Prova ENEM 2005 com Gabarito

Prova ENEM 2005 com Gabarito
ENEM
Prova ENEM 2005 com Gabarito


As questões 1 e 2 referem-se ao poema.

A DANÇA E A ALMA

A DANÇA? Não é movimento,
súbito gesto musical.
É concentração, num momento,
da humana graça natural.

No solo não, no éter pairamos,
nele amaríamos ficar.

A dança – não vento nos ramos:
seiva, força, perene estar.

Um estar entre céu e chão,
novo domínio conquistado,
onde busque nossa paixão
libertar-se por todo lado...

Onde a alma possa descrever
suas mais divinas parábolas
sem fugir à forma do ser,
por sobre o mistério das fábulas.
(Carlos Drummond de Andrade. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 366.)

QUESTÃO 01
ENEM 2005: A definição de dança, em linguagem de dicionário, que mais se aproxima do que está expresso no poema é

(A) a mais antiga das artes, servindo como elemento de comunicação e afirmação do homem em todos os momentos de sua existência.

(B) a forma de expressão corporal que ultrapassa os limites físicos, possibilitando ao homem a liberação de seu espírito.

(C) a manifestação do ser humano, formada por uma sequência de gestos, passos e movimentos desconcertados.

(D) o conjunto organizado de movimentos do corpo, com ritmo determinado por instrumentos musicais, ruídos, cantos, emoções etc.

(E) o movimento diretamente ligado ao psiquismo do indivíduo e, por consequência, ao seu desenvolvimento intelectual e à sua cultura.

GABARITO. (B) a forma de expressão corporal que ultrapassa os limites físicos, possibilitando ao homem a liberação de seu espírito.

Resolução
Desde o título – “A Dança e a Alma” –, o poema de Drummond relaciona a dança com o que “ultrapassa os limites físicos”. A última estrofe, especialmente, se concentra nos aspectos anímicos da dança (“Onde a alma possa descrever / suas mais divinas parábolas”), ou seja, naquilo em que a dança transcende o corpo.

QUESTÃO 02
ENEM 2005: O poema “A Dança e a Alma” é construído com base em contrastes, como “movimento” e “concentração”.

Em uma das estrofes, o termo que estabelece contraste com solo é:

(A) éter.
(B) seiva.
(C) chão.
(D) paixão.
(E) ser.

GABARITO. (A) éter.

Resolução
O primeiro verso da segunda estrofe contém a antítese em questão: “No solo não, no éter pairamos”.

QUESTÃO 03
ENEM 2005: Leia os textos abaixo:

I - A situação de um trabalhador
Paulo Henrique de Jesus está há quatro meses desempregado. Com o Ensino Médio completo, ou seja, 11 anos de estudo, ele perdeu a vaga que preenchia há oito anos de encarregado numa transportadora de valores, ganhando R$800,00. Desde então, e com 50 currículos já distribuídos, só encontra oferta para ganhar R$300,00, um salário mínimo. Ele aceitou trabalhar por esse valor, sem carteira assinada, como garçom numa casa de festas para fazer frente às despesas.
(O Globo, 20/07/2005.)

II - Uma interpretação sobre o acesso ao mercado de trabalho
Atualmente, a baixa qualificação da mão-de-obra é um dos responsáveis pelo desemprego no Brasil.

A relação que se estabelece entre a situação (I) e a interpretação (II) e a razão para essa relação aparece em:

(A) II explica I - Nos níveis de escolaridade mais baixos há dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

(B) I reforça II - Os avanços tecnológicos da Terceira Revolução Industrial garantem somente o acesso ao trabalho para aqueles de formação em nível superior.

(C) I desmente II - O mundo globalizado promoveu desemprego especialmente para pessoas entre 10 e 15 anos de estudo.

(D) II justifica I - O desemprego estrutural leva a exclusão de trabalhadores com escolaridade de nível médio incompleto.

(E) II complementa I - O longo período de baixo crescimento econômico acirrou a competição, e pessoas de maior escolaridade passam a aceitar funções que não correspondem a sua formação.

GABARITO. (E) II complementa I - O longo período de baixo crescimento econômico acirrou a competição, e pessoas de maior escolaridade passam a aceitar funções que não correspondem a sua formação.

Resolução
Quanto à situação apresentada, o texto II complementa o texto I que, como exige a questão, traz a razão da relação que se propõe. Importante, no entanto, é destacar que, a despeito da baixa qualificação sugerida no texto II, os 11 anos de estudo que o texto I evidenciou superam, de longe, a média de escolaridade do brasileiro.

QUESTÃO 04
ENEM 2005: Leia as características geográficas dos países X e Y.

País X
- desenvolvido
- pequena dimensão territorial
- clima rigoroso com congelamento de alguns rios e portos
- intensa urbanização
- auto-suficiência de petróleo

País Y
- subdesenvolvido
- grande dimensão territorial
- ausência de problemas climáticos, rios caudalosos e extenso litoral
- concentração populacional e econômica na faixa litorânea
- exportador de produtos primários de baixo valor agregado

A partir da análise dessas características é adequado priorizar as diferentes modalidades de transporte de carga, na seguinte ordem:

(A) país X – rodoviário, ferroviário e aquaviário.

(B) país Y – rodoviário, ferroviário e aquaviário.

(C) país X – aquaviário, ferroviário e rodoviário.

(D) país Y – rodoviário, aquaviário e ferroviário.

(E) país X – ferroviário, aquaviário e rodoviário.

GABARITO. (A) país X – rodoviário, ferroviário e aquaviário.

Resolução
O país X, desenvolvido, de pequena dimensão territorial, intensamente urbanizado e auto-suficiente em petróleo, teria condições ideais para priorizar o transporte rodoviário. O clima rigoroso, com congelamento de rios e portos, inviabilizaria o transporte aquaviário, que ficaria na última posição.

QUESTÃO 05
ENEM 2005: Um professor apresentou os mapas ao lado numa aula sobre as implicações da formação das fronteiras no continente africano.

As fronteiras étinicas e políticas da África

Com base na aula e na observação dos mapas, os alunos fizeram três afirmativas:

I - A brutal diferença entre as fronteiras políticas e as fronteiras étnicas no continente africano aponta para a artificialidade em uma divisão com objetivo de atender apenas aos interesses da maior potência capitalista na época da descolonização.

II - As fronteiras políticas jogaram a África em uma situação de constante tensão ao desprezar a diversidade étnica e cultural, acirrando conflitos entre tribos rivais.

III - As fronteiras artificiais criadas no contexto do colonialismo, após os processos de independência, fizeram da África um continente marcado por guerras civis, golpes de estado e conflitos étnicos e religiosos.

É verdadeiro apenas o que se afirma em

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) II e III.

GABARITO. (E) II e III.

Resolução
As fronteiras étnicas e políticas da África revelam desprezo pela diversidade étnica e cultural, agravando, realmente, os conflitos entre as tribos rivais. As fronteiras políticas são artificiais e incentivaram as guerras, os golpes e os conflitos religiosos e étnicos, confirmando as afirmações II e III. O erro da afirmação I está no fato de se atribuir apenas à maior potência capitalista na época a responsabilidade dessa divisão.

QUESTÃO 06
ENEM 2005: Leia com atenção o texto:

[Em Portugal], você poderá ter alguns probleminhas se entrar numa loja de roupas desconhecendo certas sutilezas da língua. Por exemplo, não adianta pedir para ver os ternos — peça para ver os fatos. Paletó é casaco. Meias são peúgas. Suéter é camisola — mas não se assuste, porque calcinhas femininas são cuecas. (Não é uma delícia?)
(Ruy Castro. Viaje Bem. Ano VIII, nº 3, 78.)

O texto destaca a diferença entre o português do Brasil e o de Portugal quanto

(A) ao vocabulário.
(B) à derivação.
(C) à pronúncia.
(D) ao gênero.
(E) à sintaxe.

GABARITO. (A) ao vocabulário.

Resolução
O texto detém-se em diferenças lexicais que se notam entre a língua de Portugal e a do Brasil quanto à nomeação de determinadas peças do vestuário.

QUESTÃO 07
ENEM 2005: Zuenir Ventura, em seu livro “Minhas memórias dos outros” (São Paulo: Planeta do Brasil, 2005), referindo-se ao fim da “Era Vargas” e ao suicídio do presidente em 1954, comenta:

Quase como castigo do destino, dois anos depois eu iria trabalhar no jornal de Carlos Lacerda, o inimigo mortal de Vargas (e nunca esse adjetivo foi tão próprio).

Diante daquele contexto histórico, muitos estudiosos acreditam que, com o suicídio, Getúlio Vargas atingiu não apenas a si mesmo, mas o coração de seus aliados e a mente de seus inimigos.

