ENADE: Analisando-se as relações entre o desenho, o poema e a obra Dom Quixote de Cervantes, é correto afirmar

ENADE: Analisando-se as relações entre o desenho, o poema e a obra Dom Quixote de Cervantes, é correto afirmar

Considere os textos abaixo para responder às questões de números 24 e 25.

Em meados do século passado, o pintor brasileiro Candido Portinari fez uma série de desenhos para ilustrar uma edição nacional do Dom Quixote, de Cervantes. Posteriormente, o poeta Carlos Drummond de Andrade compôs uma série de poemas, referidos a cada um desses desenhos de Portinari. 

Atente para este desenho de Portinari e os versos de Drummond que o interpretam.

enade

Antefinal noturno

Dorme, Alonso Quejana.
Pelejaste mais do que a peleja
(e perdeste).
Amaste mais que amor se deixa amar.
O ímpeto
o relento
a desmesura
fábulas que davam rumo ao sem-rumo
de tua vida levada a tapa
e a coice d´armas,
de que valeu o tudo desse nada?
Vilões discutem e brigam de braço
enquanto dormes.
Neutras estátuas de alimárias velam
a areia escura de teu sono
despido de todo encantamento.
Dorme, Alonso, andante
petrificado
cavaleiro-desengano.

QUESTÃO 24
ENADE: Analisando-se as relações entre o desenho, o poema e a obra Dom Quixote de Cervantes, é correto afirmar:

(A) na situação representada, em que o herói repousa, o desenho e o poema realçam o cansaço do triunfal cavaleiro andante.

(B) no desenho e no poema, o plano da realidade bruta do cotidiano contrasta com o do sacrifício final do cavaleiro idealista de Cervantes.

(C) na situação representada, pela qual se inicia a narrativa de Cervantes, o pintor e o poeta prevêem as violências que Dom Quixote deverá enfrentar.

(D) no desenho e no poema, encontram-se interpretações diferentes da cena final de Dom Quixote: no primeiro lamenta-se a derrota, e no segundo se enaltece a vitória do cavaleiro.

(E) no desenho e no poema, reforça-se o sentido final da obra de Cervantes, que é o de resgatar os valores da nobreza medieval.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
(B) no desenho e no poema, o plano da realidade bruta do cotidiano contrasta com o do sacrifício final do cavaleiro idealista de Cervantes.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo