ENEM 2020: Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o (a)

ENEM 2020: Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o (a)
Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o Brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a China uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza a assimetria.

As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor.
LEÃO, V. C. Prefácio. in: CINTRA. M. A. M.; SILVA FILHO. E.
B.; PINTO. E. C. (Org). China em transformação: dimensões
econômicas e geopolíticas do desenvolvimento.
Rio de Janeiro: Ipea. 2015.

ENEM 2020: Uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir a assimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o (a)

a) expansão do setor extrativista.
b) incremento da atividade agrícola.
c) diversificação da matriz energética.
d) fortalecimento da pesquisa científica.
e) monitoramento do fluxo alfandegário.

CORRESPONDÊNCIA DA QUESTÃO
(068 - AMARELA / 046 - AZUL / 072 - BRANCA / 085 - ROSA)

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
O texto destaca a assimetria na balança comercial entre Brasil e China, já que o Brasil exporta, predominantemente, produtos básicos, mas importa, majoritariamente, produtos industrializados. Uma ação que poderia reduzir tal assimetria é o fomento à pesquisa científica, e uma política de desenvolvimento industrial, podendo agregar maior valor às exportações do País.

As alternativas a e b estão incorretas, porque tratam, respectivamente, da expansão do extrativismo e da atividade agrícola, que gerariam a exportação de ainda mais produtos primários pelo Brasil e acentuariam a assimetria. Já a diversificação da matriz energética e o monitoramento do fluxo alfandegário, citados nas alternativas c e e, respectivamente, por si só, não contribuiem para reduzir a citada assimetria.

GABARITO:
d) fortalecimento da pesquisa científica.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

REDAÇÃO:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo