ENEM 2020: O segundo texto complementa a compreensão do fenômeno da corrupção tal como abordado no primeiro texto

ENEM 2020: O segundo texto complementa a compreensão do fenômeno da corrupção tal como abordado no primeiro texto
TEXTO I

C = M + D − R. A equação, desenvolvida pelo economista Robert Klitgaard, descreve a corrupção. Traduzindo-a em palavras, temos que a corrupção (C) é dada pelo grau de monopólio (M) existente no serviço público, mais o poder discricionário (D) que as autoridades têm para tomar decisões, menos a responsabilização (R), que é basicamente a existência de mecanismos de controle. Outras versões da fórmula acrescentam ao R uma dimensão moral, que também funcionaria como barreira contra a cultura da corrupção.
SCHWARTSMAN, H. Fórmula da corrupção. Disponível em:
www.folha.uol.com.br. Acesso em: 26 abr. 2015. (adaptado).

TEXTO II

“Corrupção significa transação ou troca entre quem corrompe e quem se deixa corromper. Trata-se normalmente de uma promessa de recompensa em troca de um comportamento que favoreça os interesses do corruptor. A corrupção não está ligada apenas ao grau de institucionalização, à amplitude do setor público e ao ritmo das mudanças sociais; está também relacionada com a cultura das elites e das massas. Depende da percepção que tende a variar no tempo e no espaço.”
(BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G.
Dicionário de política. Brasília: UnB, 2009. Adaptado.)

ENEM 2020: O segundo texto complementa a compreensão do fenômeno da corrupção tal como abordado no primeiro texto, na medida em que

a) comprova a limitação do sistema normativo pátrio.

b) evidencia a atuação de agentes externos ao Estado.

c) elucida o padrão de idoneidade do setor empresarial.

d) minimiza a capacidade de mobilização da sociedade civil.

e) demonstra a influência dos atores vinculados ao Judiciário.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
O texto II complementa a compreensão do fenômeno da corrupção à medida que imputa responsabilidade e participação por parte de uma cultura das elites e das massas, agentes que são externos ao Estado.

GABARITO:
b) evidencia a atuação de agentes externos ao Estado.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo