FUVEST 2021: Após os desastres nucleares em Hiroshima, Fukushima e Chernobyl, girassóis foram plantados

FUVEST 2021: Após os desastres nucleares em Hiroshima, Fukushima e Chernobyl, girassóis foram plantados
FUVEST 2021: Após os desastres nucleares em Hiroshima, Fukushima e Chernobyl, girassóis foram plantados ao longo da região afetada para que estes absorvessem elementos tóxicos do solo, incluindo isótopos radioativos. Essa técnica é chamada de fitorremediação.

Os resultados de um estudo realizado para avaliar a capacidade do girassol de absorver urânio do solo são mostrados na figura a seguir, que apresenta a massa total de urânio absorvida do solo por quilograma de girassol (raízes e brotos), em função do tempo desde o plantio. A concentração inicial de U no solo era de 240 mg/kg, dos quais 1% correspondia ao ²³⁴U.

Concentração de urânio nas raízes e brotos de girassóis por tempo desde o plantio

a) Com base na figura, em qual semana após o plantio os girassóis (raízes e brotos) deveriam ser colhidos para que a maior massa de urânio fosse retirada do ambiente de uma única vez?

b) É correto afirmar que os isótopos radioativos de urânio do solo contaminado, quando absorvidos pelos girassóis, deixam de ser radioativos, de forma que os girassóis possam ser comercializados com segurança? Justifique com base no tempo de meia-vida.

c) Se a colheita for realizada na segunda semana após o plantio, quantos quilogramas de girassol (raízes e brotos) precisarão ser retirados de cada tonelada de solo para que a concentração do ²³⁴U no solo seja reduzida para 0,6 mg/kg?

Note e adote:
Considere que não ocorreu separação isotópica na absorção do urânio pelas raízes e brotos, ou seja, o percentual de ²³⁴U nesse material também é de 1%.
Meia vida do ²³⁴U = 240.000 anos.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
a) Semana 4
Na semana 4, a concentração de urânio nas raízes e brotos de girassóis é a maior.

b) Não.
A meia vida do ²³⁴U é muito alta (240.000 anos) e, portanto, após algumas semanas a concentraçãodele praticamente não varia.

c) Concentração de ²³⁴U no solo:
1% . 240 mg/kg = 2,4 mg/kg

Concentração de ²³⁴U no solo desejada: 0,6 mg/kg.

Portanto, precisa ser retirado do solo:
2,4 mg/kg – 0,6 mg/kg = 1,8 mg/kg

1 kg de solo –––––––––––––––––––– 1,8 mg
(1t) 1.000 kg de solo ––––––––––––– x

x = 1 800 mg ²³⁴U devem ser retirados

Portanto, deve ser retirada do solo a massa total de urânio:

1800 mg ––––––– 1%
y ––––––– 100%
y = 180000 mg

Após 2 semanas:

120 mg de U ––––––––– 1 kg de girassóis
180000 mg de U ––––––––– z
z = 1500 kg de girassóis

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:


COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo