

Identifique um isômero funcional deste composto dentre os itens a seguir.

A) Metoxipropano
B) Butanal
C) Butan-1-ol
D) Ácido butanoico
E) Butano

GABARITO.

QUESTÃO 34
(IFTO 2018) Comumente, chamamos de gordura os triglicerídeos de fonte animal, ao passo que os óleos são assim denominados por se tratarem de triglicerídeos, em geral, de origem vegetal.

A seguir encontra-se representada a fórmula estrutural simplificada para dois ácidos graxos importantes na sociedade:


Pode-se afirmar que estes dois compostos orgânicos se diferem pois:

A) O ácido oleico apresenta em sua estrutura um carbono quiral, enquanto o ácido esteárico não apresenta isômero óptico.

B) O ácido oleico apresenta duas ramificações em sua estrutura, enquanto o ácido esteárico apresenta cadeia carbônica normal.

C) O ácido esteárico é classificado como um ácido graxo saturado, enquanto o ácido oleico apresenta uma ligação dupla em sua estrutura.

D) Esses dois compostos apresentam diferentes quantidades de carbono em suas estruturas.

E) O composto representado pelo sebo de carne bovina pertence à classe funcional ácido carboxílico, enquanto o azeite de oliva pertence à classe funcional aldeído.

GABARITO.

QUESTÃO 35
(IFTO 2018) A presença de solutos em um determinado solvente pode alterar suas propriedades físico-químicas. Tais alterações são denominadas propriedades coligativas. Com relação a elas, julgue os itens e assinale a alternativa correta.

I - A adição de um soluto, como o cloreto de sódio, em um solvente, como a água, de forma a criar uma solução, normalmente faz com que a temperatura de
ebulição da solução seja superior à do solvente.

II - A adição de um soluto, como o cloreto de sódio, em um solvente, como a água, de forma a criar uma solução, normalmente faz com que a temperatura de fusão da solução seja inferior à do solvente.

III - A adição de um soluto, como o cloreto de sódio, em um solvente, como a água, de forma a criar uma solução, normalmente faz com que a pressão máxima de vapor da solução seja inferior à do solvente quando ambas são submetidas à mesma temperatura.

IV - A adição de um soluto, como o cloreto de sódio, em um solvente, como a água, de forma a criar uma solução, normalmente faz com que a pressão osmótica da solução seja superior à do solvente.

A) O item I está correto.
B) Nenhum item está correto.
C) Os itens II, III e IV estão corretos.
D) Os itens I e II estão corretos.
E) Todos os itens estão corretos.

GABARITO.

QUESTÃO 36
(IFTO 2018) São dadas três substâncias:

I - água
II - gás carbônico
III - trióxido de enxofre

Assinale a alternativa em que são determinadas, respectivamente, a polaridade e a geometria das moléculas constituintes das substâncias.

A) I-apolar e linear; II-polar e linear; III-apolar e tetraédrica.

B) I-apolar e linear; II-polar e triangular; III-apolar e triangular.

C) I-polar e linear; II-polar e angular; III-polar e angular.

D) I-polar e angular; II-apolar e linear; III-polar e trigonal plana.

E) I-polar e angular; II-apolar e linear; III-apolar e trigonal.

GABARITO.

História

QUESTÃO 37

(IFTO 2018) Sobre a expansão imperialista no século XIX, analise os itens e marque a alternativa correta

(IFTO 2018) Sobre a expansão imperialista no século XIX, analise os itens e marque a alternativa correta.

I - Na segunda metade do século XIX instalou-se uma nova fase da economia capitalista com a concentração da produção e capital nas empresas ou associações de empresas.

II - Nenhuma potência imperialista sofreu com contestações ou resistência por parte das populações dominadas.

III - Dentre as inovações relacionadas à Segunda Revolução Industrial, o aperfeiçoamento na produção do aço não impediu que o ferro continuasse a ser utilizado em larga escala.

IV - Ao final da Guerra do Ópio, a China perdeu o domínio da cidade de Hong Kong para os ingleses, somente devolvida em 1997.

A) Os itens I, III e IV estão corretos.
B) Os itens II e III estão corretos.
C) Os itens I e IV estão corretos.
D) Todos os itens estão incorretos.
E) Somente o item I está correto.

GABARITO.

QUESTÃO 38
(IFTO 2018) A respeito da Revolução Russa de 1917, leia os fragmentos da primeira entrevista de Lênin ao jornalista John Reed e identifique a alternativa incorreta.

“(...) devo continuar implantando minha política sobre a Rússia, formar uma ditadura do proletariado e tentar retirar desta a impopular guerra.”

“(...) Outros dos meus objetivos são estender a revolução trabalhadora socialista para o mundo e tentar desse modo acabar definitivamente com o capitalismo.”
Fonte: http://izquierdahispanica.org/2011/entrevista-a-lenin/ (Tradução livre)

A) A ditadura do proletariado operou como um discurso de legitimação do novo poder pósrevolucionário.

B) Tangido por guerras, a Rússia pós-revolucionária desenvolveu uma economia equivalente, cujo planejamento estatal seria sua versão mais bemacabada em substituição à economia de mercado.

C) O historiador Eric Hobsbawn afirma que o século XX foi breve e seus extremos são a revolução russa (1917) e o fim da URSS (1991).

D) A ideia de “estender a revolução trabalhadora socialista para o mundo” exerceu decisiva influência na geopolítica internacional até o fim da URSS.

E) A ditadura do proletariado foi um regime político implantado por Joseph Stalin após a morte de Lênin em 1924.

GABARITO.

QUESTÃO 39
(IFTO 2018) Leia o fragmento a seguir e identifique a sentença incorreta.

“Sucede que nas discussões dos pesquisadores interessados em história comparativa volta e meia aparece alguém fazendo uma analogia entre a Rússia e o Brasil. Principalmente quando se examina a história dos dois países ao longo do século XIX. Dois impérios oitocentistas vacilando entre um conservadorismo visceral e a necessidade da modernização. Dois países presos a instituições – a escravidão no Brasil, a servidão na Rússia – que apareciam como a essência da brutalidade e do atraso social. Assim, o mote ‘civilização contra barbárie’ era igualmente utilizado pela imprensa inglesa para fustigar o escravismo brasileiro e a opressão dos servos na Rússia. Confrontados à pressão interna e internacional, os dois imperadores, Pedro II (1840-1889) e Alexandre II (1855-1881), são levados a liberar os servos russos (1861) e os escravos brasileiros (1888), desencadeando movimentos sociais que derrubam ambas as dinastias. Desse modo, simpatizantes e detratores dos Romanov e dos Bragança podiam retratar os dois imperadores como bem lhes conviesse. Uns diziam que se tratava de reformadores incompreendidos, outros os apresentavam como aristocratas tapados (...)”
Fonte: ALENCASTRO, Luis Felipe de. In: Revista Veja. São Paulo: Abril, 29 mar. 2000, p. 20.

A) Assassinado em 1917, Alexandre II resistiu ao avanço revolucionário com ajuda do exército branco.

B) São Petersburgo, cidade modernista numa monarquia absolutista, e a legislação liberal brasileira do século XIX numa sociedade escravista: contradições do modernismo de países essencialmente atrasados.

C) A geração de russos pós-servidão fez a revolta de 1905 e a revolução de 1917, produzindo uma modernização surpreendentemente não liberal.

D) Após o fim da escravidão, o reinado de Pedro II resistiu pouco mais de um ano até o golpe da república. Ao contrário da monarquia russa, o monarca brasileiro deixou o país sem maiores problemas.

E) Um paralelo é possível: dois países com dimensões continentais, com grandes regiões desabitadas, geraram escravismo e servidão e conservaram por mais tempo um modelo de sociedade pré-moderna.

GABARITO.

QUESTÃO 40


(IFTO 2018) Sobre a bipolarização do mundo no contexto da Guerra Fria, assinale a alternativa correta.

A) A Otan, uma aliança militar com as forças da Europa Ocidental, foi criada em 1949 sob a liderança dos EUA. Imediatamente, Stalin e seus aliados resolveram criar também uma aliança de ajuda militar mútua como resposta à Otan. Essa aliança ficou conhecida como Pacto de Varsóvia.

B) No período pós-guerra, as antigas potências europeias, apesar de terem sofrido por se envolverem diretamente no conflito, mantiveram a posição de liderança no cenário capitalista internacional e, junto com os EUA, mantiveram o controle do bloco de países capitalistas.

C) Os países chamados de Terceiro Mundo, formado apenas pelos países em desenvolvimento da América Latina, estavam entre os principais alvos dos governos dos EUA e da URSS.

D) O conflito da Coreia representou um momento de inflexão da Guerra Fria a partir do qual o governo norte-americano decidiu financiar o processo de recuperação econômica dos países orientais, como o Japão, bem como dos países do Sudeste Asiático, que passaram a ser beneficiados pelo Plano Colombo.

E) O governo da União Soviética, devido à destruição da sua economia pela guerra, aceitou prontamente a ajuda financeira oferecida pelos EUA.

GABARITO.

QUESTÃO 41
(IFTO 2018) A Segunda Guerra Mundial teve início em setembro de 1939. Essa guerra envolveu todos os continentes de forma direta ou indireta.

Sobre a Segunda Guerra Mundial é incorreto afirmar que:

A) Teve como marco inicial a invasão alemã à Polônia, o que motivou a reação da França e da Inglaterra de declararem guerra à Alemanha.

B) A ideologia expansionista levou países como Alemanha e Itália a se armarem militarmente, provocando clima de tensão internacional, o que está entre as causas da Segunda Guerra Mundial.

C) Formaram-se dois grupos: Tríplice Aliança, composta por Inglaterra, França e Império Russo; e Tríplice Entente, composta por Alemanha, ÁustriaHungria e Itália.

D) O ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor – Havaí em 1941 provocou o apoio norte-americano aos aliados.

E) Foram formados dois grupos: Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

GABARITO.

QUESTÃO 42
(IFTO 2018) A Lei de Terras, sancionada por D. Pedro II em 1850, foi uma das primeiras leis brasileiras, após a independência do Brasil em 1822, a estabelecer normas para o direito agrário brasileiro.

Sobre essa lei, analise as afirmativas a seguir.

I - O principal objetivo da Lei de Terras brasileira foi promover a Reforma Agrária.

II – Um dos objetivos da Lei de Terras foi estabelecer a compra como única forma de obtenção de terras públicas.

III – A Lei de Terras foi uma estratégia política da elite agrária brasileira para impedir o monopólio da terra nas mãos de ricos fazendeiros.

IV – A Lei de Terras dificultou o acesso à terra por pessoas de baixa renda. Muitas dessas pessoas perderam suas terras e sua fonte de subsistência, o que ocasionou maior oferta de mão de obra nas grandes propriedades rurais.

V – A Lei de Terras favoreceu a elite agrária brasileira e a expansão da economia cafeeira.

Com base nas afirmativas, marque a alternativa correta.

A) As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
B) As afirmativas II, IV e V estão corretas.
C) As afirmativas I e III estão corretas.
D) As afirmativas II e IV estão corretas.
E) As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.

GABARITO.

Geografia

QUESTÃO 43
“Desde o final da Segunda Guerra Mundial muitos países têm procurado diminuir as barreiras impostas pelas fronteiras nacionais aos fluxos de mercadorias, capitais e serviços, e até mesmo de mão de obra, na busca de aumentar os lucros das empresas, os empregos dos trabalhadores e seus respectivos PIBs.” (SENE; MOREIRA, 2010)

(IFTO 2018) Baseado no texto, assinale a alternativa que contém somente blocos econômicos cujos integrantes são países do continente americano.

A) UNASUL, SADC e NAFTA.
B) NAFTA, UNIÃO EUROPEIA e MERCOSUL.
C) MERCOSUL, NAFTA e UNASUL.
D) APEC, SADC e UNIÃO EUROPEIA.
E) MERCOSUL, ALCA e SADC.

GABARITO.

QUESTÃO 44
(IFTO 2018) A característica básica do clima tropical é um período quente e seco e outro quente e úmido. Nas regiões onde esse clima é predominante, são consideradas duas estações do ano: o verão, que é o período quente e seco; e o inverno, o período quente e chuvoso.

No entanto, o único clima que admite o verão seco é o:

A) Clima Equatorial.
B) Clima Subtropical.
C) Clima Temperado.
D) Clima Mediterrâneo.
E) Clima Árido.

GABARITO.

QUESTÃO 45
(IFTO 2018) Um dos fatores que contribue para o crescimento do número de moradias inadequadas e a expansão das favelas é a especulação imobiliária. Ela ocorre a partir da valorização de um terreno ou imóvel com investimento privado, cujo objetivo é aumentar seu preço final.

Essa especulação também surge como efeito secundário de obras públicas de melhoria nos entornos e do crescimento da oferta de serviços urbanos.

Com o aumento do valor de aluguel e de impostos públicos, muitas famílias com menor poder aquisitivo são forçadas a deixar suas casas e a mudar para bairros periféricos. Nas áreas que deixaram são construídos grandes empreendimentos, como condomínios residenciais, edifícios comerciais e shopping centers. Esse fenômeno é conhecido como:

A) gentrificação.
B) metropolização.
C) industrialização.
D) favelização.
E) urbanização.

GABARITO.

QUESTÃO 46
(IFTO 2018) O mapa não é uma simples ilustração. Ele é um meio de comunicação, uma fonte de conhecimento sobre determinada realidade.

Dessa forma, analise o mapa a seguir, que aponta os oceanos por meio de letras e os continentes por meio de números, e assinale a alternativa que faz a correspondência correta dos continentes e dos oceanos.

mapa

A) A – Oceano Atlântico, B – Oceano Índico, C – Oceano Pacífico, D – Oceano Glacial Ártico, E – Oceano Glacial Antártico, 1 – Eurásia, 2 – África, 3 – América, 4 – Oceania, 5 – Antártida.

B) A – Oceano Pacífico, B – Oceano Atlântico, C – Oceano Índico, D – Oceano Glacial Antártico, E – Oceano Glacial Ártico, 1 – Eurásia, 2 – África, 3 – América, 4 – Oceania, 5 – Antártida.

C) A – Oceano Pacífico, B – Oceano Índico, C – Oceano Atlântico, D – Oceano Glacial Antártico, E – Oceano Glacial Ártico, 1 – Oceania, 2 – África, 3 – América, 4 – Eurásia, 5 – Antártida.

D) A – Oceano Atlântico, B – Oceano Índico, C – Oceano Pacífico, D – Oceano Glacial Antártico, E – Oceano Glacial Ártico, 1 – Eurásia, 2 – América, 3 – África, 4 – Oceania, 5 – Antártida.

E) A – Oceano Atlântico, B – Oceano Índico, C – Oceano Pacífico, D – Oceano Glacial Antártico, E – Oceano Glacial Ártico, 1 – Eurásia, 2 – África, 3 – América, 4 – Oceania, 5 – Antártida.

GABARITO.

QUESTÃO 47
(IFTO 2018) O Círculo do Equador e o Meridiano de Greenwich divide a terra em diferentes hemisférios. Nesse sentido, assinale a alternativa que indica corretamente a localização astronômica do Brasil.

A) Meridional, Austral e Sul.
B) Norte e Sul.
C) Setentrional, Austral e Ocidental.
D) Boreal, Setentrional e Norte.
E) Meridional, Austral e Oriental.

GABARITO.

QUESTÃO 48
(IFTO 2018) Sabemos que desde o século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, os efeitos decorrentes da poluição do ar atmosférico agravaramse de forma exorbitante. Nesse sentido, as alternativas abaixo expressam os fenômenos decorrentes da poluição do ar atmosférico, exceto:

A) Buraco na Camada de Ozônio.
B) Inversão Térmica.
C) Ilha de Calor.
D) Efeito Estufa.
E) Chuvas Ácidas.

GABARITO.

COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão 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carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão 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ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
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Prova IFTO 2018 (Nível Superior) com Gabarito
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