Prova de Teatro ENADE 2006 com Gabarito

Prova de Teatro ENADE 2006 com Gabarito
Prova de Teatro ENADE 2006 com Gabarito

FORMAÇÃO GERAL

QUESTÃO 01
INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL

INDICADORES DE FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL
(Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/edicoes/0173/aberto/fala_exclusivo.pdf)

ENADE: Observando os dados fornecidos no quadro, percebe-se

(A) um avanço nos índices gerais da educação no País, graças ao investimento aplicado nas escolas.

(B) um crescimento do Ensino Médio, com índices superiores aos de países com desenvolvimento semelhante.

(C) um aumento da evasão escolar, devido à necessidade de inserção profissional no mercado de trabalho.

(D) um incremento do tempo médio de formação, sustentado pelo índice de aprovação no Ensino Fundamental.

(E) uma melhoria na qualificação da força de trabalho, incentivada pelo aumento da escolaridade média.


QUESTÃO 02

enade

ENADE: O tema que domina os fragmentos poéticos abaixo é o mar.

Identifique, entre eles, aquele que mais se aproxima do quadro de Pancetti.

(A) Os homens e as mulheres
adormecidos na praia
que nuvens procuram
agarrar?
(MELO NETO, João Cabral de. Marinha. Os
melhores poemas. São Paulo: Global, 1985. p. 14.)

(B) Um barco singra o peito
rosado do mar.
A manhã sacode as ondas
e os coqueiros.
(ESPÍNOLA, Adriano. PescaBeira-sol. Rio de
Janeiro: TopBooks, 1997. p. 13.)

(C) Na melancolia de teus olhos
Eu sinto a noite se inclinar
E ouço as cantigas antigas
Do mar.
(MORAES, Vinícius de. MarAntologia
poética. 25 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1984. p. 93.)

(D) E olhamos a ilha assinalada
pelo gosto de abril que o mar trazia
e galgamos nosso sono sobre a areia
num barco só de vento e maresia.
(SECCHIN, Antônio Carlos. A ilhaTodos os
ventos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 148.)

(E) As ondas vêm deitar-se no estertor da praia larga...
No vento a vir do mar ouvem-se avisos naufragados...
Cabeças coroadas de algas magras e de estrados...
Gargantas engolindo grossos goles de água amarga...
(BUENO, Alexei. Maresia. Poesia reunida. Rio
de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. p. 19.)


QUESTÃO 03

MANO A MANO

ENADE: Tendo em vista a construção da idéia de nação no Brasil, o argumento da personagem expressa

(A) a afirmação da identidade regional.

(B) a fragilização do multiculturalismo global.

(C) o ressurgimento do fundamentalismo local.

(D) o esfacelamento da unidade do território nacional.

(E) o fortalecimento do separatismo estadual.


QUESTÃO 04
ENADE: A formação da consciência ética, baseada na promoção dos valores éticos, envolve a identificação de alguns conceitos como: “consciência moral”, “senso moral”, “juízo de fato” e “juízo de valor”.

A esse respeito, leia os quadros a seguir.

enade

Qual afirmativa e respectiva razão fazem uma associação mais adequada com a situação apresentada?

(A) Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como consequência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.

(B) Afirmativa 1- porque o “senso moral” pressupõe um “juízo de fato”, que é um ato normativo enunciador de normas segundo critérios de correto e incorreto.

(C) Afirmativa 1- porque o “senso moral” revela a indignação diante de fatos que julgamos ter feito errado provocando sofrimento alheio.

(D) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” se manifesta na capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis que são avaliadas segundo valores éticos.

(E) Afirmativa 2- porque a “consciência moral” indica um “juízo de valor” que define o que as coisas são, como são e por que são.


QUESTÃO 05

Samba do Approach

Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat

Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash

Fica ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov
Eu tirei o meu green card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser pop star
Mas já sou um nouveau riche

Eu tenho sex-appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite uma drag queen.

(Zeca Baleiro)

I - “(...) Assim, nenhum verbo importado é defectivo ou simplesmente irregular, e todos são da primeira conjugação e se conjugam como os verbos regulares da classe.”
(POSSENTI, Sírio. Revista Língua. Ano I, n.3, 2006.)

II - “O estrangeirismo lexical é válido quando há incorporação de informação nova, que não existia em português.”
(SECCHIN, Antonio Carlos. Revista Língua, Ano I, n.3, 2006.)

