Prova de Farmácia (Residência USP 2021) com Gabarito

Prova de Farmácia (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Biomedicina (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Farmácia (Residência USP 2021) com Gabarito

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

TEXTO PARA AS QUESTÕES 01 E 02

A obesidade é considerada uma prioridade global de saúde pública por sua magnitude e relação com doenças crônicas. Em 2013, atingiu 20% dos adultos brasileiros, sendo 56,9% com sobrepeso (IBGE, 2015) e, embora políticas nacionais tenham sido instituídas (Dias et al., 2017), trata-se de um cenário de difícil reversão e que demanda articular o cuidado individual com ações que afetem o ambiente obesogênico (Poston et al., 1998; Swinburn et al., 2015). Além disso, a baixa efetividade das intervenções individuais pautadas em “modelos assistenciais” biologicistas e curativos impõe reflexões sobre os caminhos para a inovação das práticas de cuidado (Fertonani et al., 2015; Roberto et al., 2015).

O conceito de “modelo assistencial” vem sendo problematizado desde a década de 1970, quando emergiram as críticas ao denominado “modelo biomédico”. A instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990 impulsionou a reorientação desse modelo na direção da atenção integral à saúde, culminando com a consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF). Além disso, a ótica da promoção da saúde reforçou novas concepções sobre cuidado ao propor ações positivas de saúde, considerando os múltiplos condicionantes do processo saúde/doença (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006).

O debate sobre modelos assistenciais abarca elementos-chave como as formas de organização das relações entre profissionais e usuários, saberes e técnicas utilizadas para atender as necessidades em saúde, práticas e processos de trabalho (Fertonani et al., 2015). A reorientação dos modelos vigentes é um processo complexo que implica mudanças em distintas dimensões, tais como: (1) gerencial - referente aos mecanismos de condução do processo de reorganização das ações e dos serviços; (2) organizativa - referente ao estabelecimento das relações entre as unidades de prestação de serviços, considerando os níveis de complexidade tecnológica do processo de produção do cuidado; e (3) técnico assistencial, ou operativa, referente às relações que se estabelecem entre o(s) sujeito(s) das práticas e seus objetos de trabalho em vários planos (promoção da saúde, prevenção de riscos e agravos, e recuperação e reabilitação) (Fertonani et al., 2015).

A ESF distingue-se do modelo biomédico por ser fundamentada na integralidade; na construção de Redes de Atenção à Saúde (RAS), tendo a atenção básica como articuladora dos demais níveis por meio dos mecanismos de referência e contrarreferência; na articulação entre promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação; no foco na família, grupos e comunidades; na compreensão dos condicionantes históricos, sociais, culturais do processo saúde/doença; nas relações acolhedoras, de vínculo, compromisso e corresponsabilidade entre os profissionais de saúde, gestores e população; e na equipe multiprofissional (Fertonani et al., 2015; Teixeira, 2006). Tais características estão relacionadas com as dimensões “organizativa” e “técnico assistencial” de reorientação dos modelos assistenciais, incluindo as “práticas de cuidado” (Mattos, 2001).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 01
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar que

(A) a instituição do SUS reforçou o modelo biomédico, que prima pela atenção integral à saúde, concretizada na formação de equipes multiprofissionais.

(B) o modelo biomédico foi uma resposta às problematizações levantadas desde a década de 1970 sobre os modelos assistenciais em saúde pública.

(C) a Estratégia Saúde da Família, que resultou de reorientações no modelo biomédico estimuladas pela implantação do SUS, assume a integralidade como um de seus aspectos constitutivos.

(D) os modelos assistenciais biologicistas e curativos inovaram as práticas de cuidado realizadas no país, especialmente no âmbito da obesidade.

(E) as políticas nacionais instituídas no combate à obesidade, que articularam o cuidado individual a ações sobre o ambiente obesogênico, têm conseguido reduzir a incidência de obesidade.


QUESTÃO 02
USP 2021: Assinale a alternativa correta de acordo com o texto:

(A) a Estratégia Saúde da Família (ESF) trouxe mudanças às dimensões gerencial, organizativa e operativa dos modelos assistenciais.

(B) as práticas de cuidado passaram a integrar o modelo biomédico, a partir da construção das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

(C) o foco no acolhimento, no vínculo, no compromisso e na corresponsabilidade entre profissionais de saúde, gestores e população representa uma reorientação na dimensão gerencial da ESF.

(D) o debate sobre os modelos assistenciais em saúde pública tem negligenciado as dimensões organizativa e operativa.

(E) a compreensão dos condicionantes históricos, sociais e culturais do processo saúde/doença integra as novas concepções sobre as práticas de cuidado nos modelos assistenciais em saúde pública.


TEXTO PARA A QUESTÃO 03

Francisco & Diez-Garcia (2015) reiteram que a abordagem terapêutica da obesidade tem se detido no modelo biológico do qual derivam estratégias que são insuficientes para dar conta da complexidade do problema.

Analisam vários estudos que indicam como as atitudes negativas dos próprios profissionais de saúde em relação ao excesso de peso podem afetar o tratamento e o julgamento clínico, dificultar o acesso aos serviços de saúde e condicionar, inclusive, o tempo de consulta. Estudos abordados pelos autores sinalizam que a maioria dos profissionais entrevistados não se sente qualificado para tratar a obesidade, o que os leva a sentimentos de limitação e frustração. Mesmo entre grupos especializados e interessados em tratar a obesidade, existem níveis consideráveis de preconceito – próximos ao da população em geral.

Assis (2017) também ressalta as frustrações e outras reações, até mesmo a raiva, expressas por profissionais que lidam com o tratamento da obesidade e com as “resistências” dos usuários em mudar seus hábitos, o que por vezes é atribuído a uma postura de “relaxamento da família” e “falta de disciplina”. Portanto, apesar das evidências científicas de que os fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais condicionam a obesidade, ainda sobressai a hipervalorização das causas “pessoais” (Francisco & DiezGarcia, 2015) e os profissionais de saúde acabam seguindo esta perspectiva, como observado no presente estudo.

“Pacientes obesos” são rotulados como aqueles que não se cuidam ou que não querem se cuidar, que gastam dinheiro público com seu tratamento e são punidos por este dilema moral de culpa individual. A responsabilidade pessoal se torna peça central no processo de estigmatização da pessoa com obesidade, o que só reitera a importância de se problematizar o conceito de autocuidado para que não reforce esta perspectiva culpabilizadora (Francisco & Diez-Garcia, 2015).
BURLANDY, L. et al. “Modelos de assistência ao indivíduo
com obesidade na atenção básica em saúde no Estado do Rio de
Janeiro, Brasil”. Cad. Saúde Pública. 2020, v. 36, n. 3, p. 01-19.

QUESTÃO 03
USP 2021: Segundo o texto, é correto afirmar:

(A) muitos profissionais de saúde ainda se sentem despreparados para lidar com a obesidade, manifestando níveis consideráveis de preconceito e culpabilizando os pacientes.

(B) as evidências científicas de que a obesidade está condicionada a fatores psicossociais, genéticos, metabólicos e hormonais reduziram significativamente a estigmatização de pacientes obesos por profissionais de saúde.

(C) os profissionais de saúde consideram que a postura de “relaxamento da família” e a “falta de disciplina” dos pacientes obesos são a principal razão para o insucesso no tratamento da obesidade.

(D) o conceito de autocuidado deve ser problematizado para que o paciente obeso intensifique sua responsabilidade pessoal perante o tratamento, disciplinando-se.

(E) o modelo biológico prevê estratégias capazes de dar conta da complexidade do problema, por reconhecer a relevância dos fatores genéticos, metabólicos e hormonais na obesidade.


TEXTO PARA A QUESTÃO 04

De acordo com a WHO (1994) [Organização Mundial da Saúde], a maioria dos países da América Latina apresenta elevados índices de dentes cariados perdidos e obturados (CPO-D). No Brasil, o primeiro levantamento nacional realizado pelo Ministério da Saúde (Brasil, 1988) revelou elevada prevalência de cárie dentária em todas as idades, em 1986. Porém, nos últimos anos, vem sendo observada a redução nacional neste índice, conforme estudos de Rosa et al. (1991) e Traebet et al. (2001), provavelmente, devido à expansão da fluoretação da água de abastecimento público em algumas regiões, além da disponibilidade de dentifrícios fluoretados em todo território nacional, a partir de 1989 (Brasil, 1989). Apesar disso, a cárie dentária ainda é considerada uma doença comum na infância, como relata Bedi et al. (2000). Está envolvida num processo dinâmico de saúde-doença, provocado por fatores de ordem geral, locais, sociais, econômicos e culturais.

De acordo com Moysés (2000), a condição social de uma população tem um grande poder de explicar as desigualdades na prevalência de cárie dentária. Estudo realizado pelo autor sugere que piores condições socioeconômicas estão intimamente relacionadas a um consumo mais elevado de açúcar, pior condição de higiene bucal, dificuldade de acesso às escovas e a cremes dentais e dificuldade de acesso aos tratamentos dentários, deixando a população mais exposta a esses fatores de risco e, consequentemente, ocorrendo o aumento na prevalência de cárie dentária.

Moynnham (2002) acrescenta que o consumo de alimentos é um dos fatores determinantes da cárie dentária, enquanto uma doença multifatorial. A cariogenicidade dos alimentos é, portanto, somente um entre vários componentes que poderão determinar a atividade de cárie de um indivíduo.
BATISTA, L. R. V.; MOREIRA, E. A. M.; CORSO, A. C. T.
“Alimentação, estado nutricional e condição bucal da criança”. Rev.
Nutr. 2007, v. 20, n. 2, p. 191-196.

QUESTÃO 04
USP 2021: Com base no texto, assinale a alternativa correta:

(A) as condições socioeconômicas não se mostraram um fator relevante no que se refere às condições de emergência da cárie dentária.

(B) o consumo de alimentos com teor elevado de açúcar é o principal fator explicativo para a emergência de cáries dentárias.

(C) a fluoretação da água no abastecimento público consiste em um fator de provável relevância na redução do índice de cáries dentárias no país.

(D) a cárie dentária não pode mais ser considerada, no Brasil, uma doença comum na infância, por conta da fluoretação da água e dos dentifrícios.

(E) as políticas públicas para controlar a incidência de cáries dentárias não devem considerar o padrão alimentar como um fator relevante.


TEXTO PARA A QUESTÃO 05

Ao final da década de 1970, com a progressiva erosão da capacidade gestora do Estado e o crescimento da consciência de desarticulação administrativa, apontava-se a desestatização para a superação da crise e germinou a necessidade de reforma do Estado (Fiori, 1989; 1997). Novos modelos de gestão e provisão de serviços também foram experimentados em países da Europa, mesmo os de sistemas universais de saúde.

Reformas estimularam a concorrência e a conversão dos serviços públicos em mercados públicos como alternativa à privatização, com a possibilidade de financiamento e prestação por entes privados, inclusive na atenção primária à saúde (APS) (Sheaff et al., 2006). Nos anos 1990, o discurso neoliberal de crise econômica/gerencial ganhou força no Brasil, com propostas de superação baseadas em: ajuste fiscal, enxugamento da máquina pública e modificação de seu relacionamento com o setor privado (Diniz; Bosch, 2007). No governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a Nova Administração Pública ganhou institucionalidade com a elaboração do Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado (PDRAE).

