ENADE: Uma vaca holandesa de rebanho leiteiro de alta produção apresentou no pós-parto temperatura corporal de 41ºC

ENADE: Uma vaca holandesa de rebanho leiteiro de alta produção apresentou no pós-parto temperatura corporal de 41ºC, depressão severa, corrimento vulvar purulento de odor fétido e decúbito esternal prolongado, levantando-se somente quando estimulada.

O rebanho apresenta alto índice de metrite puerperal e retenção de placenta inclusive com óbito de animais. Apesar disto, o índice de parto é elevado e a taxa de aborto, baixa. Os exames de brucelose, tuberculose, tricomonose, vibriose, neosporose e leptospirose, realizados regularmente, não foram indicativos da presença destas doenças no rebanho.

A alimentação era à base de silagem, feno, ração comercial e sal mineral preparado na propriedade. A conduta indicada seria tomar medidas profiláticas de emergência e tratar do animal doente com

(A) antibiótico local, corticóide intramuscular e gluconato de cálcio intravenoso e introduzir sal mineral comercial rico em fósforo.

(B) antibiótico local, antiinflamatório não esteróide intramuscular e gluconato de cálcio intravenoso e introduzir sal mineral comercial rico em fósforo.

(C) antibiótico local, antiinflamatório não esteróide intramuscular e gluconato de cálcio intravenoso e introduzir sal mineral comercial rico em vitamina E e selênio.

(D) antibiótico sistêmico, antiinflamatório não esteróide intramuscular, gluconato de cálcio intravenoso e introduzir sal mineral comercial rico em fósforo.

(E) antibiótico sistêmico, antiinflamatório não esteróide intramuscular e gluconato de cálcio intravenoso e introduzir sal mineral comercial rico em vitamina E e selênio.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
(E) antibiótico sistêmico, antiinflamatório não esteróide intramuscular e gluconato de cálcio intravenoso e introduzir sal mineral comercial rico em vitamina E e selênio.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.