A afirmação que aparece “entre parênteses” no comentário e uma consequência política que atingiu os inimigos de Vargas aparecem, respectivamente, em:

(A) a conspiração envolvendo o jornalista Carlos Lacerda é um dos elementos do desfecho trágico e o recuo da ação de políticos conservadores devido ao impacto da reação popular.

(B) a tentativa de assassinato sofrida pelo jornalista Carlos Lacerda por apoiar os assessores do presidente que discordavam de suas ideias e o avanço dos conservadores foi intensificado pela ação dos militares.

(C) o presidente sentiu-se impotente para atender a seus inimigos, como Carlos Lacerda, que o pressionavam contra a ditadura e os aliados do presidente teriam que aguardar mais uma década para concretizar a democracia progressista.

(D) o jornalista Carlos Lacerda foi responsável direto pela morte do presidente e este fato veio impedir definitivamente a ação de grupos conservadores.

(E) o presidente cometeu o suicido para garantir uma definitiva e dramática vitória contra seus acusadores e oferecendo a própria vida Vargas facilitou as estratégias de regimes autoritários no país.

GABARITO. (A) a conspiração envolvendo o jornalista Carlos Lacerda é um dos elementos do desfecho trágico e o recuo da ação de políticos conservadores devido ao impacto da reação popular.

Resolução
A afirmação que aparece entre parênteses no enunciado “…e nunca esse adjetivo foi tão próprio” diz respeito ao atentado da Rua Tonelero contra o jornalista Carlos Lacerda, resultando na morte do major da aeronáutica, Rubens Florentino Vaz. Esse episódio radicalizou a oposição conservadora contra o presidente Getúlio Vargas que, diante de ultimato civil e militar exigindo sua renúncia, suicidou-se.

O suicídio de Getúlio provocou comoção popular de âmbito nacional, impelindo os setores políticos mais conservadores a recuarem frente à instabilidade gerada, dando uma sobrevida ao populismo, consumado com a eleição de Juscelino Kubitscheck de Oliveira.

QUESTÃO 08
Leia o texto abaixo.

O jardim de caminhos que se bifurcam
(....) Uma lâmpada aclarava a plataforma, mas os rostos dos meninos ficavam na sombra. Um me perguntou: O senhor vai à casa do Dr. Stephen Albert? Sem aguardar resposta, outro disse: A casa fica longe daqui, mas o senhor não se perderá se tomar esse caminho à esquerda e se em cada encruzilhada do caminho dobrar à esquerda.
(Adaptado. Borges, J. Ficções. Rio de Janeiro: Globo, 1997. p.96.)

ENEM 2005: Quanto à cena descrita acima, considere que

I - o sol nasce à direita dos meninos;

II - o senhor seguiu o conselho dos meninos, tendo encontrado duas encruzilhadas até a casa.

Concluiu-se que o senhor caminhou, respectivamente, nos sentidos:

(A) oeste, sul e leste.
(B) leste, sul e oeste.
(C) oeste, norte e leste.
(D) leste, norte e oeste.
(E) leste, norte e sul.

GABARITO. (A) oeste, sul e leste.

Resolução
Sabendo que o Sol nasce à direita (leste) e o senhor tomou a direção à esquerda, repetindo esta opção outras duas vezes, conclui-se que partiu em direção oeste e, nas encruzilhadas seguintes, tomou, respectivamente, as direções sul e leste.

QUESTÃO 09
ENEM 2005: As dimensões continentais do Brasil são objeto de reflexões expressas em diferentes linguagens. Esse tema aparece no seguinte poema:

“(....)
Que importa que uns falem mole descansado
Que os cariocas arranhem os erres na garganta
Que os capixabas e paroaras escancarem as vogais?

Que tem se o quinhentos réis meridional
Vira cinco tostões do Rio pro Norte?
Junto formamos este assombro de misérias e grandezas,
Brasil, nome de vegetal! (....)”
(Mário de Andrade. Poesias completas. 6. ed. São Paulo: Martins Editora, 1980.)

O texto poético ora reproduzido trata das diferenças brasileiras no âmbito

(A) étnico e religioso.
(B) linguístico e econômico.
(C) racial e folclórico.
(D) histórico e geográfico.
(E) literário e popular.

GABARITO. (B) linguístico e econômico.

Resolução
O texto poético reporta-se às variantes linguísticas presentes nas diversas regiões do Brasil, abordando a prosódia e nomenclatura referente à moeda corrente da época.

Note-se que, nos dois casos, trata-se de aspectos linguísticos (pronúncia e vocabulário). Portanto, a resposta b (a mais aceitável, visto que as demais são descabidas) é defeituosa ao se referir ao “âmbito linguístico” e ao econômico, pois nada autoriza uma interpretação que restrinja a expressão “assombro de misérias e grandezas” à especificidade da economia.

Outro defeito deste teste se encontra na transcrição errada do texto de Mário de Andrade: em vez de “Junto formamos...” deveria estar “Juntos formamos...”

QUESTÃO 10

ENEM 2005: A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a

ENEM 2005: A situação abordada na tira torna explícita a contradição entre a

(A) relações pessoais e o avanço tecnológico.

(B) inteligência empresarial e a ignorância dos cidadãos.

(C) inclusão digital e a modernização das empresas.

(D) economia neoliberal e a reduzida atuação do Estado.

(E) revolução informática e a exclusão digital.

GABARITO. (A) relações pessoais e o avanço tecnológico.

Resolução
O avanço tecnológico tem acarretado a substituição de pessoas por máquinas até em tarefas que sempre foram consideradas eminentemente pessoais, como é o caso do atendimento telefônico ao público.

Como a adoção da tecnologia mais avançada é geralmente valorizada, desvaloriza-se, na tira transcrita, a empresa que ainda mantém pessoas em funções já desempenhadas por máquinas.

QUESTÃO 11
ENEM 2005: A obesidade, que nos países desenvolvidos já é tratada como epidemia, começa a preocupar especialistas no Brasil. Os últimos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, realizada entre 2002 e 2003 pelo IBGE, mostram que 40,6% da população brasileira estão acima do peso, ou seja, 38,8 milhões de adultos. Desse total, 10,5 milhões são considerados obesos. Várias são as dietas e os remédios que prometem um emagrecimento rápido e sem riscos.

Há alguns anos foi lançado no mercado brasileiro um remédio de ação diferente dos demais, pois inibe a ação das lipases, enzimas que aceleram a reação de quebra de gorduras. Sem serem quebradas elas não são absorvidas pelo intestino, e parte das gorduras ingeridas é eliminada com as fezes. Como os lipídios são altamente energéticos, a pessoa tende a emagrecer.

No entanto, esse remédio apresenta algumas contra-indicações, pois a gordura não absorvida lubrifica o intestino, causando desagradáveis diarréias. Além do mais, podem ocorrer casos de baixa absorção de vitaminas lipossolúveis, como as A, D, E e K, pois

(A) essas vitaminas, por serem mais energéticas que as demais, precisam de lipídios para sua absorção.

(B) a ausência dos lipídios torna a absorção dessas vitaminas desnecessária.

(C) essas vitaminas reagem com o remédio, transformando-se em outras vitaminas.

(D) as lipases também desdobram as vitaminas para que essas sejam absorvidas.

(E) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

GABARITO. (E) essas vitaminas se dissolvem nos lipídios e só são absorvidas junto com eles.

Resolução
As vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis, sendo absorvidas junto com os lípides, no intestino humano.

QUESTÃO 12
ENEM 2005: No gráfico abaixo, mostra-se como variou o valor do dólar, em relação ao real, entre o final de 2001 e o início de 2005. Por exemplo, em janeiro de 2002, um dólar valia cerca de R$ 2,40.

ENEM 2005: No gráfico abaixo, mostra-se como variou o valor do dólar, em relação ao real, entre o final de 2001 e o início de 2005. Por exemplo, em janeiro de 2002, um dólar valia cerca de R$ 2,40.

Durante esse período, a época em que o real esteve mais desvalorizado em relação ao dólar foi no

(A) final de 2001.
(B) final de 2002.
(C) início de 2003.
(D) final de 2004.
(E) início de 2005.

GABARITO. (B) final de 2002.

Resolução
Na situação sugerida, o real se apresentou mais desvalorizado quanto maior fosse o valor para a compra de dólares. Sendo assim, ao final de 2002, quando chegamos a aproximadamente R$ 4,00 para US$ 1,00, de acordo com o gráfico, tivemos a maior desvalorização do real.

QUESTÃO 13
ENEM 2005: Diretores de uma grande indústria siderúrgica, para evitar o desmatamento e adequar a empresa às normas de proteção ambiental, resolveram mudar o combustível dos fornos da indústria. O carvão vegetal foi então substituído pelo carvão mineral.

Entretanto, foram observadas alterações ecológicas graves em um riacho das imediações, tais como a morte dos peixes e dos vegetais ribeirinhos. Tal fato pode ser justificado em decorrência

(A) da diminuição de resíduos orgânicos na água do riacho, reduzindo a demanda de oxigênio na água.

(B) do aquecimento da água do riacho devido ao monóxido de carbono liberado na queima do carvão.

(C) da formação de ácido clorídrico no riacho a partir de produtos da combustão na água, diminuindo o pH.

(D) do acúmulo de elementos no riacho, tais como, ferro, derivados do novo combustível utilizado.

(E) da formação de ácido sulfúrico no riacho a partir dos óxidos de enxofre liberados na combustão.

GABARITO. (E) da formação de ácido sulfúrico no riacho a partir dos óxidos de enxofre liberados na combustão.

Resolução
O carvão mineral contém como impureza a substância enxofre. A queima do carvão mineral produz dióxido de enxofre, que vai poluir o ar.

No ar, teremos a oxidação do dióxido de enxofre, que vai produzir trióxido de enxofre. O trióxido de enxofre em contato com a água do riacho vai produzir ácido sulfúrico.

As equações químicas citadas são:

S + O2 → SO2
SO2 + 1/2O2 → SO3
H2O + SO3 → H2SO4

QUESTÃO 14
ENEM 2005: Observe a situação descrita na tirinha abaixo.

Tirinha

Assim que o menino lança a flecha, há transformação de um tipo de energia em outra. A transformação, nesse caso, é de energia

(A) potencial elástica em energia gravitacional.

(B) gravitacional em energia potencial.

(C) potencial elástica em energia cinética.

(D) cinética em energia potencial elástica.

(E) gravitacional em energia cinética.

GABARITO. (C) potencial elástica em energia cinética.

Resolução
A energia potencial elástica armazenada no arco flexionado é transferida para a flecha na forma de energia cinética.

QUESTÃO 15
ENEM 2005: Observe o fenômeno indicado na tirinha ao lado.

Desenho

A força que atua sobre o peso e produz o deslocamento vertical da garrafa é a força

(A) de inércia.
(B) gravitacional.
(C) de empuxo.
(D) centrípeta.
(E) elástica.

GABARITO. (D) centrípeta.

Resolução
Se o bloco preso à extremidade do fio, chamado inadequadamente de “peso”, descrevesse uma circunferência em um plano horizontal, a força aplicada pelo fio faria o papel de resultante centrípeta. Por outro lado, o mesmo fio atuando sobre a garrafa produz o seu deslocamento vertical para cima.

Embora o enunciado não esteja preciso, a força referida é a força aplicada pelo fio que, atuando no “peso” que descreve a trajetória curva, pode, em condições especiais (desprezando-se a ação da gravidade), fazer o papel de resultante centrípeta.

QUESTÃO 16

Tabela

ENEM 2005: Os brasileiros tiveram, em junho, o maior tempo de navegação residencial na internet entre 11 países monitorados pelo Ibope/NetRatings: média mensal de 16 horas e 54 minutos por pessoa. O país ficou à frente de nações como a França, Japão, Estados Unidos e Espanha.
(Adaptado. Folha de S.Paulo, 23/07/2005.)

Com base na tabela e no texto acima, analise os possíveis motivos para a liderança do Brasil no tempo de uso da internet.

I - O país tem uma estrutura populacional com maior percentual de jovens do que os países da Europa e os EUA.

II - O uso de internet em casa se distribui igualmente entre as classes A, B e C, o que demonstra iniciativas de inclusão digital.

III - A adesão ao sistema de internet por banda larga ocorre, porque essa tecnologia promove a mudança de comportamento dos usuários.

Está correto apenas o que se afirma em

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) II e III.

GABARITO. (A) I.

Resolução
Considerando a internet uma tecnologia moderna e de rápida disseminação recente, é plausível que a população jovem tenha maior acesso à sua linguagem.

Sendo o Brasil um país de jovens adultos, é compreensível apresentar um grande número de usuários da rede, bastante superior ao número de usuários de países maduros e superior também ao número de usuários de países jovens, pois esses carecem de infra-estrutura elementar.

O uso da internet é, no entanto, desigual pelo território e relaciona-se, além do desenvolvimento da infra-estrutura, ao nível socioeconômico da população.

Texto para as questões 17 e 18.

Na investigação forense, utiliza-se luminol, uma substância que reage com o ferro presente na hemoglobina do sangue, produzindo luz que permite visualizar locais contaminados com pequenas quantidades de sangue, mesmo em superfícies lavadas.

É proposto que, na reação do luminol (I) em meio alcalino, na presença de peróxido de hidrogênio (II) e de um metal de transição (Mn+), forma-se o composto 3-amino ftalato (III) que sofre uma relaxação dando origem ao produto final da reação (IV), com liberação de energia (hν) e de gás nitrogênio (N2).
(Adaptado. Química Nova, 25, n° 6, 2002. pp. 1003-1011.)

Química

Dados: pesos moleculares:
Luminol = 177
3-amino ftalato = 164

QUESTÃO 17
ENEM 2005: Na reação do luminol, está ocorrendo o fenômeno de

(A) fluorescência, quando espécies excitadas por absorção de uma radiação eletromagnética relaxam liberando luz.

(B) incandescência, um processo físico de emissão de luz que transforma energia elétrica em energia luminosa.

(C) quimiluminescência, uma reação química que ocorre com liberação de energia eletromagnética na forma de luz.

(D) fosforescência, em que átomos excitados pela radiação visível sofrem decaimento, emitindo fótons.

(E) fusão nuclear a frio, através de reação química de hidrólise com liberação de energia.

GABARITO. (C) quimiluminescência, uma reação química que ocorre com liberação de energia eletromagnética na forma de luz.

Resolução
Na reação do luminol, está ocorrendo o fenômeno de quimioluminescência, uma reação química que ocorre com liberação de energia eletromagnética na forma de luz (hν), de acordo com a equação química fornecida.

QUESTÃO 18
ENEM 2005: Na análise de uma amostra biológica para análise forense, utilizou-se 54 g de luminol e peróxido de hidrogênio em excesso, obtendo-se um rendimento final de 70%. Sendo assim, a quantidade do produto final (IV) formada na reação foi de

(A) 123,9.
(B) 114,8.
(C) 86,0.
(D) 35,0.
(E) 16,2.

GABARITO. (D) 35,0.

QUESTÃO 19
ENEM 2005: Observe as seguintes estratégias para a ocupação da Amazônia Brasileira.

I - Desenvolvimento de infra-estrutura do projeto Calha Norte;
II - Exploração mineral por meio do Projeto Ferro Carajás;
III - Criação da Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia;
IV - Extração do látex durante o chamado Surto da Borracha.

A ordenação desses elementos, desde o mais antigo ao mais recente, é a seguinte:

(A) IV, III, II, I.
(B) I, II, III, IV.
(C) IV, II, I, III.
(D) III, IV, II, I.
(E) III, IV, I, II.

GABARITO. (A) IV, III, II, I.

Resolução
De acordo com as estratégias apresentadas para a ocupação e desenvolvimento da Amazônia Brasileira, podemos fazer, em ordem cronológica decrescente, a seguinte relação:

IV. Extração de látex durante o chamado surto da borracha, ocorrido entre 1870 e 1920.

III. Criação da Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia, Sudam, em 1966.

II. Exploração mineral por meio do Projeto Grande Carajás, entre meados da década de 1970 e início da década de 1980.

I. Desenvolvimento de infra-estrutura do Projeto Calha Norte, iniciado em 1985.

Texto para as questões 20 e 21.

Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da nossa realidade em seus quadros.

Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da nossa realidade em seus quadros.

Sobre a temática dos “Retirantes”, Portinari também escreveu o seguinte poema:

(....)
Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos
Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos
Doloridos como fagulhas de carvão aceso

Corpos disformes, uns panos sujos,
Rasgados e sem cor, dependurados

Homens de enorme ventre bojudo
Mulheres com trouxas caídas para o lado

Pançudas, carregando ao colo um garoto
Choramingando, remelento
(....)
(Cândido Portinari. Poemas. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964.)

QUESTÃO 20
ENEM 2005: Das quatro obras reproduzidas, assinale aquelas que abordam a problemática que é tema do poema.

(A) 1 e 2
(B) 1 e 3
(C) 2 e 3
(D) 3 e 4
(E) 2 e 4

GABARITO. (C) 2 e 3

Resolução
É bastante evidente a correspondência entre a descrição contida no poema e as imagens constantes dos quadros 2 e 3.

QUESTÃO 21
ENEM 2005: No texto de Portinari, algumas das pessoas descritas provavelmente estão infectadas com o verme Schistosoma mansoni. Os “homens de enorme ventre bojudo” corresponderiam aos doentes da chamada “barriga d’água”.

O ciclo de vida do Schistosoma mansoni e as condições sócio-ambientais de um local são fatores determinantes para maior ou menor incidência dessa doença. O aumento da incidência da esquistossomose deve-se à presença de

(A) roedores, ao alto índice pluvial e à inexistência de programas de vacinação.

(B) insetos hospedeiros e indivíduos infectados, à inexistência de programas de vacinação.

(C) indivíduos infectados e de hospedeiros intermediários e à ausência de saneamento básico.

(D) mosquitos, a inexistência de programas de vacinação e à ausência de controle de águas paradas.

(E) gatos e de alimentos contaminados, e à ausência de precauções higiênicas.

GABARITO. (C) indivíduos infectados e de hospedeiros intermediários e à ausência de saneamento básico.

Resolução
O aumento da incidência da esquistossomose deve-se aos seguintes fatores:
– indivíduos doentes;
– presença do caramujo, hospedeiro intermediário do verme;
– ausência de saneamento básico.

QUESTÃO 22
ENEM 2005: A água é um dos componentes mais importantes das células. A tabela abaixo mostra como a quantidade de água varia em seres humanos, dependendo do tipo de célula. Em média, a água corresponde a 70% da composição química de um indivíduo normal.

Tabela

Durante uma biópsia, foi isolada uma amostra de tecido para análise em um laboratório. Enquanto intacta, essa amostra pesava 200 mg. Após secagem em estufa, quando se retirou toda a água do tecido, a amostra passou a pesar 80 mg. Baseado na tabela, pode-se afirmar que essa é uma amostra de

(A) tecido nervoso – substância cinzenta.
(B) tecido nervoso – substância branca.
(C) hemácias.
(D) tecido conjuntivo.
(E) tecido adiposo.

GABARITO. (D) tecido conjuntivo.

Resolução
A amostra do tecido tem 120 mg de água, que corresponde a 60% de 200 mg.
Assim sendo, pode-se afirmar pela tabela que a amostra é tecido conjuntivo.

QUESTÃO 23
ENEM 2005: Analise o quadro acerca da distribuição da miséria no mundo, nos anos de 1987 a 1998.

Tabela

A leitura dos dados apresentados permite afirmar que, no período considerado,

(A) no sul da Ásia e na África Subsaariana está, proporcionalmente, a maior concentração da população miserável.

(B) registra-se um aumento generalizado da população pobre e miserável.

(C) na África Subsaariana, o percentual de população pobre foi crescente.

(D) em números absolutos a situação da Europa e da Ásia Central é a melhor dentre todas as regiões consideradas.

(E) o Oriente Médio e o Norte da África mantiveram o mesmo percentual de população miserável.

GABARITO. (A) no sul da Ásia e na África Subsaariana está, proporcionalmente, a maior concentração da população miserável.

Resolução
Os maiores percentuais observados no Sudeste Asiático e na África Subsaariana refletem, por um lado, um crescimento demográfico muito superior ao desenvolvimento econômico; por outro lado, trata-se de regiões que estão à margem da globalização econômica, servindo apenas como fonte de mão-de-obra barata ou de matéria-prima.

QUESTÃO 24

Gráfico

ENEM 2005: Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado,

(A) ocorreu um aumento da produtividade agrícola devido à significativa mecanização de algumas lavouras, como a da soja.

(B) verificou-se um incremento na produção de grãos proporcionalmente à incorporação de novas terras produtivas.

(C) registrou-se elevada produção de grãos em virtude do uso intensivo de mão-de-obra pelas empresas rurais.

(D) houve um salto na produção de grãos, a partir de 91, em decorrência do total de exportações feitas por pequenos agricultores.

(E) constataram-se ganhos tanto na produção quanto na produtividade agrícolas resultantes da efetiva reforma agrária executada.

GABARITO. (A) ocorreu um aumento da produtividade agrícola devido à significativa mecanização de algumas lavouras, como a da soja.

Resolução
O gráfico mostra claramente que a área agrícola, no período considerado, praticamente não sofreu alteração; enquanto a produção agrícola de grãos quase dobrou. Conclui-se que houve um aumento da produtividade com a adoção de mecanização, a exemplo da soja, cultivada pelo sistema do agronegócio.

QUESTÃO 25

Tirinha

Tirinha

ENEM 2005: As tiras ironizam uma célebre fábula e a conduta dos governantes. Tendo como referência o estado atual dos países periféricos, pode-se afirmar que nessas histórias está contida a seguinte idéia:

(A) Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados.

(B) Necessidade de atualização crítica de clássicos da literatura.

(C) Menosprezo governamental com relação a questões ecologicamente corretas.

(D) Exigência da inserção adequada da mulher no mercado de trabalho.

(E) Aprofundamento do problema social do desemprego e do subemprego.

GABARITO. (A) Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados.

Resolução
Nada no quadrinho de Henfil indica que se trata de “crítica à precária situação dos trabalhadores ativos”, nem há nela qualquer referência à fábula da Cigarra e a Formiga. Trata-se de uma interpretação forçada e nãopertinente, que desconsidera aspectos importantes da tira de Henfil, como é o caso da referência às mulheres. Uma interpretação arbitrária que a Banca Examinadora quis impingir aos candidatos.

QUESTÃO 26
ENEM 2005: Podemos estimar o consumo de energia elétrica de uma casa considerando as principais fontes desse consumo. Pense na situação em que apenas os aparelhos que constam da tabela abaixo fossem utilizados diariamente da mesma forma.

Tabela: A tabela fornece a potência e o tempo efetivo de uso diário de cada aparelho doméstico.

Tabela

Supondo que o mês tenha 30 dias e que o custo de 1 KWh é de R$ 0,40, o consumo de energia elétrica mensal dessa casa, é de aproximadamente

(A) R$ 135.
(B) R$ 165.
(C) R$ 190.
(D) R$ 210.
(E) R$ 230.

GABARITO. (E) R$ 230.

QUESTÃO 27
ENEM 2005: As cobras estão entre os animais peçonhentos que mais causam acidentes no Brasil, principalmente na área rural.

As cascavéis (Crotalus), apesar de extremamente venenosas, são cobras que, em relação a outras espécies, causam poucos acidentes a humanos. Isso se deve ao ruído de seu “chocalho”, que faz com que suas vítimas percebam sua presença e as evitem. Esses animais só atacam os seres humanos para sua defesa e se alimentam de pequenos roedores e aves. Apesar disso, elas têm sido caçadas continuamente, por serem facilmente detectadas.

Ultimamente os cientistas observaram que essas cobras têm ficado mais silenciosas, o que passa a ser um problema, pois, se as pessoas não as percebem, aumentam os riscos de acidentes.

A explicação darwinista para o fato de a cascavel estar ficando mais silenciosa é que

(A) a necessidade de não ser descoberta e morta mudou seu comportamento.

(B) as alterações no seu código genético surgiram para aperfeiçoá-la.

(C) as mutações sucessivas foram acontecendo para que ela pudesse adaptar-se.

(D) as variedades mais silenciosas foram selecionadas positivamente.

(E) as variedades sofreram mutações para se adaptarem à presença de seres humanos.

GABARITO. (D) as variedades mais silenciosas foram selecionadas positivamente.

Resolução
Ficando mais silenciosas, as cascavéis foram selecionadas positivamente, aumentando a probabilidade de sobrevivência e reprodução no meio ambiente.

QUESTÃO 28
ENEM 2005: Há quatro séculos alguns animais domésticos foram introduzidos na Ilha da Trindade como "reserva de alimento". Porcos e cabras soltos davam boa carne aos navegantes de passagem, cansados de tanto peixe no cardápio.

Entretanto, as cabras consumiram toda a vegetação rasteira e ainda comeram a casca dos arbustos sobreviventes. Os porcos revolveram raízes e a terra na busca de semente. Depois de consumir todo o verde, de volta ao estado selvagem, os porcos passaram a devorar qualquer coisa: ovos de tartarugas, de aves marinhas, caranguejos e até cabritos pequenos.

Com base nos fatos acima, pode-se afirmar que

(A) a introdução desses animais domésticos, trouxe, com o passar dos anos, o equilíbrio ecológico.

(B) o ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado, pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos.

(C) a principal alteração do ecossistema foi a presença dos homens, pois animais nunca geram desequilíbrios no ecossistema.

(D) o desequilíbrio só apareceu quando os porcos começaram a comer os cabritos pequenos.

(E) o aumento da biodiversidade, a longo prazo, foi favorecido pela introdução de mais dois tipos de animais na ilha.

GABARITO. (B) o ecossistema da Ilha da Trindade foi alterado, pois não houve uma interação equilibrada entre os seres vivos.

Resolução
A introdução de alguns animais domésticos na Ilha da Trindade ocasionou um desequilíbrio ecológico.

QUESTÃO 29
ENEM 2005: O gás natural veicular (GNV) pode substituir a gasolina ou álcool nos veículos automotores.

Nas grandes cidades, essa possibilidade tem sido explorada, principalmente, pelos táxis, que recuperam em um tempo relativamente curto o investimento feito com a conversão por meio da economia proporcionada pelo uso do gás natural.

Atualmente, a conversão para gás natural do motor de um automóvel que utiliza a gasolina custa R$ 3.000,00. Um litro de gasolina permite percorrer cerca de 10 km e custa R$ 2,20, enquanto um metro cúbico de GNV permite percorrer cerca de 12 km e custa R$ 1,10.

Desse modo, um taxista que percorra 6.000 km por mês recupera o investimento da conversão em aproximadamente

(A) 2 meses.
(B) 4 meses.
(C) 6 meses.
(D) 8 meses.
(E) 10 meses.

GABARITO. (B) 4 meses.

QUESTÃO 30
ENEM 2005: Um estudo caracterizou 5 ambientes aquáticos, nomeados de A a E, em uma região, medindo parâmetros físicoquímicos de cada um deles, incluindo o pH nos ambientes. O Gráfico I representa os valores de pH dos 5 ambientes.

Utilizando o gráfico II, que representa a distribuição estatística de espécies em diferentes faixas de pH, pode-se esperar um maior número de espécies no ambiente:

Gráficos

(A) A.
(B) B.
(C) C.
(D) D.
(E) E.

GABARITO. (D) D.

Resolução
Pelo gráfico II, observamos que o maior número de espécies (40) ocorre no ambiente de pH ótimo de sobrevida, situado entre 7 e 8.

No gráfico I, verificamos que o pH entre 7 e 8 corresponde ao ambiente D.

QUESTÃO 31
ENEM 2005: Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos.

Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é

(A) proibir a produção de plásticos e substituí-los por materiais renováveis como os metais.

(B) incinerar o lixo de modo que o gás carbônico e outros produtos resultantes da combustão voltem aos ciclos naturais.

(C) queimar o lixo para que os aditivos contidos na composição dos plásticos, tóxicos e não degradáveis sejam diluídos no ar.

(D) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria prima não renovável e o acúmulo de lixo.

(E) reciclar o material para aumentar a qualidade do produto e facilitar a sua comercialização em larga escala.

GABARITO. (D) estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria prima não renovável e o acúmulo de lixo.

Resolução
Como metais não são renováveis, e não é lógico emitir gases tóxicos e degradáveis para que sejam diluídos no ar, o processo mais adequado seria estimular a produção de plásticos recicláveis (reaproveitáveis) de modo a diminuir a demanda de matéria-prima não-renovável (petróleo), diminuindo assim o acúmulo de lixo. O reaproveitamento de plásticos não aumenta a qualidade do produto.

QUESTÃO 32
ENEM 2005: Um aluno de uma escola será escolhido por sorteio para representá-la em uma certa atividade. A escola tem dois turnos. No diurno há 300 alunos, distribuídos em 10 turmas de 30 alunos. No noturno há 240 alunos, distribuídos em 6 turmas de 40 alunos.

Em vez do sorteio direto envolvendo os 540 alunos, foram propostos dois outros métodos de sorteio.

Método I: escolher ao acaso um dos turnos (por exemplo, lançando uma moeda) e, a seguir, sortear um dos alunos do turno escolhido.

Método II: escolher ao acaso uma das 16 turmas (por exemplo, colocando um papel com o número de cada turma em uma urna e sorteando uma delas) e, a seguir, sortear um dos alunos dessa turma.

Sobre os métodos I e II de sorteio é correto afirmar:

(A) em ambos os métodos, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados.

(B) no método I, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no método II a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno do noturno.

(C) no método II, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no método I, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno do noturno.

(D) no método I, a chance de um aluno do noturno ser sorteado é maior do que a de um aluno do diurno, enquanto no método II ocorre o contrário.

(E) em ambos os métodos, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior do que a de um aluno do noturno.

GABARITO. (D) no método I, a chance de um aluno do noturno ser sorteado é maior do que a de um aluno do diurno, enquanto no método II ocorre o contrário.

QUESTÃO 33
ENEM 2005: O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo ocorre em

(A)
“(....)
É de laço e de nó
De gibeira o jiló
Dessa vida, cumprida a sol (....)”
(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos.
setembro de 1992.)

(B)
“Protegendo os inocentes
é que Deus, sábio demais,
põe cenários diferentes
nas impressões digitais.”
(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)

(C)
“O dicionário-padrão da língua
e os dicionários unilíngües são
os tipos mais comuns de
dicionários. Em nossos dias,
eles se tornaram um objeto de
consumo obrigatório para as
nações civilizadas e
desenvolvidas.”
(Maria T. Camargo Biderman. O
dicionário-padrão da língua. Alfa (28),
2743, 1974 Supl.)

Letra D

(E)
“Humorismo é a arte de fazer cócegas
no raciocínio dos outros. Há duas
espécies de humorismo: o trágico e o
cômico. O trágico é o que não
consegue fazer rir; o cômico é o que é
verdadeiramente trágico para se fazer.”
(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br.
acessado em julho de 2005.)

GABARITO. C

(C)
“O dicionário-padrão da língua
e os dicionários unilíngües são
os tipos mais comuns de
dicionários. Em nossos dias,
eles se tornaram um objeto de
consumo obrigatório para as
nações civilizadas e
desenvolvidas.”
(Maria T. Camargo Biderman. O
dicionário-padrão da língua. Alfa (28),
2743, 1974 Supl.)

Resolução
A linguagem denotativa, referencial ou literal aparece na expressão “dicionário-padrão”. Nas demais alternativas, a linguagem é conotativa, pois as expressões sublinhadas não são empregadas em sentido literal, mas sim metafórico.

QUESTÃO 34
ENEM 2005: Quatro estações distribuidoras de energia A, B, C e D estão dispostas como vértices de um quadrado de 40 km de lado. Deseja-se construir uma estação central que seja ao mesmo tempo equidistante das estações A e B e da estrada (reta) que liga as estações C e D.

A nova estação deve ser localizada

(A) no centro do quadrado.

(B) na perpendicular à estrada que liga C e D passando por seu ponto médio, a 15 km dessa estrada.

(C) na perpendicular à estrada que liga C e D passando por seu ponto médio, a 25 km dessa estrada.

(D) no vértice de um triângulo equilátero de base AB, oposto a essa base.

(E) no ponto médio da estrada que liga as estações A e B. 

GABARITO. (C) na perpendicular à estrada que liga C e D passando por seu ponto médio, a 25 km dessa estrada.

QUESTÃO 35
ENEM 2005: Uma expedição de paleontólogos descobre em um determinado extrato geológico marinho uma nova espécie de animal fossilizado. No mesmo extrato, foram encontrados artrópodes xifosuras e trilobitas, braquiópodos e peixes ostracodermos e placodermos.

O esquema ao lado representa os períodos geológicos em que esses grupos viveram.

Gráfico

Observando esse esquema os paleontólogos concluíram que o período geológico em que haviam encontrado essa nova espécie era o Devoniano, tendo ela uma idade estimada entre 405 milhões e 345 milhões de anos.

Destes cinco grupos de animais que estavam associados à nova espécie, aquele que foi determinante para a definição do período geológico em que ela foi encontrada é

(A) xifosura, grupo muito antigo, associado a outros animais.

(B) trilobita, grupo típico da era Paleozóica.

(C) braquiópodo, grupo de maior distribuição geológica.

(D) ostracodermo, grupo de peixes que só aparece até o Devoniano.

(E) placodermo, grupo que só existiu no Devoniano.

GABARITO. (E) placodermo, grupo que só existiu no Devoniano.

QUESTÃO 36
ENEM 2005: Quando um reservatório de água é agredido ambientalmente por poluição de origem doméstica ou industrial, uma rápida providência é fundamental para diminuir os danos ecológicos. Como o monitoramento constante dessas águas demanda aparelhos caros e testes demorados, cientistas têm se utilizado de biodetectores, como peixes que são colocados em gaiolas dentro da água, podendo ser observados periodicamente.

Para testar a resistência de três espécies de peixes, cientistas separaram dois grupos de cada espécie, cada um com cem peixes, totalizando seis grupos. Foi, então, adicionada a mesma quantidade de poluentes de origem doméstica e industrial, em separado. Durante o período de 24 horas, o número de indivíduos passou a ser contado de hora em hora.

Os resultados são apresentados abaixo.

Gráfico

Pelos resultados obtidos, a espécie de peixe mais indicada para ser utilizada como detectora de poluição, a fim de que sejam tomadas providências imediatas, seria

(A) a espécie I, pois sendo menos resistente à poluição, morreria mais rapidamente após a contaminação.

