ENADE: Considerando a situação apresentada no texto VI, analise as afirmativas a respeito das necessidades de Shirley

Texto VI – questões de 20 a 22

Shirley, com 52 anos de idade, destra, é hipertensa desde os 35 anos de idade. Em janeiro de 2003, teve o segundo acidente vascular cerebral (AVC). É viúva há 5 anos. Mora com os filhos: uma jovem de 20 anos de idade e um menino de 10 anos. Do ponto de vista emocional, Shirley encontra-se bastante lábil, com frequentes episódios de choro, não sai de casa, mesmo quando estimulada pela família ou por vizinhos.

Do ponto de vista funcional, Shirley apresenta hemiplegia direita e refere dores nos ombros e joelhos. Sua comunicação se realiza apenas por meio de algumas palavras e gestos, mas está preservada sua capacidade de compreensão. Necessita de ajuda dos filhos para o banho, troca de roupas e preparo de refeições, mesmo as mais simples.

Em casa, locomove-se com apoio em objetos e, na vizinhança, com auxílio dos filhos e de vizinhos. Uma vez por semana, realiza fisioterapia no ambulatório de especialidades da região. Reside próximo à unidade básica de saúde, que conta com equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

Essas informações foram colhidas por agente comunitário de saúde e pelo médico de família da unidade básica de saúde, que acionou o terapeuta ocupacional da equipe de reabilitação de referência para o PSF daquela região.

QUESTÃO 20
ENADE: Considerando a situação apresentada no texto VI, analise as afirmativas a respeito das necessidades de Shirley para o desenvolvimento das atividades de vida diária e classifique-as como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).

1 (   ) A necessidade de ajuda dos filhos e vizinhos para locomover-se fora de casa é decorrência das dores e da perda da função manual.

2 (   ) A necessidade de ajuda dos filhos para o banho é decorrência da instabilidade de equilíbrio na posição em pé e da limitação no alcance dos objetos e de diferentes partes de seu corpo.

3 (   ) A necessidade de ajuda dos filhos para a troca de roupas decorre das dores e dos deficits na função bimanual.

4 (   ) A necessidade de ajuda para o preparo das refeições, mesmo as mais simples, é decorrência da labilidade emocional.

5 (   ) A necessidade de gestos para sua comunicação é decorrência do isolamento social e da ruptura com as atividades profissionais.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
F, V, V, F, F,

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.