ENADE: Homem, 70 anos, tabagista crônico (130 maços/ano), está sob acompanhamento clínico

ENADE: Homem, 70 anos, tabagista crônico (130 maços/ano), está sob acompanhamento clínico por apresentar falta de ar progressiva há 5 anos. Atualmente a falta de ar ocorre aos pequenos esforços.

Apresenta cianose de extremidades, lobos de orelhas e língua. A freqüência respiratória em repouso é de 24 movimentos/min, a freqüência cardíaca é de 96 batimentos/min, a pressão arterial (semelhante às medidas anteriores) = 118X78 mmHg.

Observa-se engurgitamento jugular e desaparecimento da amplitude de pulso radial na inspiração. Bulhas cardíacas rítmicas e hipofonéticas, sem sopros; fígado percutível a partir do 6o espaço intercostal direito e palpável a 3 cm do Rebordo Costal, edema de membros inferiores de intensidade moderada.

O conjunto de condutas e orientações para o caso, considerando qualidade de vida e sobrevida, é

(A) cessação do tabagismo, realização de espirometria e avaliação com vistas à indicação de oxigenoterapia domiciliar.

(B) cessação do tabagismo, pois a espirometria não modificará a conduta clínica e a oxigenoterapia é precoce para o caso.

(C) avaliação com vistas à indicação de oxigenoterapia domiciliar e cessação do tabagismo, pois a oxigenoterapia não trará impacto na sobrevida.

(D) realização de espirometria e avaliação com vistas à indicação de oxigenoterapia domiciliar, pois a cessação do tabagismo não trará impacto.

(E) oxigenoterapia domiciliar, pois a cessação do tabagismo não trará impacto e a espirometria não modificará a conduta clínica.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
(A) cessação do tabagismo, realização de espirometria e avaliação com vistas à indicação de oxigenoterapia domiciliar. 

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.