III - “O problema do empréstimo lingüístico não se resolve com atitudes reacionárias, com estabelecer barreiras ou cordões de isolamento à entrada de palavras e expressões de outros idiomas. Resolve-se com o dinamismo cultural, com o gênio inventivo do povo. Povo que não forja cultura dispensa-se de criar palavras com energia irradiadora e tem de conformar-se, queiram ou não queiram os seus gramáticos, à condição de mero usuário de criações alheias.”
(CUNHA, Celso. A língua portuguesa e a realidade brasileira.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1972.)

IV - “Para cada palavra estrangeira que adotamos, deixa-se de criar ou desaparece uma já existente.”
(PILLA, Éda Heloisa. Os neologismos do português e a
face social da língua. Porto Alegre: AGE, 2002.)

ENADE: O Samba do Approach, de autoria do maranhense Zeca Baleiro, ironiza a mania brasileira de ter especial apego a palavras e a modismos estrangeiros. As assertivas que se confirmam na letra da música são, apenas,

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


QUESTÃO 06
ENADE: A legislação de trânsito brasileira considera que o condutor de um veículo está dirigindo alcoolizado quando o teor alcoólico de seu sangue excede 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. O gráfico abaixo mostra o processo de absorção e eliminação do álcool quando um indivíduo bebe, em um curto espaço de tempo, de 1 a 4 latas de cerveja.

enade

Considere as afirmativas a seguir.

I - O álcool é absorvido pelo organismo muito mais lentamente do que é eliminado.

II - Uma pessoa que vá dirigir imediatamente após a ingestão da bebida pode consumir, no máximo, duas latas de cerveja.

III - Se uma pessoa toma rapidamente quatro latas de cerveja, o álcool contido na bebida só é completamente eliminado após se passarem cerca de 7 horas da ingestão.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

(A) II, apenas.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.


QUESTÃO 07
ENADE: A tabela abaixo mostra como se distribui o tipo de ocupação dos jovens de 16 a 24 anos que trabalham em 5 Regiões Metropolitanas e no Distrito Federal.

enade

Nota: (1) A amostra não comporta a desagregação para esta categoria.

Das regiões estudadas, aquela que apresenta o maior percentual de jovens sem carteira assinada, dentre os jovens que são assalariados do setor privado, é

(A) Belo Horizonte.

(B) Distrito Federal.

(C) Recife.

(D) Salvador.

(E) São Paulo.


QUESTÃO 08
Observe as composições a seguir.

enade

ENADE: Os dois textos acima relacionam a vida a sinais de pontuação, utilizando estes como metáforas do comportamento do ser humano e das suas atitudes.

A exata correspondência entre a estrofe da poesia e o quadro do texto “Uma Biografia” é

(A) a primeira estrofe e o quarto quadro.

(B) a segunda estrofe e o terceiro quadro.

(C) a segunda estrofe e o quarto quadro.

(D) a segunda estrofe e o quinto quadro.

(E) a terceira estrofe e o quinto quadro.


QUESTÕES 09 E 10 SEM RESOLUÇÃO.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE: De acordo com Jacó Guinsburg, a máscara encarnada converte-se no elemento central do teatro. Tendo como referência essa afirmação, analise as seguintes asserções.

É a máscara encarnada que diferencia o teatro de outras modalidades de comunicação artística e interpessoal

PORQUE

sem a máscara encarnada não seria possível haver qualquer tipo de representação espetacular.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


A) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 12
ENADE: Anatol Rosenfeld afirma, no texto O Fenômeno Teatral, que o fenômeno básico de teatro é a metamorfose do ator em personagem.

Segundo Rosenfeld, a metamorfose do ator em personagem nunca deixa de ser representação

PORQUE

o gesto e a voz dos atores são reais, mas o que eles revelam é irreal.

A respeito das asserções acima, assinale a opção correta.

A) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

B) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

C) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.

D) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.

E) As duas asserções são proposições falsas.


QUESTÃO 13
ENADE: Todas as pessoas são capazes de atuar no palco. Todas as pessoas são capazes de improvisar. As pessoas que desejarem são capazes de jogar e aprender a ter valor no palco.
(SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1979. p. 3.)

O método proposto por Viola Spolin enfatizou a dimensão improvisacional do teatro, incorporando elementos do jogo com a apropriação cênica dos elementos teatrais. Em relação às propostas metodológicas de Spolin, assinale a opção incorreta.

A) O ponto de concentração (POC) corresponde ao foco a que o jogador deve se ater para enfrentar os problemas apresentados no jogo.

B) O que, o onde e o quem compõem os princípios fundamentais para a instalação da realidade cênica criada com base no jogo.

C) O que corresponde à situação proposta no jogo teatral.

D) O onde corresponde ao espaço ou ao lugar da ação no jogo teatral.

E) O quem corresponde àquele que observa o jogo teatral, ou seja, a platéia.


QUESTÃO 14
ENADE: Para entender a diferença entre o jogo dramático e o jogo teatral, é preciso lembrar que a palavra teatro tem sua origem no vocábulo theatron, que significa “local de onde se vê” (platéia). Já a palavra “drama”, também originária da língua grega, quer dizer “eu faço, eu luto”.

(SLADE, Peter. O jogo dramático infantil. São Paulo: Summus, 1978. p. 18.)

Considerando o texto acima, assinale a opção incorreta acerca de jogo dramático e jogo teatral.

A) No jogo dramático, a idéia de comunicação teatral é descartada em função da simples e livre manifestação do jogador.

B) No contexto educacional, além de promover o desenvolvimento pessoal do aluno, o jogo teatral tem por finalidade desenvolver o domínio, a comunicação e o uso interativo da linguagem teatral.

C) O jogo dramático antecede o jogo teatral e a passagem de um para o outro está relacionada ao desenvolvimento cognitivo e cultural do aluno.

D) Enquanto o jogo teatral tem como base o faz-de-conta, em que todos os participantes são atuantes da situação imaginária, o jogo dramático pressupõe uma divisão do grupo entre atuantes e observadores.

E) O jogo teatral pressupõe a busca da precisão dos símbolos usados em cena a fim de torná-los compreensíveis para quem assiste.


QUESTÃO 15
ENADE: Os seguintes verbetes foram retirados de PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. p. 200 e p. 119.

identificação. Processo de ilusão do espectador que imagina ser a personagem representada (ou do ator que entra totalmente na pele da personagem).

efeito de estranhamento. O contrário de efeito real. O efeito de estranhamento mostra, cita e critica um elemento de representação; ele o desconstrói, coloca-o à distância por sua aparência pouco habitual e pela referência explícita a seu caráter artificial e artístico.

Entre as principais correntes teatrais do século XX, duas se opõem em relação ao trabalho de ator, ilustradas pelos verbetes destacados acima. Os dois grandes artistas responsáveis por essas tendências são, respectivamente,

A) Meyerhold e Brecht.

B) Artaud e Stanislavski.

C) Stanislavski e Meyerhold.

D) Stanislavski e Brecht.

E) Brecht e Artaud.


QUESTÃO 16
ENADE: A importância dos atos físicos nos momentos extremamente trágicos ou dramáticos reside no fato de que (...) quanto mais simples forem, mas fácil será apreendê-los, e mais fácil será permitir que eles conduzam vocês ao seu verdadeiro objetivo.
(STANISLAVSKI, Constantin. Manual do ator. Martins Fontes, 1997. p. 2.)

Stanislavski, ao indicar o uso das ações físicas, afirma que, abordando dessa forma a emoção, os atores poderão evitar

A) o uso de gestos cotidianos, resultando em uma cena simbolicamente precisa.

B) a imobilidade, obtendo assim uma cena movimentada, repleta de gestos e esteticamente equilibrada.

C) uma dramaticidade plasticamente natural, associando o gesto à fé cênica.

D) uma atuação hiper-realista, conseguindo um grau de distanciamento que convença a platéia do seu papel.

E) uma interpretação forçada, obtendo como resultado algo natural, intuitivo e completo.


QUESTÃO 17
ENADE: No Brasil, o teatro tem uma tradição cômica baseada, sobretudo, no talento de seus atores e atrizes. Entre os artistas de passado recente, como Oscarito, Dercy Gonçalves e Grande Otelo, e outros de novas gerações, como Regina Casé, Pedro Cardoso e Cláudia Rodrigues, identifica-se em comum uma

A) atmosfera de nostalgia e saudosismo para atingir os espectadores.

B) estilização característica com sólida construção de personagem.

C) utilização de recursos psicológicos para a composição de personagens.

D) interpretação de aparente espontaneidade e de forte empatia com o público.

E) exploração das deficiências físicas ou psicológicas dos atores e atrizes.


QUESTÃO 18
ENADE: Na estética teatral proposta por Bertolt Brecht, é muito difícil separar dramaturgia de encenação, já que o artista alemão exercia usualmente as funções de autor e encenador, por vezes de maneira simultânea. Um exemplo de procedimento de construção de personagem no qual as técnicas de representação épica repercutem na dramaturgia é a cena da paramentação do Cardeal Barberini, que se transforma em Papa, na peça Galileu Galilei.

A partir das informações acima, assinale a opção que apresenta apenas recursos característicos de construção de personagem no teatro de Brecht.

A) composição psicológica (memória emotiva), partitura corporal (mimésis corpórea), gestos codificados (gestus)

B) ações físicas improvisadas (análise ativa), composição psicológica (memória emotiva), exagero das características do personagem (hipérbole)

C) gestos codificados (gestus), material gráfico (tabuletas, projeções etc.), uso de canções (songs)

D) material gráfico (tabuletas, projeções etc.), composição psicológica (memória emotiva), partitura corporal (mimésis corpórea)

E) ações físicas improvisadas (análise ativa), uso de canções (songs), exagero das características do personagem (hipérbole)


QUESTÃO 19

Médico — Pulso?
Médico — 160.
1.º Médico (pedindo) — Pinça.
2.º Médico — Bonito corpo.
1.º Médico — Cureta.
3.º Médico — Casada. — Olha a aliança.
(rumor de ferros cirúrgicos)
1.º Médico — Aqui é amputação.
3.º Médico — Só milagre.
1.º Médico — Serrote.

(RODRIGUES, Nelson. Vestido de noiva. In: Teatro completo I: peças
psicológicas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. p. 134, com adaptações.)

ENADE: O diálogo acima apresenta um procedimento de construção de personagem por seu modo de falar, muito utilizado por Nelson Rodrigues. Esse tipo de diálogo é considerado inovador na história da dramaturgia brasileira porque

A) trabalha com temas complexos como o exercício da medicina.

B) é construído por frases curtas e em linguagem coloquial.

C) apresenta uma construção com métrica regular.

D) caracteriza o personagem por seu jargão profissional.

E) a cena se inicia com uma pergunta.


QUESTÃO 20
ENADE: No Brasil, vários grupos e companhias teatrais têm procurado espaços ditos não-convencionais para a realização de suas encenações.

Nessa tendência, destaca-se, sobretudo, a produção do grupo paulista Teatro da Vertigem, que já encenou espetáculos em edifícios não-teatrais como igreja, hospital, penitenciária e, mais recentemente, no rio Tietê.

Outros grupos brasileiros também enfatizam, com suas investigações de linguagem, essa saída do edifício teatral convencional para espaços não-convencionais. Essa tendência, tão em voga atualmente no teatro brasileiro, deve-se

I. ao interesse da direção do espetáculo em associar o tema encenado a um espaço verdadeiramente real, gerando um atrito entre ficção e realidade.

II. à necessidade de se encontrar novas formas de apresentar o espetáculo à platéia, rompendo com a noção de frontalidade da cena italiana.

III. à necessidade do grupo ou da companhia de alcançar maior visibilidade nas suas cidades e, conseqüentemente, maior repercussão junto à mídia nacional.

IV. à vontade de preservar e valorizar o patrimônio histórico, artístico e arquitetônico local e nacional que, dessa forma, será menos desprezado pelas autoridades públicas.

V. à possibilidade de a ação dramática ser potencializada por transcorrer no lugar exato onde verdadeiramente uma ação real já aconteceu como fato histórico local, regional ou nacional.

Estão certos apenas os itens

A) I, II e V.

B) I, III e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e IV.

E) II, III e V.


QUESTÃO 21
ENADE: No teatro ocidental, o surgimento da moderna encenação teatral ficou associado às experiências teatrais de dois encenadores: André Antoine e Constantin Stanislavski. O diretor francês foi fortemente marcado pelas idéias de Émile Zola, que levou para o teatro os princípios do naturalismo já aplicados ao romance. Por sua vez, o fundador do Teatro de Arte de Moscou se deixou influenciar por Anton Tchecov ao montar algumas de suas principais peças. Considerando a experiência inaugural desses dois ícones do teatro ocidental, assinale a opção correta com relação aos objetivos do trabalho teatral desses diretores.

A) Atestavam que a natureza da cena teatral realista estava subordinada ao princípio da regra das três unidades e do pitoresco proveniente das rubricas dos cenários.

B) Pleiteavam o estabelecimento de uma iluminação sugestiva que privilegiasse o ator e as mudanças dos ambientes realistas por meio do palco giratório.

C) Preconizavam que a verossimilhança do personagem deveria ser alcançada pelo emprego da mimese natural, da expressão corporal realista e do trabalho vocal intimista.

D) Defendiam que o ator tem obrigatoriedade de ter um treinamento psicofísico baseado na commedia dell’arte e nas técnicas do teatro de feira para alcançar a essência do papel.

E) Postulavam uma concepção estética da cena teatral e da criação da personagem subsidiada por fatores e princípios históricos, psicológicos e sociológicos.


QUESTÃO 22
ENADE: O estado do ator em cena, diante de uma ribalta iluminada e de espectadores, é um estado contra a natureza, que impede o comediante de sentir livremente as emoções de sua personagem.

Um dia ele tem a sorte de a inspiração vir, outros dias ela falha e o comediante torna-se execrável. É preciso dar meios ao ator de ser igual toda noite, com hora marcada; é preciso que ele possa voluntariamente fazer brotar dentro de si emoções para que esteja apto a expressá-las.

Isadora Duncan dizia que antes de entrar em cena precisava acionar um motor na alma. Stanislavski procurou um motor semelhante para o ator. Partindo da biografia da personagem, de seu comportamento, das circunstâncias da ação, o ator procede “como se”, entra em um processo psicológico que desencadeia nele o sentimento real.
(ASLAN, Odette. O ator no século XX: evolução da técnica, problema da
ética. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 76, com adaptações.)

Para Stanislavski, o aspecto psicológico era o principal motor na construção da personagem; para correntes contemporâneas, ao priorizar o corpo na construção do personagem, o ator deve

I. construir uma partitura para ilustrar o movimento da alma do personagem.

II. romper com os gestos cotidianos e construir uma partitura por meio do improviso.

III. estabelecer uma relação psicofísica na criação de seu personagem.

Assinale a opção correta.

A) Nenhum item está certo.

B) Apenas os itens I e II estão certos.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.


QUESTÃO 23
ENADE: O corpo é um material auto-referente: só remete a si mesmo, não é a expressão de uma idéia ou de uma psicologia. Substitui-se o dualismo da idéia e da expressão pelo monismo da produção corporal. Os gestos são — ou ao menos se dão como — criadores e originais. Os exercícios do ator consistem em produzir emoções a partir do domínio e do manejo do corpo.

(PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999. p. 75, com adaptações.)

A) esta concepção de corpo pode-se vincular procedimentos e conceitos elaborados por Artaud, Meyerhold, Brecht e Barba. Os conceitos ou procedimentos que, respectivamente, correspondem a esses autores são

A atletismo afetivo, gesto psicológico, ação falada e gestus.

B ações físicas, ideogramas, técnica negativa e biomecânica.

C) ação falada, posições-pose, corpo sem órgãos e dilatação corpórea.

D) corpo sem órgãos, biomecânica, gestus e dilatação corpórea.

E) dilatação corpórea, gesto psicológico, gestus e posições-pose.


QUESTÃO 24
ENADE: Em um texto teatral, a sonorização é constante: os sons, os ruídos, os gritos são procurados primeiro por sua qualidade vibratória e, em seguida, pelo que representam.
(ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo:
Martins Fontes, 1993. p. 124, com adaptações.)

O ator busca realizar, por meio de um colorido das ações vocais, a substancialização de imagens precisas e definidas, como um vulcão em erupção, com as lavas se esparramando e a neve caindo. Essas imagens permitem ao ator trabalhar seus dois pólos vibratórios opostos: um muito grave, localizado na região do estômago e do peito, inspirado na imagem do vulcão, e outro muito agudo, localizado na região da cabeça, no caso da neve.

(FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator.
Campinas: UNICAMP e Imprensa Oficial, 2001. p. 182, com adaptações.)

Considerando os textos acima, é correto afirmar que a voz do ator/atriz é

I. primordialmente um veículo do sentido exato das palavras.

II. o resultado da junção da materialidade do corpo, da imaginação e da linguagem articulada.

III. um recurso expressivo, mais do que somente as palavras ditas por ele/ela.

Assinale a opção correta.

A) Nenhum item está certo.

B) Apenas os itens I e II estão certos.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.


QUESTÃO 25
ENADE: CORDÉLIA: Suplico apenas à Vossa Majestade, por me faltar a arte pérfida e oleosa de falar sem sentir — pois o que eu sinto eu faço sem falar —, suplico que proclame não ter sido a mácula de um vício, nem um assassinato, um ato infamante, ação despudorada ou passo desonroso o que me fez perder sua graça e favor, mas exatamente a falta daquilo que me torna mais rica: um olhar de permanente adulação e uma língua que me orgulho de não ter, embora não tê-la me haja feito perder o seu afeto.

(SHAKESPEARE, William. O Rei Lear. Millôr Fernandes
(Trad.). Porto Alegre: L&MP, 1981. p. 19, com adaptações.)

Quando a atriz diz esse texto em cena, ela exprime o

I. discurso do autor e da época em que se passa a ação.

II. sentido contemporâneo das palavras, atualizado pela interpretação da atriz.

III. contexto cultural e a atualidade do texto.

Assinale a opção correta.

A) Nenhum item está certo.

B) Apenas os itens I e II estão certos.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.


QUESTÃO 26
ENADE: Ésquilo (575-456 a.C.) foi o mais antigo dos três grandes autores gregos de tragédias. Entre as suas tragédias que chegaram até os dias atuais, destaca-se a trilogia A Orestéia, que é formada pelas peças

A) Édipo Rei, As Suplicantes e Medéia.

B) Édipo Rei, Antígona e Sete contra Tebas.

C) Agamenon, Coéforas e Eumênides.

D) Agamenon, As Troianas e As Suplicantes.

E) Agamenon, Orestes e Electra.


QUESTÃO 27
ENADE: O teatro elisabetano contava com vários autores, entre os quais Shakespeare. Qual é o nome do autor contemporâneo de Shakespeare que escreveu as peças Eduardo II e Doutor Fausto?

A) Ben Jonson

B) Philip Sidney

C) Cristopher Marlowe

D) J. W. Goethe

E) Jonathan Swift


QUESTÃO 28
ENADE: A história do teatro brasileiro atribui a Arthur Azevedo (1855-1908) o mérito de ter aperfeiçoado o gênero revista de ano, ao longo dos últimos vinte anos do século XIX.

Esse foi um gênero que trabalhava, sobretudo, com fatos da atualidade, personalidades da sociedade, expoentes da política, problemas da economia, entre outros temas, passando assim “em revista” os principais acontecimentos, que, a juízo do revistógrafo, tinham marcado o ano que terminava.

Considerando-se a estrutura narrativa da revista de ano, tanto do ponto de vista da sua escrita dramática quanto de sua escrita cênica, os três elementos indispensáveis a sua realização são a dupla

A mulata e malandro, a autonomia dos quadros e a ausência de música.

B) caricata e ingênua, a autonomia dos cômicos e a ausência de música.

C) arlequim e colombina, a autonomia dos quadros e a presença da música.

D) augusto e branco, a autonomia dos cômicos e a ausência de música.

E) comère e compère, a autonomia dos quadros e a presença de música.


QUESTÃO 29

enade

Bráulio — De tu eu não esperava isso, Tião!

Tião — Bráulio! Tu não sabe porque foi!

Bráulio — Não, velho, pra isso não tem desculpa. Tu traiu a gente e isso não tem desculpa.

Maria — (segurando a mão de Tião) Por que, Tião?

Tião — Não te preocupa, Maria. O que interessa pra gente é que eu não vou perdê o emprego. Eu entrei, furei a greve, o encarregado tomou nota do nome da gente. Deu mil cruzeiros pra cada um de gratificação e disse que a gente não ia arrependê. Pra mim é o que basta.

(GUARNIERI, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie.)

ENADE: Gianfrancesco Guarnieri escreveu Eles não usam black-tie em 1958. Considerando a história do teatro brasileiro, qual foi a maior contribuição desse autor?

A) Dar voz, pela primeira vez, à classe operária atuando coletivamente contra os patrões.

B) Ter sido o primeiro dramaturgo a utilizar um linguajar brasileiro coloquial.

C) Ter indicado uma cenografia simbólica para o novo espaço do Teatro de Arena.

D) Ter utilizado música popular brasileira na encenação.

E) Ter encenado a peça não com atores, mas com operários verdadeiros.


QUESTÃO 30
ENADE: Quanto ao espetáculo cênico. Decerto que é o mais emocionante, mas também o menos artístico e menos próprio da poesia. Na verdade, mesmo sem representação e sem atores, pode a tragédia manifestar seus efeitos.

(Poética. In: Aristóteles. (Trad.) Eudoro de Souza. Coleção
Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 449.)

Se, para Aristóteles, o espetáculo é o elemento menos artístico da tragédia, o que, ou quem, seria o elemento mais artístico da tragédia para Aristóteles?

A) o ator

B) a música

C) a trama

D) a personagem

E) a cenografia


QUESTÃO 31

enade

ENADE: A figura acima mostra a primeira montagem de Esperando Godot, de Samuel Beckett, no Thèatre de Babylone, em Paris, no ano de 1953. De acordo com a rubrica do texto original de Esperando Godot, a árvore prevista na cenografia

I. é uma cerejeira, que está localizada no pasto de uma fazenda.

II. tem algumas folhas no segundo ato.

III. é esquálida, localizada à margem de uma estrada deserta.

Assinale a opção correta.

A) Apenas um item está certo.

B) Apenas os itens I e II estão certos.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.


QUESTÃO 32
ENADE: A ilusão cênica é a operação pela qual a platéia toma por real e verdadeiro aquilo que é ficção. Essa ilusão cênica está na própria essência da representação teatral, sendo, atualmente, uma noção bastante problematizada por diferentes artistas nos diversos âmbitos da criação teatral.

Foi por conta da eficácia dessa ilusão que, muitas vezes, o ator que representava o vilão se via hostilizado à saída do teatro. Somando-se à noção de ilusão cênica a noção de teatralidade — qualidade daquilo que é teatral —, é correto afirmar que a função da cenografia, em uma cena cujo estilo adotado fosse o realista e(ou) naturalista, condicionaria a criação de uma realidade visual

A) atmosférica de caráter sugestivo.

B) de caráter verista.

C) de fundo espiritual e positivista.

D) de cunho pitoresco e romântico.

E) composta por cenários construtivistas.


QUESTÃO 33

enade

ENADE: A configuração do espaço teatral frontal, denominado hoje genericamente de palco italiano, conforme ilustra a figura acima, foi objeto de uma evolução lenta, permanente e bastante complexa, desde o anfiteatro grego até a construção dos edifícios teatrais renascentistas.

Para essa configuração espacial, convergiram inúmeros fatores, tais como: a redescoberta da perspectiva linear no Renascimento; a apropriação pelos arquitetos e cenógrafos maquinistas teatrais da tecnologia empregada nas grandes navegações e, sobretudo, o aprimoramento de uma técnica dramatúrgica, entre outros.

Porém, a partir da década de 60 do século passado, sobretudo na Europa, muitos diretores e cenógrafos buscaram romper com o chamado palco italiano, questionando-o radicalmente.

Considerando essa radical e inovadora atitude, os diretores e cenógrafos buscavam romper principalmente com um elemento do palco italiano. Qual é esse elemento?

A) O cromatismo dos telões, que retratava a tridimensionalidade da cena.

B) A cenografia de cunho minimalista, resgatando aspectos do teatro medieval.

C) A técnica dramatúrgica, herdeira do teatro clássico francês.

D) A moldura da cena, buscando novas relações entre palco e platéia.

E) A iluminação frontal, experimentando novas fontes de luz sobre a decoração.


QUESTÃO 34
ENADE: Há uma máscara resultante do casamento entre um cão perdigueiro, um mastim napolitano e o rosto de um homem. É a máscara do Capitano. Um entre tantos: Matamori, Spaventa, Draguignazzo, Cocodrillo... Assim como torna-se galo, peru ou galinha a máscara de Pantalone ou do Magnífico: em conseqüência, o andar e a movimentação do ator que a usa precisará imitar os gestos mecânicos e esquisóides de um galo. Outra muito famosa é a clássica máscara do Arlecchino, junção de gato e macaco. Em certos casos, por suas evidentes características, é chamada de Arlecchino-Gato. O ator que vestia essa máscara dava saltos e pulinhos, articulando braços e pernas com suavidade e, de tempos em tempos, desfechava um grande e energético salto. (...) na commedia dell’arte, os nobres, os cavaleiros e as damas nunca usavam máscaras.
(FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC, 1998. p. 38-40, com adaptações.)

Considerando o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.

A) As máscaras que caracterizam os personagens da commedia dell’arte apresentam tanto características zoomórficas quanto antropomórficas.

B) As máscaras da commedia dell’arte não caracterizavam individualmente os personagens e podiam, segundo o sistema curinga, ser usadas por mais de um ator.

C) Os movimentos e gestos do personagem Pantalone eram lentos e pesados, enquanto os do Magnífico apresentavam agilidade e leveza.

D) As máscaras da commedia dell’arte podem ser consideradas “máscaras brancas” por apresentarem basicamente características genéricas dos personagens.

E) O personagem Innamorata, geralmente denominada Isabella, diferentemente dos personagens do Capitano e Arlecchino, aparece com máscara levemente caracterizada.


QUESTÃO 35
ENADE: Dentro de uma moderna concepção da linguagem da encenação teatral, o figurino de teatro não deixa de ser uma variante particular do próprio objeto cênico. Naturalmente, relacionado com o ambiente proposto pela cenografia e pela concepção da encenação, a materialidade do figurino possui um significado próprio que não pode ser ignorado pela equipe de criação do espetáculo. Desse fato, decorre que o figurino de teatro, antes de ser lido pelo espectador, serve diretamente ao ator,

I. na medida em que o intérprete veste certo traje para promover uma grife ou o trabalho de um costureiro famoso.

II. porque colabora como um estímulo material para o intérprete na sua composição do personagem.

III. que é o único responsável criativo pelo seu próprio figurino e pela manutenção do seu guarda-roupa ao longo de sua carreira.

Assinale a opção correta.

A) Apenas um item está certo.

B) Apenas os itens I e II estão certos.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.


QUESTÃO 36

enade

enade

enade

ENADE: O figurino de determinada montagem teatral está relacionado a fatores, tais como: contexto histórico-cultural em que a montagem está inserida; gênero da peça encenada; concepção do diretor; qualidade expressiva do material; recursos financeiros disponíveis, entre outros. Considerando essas informações e o contexto histórico das encenações relacionadas às figuras ao lado, julgue os itens a seguir.

I. Em uma encenação realista, a indumentária proposta deve observar a veracidade histórica e a adequação do traje à personagem.

II. Os personagens da commedia dell’arte apresentavam figurinos bem característicos: Arlecchino aparece sempre com túnica branca e enorme barriga; Pulcinella veste uma malha colante aplicada com losangos; as damas seguiam a moda da época.

III. As máscaras eram parte fundamental da indumentária dos atores na tragédia grega. Além de neutralizar a figura do ator, as máscaras tinham também a função de amplificar a voz.

Assinale a opção correta.

A) Apenas um item está certo.

B) Apenas os itens I e II estão certos.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.


QUESTÃO 37
ENADE: Considere que o diretor de um espetáculo quer estabelecer uma correspondência entre a música e as cenas, tornando mais tensas as cenas trágicas e mais leves as cenas cômicas. Nessa situação, sabendo-se que podem ser diversas as funções da trilha sonora no teatro contemporâneo, qual é a estratégia a ser adotada para a criação da trilha sonora da referida encenação?

A) Contraponto: a trilha comenta ironicamente uma informação contrária ao que ocorre na cena.

B) Substituição: a trilha substitui completamente as palavras, exercendo a função do diálogo.

C) Reconhecimento: a trilha cria um tema recorrente (leitmotiv) para cada personagem.

D) Estruturação: a trilha organiza partes fragmentadas e pontua os tempos da encenação.

E) Ilustração: a trilha reforça a criação de uma atmosfera correspondente à situação dramática.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,35995,advogado,1,agricultura,1,agronomia,4,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,3,arquivologia,1,arte,8,assistente social,1,atividade,267,atividade biologia,8,atividade ciências,63,atividade de português,55,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,156,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,63,biomedicina,6,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,8,ciencias,79,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,2,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,2,comunicação social,1,concurso,287,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,378,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,148,direito administrativo,25,direito ambiental,2,direito civil,25,direito constitucional,26,direito do trabalho,22,direito eleitoral,1,direito empresarial,24,direito financeiro,1,direito penal,26,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,24,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,13,educação infantil,333,eleicoes,1,enade,196,encceja,24,enem,79,enfermagem,12,engenharia,2,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,308,escola,1,espanhol,36,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,7,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,22,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,6,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,4,formação geral,5,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,71,gestao ambiental,2,gestao comercial,1,gestão comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,2,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,55,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,111,matemática financeira,1,medicina,28,medicina legal,2,medicina veterinaria,5,meliuz,1,mtc,1,musica,2,música,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,10,o que e,2,oab,181,obmep,6,odontologia,8,outros,75,pedagogia,5,piaui,1,pnaic,10,portugues,149,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,738,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,7,provas concurso,106,provas enade,195,provas encceja,19,provas enem,28,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas mackenzie,1,provas nivel medio,9,provas nivel superior,40,provas oab,182,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,21,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,5,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas unitins,1,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,272,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agronomia,84,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,60,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biblioteconomia,15,questão biomedicina,67,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,180,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,53,questão ciências da computação,29,questão ciências econômicas,54,questão ciências sociais,51,questão comercio exterior,27,questão computação,74,questão comunicação social,24,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,2995,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,638,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,99,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biologia,934,questão de biomedicina,95,questão de ciências,682,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,4093,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,2680,questão de direito administrativo,195,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,143,questão de direito constitucional,190,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,120,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,121,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,151,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,130,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,498,questão de estatistica,24,questão de farmácia,213,questão de filosofia,208,questão de física,1206,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,152,questão de fonoaudiologia,108,questão de frances,111,questão de geografia,893,questão de história,1493,questão de informática,127,questão de inglês,1040,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de matemática,2202,questão de medicina,409,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,130,questão de necropsia,20,questão de nutrição,180,questão de odontologia,127,questão de português,3078,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,208,questão de química,1026,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,152,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de vestibular,16718,questão design,37,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,344,questão do enade,3139,questão do encceja,660,questão do enem,2228,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,195,questão enfermagem,161,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,53,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,52,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,53,questão servico social,75,questão slmandic,70,questão teatro,27,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,57,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,69,questões,32030,quimica,62,raciocínio lógico,7,radiologia,3,redacao,129,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,6,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,47,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,29,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,unitins,2,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,733,videos,5,vivo,1,zootecnia,4,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Teatro ENADE 2006 com Gabarito
Prova de Teatro ENADE 2006 com Gabarito
Prova de Teatro ENADE 2006 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/04/prova-de-teatro-enade-2006-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/04/prova-de-teatro-enade-2006-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo