ENADE: As proteínas são fundamentais para a manutenção da integridade do organismo animal

ENADE: As proteínas são fundamentais para a manutenção da integridade do organismo animal. Essas substâncias variam quanto a tamanho, forma, carga, capacidade de formação de pontes de hidrogênio e reatividade química. São importantes, junto com outros nutrientes, para o crescimento e o desempenho produtivo dos animais de interesse econômico. Acerca do metabolismo das proteínas, assinale a opção correta.

A) Quando necessário, o organismo animal utiliza alguns aminoácidos que possam ser convertidos em glicose. Do conjunto básico de vinte aminoácidos, a lisina e a leucina são normalmente utilizadas para essa conversão.

B) Alguns aminoácidos apresentam o mineral enxofre (S) na sua composição molecular e, por essa razão, são denominados aminoácidos sulfurados. A treonina, a histidina e a metionina são exemplos desses aminoácidos.

C) As proteínas são moléculas que podem atuar, de forma eficiente, na catálise de diversas reações químicas, devido à sua capacidade de se ligarem aleatoriamente a várias moléculas e ao seu baixo poder catalítico.

D) O aminoácido é constituído por um grupamento amina, uma carboxila, um átomo de hidrogênio e uma cadeia lateral que apresenta diferentes tamanhos e formas. Há aminoácidos constituídos de cadeias laterais aromáticas, como a fenilalanina e o ácido linoleico.

E) As proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos que exercem várias funções no organismo animal, como transporte de oxigênio, movimento contrátil, sustentação mecânica e proteção imunitária.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
E) As proteínas são macromoléculas formadas por aminoácidos que exercem várias funções no organismo animal, como transporte de oxigênio, movimento contrátil, sustentação mecânica e proteção imunitária.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.