(B) a espécie II, pois sendo a mais resistente, haveria mais tempo para testes.

(C) a espécie III, pois como apresenta resistência diferente à poluição doméstica e industrial, propicia estudos posteriores.

(D) as espécies I e III juntas, pois tendo resistência semelhante em relação à poluição permitem comparar resultados.

(E) as espécies II e III juntas, pois como são pouco tolerantes à poluição, propiciam um rápido alerta.

GABARITO. (A) a espécie I, pois sendo menos resistente à poluição, morreria mais rapidamente após a contaminação.

QUESTÃO 37
ENEM 2005: A Embrapa possui uma linhagem de soja transgênica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta está passando por testes de segurança nutricional e ambiental, processo que exige cerca de três anos.

Uma linhagem de soja transgênica requer a produção inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas são selecionadas as dez mais “estáveis”, com maior capacidade de gerar descendentes também resistentes.

Esses descendentes são submetidos a doses de herbicida três vezes superiores às aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores são separadas e apenas uma delas é levada a testes de segurança.

Os riscos ambientais da soja transgênica são pequenos, já que ela não tem possibilidade de cruzamento com outras plantas e o perigo de polinização cruzada com outro tipo de soja é de apenas 1%.

A soja transgênica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque

(A) a resistência ao herbicida não é estável e assim não passa para as plantas-filhas.

(B) as doses de herbicida aplicadas nas plantas são 3 vezes superiores às usuais.

(C) a capacidade da linhagem de cruzar com espécies selvagens é inexistente.

(D) a linhagem passou por testes nutricionais e após três anos foi aprovada.

(E) a linhagem obtida foi testada rigorosamente em relação a sua segurança.

GABARITO. (C) a capacidade da linhagem de cruzar com espécies selvagens é inexistente.

QUESTÃO 38
ENEM 2005: As 23 ex-alunas de uma turma que completou o Ensino Médio há 10 anos se encontraram em uma reunião comemorativa. Várias delas haviam se casado e tido filhos. A distribuição das mulheres, de acordo com a quantidade de filhos, é mostrada no gráfico abaixo.

Gráfico

Um prêmio foi sorteado entre todos os filhos dessas ex-alunas. A probabilidade de que a criança premiada tenha sido um(a) filho(a) único(a) é

A) 1/3.
B) 1/4.
C) 7/15.
D) 7/23.
E) 7/25.

GABARITO. E) 7/25.

QUESTÃO 39
ENEM 2005: A água é um dos fatores determinantes para todos os seres vivos, mas a precipitação varia muito nos continentes, como podemos observar no mapa abaixo.

Mapa de distribuição dos grandes desertos e das áreas úmidas

Tabela

Ao examinar a tabela da temperatura média anual em algumas latitudes, podemos concluir que as chuvas são mais abundantes nas maiores latitudes próximas do Equador, porque

(A) as grandes extensões de terra fria das latitudes extremas impedem precipitações mais abundantes.

(B) a água superficial é mais quente nos trópicos do que nas regiões temperadas, causando maior precipitação.

(C) o ar mais quente tropical retém mais vapor de água na atmosfera, aumentando as precipitações.

(D) o ar mais frio das regiões temperadas retém mais vapor de água, impedindo as precipitações.

(E) a água superficial é fria e menos abundante nas latitudes extremas, causando menor precipitação.

GABARITO. (C) o ar mais quente tropical retém mais vapor de água na atmosfera, aumentando as precipitações.

QUESTÃO 40
ENEM 2005: Nos últimos meses o preço do petróleo tem alcançado recordes históricos. Por isso a procura de fontes energéticas alternativas se faz necessária. Para os especialistas, uma das mais interessantes é o gás natural, pois ele apresentaria uma série de vantagens em relação a outras opções energéticas.

A tabela compara a distribuição das reservas de petróleo e de gás natural no mundo, e a figura, a emissão de monóxido de carbono entre vários tipos de fontes energéticas.

Tabela

Gráfico
(Fonte: Gas World International – Petroleum Economist.)

A partir da análise da tabela e da figura, são feitas as seguintes afirmativas:

I – Enquanto as reservas mundiais de petróleo estão concentradas geograficamente, as reservas mundiais de gás natural são mais distribuídas ao redor do mundo garantindo um mercado competitivo, menos dependente de crises internacionais e políticas.

II – A emissão de dióxido de carbono (CO2) para o gás natural é a mais baixa entre os diversos combustíveis analisados, o que é importante, uma vez que esse gás é um dos principais responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Com relação a essas afirmativas pode-se dizer que

(A) a primeira está incorreta, pois novas reservas de petróleo serão descobertas futuramente.

(B) a segunda está incorreta, pois o dióxido de carbono (CO2) apresenta pouca importância no agravamento do efeito estufa.

(C) ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética.

(D) ambas não procedem para o Brasil, que já é praticamente auto-suficiente em petróleo e não contribui para o agravamento do efeito estufa.

(E) nenhuma delas mostra vantagem do uso de gás natural sobre o petróleo.

GABARITO. (C) ambas são análises corretas, mostrando que o gás natural é uma importante alternativa energética.

QUESTÃO 41
ENEM 2005: Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos.

ENEM 2005: Um fabricante afirma que um produto disponível comercialmente possui DNA vegetal, elemento que proporcionaria melhor hidratação dos cabelos.

Sobre as características químicas dessa molécula essencial à vida, é correto afirmar que o DNA

(A) de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição.

(B) de origem vegetal é diferente quimicamente dos demais pois possui clorofila.

(C) das bactérias poderia causar mutações no couro cabeludo.

(D) dos animais encontra-se sempre enovelado e é de difícil absorção.

(E) de características básicas, assegura sua eficiência hidratante.

GABARITO. (A) de qualquer espécie serviria, já que têm a mesma composição.

QUESTÃO 42
ENEM 2005: Um pátio de grandes dimensões vai ser revestido por pastilhas quadradas brancas e pretas, segundo o padrão representado ao lado, que vai ser repetido em toda a extensão do pátio.

ENEM 2005: Um pátio de grandes dimensões vai ser revestido por pastilhas quadradas brancas e pretas, segundo o padrão representado ao lado, que vai ser repetido em toda a extensão do pátio.

As pastilhas de cor branca custam R$ 8,00 por metro quadrado e as de cor preta, R$ 10,00. O custo por metro quadrado do revestimento será de

(A) R$ 8,20.
(B) R$ 8,40.
(C) R$ 8,60.
(D) R$ 8,80.
(E) R$ 9,00.

GABARITO. (B) R$ 8,40.

QUESTÃO 43
ENEM 2005: A atividade pesqueira é antes de tudo extrativista, o que causa impactos ambientais. Muitas espécies já apresentam sério comprometimento em seus estoques e, para diminuir esse impacto, várias espécies vêm sendo cultivadas.

No Brasil, o cultivo de algas, mexilhões, ostras, peixes e camarões, vem sendo realizado há alguns anos, com grande sucesso, graças ao estudo minucioso da biologia dessas espécies.

Os crustáceos decápodes, por exemplo, apresentam durante seu desenvolvimento larvário, várias etapas com mudança radical de sua forma.

Algumas das fases larvárias de crustáceos
Algumas das fases larvárias de crustáceos

Não só a sua forma muda, mas também a sua alimentação e habitat. Isso faz com que os criadores estejam atentos a essas mudanças, porque a alimentação ministrada tem de mudar a cada fase.

Se para o criador, essas mudanças são um problema para a espécie em questão, essa metamorfose apresenta uma vantagem importante para sua sobrevivência, pois

(A) aumenta a predação entre os indivíduos.

(B) aumenta o ritmo de crescimento.

(C) diminui a competição entre os indivíduos da mesma espécie.

(D) diminui a quantidade de nichos ecológicos ocupados pela espécie.

(E) mantém a uniformidade da espécie.

GABARITO. (C) diminui a competição entre os indivíduos da mesma espécie.

QUESTÃO 44
ENEM 2005: Os transgênicos vêm ocupando parte da imprensa com opiniões ora favoráveis ora desfavoráveis.

Um organismo ao receber material genético de outra espécie, ou modificado da mesma espécie, passa a apresentar novas características.

Assim, por exemplo, já temos bactérias fabricando hormônios humanos, algodão colorido e cabras que produzem fatores de coagulação sanguínea humana.

O belga René Magritte (1896 – 1967), um dos pintores surrealistas mais importantes, deixou obras enigmáticas.

Caso você fosse escolher uma ilustração para um artigo sobre os transgênicos, qual das obras de Magritte, abaixo, estaria mais de acordo com esse tema tão polêmico? 

Letra A

Letra B

Letra C

Letra D

Letra E

GABARITO. B

Letra B

QUESTÃO 45
ENEM 2005: Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores.

Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das

(A) algas.

(B) briófitas como os musgos.

(C) pteridófitas como as samambaias.

(D) gimnospermas como os pinheiros.

(E) angiospermas como as árvores frutíferas.

GABARITO. (E) angiospermas como as árvores frutíferas.

QUESTÃO 46
ENEM 2005: A escrita Braile para cegos é um sistema de símbolos no qual cada caráter é um conjunto de 6 pontos dispostos em forma retangular, dos quais pelo menos um se destaca em relação aos demais.

Por exemplo, a letra A é representada por
ENEM 2005

O número total de caracteres que podem ser representados no sistema Braile é

(A) 12.
(B) 31.
(C) 36.
(D) 63.
(E) 720.

GABARITO. (D) 63.

QUESTÃO 47
ENEM 2005: Em uma área observa-se o seguinte regime pluviométrico:

Os anfíbios são seres que podem ocupar tanto ambientes aquáticos quanto terrestres. Entretanto, há espécies de anfíbios que passam todo o tempo na terra ou então na água. Apesar disso, a maioria das espécies terrestres depende de água para se reproduzir e o faz quando essa existe em abundância.

Gráfico

Os meses do ano em que, nessa área, esses anfíbios terrestres poderiam se reproduzir mais eficientemente são de

(A) setembro a dezembro.
(B) novembro a fevereiro.
(C) janeiro a abril.
(D) março a julho.
(E) maio a agosto.

GABARITO. (B) novembro a fevereiro.

QUESTÃO 48
ENEM 2005: Moradores de três cidades, aqui chamadas de X, Y e Z, foram indagados quanto aos tipos de poluição que mais afligiam as suas áreas urbanas.

Nos gráficos abaixo estão representadas as porcentagens de reclamações sobre cada tipo de poluição ambiental.

Nos gráficos abaixo estão representadas as porcentagens de reclamações sobre cada tipo de poluição ambiental.


Considerando a queixa principal dos cidadãos de cada cidade, a primeira medida de combate à poluição em cada uma delas seria, respectivamente:

Opções

GABARITO. E

QUESTÃO 49
ENEM 2005: Foram publicados recentemente trabalhos relatando o uso de fungos como controle biológico de mosquitos transmissores da malária.

Observou-se o percentual de sobrevivência dos mosquitos Anopheles sp. após exposição ou não a superfícies cobertas com fungos sabidamente pesticidas, ao longo de duas semanas. Os dados obtidos estão presentes no gráfico ao lado.

Gráfico

No grupo exposto aos fungos, o período em que houve 50% de sobrevivência ocorreu entre os dias

(A) 2 e 4.
(B) 4 e 6.
(C) 6 e 8.
(D) 8 e 10.
(E) 10 e 12.

GABARITO. (D) 8 e 10.

QUESTÃO 50
ENEM 2005: Foi proposto um novo modelo de evolução dos primatas elaborado por matemáticos e biólogos.

Nesse modelo o grupo de primatas pode ter tido origem quando os dinossauros ainda habitavam a Terra, e não há 65 milhões de anos, como é comumente aceito.

Gráfico

Examinando esta árvore evolutiva podemos dizer que a divergência entre os macacos do Velho Mundo e o grupo dos grandes macacos e de humanos ocorreu há aproximadamente

(A) 10 milhões de anos.
(B) 40 milhões de anos.
(C) 55 milhões de anos.
(D) 65 milhões de anos.
(E) 85 milhões de anos.

GABARITO. (B) 40 milhões de anos.

QUESTÃO 51
ENEM 2005: Entre 1975 e 1999, apenas 15 novos produtos foram desenvolvidos para o tratamento da tuberculose e de doenças tropicais, as chamadas doenças negligenciadas. No mesmo período, 179 novas drogas surgiram para atender portadores de doenças cardiovasculares. Desde 2003, um grande programa articula esforços em pesquisa e desenvolvimento tecnológico de instituições científicas, governamentais e privadas de vários países para reverter esse quadro de modo duradouro e profissional.

Sobre as doenças negligenciadas e o programa internacional, considere as seguintes afirmativas:

I- As doenças negligenciadas, típicas das regiões subdesenvolvidas do planeta, são geralmente associadas à subnutrição e à falta de saneamento básico.

II- As pesquisas sobre as doenças negligenciadas não interessam à indústria farmacêutica porque atingem países em desenvolvimento sendo economicamente pouco atrativas.

III- O programa de combate às doenças negligenciadas endêmicas não interessa ao Brasil porque atende a uma parcela muito pequena da população.

Está correto apenas o que se afirma em:

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) I e II.
(E) II e III.

GABARITO. (D) I e II.

QUESTÃO 52
ENEM 2005: Em um estudo feito pelo Instituto Florestal, foi possível acompanhar a evolução de ecossistemas paulistas desde 1962. Desse estudo publicou-se o Inventário Florestal de São Paulo, que mostrou resultados de décadas de transformações da Mata Atlântica.

Gráfico

Examinando o gráfico da área de vegetação natural remanescente (em mil km²) pode-se inferir que

(A) a Mata Atlântica teve sua área devastada em 50% entre 1963 e 1973.

(B) a vegetação natural da Mata Atlântica aumentou antes da década de 60, mas reduziu nas décadas posteriores.

(C) a devastação da Mata Atlântica remanescente vem sendo contida desde a década de 60.

(D) em 2000-2001, a área de Mata Atlântica preservada em relação ao período de 1990-1992 foi de 34,6%.

(E) a área preservada da Mata Atlântica nos anos 2000 e 2001 é maior do que a registrada no período de 1990-1992.

GABARITO. (E) a área preservada da Mata Atlântica nos anos 2000 e 2001 é maior do que a registrada no período de 1990-1992.

QUESTÃO 53
Segundo a análise do Prof. Paulo Canedo de Magalhães, do Laboratório de Hidrologia da COPPE, UFRJ, o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco envolve uma vazão de água modesta e não representa nenhum perigo para o Velho Chico, mas pode beneficiar milhões de pessoas. No entanto, o sucesso do empreendimento dependerá do aprimoramento da capacidade de gestão das águas nas regiões doadora e receptora, bem como no exercício cotidiano de operar e manter o sistema transportador.

Embora não seja contestado que o reforço hídrico poderá beneficiar o interior do Nordeste, um grupo de cientistas e técnicos, a convite da SBPC, numa análise isenta, aponta algumas incertezas no projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Afirma também que a água por si só não gera desenvolvimento e será preciso implantar sistemas de escoamento de produção, capacitar e educar pessoas, entre outras ações.
(Adaptado. Ciência Hoje, volume 37, número 217, julho de 2005)

ENEM 2005: Os diferentes pontos de vista sobre o megaprojeto de transposição das águas do Rio São Francisco quando confrontados indicam que

(A) as perspectivas de sucesso dependem integralmente do desenvolvimento tecnológico prévio da região do semiárido nordestino.

(B) o desenvolvimento sustentado da região receptora com a implantação do megaprojeto independe de ações sociais já existentes.

(C) o projeto deve limitar-se às infra-estruturas de transporte de água e evitar induzir ou incentivar a gestão participativa dos recursos hídricos.

(D) o projeto deve ir além do aumento de recursos hídricos e remeter a um conjunto de ações para o desenvolvimento das regiões afetadas.

(E) as perspectivas claras de insucesso do megaprojeto inviabilizam a sua aplicação, apesar da necessidade hídrica do semi-árido.

GABARITO. (D) o projeto deve ir além do aumento de recursos hídricos e remeter a um conjunto de ações para o desenvolvimento das regiões afetadas.

QUESTÃO 54
ENEM 2005: Pesquisas recentes estimam o seguinte perfil da concentração de oxigênio (O2) atmosférico ao longo da história evolutiva da Terra:

No período Carbonífero entre aproximadamente 350 e 300 milhões de anos, houve uma ampla ocorrência de animais gigantes, como por exemplo insetos voadores de 45 centímetros e anfíbios de até 2 metros de comprimento.

No entanto, grande parte da vida na Terra foi extinta há cerca de 250 milhões de anos, durante o período Permiano.

ENEM 2005

Sabendo-se que o O2 é um gás extremamente importante para os processos de obtenção de energia em sistemas biológicos, conclui-se que

(A) a concentração de nitrogênio atmosférico se manteve constante nos últimos 400 milhões de anos, possibilitando o surgimento de animais gigantes.

(B) a produção de energia dos organismos fotossintéticos causou a extinção em massa no período Permiano por aumentar a concentração de oxigênio atmosférico.

(C) o surgimento de animais gigantes pode ser explicado pelo aumento de concentração de oxigênio atmosférico, o que possibilitou uma maior absorção de oxigênio por esses animais.

(D) o aumento da concentração de gás carbônico (CO2) atmosférico no período Carbonífero causou mutações que permitiram o aparecimento de animais gigantes.

(E) a redução da concentração de oxigênio atmosférico no período Permiano permitiu um aumento da biodiversidade terrestre por meio da indução de processos de obtenção de energia.

GABARITO. (C) o surgimento de animais gigantes pode ser explicado pelo aumento de concentração de oxigênio atmosférico, o que possibilitou uma maior absorção de oxigênio por esses animais.

QUESTÃO 55
ENEM 2005:  Os números de identificação utilizados no cotidiano (de contas bancárias, de CPF, de Carteira de Identidade etc) usualmente possuem um dígito de verificação, normalmente representado após o hífen, como em 17326-9. Esse dígito adicional tem a finalidade de evitar erros no preenchimento ou digitação de documentos.

Um dos métodos usados para gerar esse dígito utiliza os seguintes passos:

- multiplica-se o último algarismo do número por 1, o penúltimo por 2, o antepenúltimo por 1, e assim por diante, sempre alternando multiplicações por 1 e por 2.

- soma-se 1 a cada um dos resultados dessas multiplicações que for maior do que ou igual a 10 

- somam-se os resultados obtidos

- calcula-se o resto da divisão dessa soma por 10, obtendo-se assim o dígito verificador.

O dígito de verificação fornecido pelo processo acima para o número 24685 é

(A) 1.
(B) 2.
(C) 4.
(D) 6.
(E) 8.

GABARITO. (E) 8.

QUESTÃO 56
Leia estes textos. 

Texto 1

Texto 1

Texto 2
Sonho Impossível

Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender
Sofrer a tortura implacável
Romper a incabível prisão
Voar num limite improvável
Tocar o inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão.
(J. Darione – M. Leigh – Versão de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, 1972.)

ENEM 2005: A tirinha e a canção apresentam uma reflexão sobre o futuro da humanidade. É correto concluir que os dois textos

(A) afirmam que o homem é capaz de alcançar a paz.

(B) concordam que o desarmamento é inatingível.

(C) julgam que o sonho é um desafio invencível.

(D) têm visões diferentes sobre um possível mundo melhor.

(E) transmitem uma mensagem de otimismo sobre a paz.

GABARITO. (D) têm visões diferentes sobre um possível mundo melhor.

QUESTÃO 57
ENEM 2005: O desenvolvimento da maior parte das espécies de insetos passa por vários estágios até chegar à fase adulta, quando finalmente estão aptos à reprodução. Esse desenvolvimento é um jogo complexo de hormônios.

A ecdisona promove as mudas (ecdíases), mas o hormônio juvenil impede que o inseto perca suas características de larva. Com o tempo, a quantidade desse hormônio diminui e o inseto chega à fase adulta.

Gráfico

Cientistas descobriram que algumas árvores produzem um composto químico muito semelhante ao hormônio juvenil dos insetos.

A vantagem de uma árvore que produz uma substância que funcione como hormônio juvenil é que a larva do inseto, ao se alimentar da planta, ingere esse hormônio e

(A) vive sem se reproduzir, pois nunca chega à fase adulta.

(B) vive menos tempo, pois seu ciclo de vida encurta.

(C) vive mais tempo, pois ocorrem poucas mudas.

(D) morre, pois chega muito rápido à fase adulta.

(E) morre, pois não sofrerá mais mudas.

GABARITO. (A) vive sem se reproduzir, pois nunca chega à fase adulta.

Leia estes poemas para responder as questões 58 e 59.

Texto 1 - Auto-retrato

Provinciano que nunca soube
Escolher bem uma gravata;
Pernambucano a quem repugna
A faca do pernambucano;
Poeta ruim que na arte da prosa
Envelheceu na infância da arte,

E até mesmo escrevendo crônicas
Ficou cronista de província;
Arquiteto falhado, músico
Falhado (engoliu um dia
Um piano, mas o teclado

Ficou de fora); sem família,
Religião ou filosofia;
Mal tendo a inquietação de espírito
Que vem do sobrenatural,
E em matéria de profissão
Um tísico* profissional.
(Manuel Bandeira. Poesia completa e prosa.
Rio de Janeiro: Aguilar, 1983. p. 395.)
(*) tísico=tuberculoso

Texto 2 - Poema de sete faces

Quando eu nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos.
(....)
Meu Deus, por que me abandonaste
se sabias que eu não era Deus
se sabias que eu era fraco.
Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo
mais vasto é o meu coração.
(Carlos Drummond de Andrade. Obra completa.
Rio de Janeiro: Aguilar, 1964. p. 53.)

QUESTÃO 58
ENEM 2005: Esses poemas têm em comum o fato de

(A) descreverem aspectos físicos dos próprios autores.

(B) refletirem um sentimento pessimista.

(C) terem a doença como tema.

(D) narrarem a vida dos autores desde o nascimento.

(E) defenderem crenças religiosas.

GABARITO. (B) refletirem um sentimento pessimista.

QUESTÃO 59
ENEM 2005: No verso “Meu Deus, por que me abandonaste” do texto 2, Drummond retoma as palavras de Cristo, na cruz, pouco antes de morrer. Esse recurso de repetir palavras de outrem equivale a

(A) emprego de termos moralizantes.

(B) uso de vício de linguagem pouco tolerado.

(C) repetição desnecessária de idéias.

(D) emprego estilístico da fala de outra pessoa.

(E) uso de uma pergunta sem resposta.

GABARITO. (D) emprego estilístico da fala de outra pessoa.

QUESTÃO 60
ENEM 2005: A escolaridade dos jogadores de futebol nos grandes centros é maior do que se imagina, como mostra a pesquisa abaixo, realizada com os jogadores profissionais dos quatro principais clubes de futebol do Rio de Janeiro.

Gráfico

De acordo com esses dados, o percentual dos jogadores dos quatro clubes que concluíram o Ensino Médio é de aproximadamente:

(A) 14%.
(B) 48%.
(C) 54%.
(D) 60%.
(E) 68%.

GABARITO. (D) 60%.

QUESTÃO 61
ENEM 2005: Os três recipientes da figura têm formas diferentes, mas a mesma altura e o mesmo diâmetro da boca.

Neles são colocados líquido até a metade de sua altura, conforme indicado nas figuras.

Gráficos

Representando por V1, V2 e V3 o volume de líquido em cada um dos recipientes, tem-se

(A) V1 = V2 = V3
(B) V1 < V3 < V2
(C) V1 = V3 < V2
(D) V3 < V1 < V2
(E) V1 < V2 = V3

GABARITO. (B) V1 < V3 < V2

QUESTÃO 62
ENEM 2005: Um problema ainda não resolvido da geração nuclear de eletricidade é a destinação dos rejeitos radiativos, o chamado “lixo atômico”.

Os rejeitos mais ativos ficam por um período em piscinas de aço inoxidável nas próprias usinas antes de ser, como os demais rejeitos, acondicionados em tambores que são dispostos em áreas cercadas ou encerrados em depósitos subterrâneos secos, como antigas minas de sal.

A complexidade do problema do lixo atômico, comparativamente a outros lixos com substâncias tóxicas, se deve ao fato de

(A) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.

(B) acumular-se em quantidades bem maiores do que o lixo industrial convencional, faltando assim locais para reunir tanto material.

(C) ser constituído de materiais orgânicos que podem contaminar muitas espécies vivas, incluindo os próprios seres humanos.

(D) exalar continuamente gases venenosos, que tornariam o ar irrespirável por milhares de anos.

(E) emitir radiações e gases que podem destruir a camada de ozônio e agravar o efeito estufa.

GABARITO. (A) emitir radiações nocivas, por milhares de anos, em um processo que não tem como ser interrompido artificialmente.

QUESTÃO 63
Leia o texto e examine a ilustração:

Óbito do autor

(....) expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos.

Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia − peneirava − uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: −” Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade.

Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isto é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.” (....)

Ilustração
(Adaptado. Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. Ilustrado por
Cândido Portinari. Rio de Janeiro: Cem Bibliófilos do Brasil, 1943. p.1.)

ENEM 2005: Compare o texto de Machado de Assis com a ilustração de Portinari. É correto afirmar que a ilustração do pintor

(A) apresenta detalhes ausentes na cena descrita no texto verbal.

(B) retrata fielmente a cena descrita por Machado de Assis.

(C) distorce a cena descrita no romance.

(D) expressa um sentimento inadequado à situação.

(E) contraria o que descreve Machado de Assis.

GABARITO. (A) apresenta detalhes ausentes na cena descrita no texto verbal.

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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de 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direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de 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INDAGAÇÃO: Prova ENEM 2005 com Gabarito
Prova ENEM 2005 com Gabarito
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