A implantação de Organizações Sociais (OS) configurou-se como estratégia central no PDRAE e a principal expressão de “Organizações Públicas Não-estatais”. Elas estabeleceriam contratos de gestão com o Estado para a prestação de serviços não exclusivos, com ganhos de qualidade, economicidade e ênfase nos resultados. Esse modelo causaria verdadeira revolução na gestão da prestação de serviços na área social.
RAMOS, A. L. P.; DE SETA, M. H. “Atenção primária à
saúde e Organizações Sociais nas capitais da Região Sudeste do
Brasil: 2009 e 2014”. Cad. Saúde Pública. 2019, v. 35, n. 4, p. 1-15.

QUESTÃO 05
USP 2021: Na visão dos autores, as Organizações Sociais

(A) foram responsáveis pela progressiva erosão da capacidade estatal de gerenciar a saúde no país.

(B) constituem-se em modelos de gestão inspirados em experiências europeias de estatização da esfera da saúde.

(C) revolucionaram a gestão e a prestação de serviços em saúde, uma vez que resultaram da privatização e da desregulamentação estatal do setor.

(D) foram implantadas no âmbito do PDRAE como um reflexo do avanço do discurso neoliberal de crise econômica e gerencial no Brasil.

(E) consistiram em estratégia fundamental do PDRAE para conter gastos estatais, ainda que a qualidade dos serviços tenha sido reduzida.


TEXTO PARA AS QUESTÕES 06 E 07

[...] a Bioética da Proteção pode ser entendida como a parte da ética aplicada constituída por ferramentas teóricas e práticas que visam entender, descrever e resolver conflitos de interesses entre quem tem os meios que o "capacitam" (ou tornam competente) para realizar sua vida e quem, ao contrário, não os tem. Para isso, estabelecer a prioridade léxica de quem não dispõe de tais meios é primordial para respeitar concretamente o princípio de justiça, já que aplicar o valor da equidade como meio para atingir a igualdade é condição sine qua non da efetivação do próprio princípio de justiça.

Os interesses conflitantes redundam em outro tipo de conflitos – chamados conflitos morais – e que só podem ser resolvidos dando suporte (protegendo) aos afetados para que possam desenvolver suas potencialidades e deixem de precisar desta proteção ou – como se diz – de "passar necessidades".

De fato, os grupos particularmente vulneráveis, ou literalmente vulnerados (ou afetados), não são capazes, por alguma razão independente de suas vontades, de se defenderem sozinhos pelas condições desfavoráveis em que vivem ou devido ao abandono das instituições vigentes que não lhes oferecem o suporte necessário para enfrentar sua condição de afetados e tentar sair dela.

Nesse sentido, a Bioética da Proteção não se aplica, via de regra, aos indivíduos e às populações que – embora afetados negativamente ou suscetíveis de serem concretamente afetados – conseguem enfrentar essa condição existencial com seus próprios meios ou com os meios oferecidos pelas instituições vigentes e atuantes.

Caso contrário, a proteção – considerada condição necessária para que a pessoa vulnerada saia de sua condição de vulneração e desenvolva sua competência para ter uma vida pelo menos decente – poderia ser confundida, pertinentemente, com "paternalismo", porque proteger visa dar o suporte necessário para que o próprio indivíduo potencialize suas capacidades e possa fazer suas escolhas de forma competente, ao passo que o paternalismo pode, em nome do (suposto) bem-estar do outro, infantilizá-lo e sufocá-lo, impedindo sua capacitação para viver uma vida decente e livre, tornando-o, assim, sempre dependente das escolhas alheias.

Em suma, proteger significa dar as condições de vida que cada qual julgue necessárias para capacitá-lo na tomada de suas próprias decisões enquanto ser racional e razoável. Se não for assim, a Bioética da Proteção contraditaria um dos valores básicos das sociedades seculares e democráticas modernas, que é o direito ao exercício da autonomia pessoal e, em alguns casos, o dever de exercê-la, sendo, portanto, responsável por seus atos.
SCHRAMM, F. R. “Bioética da Proteção: ferramenta válida
para enfrentar problemas morais na era da globalização”. Revista
Bioética. 2008, v. 16, n. 1, p. 11-23.

QUESTÃO 06
USP 2021: Segundo o texto, a Bioética da Proteção prioriza

(A) os grupos vulneráveis de modo geral, posto que são alvos de conflitos morais que usualmente os levam a abandonar as instituições que os acolhem.

(B) as populações afetadas negativamente pelas condições vigentes, não diferenciando entre aquelas que conseguem ou não enfrentar sua condição existencial com seus próprios meios.

(C) as populações vulneradas, uma vez que não conseguem exercer sua autonomia, dependendo dos outros para fazerem as escolhas que lhes proporcionariam uma vida no mínimo respeitosa.

(D) os vulnerados, aqueles que não conseguem, com seus próprios meios e recursos, independentemente de sua vontade, atingir um estado de vida ao menos digna.

(E) as instituições, visto que são elas que dispõem das potencialidades para garantir a equidade entre os meramente vulneráveis e os particularmente vulnerados.


QUESTÃO 07
USP 2021: De acordo com o autor, no âmbito da Bioética da Proteção, proteção e paternalismo são conceitos que se

(A) opõem, uma vez que a proteção promove a competência para a autonomia pessoal, ao passo que o paternalismo pode tornar o indivíduo dependente das escolhas alheias.

(B) opõem, já que o paternalismo se centra em instituições estatais, enquanto a proteção prescinde desse tipo de apoio.

