ENEM 2020: Com base na tese defendida na conclusão do texto, infere-se a intenção do autor de

ENEM 2020: Com base na tese defendida na conclusão do texto, infere-se a intenção do autor de
O gramático tem uma percepção muito estrita da língua. Ele se vê como alguém que tem de defender a língua da mudança. O problema é que eles, ao se esforçarem para que as pessoas obedeçam às normas da língua, não viram que estavam dando um cala-boca no cidadão brasileiro.

Como se dissessem: “Tem de falar e escrever de acordo com as regras. Não fale errado!”. E as pessoas, com medo de não conseguir, falam e escrevem pouco. O dono da língua é o falante, não o gramático. Aprendemos com o falante a língua como ele fala e procuramos saber por que está falando de um jeito ou de outro.

Dizer que está falando errado não é uma atitude científica, de descoberta. A linguística substituiu o cala-boca ao prazer da descoberta científica. Foi só com a linguística que se ampliou o olhar e se passou a considerar que qualquer assunto é digno de estudo.
Entrevista de Ataliba de Castilho. Pesquisa Fapesp, 
n. 259, set. 2017 (adaptado).

ENEM 2020: Com base na tese defendida na conclusão do texto, infere-se a intenção do autor de

a) atribuir à gramática os desvios do português brasileiro.

b) defender uma atitude política diante das regras da língua.

c) contrapor o trabalho do linguista às prescrições gramaticais.

d) contribuir para reverter a escassez de produções textuais no país.

e) isentar o falante da responsabilidade de seguir as normas linguísticas.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Ataliba de Castilho, na entrevista divulgada na revista Pesquisa Fapesp, associa o trabalho do Gramático à ação de coerção das variedades linguísticas, afirmando que eles se utilizavam da norma para, inconscientemente, dar “um cala-boca no cidadão brasileiro”. Atitude oposta à do Linguista, cuja visão da língua, em todas as variedades, como matéria-prima de estudos e descobertas, é expressa no último período do texto: “foi só com a linguística que se ampliou o olhar e se passou a considerar que qualquer assunto é digno de estudo”.
GABARITO:
c) contrapor o trabalho do linguista às prescrições gramaticais.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo