ENADE: É importante relacionar a estrutura molecular com propriedades observáveis de um sistema

ENADE: É importante relacionar a estrutura molecular com propriedades observáveis de um sistema
ENADE: É importante relacionar a estrutura molecular com propriedades observáveis de um sistema. Há dois modelos principais para descrever a estrutura eletrônica em sistemas moleculares: a teoria da ligação de valência (LV) e a teoria dos orbitais moleculares (OM). A primeira é uma extensão da teoria de Lewis, levando-se em conta os seguintes princípios da mecânica quântica: os orbitais atômicos contendo elétrons desemparelhados se superpõem e os elétrons emparelham se, formando as ligações. A segunda é uma extensão do princípio da estruturação: os elétrons ocupam os orbitais moleculares em ordem crescente de energia, obedecendo ao princípio da exclusão de Pauli e à regra de Hund da máxima multiplicidade.

a) Descreva a formação da molécula de O2  pela teoria LV, indicando que multiplicidade (singleto ou tripleto) este modelo prevê para esta molécula.

b) Como a teoria OM descreve a molécula de O2 ? Que multiplicidade esse modelo prevê?

c) Sabe-se que a molécula de O2 é paramagnética e que não absorve na região do infravermelho. Explique estas duas propriedades.

Dados:

• Considere o eixo z como o eixo da ligação.

• Ordenamento dos OM por ordem crescente de energia

 σ g 1s < σ  u*1s < σ  g 2s < σ  u*2s < σ  g2pz < u2px = u2py < g*2px = g*2py < σ  u*2pz < ...

QUESTÃO ANTERIOR:

PADRÃO DE RESPOSTA.
a) Cada átomo de O tem dois elétrons desemparelhados, um em cada orbital 2p (1s² 2s² 2px² 2pz²). Segundo o modelo da Teoria de Ligação de Valência (LV), os orbitais vão se superpor e formar as ligações, emparelhando os elétrons. Assim, resultam duas ligações do emparelhamento dos elétrons nos orbitais 2px e dos elétrons no orbital 2pz. Como existem dois pares de elétrons emparelhados formando as ligações, o modelo LV prevê que a molécula seja um singleto.

b) Pela Teoria dos Orbitais Moleculares (OM), devem-se distribuir os 16 elétrons da molécula de O2 nos OM, em ordem crescente de energia. A configuração eletrônica resultante é: (σg1s)2 (σu * 1s)2 (σg2s)2 (σu * 2s)2 (σg2pz) 2 (πu2px) 2 (πu2py) 2 (πg * 2px) 1 (πg * 2py) 1 Os dois últimos elétrons ocupam os orbitais degenerados πg * 2px e πg * 2py, obedecendo à regra de Hund da máxima multiplicidade (ocupa-se primeiro cada orbital de uma subcamada degenerada com um elétron, antes de emparelhar dois elétrons no mesmo orbital). Portanto, o modelo OM prevê dois elétrons desemparelhados, resultando num tripleto.

c) Para que uma substância seja paramagnética, é preciso que haja elétrons desemparelhados, o que é previsto pelo modelo OM. Para que haja absorção no infravermelho, é preciso que a molécula altere seu momento de dipolo durante a vibração. Como o O2 é apolar, não há variação no momento de dipolo; logo, a molécula não absorve no infravermelho.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo