ENADE: A reforma psiquiátrica brasileira resultou de pressões políticas apresentadas no conjunto

ENADE: A reforma psiquiátrica brasileira resultou de pressões políticas apresentadas no conjunto da luta pela reforma sanitária e ambas as reformas se articularam ao processo de redemocratização do país, iniciado na década de 70 do século XX.

A reforma psiquiátrica representou uma discussão permanente do papel das instituições psiquiátricas e, aos poucos, ganhou apoio de parte da sociedade civil e dos movimentos sociais, pois as condições de assistência à saúde das populações institucionalizadas demonstravam o papel de legitimadoras da exclusão social de parcelas significativas da população e a necessidade do redirecionamento de seu papel na sociedade.

Considerando as informações acima, julgue se os itens a seguir constituem resultados do movimento pela reforma psiquiátrica.

I Promulgação, após um esforço de quase 20 anos, de uma lei que instituiu a proibição de construção de novas instituições psiquiátricas no Brasil e a desativação progressiva dos leitos em enfermarias psiquiátricas em hospitais gerais.

II Criação de programas de atenção em saúde mental em diversos municípios brasileiros e a conseqüente criação de rede de serviços locais, extra-hospitalares, substitutivos do manicômio, bem como a apresentação do Programa De Volta para Casa. 

III Criação de cargos para terapeutas ocupacionais nos serviços públicos municipais e estaduais de saúde.

IV Apresentação de proposta de Política Nacional de Saúde Mental fundamentada nos pressupostos de que a desinstitucionalização significaria tanto a redução do número de pessoas institucionalizadas como a diminuição dos recursos financeiros destinados aos serviços de saúde mental no país.

Estão certos apenas os itens

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
C) II e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.