(C) complementam, na medida em que o paternalismo se baseia no olhar do outro sobre o indivíduo vulnerável, enquanto a proteção foca no desenvolvimento do próprio indivíduo.

(D) complementam, posto que o paternalismo foca os indivíduos mais vulneráveis, ao passo que a proteção prioriza os menos vulneráveis.

(E) sobrepõem, visto que ambos estão associados à subtração dos indivíduos de um estado de vulnerabilidade para um estado de autonomia.


CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 08
USP 2021: Entende-se por vigilância epidemiológica

(A) um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, bem como de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

(B) um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

(C) a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas.

(D) a difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários à sua prevenção.

(E) a prevenção e o controle de doenças transmissíveis, de doenças crônicas não transmissíveis, saúde ambiental e do trabalhador e análise de situação de saúde de determinada população.


QUESTÃO 09
USP 2021: São consideradas Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços

(A) de atenção primária, ambulatoriais especializados e de atenção hospitalar.

(B) de atenção primária, ambulatoriais especializados e serviços especiais de acesso aberto.

(C) ambulatoriais especializados, de atenção primária e de atenção de urgência e emergência.

(D) de atenção de urgência e emergência, ambulatoriais especializados e de atenção primária.

(E) de atenção primária, de atenção de urgência e emergência, de atenção psicossocial e especiais de acesso aberto.


QUESTÃO 10
USP 2021: O processo de trabalho em equipe multiprofissional na saúde foi classificado por Peduzzi (2001) em duas principais modalidades: equipe agrupamento, em que se observa a justaposição das ações; equipe integração, quando ocorre a articulação das ações e a interação dos agentes. Indique os critérios de reconhecimento da equipe agrupamento:

(A) Comunicação intrínseca ao trabalho; flexibilidade da divisão do trabalho; ausência de autonomia técnica.

(B) Flexibilidade da divisão do trabalho; projeto assistencial comum; comunicação intrínseca ao trabalho; autonomia técnica de caráter interdependente.

(C) Ausência de autonomia técnica; comunicação externa ao trabalho; autonomia técnica plena; comunicação estritamente pessoal.

(D) Autonomia técnica de caráter interdependente; flexibilidade da divisão do trabalho; comunicação externa ao trabalho.

(E) Comunicação estritamente pessoal; autonomia técnica plena; projeto assistencial comum.


QUESTÃO 11
USP 2021: Sobre o Acolhimento com Classificação de Risco nos Sistemas de Urgência do SUS, é correto afirmar que

(A) a avaliação de risco e vulnerabilidade é considerada uma prerrogativa específica dos profissionais de saúde que atendem no serviço de saúde considerado 

(B) a classificação de risco considera prioritariamente a entrada por filas e ordem de chegada ao serviço de saúde.

(C) implica escutar atentamente o usuário, seus problemas e demandas, mantendo o foco na doença apresentada, sem considerar outros aspectos, como questões emocionais e o contexto social do usuário.

(D) consiste em dispositivo técnico-assistencial que altera a forma de fazer a gestão da assistência e de considerar as relações de acesso aos serviços de saúde.

(E) a avaliação quanto ao risco e à vulnerabilidade deve considerar estritamente o grau de sofrimento físico apresentado pelo usuário.


QUESTÃO 12
USP 2021: A Bioética estabeleceu como fundamento o respeito à vida humana. Considerando a evolução histórica que resultou no surgimento da Bioética e considerando seus princípios, assinale a alternativa correta:

(A) A vida é um processo que pode ser considerado contínuo, coordenado e progressivo.

(B) O método cartesiano contribuiu para a visão integral sobre o paciente e sua saúde.

(C) A descoberta dos microrganismos no século XIX contribuiu para a mudança de foco da doença para o doente.

(D) As ações de saúde devem ser pautadas pela correlação entre custos e benefícios.

(E) De acordo com o princípio da justiça, é preciso respeitar com imparcialidade o direito de cada um. Dentro desse princípio, a “objeção de consciência” refere-se ao profissional de saúde dever agir sempre de acordo com a legalidade e com o que é aceito pelo paciente.


QUESTÃO 13
USP 2021: O Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS n.529/2013, com o objetivo de contribuir para a qualidade do cuidado em saúde. Considerando os antecedentes, bem como o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), escolha a alternativa correta:

(A) A eficiência refere-se ao cuidado baseado no conhecimento científico dirigido a todos que possam se beneficiar desse saber e, ao mesmo tempo, evitando seu uso para os que possivelmente não se beneficiarão.

(B) A acreditação é uma metodologia de avaliação externa da qualidade, tendo como referência um conjunto de padrões, e é de caráter obrigatório.

(C) A classificação dos erros em “ativos” e “latentes” facilita a sua identificação e prevenção, no sentido de proteger o paciente. Os erros ativos surgem a partir da gestão, enquanto os erros latentes se referem a atos inseguros como, por exemplo, a troca de um medicamento na hora da sua administração.

(D) A efetividade refere-se ao cuidado realizado de forma a evitar desperdícios quanto ao uso de equipamentos, suprimentos e energia.

(E) Entre as mudanças requeridas no ambiente organizacional dos hospitais para a incorporação de uma cultura de segurança, está a recomendação de adotar modelos de cuidado, caracterizado pelo trabalho em equipe interdependente, colaborativo e interprofissional, ao invés de modelos de cuidado baseados na excelência do desempenho individual e independente.


QUESTÃO 14
USP 2021: O Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), mediante a Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, com o objetivo de apoiar a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços e ampliar a sua abrangência, a resolutividade, a territorialização, a regionalização, bem como a ampliação das ações da atenção primária à saúde. Em relação aos NASF, é correto afirmar:

(A) O NASF atua utilizando como principais ferramentas o Apoio Matricial, a Clínica Ampliada, o Projeto Terapêutico Singular (PTS), o Projeto de Saúde no Território e a Pactuação do Apoio.

(B) A organização dos processos de trabalho dos NASF tem como foco o território sob sua responsabilidade, priorizando o atendimento direto e individualizado ao usuário.

(C) O NASF funciona, alternativamente, como porta de entrada do SUS para os usuários.

(D) A equipe do NASF tem como uma de suas atribuições atuar como equipe de referência para as famílias do território de abrangência.

(E) O Apoio Matricial caracteriza-se pela dimensão assistencial, que vai produzir ação clínica direta, em detrimento da ação técnico-pedagógica.


QUESTÃO 15
USP 2021: A estruturação da Rede de Atenção à Saúde (RAS) tem como objetivo superar a fragmentação da atenção e da gestão nas Regiões de Saúde e aperfeiçoar o funcionamento políticoinstitucional do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a assegurar ao usuário o conjunto de ações e serviços de que necessita com efetividade e eficiência. Considerando a RAS, é correto afirmar:

(A) Independente da estruturação da atenção primária à saúde, o aumento dos gastos resulta do tratamento tardio dos agravos e dos incentivos financeiros por desempenho individual.

(B) Os equipamentos e o conhecimento estruturado devem ser precedidos do foco no trabalho vivo, caracterizado por: vínculo, escuta, comunicação e responsabilização pelo cuidado.

(C) Na rede de atenção às urgências e emergências, a atenção primária à saúde também cumpre o papel de coordenação dos fluxos e contrafluxos da rede.

(D) O modelo de atenção preconizado pelo SUS é centrado no atendimento à demanda espontânea e na agudização das condições crônicas.

(E) A economia de escala é um dos fundamentos da RAS e caracteriza-se pelo aumento dos custos médios, à medida que aumenta o volume das atividades, e pela distribuição dos custos fixos por um maior número de atividades.


FARMÁCIA

QUESTÃO 16
USP 2021: Ocasionalmente, os farmacêuticos, principalmente os que atuam em serviços de saúde, precisam converter concentrações de soluções de medicamentos. A alternativa que exprime a conversão correta de uma solução de fenobarbital 4% é:

(A) 40 mg/mL ou 4 g/100mL
(B) 40 mg/mL ou 400 mg/100 mL
(C) 4 mg/mL ou 400 mg/100 mL
(D) 4 mg/mL ou 40 mg/100 mL
(E) 4 mg/ mL ou 0,4 g/100 mL


QUESTÃO 17
USP 2021: Um farmacêutico adiciona 10 mL de solução 20% (p/V) de um fármaco “X” em qsp 500 mL de SG5% para administração parenteral. Qual é a concentração do fármaco “X” em mg/mL na solução de infusão?

(A) 200 mg/mL
(B) 40 mg/mL
(C) 0,2 mg/mL
(D) 4 mg/mL
(E) 2 mg/mL


QUESTÃO 18
USP 2021: Sabendo que um comprimido de sulfato ferroso contém 0,2 g de FeSO4.2H2O. Qual massa de ferro elementar corresponde à dose diária de três comprimidos?

Massa molar (g/mol):
H = 1; O = 16; S = 32; Fe = 56

(A) 56 mg
(B) 188 mg
(C) 29,8 mg
(D) 59,6 mg
(E) 178,7 mg


QUESTÃO 19
USP 2021: Em uma UTI Pediátrica, um paciente com massa corpórea igual a 10 kg recebe, em infusão contínua, os fármacos a seguir:

I - dopamina 60 mg em SF 100 mL endovenoso por bomba de infusão contínua a 5 mL/h;

II - fentanila 250 mcg em SF 24 mL endovenoso por bomba de infusão contínua a 1 mL/h;

III – midazolam 50 mg em SF 24 mL endovenoso por bomba de infusão contínua a 1 mL/h.

A alternativa que contempla a correta velocidade de infusão dos medicamentos descritos é:

(A) I=2,5 mcg/kg/min; II= 1 mcg/kg/h e III= 0,2 mg/kg/h.

(B) I=5 mcg/kg/min; II= 1 mcg/kg/h e III=0,2 mg/kg/h.

(C) I=2,5 mcg/kg/min; II= 1 mcg/kg/min e III=0,2 mg/kg/h.

(D) I=5 mcg/kg/min; II= 1 mcg/kg/h e III=0,2 mg/kg/min.

(E) I=5 mcg/kg/min; II= 1 mcg/kg/min e III= 0,2 mg/kg/min.


QUESTÃO 20
USP 2021: Um fármaco utilizado para o tratamento da hipertensão arterial é comercializado em 3 apresentações em forma de comprimidos.

A apresentação A custa R$40,00 e possui 100 comprimidos, que devem ser administrados na dose de 1 comprimido, 3 vezes ao dia. A apresentação B custa R$65,00 e possui 100 comprimidos, que devem ser administrados na dose de 1 comprimido, 2 vezes ao dia.

A apresentação C custa R$85,00 e possui 100 comprimidos, que devem ser administrados na dose de 1 comprimido, 1 vez ao dia. Qual das apresentações descritas é a mais econômica para o paciente e qual o seu custo?

(A) Fármaco C, ao custo de R$1,18/dia.

(B) Fármaco B, ao custo de R$1,30/dia.

(C) Fármaco A, ao custo de R$1,20/dia.

(D) Fármaco C, ao custo de R$0,85/dia.

(E) Fármaco B, ao custo de R$0,65/dia.


QUESTÃO 21
USP 2021: De acordo com o Código de Ética da Profissão Farmacêutica, Resolução n. 596 de 21 de fevereiro de 2014, assinale a alternativa que contempla corretamente deveres do profissional farmacêutico:

(A) Comunicar às autoridades sanitárias e profissionais, com discrição e fundamento, fatos que caracterizem infringência a este Código e às normas que regulam o exercício das atividades farmacêuticas.

(B) Comunicar à autoridade profissional, no prazo máximo de 25 (vinte e cinco) dias após o afastamento, quando este ocorrer por motivo de doença, acidente pessoal, óbito familiar ou outro.

(C) Participar de qualquer tipo de experiência em ser humano, com fins bélicos, raciais ou eugênicos, pesquisa clínica ou em que se constate desrespeito a algum direito inalienável do ser humano.

(D) Exercer a profissão em estabelecimento que não esteja devidamente registrado nos órgãos de fiscalização sanitária e do exercício profissional.

(E) Comunicar ao Conselho Regional de Farmácia e às autoridades sanitárias a recusa de cargo, função ou emprego, motivada pela necessidade de preservar os legítimos interesses pessoais.


QUESTÃO 22
USP 2021: Dois pacientes admitidos na UTI tinham nomes parecidos e as mesmas iniciais, sendo AMS1, sexo masculino, 70 anos, com diagnóstico de embolia pulmonar, dispneia, taquipneia, taquicardia e fratura de fêmur, e AMS2, sexo masculino, 60 anos, com diagnóstico de cirrose hepática alcoólica e varizes esofágicas em sangramento ativo. AMS2 foi a óbito horas após a admissão.

O farmacêutico notou que, entre os medicamentos que AMS2 recebia, estava uma bolsa de heparina vazia e identificada com “AMS”.

De acordo com o Código de Ética do Profissional Farmacêutico, espera-se que, nesse caso narrado, o farmacêutico

(A) guarde sigilo dos fatos de que teve conhecimento, com o escopo de proteção da equipe multidisciplinar.

(B) comunique o ocorrido ao Conselho Regional de Farmácia, por escrito, no prazo de 5 dias.

(C) exija dos demais profissionais de saúde o cumprimento da legislação sanitária vigente quanto à legibilidade da prescrição.

(D) guarde sigilo dos fatos de que tenha conhecimento no exercício da profissão, excetuando-se os de dever legal, os que exijam comunicação, denúncia ou relato a quem de direito.

(E) interaja com o profissional prescritor para garantir a segurança e a eficácia da terapêutica farmacológica.


QUESTÃO 23
USP 2021: Ao assumir a responsabilidade técnica de uma farmácia hospitalar, um farmacêutico encontrou diversas irregularidades sanitárias.

Diante desse fato, comunicou todas as ocorrências à direção do hospital e recusou-se a exercer suas atividades até a correção das irregularidades apontadas.

Com base na Resolução n. 596 de 21 de fevereiro de 2014, assinale a afirmativa correta:

(A) O farmacêutico pode negar-se à realização de atos farmacêuticos, mesmo que autorizados por lei, contrários aos ditames da ciência e da técnica, comunicando o fato ao Conselho Regional de Farmácia.

(B) O farmacêutico pode opor-se a exercer a profissão ou suspender sua atividade em instituição pública ou privada quando sem remuneração ou condições dignas de trabalho, ressalvadas as situações de urgência ou emergência, devendo comunicá-las imediatamente às autoridades sanitárias e ao Conselho Regional de Farmácia.

(C) O farmacêutico não pode negar-se à realização de atos farmacêuticos, mesmo que autorizados por lei, contrários aos ditames da ciência e da técnica. Deve, antes de tomar qualquer decisão, comunicar o fato ao Conselho Regional de Farmácia e aguardar a análise da questão.

(D) O farmacêutico pode optar por seguir as recomendações contidas no código de ética profissional, mas, se optar por segui-las, deve comunicá-las imediatamente ao Conselho Regional de Farmácia.

(E) O farmacêutico tem a garantia da liberdade na prática dos atos farmacêuticos, não sendo obrigado, sob amparo da lei, a comunicar qualquer fato que não deseje ao Conselho Regional de Farmácia.


QUESTÃO 24
USP 2021: Sabe-se que o risco de morbidade e mortalidade cardiovascular está diretamente correlacionado com a pressão arterial e que mesmo pacientes com pré-hipertensão têm risco aumentado de doença cardiovascular.

Assim, o objetivo do tratamento anti-hipertensivo é a redução da morbidade e da mortalidade associadas à hipertensão.

Os tiazídicos constituem fármacos de primeira escolha para a manutenção da hipertensão na maior parte da população, no entanto, para pacientes hipertensos e diabéticos, recomendam-se inibidores da ECA ou bloqueadores dos receptores II da angiotensina em combinação com outros anti-hipertensivos.

De acordo com o enunciado, a alternativa que contempla exemplos dos grupos de fármacos, exatamente na ordem em que aparecem no texto, é:

(A) Clortalidona, furosemida e lisinopril.

(B) Hidroclorotiazida, espironolactona e lisinopril.

(C) Clortalidona, lisinopril e losartana.

(D) Hidroclorotiazida, furosemida e losartana.

(E) Clortalidona, amilorida e enalapril.


QUESTÃO 25
USP 2021: No Brasil, a Política Nacional de Medicamentos orienta, por meio de diretrizes, os gestores do Sistema Único de Saúde quanto a prioridades e responsabilidades na garantia de acesso a medicamentos seguros e eficazes.

Assinale a alternativa que contempla corretamente uma diretriz da Política Nacional de Medicamentos:

(A) A assistência farmacêutica é definida como grupo de atividades relacionadas ao medicamento e destinadas a viabilizar a centralização da gestão de medicamentos e insumos, diminuindo os custos e aumentando o acesso.

(B) A RENAME é um instrumento de centralização da gestão que padroniza a prescrição e o abastecimento, dado que sua adoção é obrigatória nas esferas estaduais e municipais.

(C) A descentralização da gestão da assistência farmacêutica permite que a gestão nas três esferas (federal, estadual e municipal) conceda autorização para o registro de medicamentos.

(D) A RENAME define o conjunto de medicamentos de dispensação excepcional que deve estar disponível obrigatoriamente em toda a rede de atenção primária do Sistema Único de Saúde.

(E) A RENAME contempla o conjunto de medicamentos necessários ao tratamento e controle da maior parte das doenças prevalentes no país.


QUESTÃO 26
USP 2021: Para realizar uso racional de medicamentos, é preciso selecionar informações provenientes de conhecimentos sólidos e independentes e, por isso, confiáveis. A qualidade da evidência indica a extensão de sua confiabilidade e se a estimativa de efeito está correta.

A força da evidência indica sua relevância clínica e aplicabilidade, ou seja, a capacidade de se ajustar à prática clínica e a estimativa de que a recomendação por ela gerada tenha mais benefício do que risco. Escolha a alternativa que apresenta o estudo com maior capacidade de fundamentar recomendações terapêuticas:

(A) Ensaio clínico randomizado com desfecho e magnitude de efeito estatisticamente relevante, correspondentes à hipótese principal.

(B) Meta-análises de ensaios clínicos, comparáveis ou não e com validade interna, com adequado poder estatístico.

(C) Meta-análises de estudos quase-experimentais, controlados ou não, com adequado poder estatístico.

(D) Meta-análises de estudos quase-experimentais com controles históricos ou contemporâneos.

(E) Ensaio clínico randomizado com desfecho e magnitude de efeito clinicamente relevantes, correspondentes à hipótese principal em teste, com adequado poder estatístico e mínima possibilidade de erro alfa.


QUESTÃO 27
USP 2021: Interações de medicamentos são eventos clínicos em que os efeitos de um fármaco são alterados pela presença de outro fármaco, alimento, bebida ou algum agente químico ambiental.

Dentre as alternativas a seguir, qual delas representa corretamente um exemplo de interação farmacocinética e farmacodinâmica, nesta ordem?

(A) Ácido acetilsalicílico/ naproxeno e Carbamazepina / fenitoína.

(B) Cefalexina / contraceptivos orais e Alopurinol / azatioprina.

(C) Fenobarbital / warfarina e Naloxona/ morfina.

(D) Ondasentrona / tramadol e Neostigmina / suxametônio.

(E) Isoniazida / contaceptivos orais e Rifampicina / zidovudina.


QUESTÃO 28
USP 2021: Segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), um sistema de dispensação de medicamentos deve ser capaz de reduzir erros de medicação, promover a racionalização da distribuição, reduzir custos e aumentar o controle sobre os medicamentos e a segurança para os pacientes.

Dentre os sistemas de dispensação a seguir, assinale aquele que, no setor de internação, consegue atender plenamente os objetivos estabelecidos pela OPAS:

(A) Coletivo.

(B) Individualizado direto.

(C) Dose-unitária.

(D) Individualizado indireto.

(E) Misto.


QUESTÃO 29
USP 2021: A farmácia satélite é uma farmácia localizada no próprio setor de dispensação e tem por finalidade estocar adequadamente materiais e medicamentos, além de proporcionar assistência farmacêutica efetiva direta.

Assinale a alternativa que demonstra uma vantagem na implantação de farmácias satélites:

(A) Minimização do custo unitário de medicamentos e materiais.

(B) Racionalização dos estoques de materiais e medicamentos, com redução do desperdício.

(C) Garantia de estoques elevados de materiais e medicamentos com o escopo de evitar rupturas de estoque e garantir a segurança do paciente.

(D) Garantia de maiores áreas para armazenamento de materiais e medicamentos.

(E) Diminuição de perdas por quebra devido a maior proximidade ao paciente.


QUESTÃO 30
USP 2021: Em relação à passagem de fármacos pela membrana celular, assinale a alternativa correta.

(A) Os fármacos penetram a bicamada lipídica da membrana por meio de carregadores na difusão passiva.

(B) No estado de equilíbrio, a concentração do fármaco livre nos compartimentos interno e externo à membrana é igual para fármacos não iônicos.

(C) A distribuição de um fármaco transmembrana não é afetada pelo gradiente de pH.

(D) As membranas celulares são permeáveis a água e a fármacos maiores que 12.000 Da.

(E) Fármacos não iônicos dependem exclusivamente do gradiente de pH para atravessar as membranas.


QUESTÃO 31
USP 2021: Os antimicrobianos são classificados de acordo com seu mecanismo de ação. Alguns exemplos de mecanismos agrupam esses segundo sua capacidade de:

1) inibir a síntese da parede bacteriana;

2) promover o aumento da permeabilidade da membrana celular bacteriana;

3) atuar como antimetabólitos.

Assinale a alternativa que contém fármacos representantes dos grupos 1, 2 e 3, elencados exatamente nessa ordem:

(A) Sulfametoxazol, levofloxacina e ampicilina.

(B) Sulfadiazina, meropenem e vancomicina.

(C) Ciprofloxacina, ampicilina e sulfametoxazol.

(D) Ampicilina, imipenem e levofloxacina.

(E) Vancomicina, polimixina B e sulfametoxazol.


QUESTÃO 32
USP 2021: Para a realização de um procedimento oftalmológico, foram prescritos:

Colírio de atropina 0,5%: instilar 1 gota em cada olho 10 minutos antes do procedimento.

Colírio de fenilefrina 2,5%: instilar 1 gota em cada olho 10 minutos antes do procedimento.

Em relação a essa prescrição, é correto afirmar:

(A) A atropina é um agente anticolinesterase que produz cicloplegia, e a fenilefrina é um antiadrenérgico que produz midríase.

(B) A atropina é um agente antagonista muscarínico que produz cicloplegia, e a fenilefrina é um agente bloqueador alfa adrenérgico que produz midríase.

(C) A atropina é um agente agonista muscarínico que produz cicloplegia, e a fenilefrina é um agente bloqueador beta adrenérgico que produz midríase.

(D) A atropina é um agente antagonista muscarínico que produz cicloplegia, e a fenilefrina é um simpatomimético que produz midríase.

(E) A atropina é um agente agonista muscarínico que produz cicloplegia, e a fenilefrina é um simpatomimético que produz midríase.


QUESTÃO 33
USP 2021: A Organização Mundial de Saúde define indicadores como variáveis que ajudam a mensuração de mudanças.

Os indicadores devem ser utilizados pela farmácia hospitalar como marcadores do alcance de objetivos e metas.

Assinale a alternativa que contém exemplos de vantagens da utilização de indicadores na farmácia hospitalar:

(A) Possibilitam comparações internas e externas e são gerados com base em procedimentos.

(B) Permitem o estabelecimento de um padrão e devem estar correlacionados ao fenômeno sob exame.

(C) Fornecem suporte à análise crítica do resultado e monitoram a qualidade do serviço.

(D) Permitem a aplicação de medidas corretivas e preventivas e devem ser representativos.

(E) Mostram a situação atual de um processo e devem ser facilmente compreendidos.


QUESTÃO 34
USP 2021: Em uma farmácia hospitalar, os medicamentos são armazenados de forma organizada. Para garantir a menor possibilidade de perda por expiração desses medicamentos, qual sistema de organização deve ser utilizado?

(A) Ordem alfabética.
(B) Ordem ATC.
(C) FIFO.
(D) FEFO.
(E) Forma farmacêutica.


QUESTÃO 35
USP 2021: Erros de medicação são evitáveis e constituem um problema de saúde pública, sendo que sua ocorrência é determinada, principalmente, por falhas no processo de utilização dos medicamentos. Em relação aos erros de medicação, é correto afirmar:

(A) Uma reação adversa é um efeito prejudicial ou indesejado após a administração de um medicamento; logo, os erros de medicação são sinônimos de reações adversas.

(B) A ocorrência de erros de medicação está associada à prática profissional, às características de apresentação dos medicamentos, bem como às suas características farmacodinâmicas.

(C) O erro de medicação está relacionado ao tipo e à dosagem do medicamento, mas não à forma de administração.

(D) A prevenção dos erros de medicação passa, necessariamente, pela análise sistêmica do processo de atenção à saúde.

(E) Os erros de medicação são classificados como acidentes com medicamentos, diferentemente dos eventos adversos e das reações adversas.


QUESTÃO 36
USP 2021: Exemplos de fármacos utilizados para o tratamento da úlcera péptica associada à Helicobacter pylori são:

(A) Omeprazol e claritromicina.

(B) Itraconazol e amoxicilina.

(C) Itraconazol e metronidazol.

(D) Fluconazol e claritromicina.

(E) Fluconazol e metronidazol.


QUESTÃO 37
USP 2021: Em relação ao uso racional de anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), é correto afirmar:

(A) Os AINEs são recomendados para dores leves e moderadas em geral, pois possuem efeito superior ao de analgésicos sem efeito anti-inflamatório.

(B) Os AINEs devem ser empregados em todas as situações em que há reação inflamatória, como traumas e infecções.

(C) Pacientes com história de ulceração péptica ou em alto risco para o desenvolvimento de efeitos adversos gastrintestinais podem receber AINEs, com ajuste de posologia.

(D) Os AINEs apresentam baixa nefrotoxicidade e, por isso, são seguros para pacientes com lesões renais, mesmo em alta dosagem.

(E) A decisão de iniciar tratamento com AINEs deve sempre ser precedida de avaliação individual do risco cardiovascular do paciente, considerando cuidadosamente o balanço entre benefícios e riscos.


QUESTÃO 38
USP 2021: Escolha a alternativa que apresenta um antidepressivo tricíclico e um inibidor seletivo da recaptura da serotonina, respectivamente:

(A) Amitriptilina e fluoxetina.

(B) Clomipramina e carbonato de lítio.

(C) Metformina e fluoxetina.

(D) Nortriptilina e carbonato de lítio.

(E) Pirimetamina e velafaxina.


QUESTÃO 39
USP 2021: Assinale a alternativa que apresenta dois fármacos utilizados para o tratamento da anemia consequente à doença renal crônica:

(A) Sulfato ferroso e N-acetilcisteína.

(B) Ácido fólico e Vitamina B12.

(C) Vitamina B6 e Vitamina B12.

(D) Eritropoietina e N-acetilcisteína.

(E) Eritropoetina e sulfato ferroso.


QUESTÃO 40
USP 2021: Os antídotos são recursos empregados no tratamento de intoxicações. O exemplo que associa corretamente o antídoto empregado para o tratamento da toxicidade a seu respectivo fármaco é:

(A) Diazepam e naloxona.

(B) Fentanila e flumazenila.

(C) Sais de ferro e deferoxamina.

(D) Codeína e atropina.

(E) Ciclofosfamida e protamina.


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consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de 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fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão 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laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto 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INDAGAÇÃO: Prova de Farmácia (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Farmácia (Residência USP 2021) com Gabarito
Prova de Farmácia (Residência USP 2021) com Gabarito
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