ENADE: Considerando o caso de Aline (texto VIII) e a avaliação do processamento auditivo, assinale a opção correta

Texto VIII – questões 27 e 28

Aline, 9 anos de idade, cursa a 3.ª série do ensino fundamental e foi encaminhada para avaliação fonoaudiológica em razão de queixas de desatenção e dificuldade de aquisição de leitura e escrita. O histórico de desenvolvimento é aparentemente normal, sem doenças importantes nem internações, mas com presença de otites médias de repetição nos primeiros 4 anos de vida. As avaliações otorrinolaringológica, neurológica e audiológica básica não evidenciaram alterações.

Em relação à linguagem oral, observou-se dificuldade de compreensão oral de histórias e de ordens. Quanto à leitura e escrita, verificou-se que a criança apresentou leitura lentificada e silabada, com alterações na compreensão; erros ortográficos decorrentes da não-percepção do traço de sonoridade e dificuldades para realizar atividades de segmentação e soletração. Os resultados da avaliação do processamento auditivo demonstraram alterações importantes.

QUESTÃO 28
ENADE: Considerando o caso de Aline (texto VIII) e a avaliação do processamento auditivo, assinale a opção correta.

A) Em todos os testes que Aline realizou, foi sempre avaliada uma orelha de cada vez, apresentando-se mais de um estímulo simultaneamente a essa orelha.

B) Durante a avaliação foram aplicados testes em que estímulos de fala eram alterados, por exemplo, pela presença de mensagens competitivas, de forma a exigir o máximo das habilidades de escuta e, assim, evidenciarem-se dificuldades.

C) Testes não-verbais não puderam ser aplicados para avaliar aspectos do processamento auditivo de Aline, uma vez que esse processamento é uma função exclusivamente verbal.

D) Testes convencionais de processamento auditivo não avaliaram habilidades de escuta de Aline tais como a capacidade de separar informações vindas das duas orelhas (separação binaural) e a de preencher falhas na informação (fechamento auditivo).

E) Um diagnóstico preciso de alteração do processamento auditivo de Aline poderia ser feito por meio de um único teste, desde que escolhido adequadamente, com base nos dados da anamnese e da avaliação fonoaudiológica prévia.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
B) Durante a avaliação foram aplicados testes em que estímulos de fala eram alterados, por exemplo, pela presença de mensagens competitivas, de forma a exigir o máximo das habilidades de escuta e, assim, evidenciarem-se dificuldades.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.