ENADE: Diante da situação descrita no texto VII, julgue os procedimentos a seguir.

Texto VII – questões 25 e 26

Durante a entrevista com a mãe de uma criança de 6 anos de idade, com paralisia cerebral e que freqüenta escola regular, o fonoaudiólogo escuta o seguinte depoimento:

“Pedro gosta de comer de tudo, mas não consegue mastigar direito e pega a colher com dificuldade. Então, eu dou o alimento batido no liquidificador. Ele baba muito. Dou a mamadeira sempre engrossada, pois tenho medo que ele perca peso. Ele fala com dificuldade e não pára quieto em sala de aula. O que eu quero saber mesmo é se ele vai falar como as outras crianças.”

QUESTÃO 25
ENADE: Diante da situação descrita no texto VII, julgue os procedimentos a seguir.

I Deve-se enfatizar o treino motor oral para adequação da fala e das funções estomatognáticas, acolhendo-se, desse modo, a angústia da mãe em relação ao falar. Apesar de Pedro comer de tudo, não se deve retirar a mamadeira, para evitar que a criança perca peso.

II É indicado para favorecer o controle de baba de Pedro o trabalho com as funções de sucção, deglutição, mastigação e respiração associado à adequação da tonicidade, mobilidade e sensibilidade dos órgãos fonoarticulatórios.

III A conduta terapêutica deve abranger a adequação do sistema sensório-motor oral, incluindo controle de baba e introdução de alimentos sólidos, o favorecimento da linguagem e de uma comunicação mais eficaz, além da orientação acerca do manuseio de Pedro em casa.

IV Para maior benefício de Pedro pressupõe-se uma intervenção integrada com outros profissionais, como médicos, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.

Estão certos apenas os procedimentos

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
E) II, III e IV.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.