ENADE: Um fisioterapeuta recebeu um paciente de 65 anos de idade com diagnóstico de enfisema

ENADE: Um fisioterapeuta recebeu um paciente de 65 anos de idade com diagnóstico de enfisema pulmonar para iniciar abordagem em reabilitação pulmonar.

A avaliação inicial mostrou índice de massa corporal (IMC) menor que 18, sons respiratórios diminuídos difusamente e presença de sibilos expiratórios e dispnéia aos médios esforços confirmada por teste de caminhada. Os exames complementares não foram apresentados pelo paciente.

Diante desse caso, a conduta inicial do fisioterapeuta foi a prescrição de exercícios com base nas respostas apresentadas no teste de caminhada, nebulização com medicação broncodilatadora, oxigenoterapia noturna e dieta para aumentar o aporte calórico.

Considerando que a reabilitação pulmonar é uma terapia que tem como objetivo maximizar a independência funcional do indivíduo e proporcionar sessões educativas a pacientes e familiares, conclui-se que, na situação acima descrita, a estratégia adotada pelo fisioterapeuta

A) foi adequada, pois visa regular a demanda de oxigênio e melhorar a tolerância ao esforço.

B) é típica de atenção primária à saúde, pois aborda a gênese da patologia.

C) foi inadequada, porque a droga broncodilatadora não tem indicação nesse caso.

D) foi inadequada, porque não respeita os princípios éticos humanos e profissionais.

E) foi inadequada, porque o fisioterapeuta utilizou um teste de avaliação cuja aplicação extrapola sua competência profissional.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
D) foi inadequada, porque não respeita os princípios éticos humanos e profissionais.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.