Prova de Agronomia ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Agronomia ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Agronomia ENADE 2007 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 09 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE: Sabendo-se que a produtividade do tomateiro pode ser reduzida por patógenos e que pode haver interação entre fungos micorrízicos arbusculares (p.ex. Glomus etunicatum e Gigaspora margarita) e o nematóide das galhas (Meloidogyne javanica), analise a figura a seguir.

enade

A análise da figura permite concluir que

(A) a presença de nematóides reduziu a massa seca da parte aérea das plantas independente da micorrização.

(B) a presença de nematóides reduziu a massa seca das plantas micorrizadas de forma mais intensa do que das plantas não micorrizadas.

(C) a micorrização não interfere na tolerância das plantas aos nematóides.

(D) na ausência de nematóides, as plantas micorrizadas apresentaram menor massa seca que as não micorrizadas.

(E) plantas micorrizadas toleraram a presença de nematóides, pois apresentam aproximadamente a mesma massa seca que aquelas em que há ausência de nematóides.


QUESTÃO 12
ENADE: Em citros, nas combinações copa/porta-enxerto, pode ocorrer o fenômeno de incompatibilidade, que pode levar a planta a apresentar deficiências nutricionais, queda das folhas, seca dos ponteiros, podendo mesmo vir a morrer.

No caso da ocorrência de incompatibilidade localizada, quando se deseja manter a variedade copa e o porta-enxerto, o que se deve utilizar?

(A) Sobreenxertia.

(B) Subenxertia.

(C) Interenxertia.

(D) Garfagem lateral.

(E) Garfagem de topo.


QUESTÃO 13
ENADE: Para o cultivo de mamona em uma determinada região foi recomendada uma adubação de cobertura de 45 kg • ha−1 de N. Os fertilizantes disponíveis na região são apresentados na tabela abaixo.

enade

Considerando a máxima economicidade no uso dos nutrientes (menor preço por kg de N) e sabendo que não há impedimento técnico para uso dos produtos relacionados, qual a quantidade e que tipo de fertilizante deve ser aplicado por hectare?

(A) 45 kg de uréia.

(B) 100 kg de uréia.

(C) 130 kg de sulfato de amônio.

(D) 136 kg de nitrato de amônio.

(E) 225 kg de sulfato de amônio.


QUESTÃO 14
ENADE: Em lavouras cultivadas extensivamente como soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, uma emergente tecnologia de manejo que pode auxiliar na implantação das culturas é a denominada Agricultura de Precisão. Esta tecnologia diz respeito ao gerenciamento localizado da cultura, utilizando técnicas de informação para a coleta de dados e sua análise.

A respeito deste assunto, são apresentadas as seguintes afirmativas:

I – uma desvantagem do processo é o impacto ambiental resultante da maior seleção de plantas daninhas resistentes;

II – os modelos para a simulação de cenários agrícolas tornam-se tão mais precisos quanto maiores forem a quantidade e a qualidade das informações a serem introduzidas nos sistemas;

III – as técnicas de modelagem tornam-se cada vez mais dependentes do uso da alta tecnologia tanto no campo como na interpretação dos resultados;

IV – a adoção desta técnica eleva o custo de manutenção de máquinas em função do seu uso mais intensivo.

Estão corretas, apenas, as afirmativas

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) I e IV.

(D) II e III.

(E) III e IV.


QUESTÃO 15
ENADE: Existem vários processos que podem ser utilizados para a melhoria da qualidade do meio ambiente e para a recuperação de áreas degradadas. Relacione os processos apresentados na coluna da esquerda com a respectiva melhoria que proporcionam, entre as indicadas na coluna da direita.

enade

Qual a associação correta?

(A) I – Q, II – R, III – P

(B) I – Q, II – P, III – R

(C) I – P, III – Q, IV – R

(D) II – P, III – R, IV – Q

(E) II – R, III – P, IV – Q


QUESTÃO 16
ENADE: Dentro dos padrões de sanidade de sementes de feijão para sementes básicas certificadas de primeira e segunda gerações, os índices de tolerância para Sclerotinia sclerotium e Fusarium oxysporum f. sp. phaseoli devem ser iguais a zero.

PORQUE

Estes são patógenos de solo e, uma vez introduzidos e estabelecidos numa área, têm a sua erradicação impossibilitada a curto prazo.

A esse respeito pode-se concluir que

(A) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

(C) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.

(D) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

(E) as duas afirmativas são falsas.


QUESTÃO 17
ENADE: Alguns princípios ativos de herbicidas interferem diretamente na fotossíntese. A tecnologia de aplicação desses herbicidas deve considerar alguns fatores de ambiente para maximizar a ação na planta. Entre os apresentados abaixo, qual princípio ativo interfere diretamente na fotossíntese, qual o seu local de absorção pelas plantas e o fator ambiental prioritário para maximizar sua eficiência de ação?

(A) Nicosulfuron; raiz e temperatura.

(B) Nicosulfuron; folha e radiação solar.

(C) Paraquat; raiz e radiação solar.

(D) Paraquat; raiz e temperatura.

(E) Paraquat; folha e radiação solar.


QUESTÃO 18
ENADE: Após um cruzamento entre duas linhagens endogâmicas de arroz, um melhorista obteve uma população aplicando, por várias gerações, o Método de Bulk . Dessa população foram tomadas 100 linhagens, as quais foram avaliadas para produção de grãos em dois experimentos, em dois locais diferentes. O resultado da análise da variância conjunta dos dois experimentos mostrou significância para “locais” e para “genótipos”, mas a interação “genótipos x locais” não foi significativa.

Com base nesses resultados, pode-se afirmar que

(A) não é viável fazer seleção entre as linhagens, uma vez que houve diferenças significativas entre os genótipos.

(B) a seleção deve ser feita levando em conta as médias gerais dos genótipos nos dois locais, já que a interação “genótipo x locais” não foi significativa.

(C) a herdabilidade deve ser nula, já que a interação “genótipo x ambiente” não foi significativa.

(D) as linhagens selecionadas devem ser diferentes nos dois locais, já que houve significância para “genótipo”.

(E) o resultado é inesperado, pois aplicando o Método de Bulk não seria possível obter as linhagens com genótipos diferentes.


QUESTÃO 19
ENADE: O glifosato é uma molécula estruturalmente semelhante ao fosfoenolpiruvato (PEP) e compete com o mesmo pelo centro ativo da enzima EPSPS, a qual catalisa uma reação que leva à síntese de aminoácidos, que são indispensáveis à vida das plantas. Por isso, o glifosato é utilizado como herbicida. Na soja geneticamente modificada, a enzima EPSPS é codificada por um gene proveniente de outro organismo e é menos sensível ao glifosato, pois tem uma afinidade maior com o PEP.

Assim, conclui-se que

(A) em relação ao PEP, o km da EPSPS da soja geneticamente modificada é maior que o da soja tradicional.

(B) a soja geneticamente modificada não tolera concentrações relativamente altas de glifosato, devido ao baixo km da EPSPS em relação ao PEP.

(C) a soja geneticamente modificada pode tolerar concentrações relativamente altas de glifosato.

(D) o glifosato é recomendado para uso na soja tradicional, na fase inicial do cultivo, para controlar ervas em pósemergência.

(E) o glifosato só pode ser usado na soja geneticamente modificada em pré-emergência.


QUESTÃO 20
ENADE: Os aspectos fitossanitários da Agricultura Brasileira foram e são estudados com base nas inter-relações dos organismos que existem nos ecossistemas. O conhecimento dessas inter-relações é importante para o Agrônomo, que pode utilizá-las em seu trabalho. Assim, por exemplo, a erradicação, a diminuição e o controle de uma população de pragas podem ser feitos por outros organismos biológicos.

Nesse sentido, qual das afirmações a seguir está correta?

(A) O Trissolcus basalis é um coleóptero que parasita ovos de insetos, podendo ser usado para o controle de pragas.

(B) O Trissolcus basalis somente pode parasitar a Pseudoplusia includens, não sendo útil, portanto, para o extermínio das lagartas que atacam as culturas de soja.

(C) O Trissolcus basalis pode parasitar a lagarta do cartucho do milho e a lagarta verde da soja, sendo útil para controlar essas pragas.

(D) Os percevejos Nezara viridula e Piezodorus guildinii são importantes pragas do arroz e podem ser controlados pelo uso de Nomuraea rileyi.

(E) Os percevejos Nezara viridula e Piezodorus guildinii são importantes pragas da soja e podem ser controlados pelo Trissolcus basalis.


QUESTÃO 21
ENADE: Na agricultura familiar a agregação de valores aos produtos pode contribuir para a sustentabilidade do sistema. A produção de frutas desidratadas é uma opção para aumentar o rendimento, sendo viável a sua produção em pequenas propriedades. A tabela abaixo apresenta as estimativas de custos de produção e desempenho econômico para um hectare de uma fruteira com frutos comercializados na forma in natura e desidratada.

enade

Analisando a tabela, é possível afirmar, com base nos resultados, que

(A) a receita líquida (R$/ha) obtida com a produção da fruta desidratada é inferior à da fruta in natura.

(B) o ponto de nivelamento para a fruta in natura é 10.000 kg.

(C) o ponto de nivelamento para a fruta desidratada é 30.000 kg.

(D) o custo de depreciação de máquinas inviabiliza a produção de frutas desidratadas.

(E) os pontos de nivelamento indicam que a atividade é mais lucrativa se a produção for comercializada como fruta desidratada.


QUESTÃO 22
ENADE: A avicultura de corte assegura ao Brasil uma posição de destaque no cenário mundial. A partir de 2004, o país passou a ser o maior exportador e o terceiro maior produtor do mundo nesse setor.

A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.

I – A cadeia produtiva deste produto modernizou-se devido à necessidade de redução de custos e ao aumento de produtividade.

II – O consumo interno caiu devido à necessidade de atender ao mercado externo.

III – Fatores ocasionais e não controláveis como a crise da

vaca louca e outras enfermidades animais em diversas regiões do mundo favoreceram a exportação pelo Brasil.

IV – A cadeia de produção avícola nacional constitui um setor pecuário com baixo índice de industrialização.

São corretas, apenas, as afirmativas

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


QUESTÃO 23
ENADE: Na produção de suínos, o tipo ideal de edificação deve ser definido fazendo-se um estudo detalhado do clima da região e do local onde será implantada a exploração. Assim, o que deve ser considerado para projetar instalações com características construtivas capazes de minimizar os efeitos adversos do clima sobre os suínos?

(A) A elevação do pé direito da instalação é elemento importante para favorecer a ventilação e aumentar a quantidade de energia radiante vinda da cobertura sobre os animais.

(B) A insolação direta é imprescindível à suinocultura, devendo atingir as partes internas das instalações, as quais devem ser construídas com o seu eixo longitudinal orientado no sentido norte-sul.

(C) O sombreamento causado por árvores altas deve ser evitado por favorecer a formação de microclima propício à ocorrência de doenças no interior das instalações.

(D) Os animais, nas diferentes fases da criação de suínos (pré-cobrição e gestação, maternidade, creche, crescimento e terminação) devem estar instalados, em seqüência, dentro de um único galpão visando ao melhor controle da produção.

(E) Os animais homeotérmicos, como os suínos, são capazes de regular a temperatura corporal, no entanto, a homeostase é eficiente quando as instalações proporcionam temperaturas ambientais próximas às das condições de conforto dos suínos.


QUESTÃO 24
ENADE: Com a utilização de imagens de satélite é possível realizar o imageamento sinótico e periódico da superfície terrestre e, conseqüentemente, o levantamento e monitoramento de recursos naturais, inclusive dos solos, aliando rapidez e precisão a um custo relativamente baixo.

Vários pesquisadores já demonstraram ser possível o estudo do uso da terra, cobertura vegetal e classificação de solo, com respectiva área de mapeamento, em diferentes locais do país.

O uso destas técnicas é possível porque

(A) cada forma de relevo apresenta um esboço geomorfológico elaborado porém não diferenciável.

(B) os teores de matéria orgânica dos solos causam um aumento expressivo na sua capacidade de refletir.

(C) nos solos, a textura e a quantidade de partículas diferentes têm influência na resposta espectral.

(D) tais técnicas fornecem informações acerca da espessura dos horizontes diagnósticos.

(E) permitem realizar a classificação dos solos sem a necessidade de descrição do perfil no local.


QUESTÃO 25
ENADE: A disponibilidade total de água de um solo (DTA), em mm/cm de solo, é dada pela expressão: DTA = Da (Cc – Pm)/10, em que Cc é a capacidade de campo, Pm é o ponto de murchamento, ambos em % do peso do solo, e Da é a densidade aparente do solo, em g/cm3. A DTA geralmente aumenta à medida que a textura do solo diminui, conforme pode ser visto no quadro a seguir.

enade

Para se chegar ao valor da irrigação total necessária (ITN), o valor da DTA deve ser multiplicado pela profundidade do sistema radicular, em cm (Z), e por um fator de disponibilidade (f), e dividido pela “eficiência de aplicação da irrigação” (Ea). O fator de disponibilidade varia conforme a sensibilidade de cada cultura e a demanda evapotranspirométrica, sendo, em geral, baixo para olerícolas (0,2 a 0,6), médio para fruteiras e forrageiras (0,3 a 0,7), e alto para grãos (0,4 a 0,8). Sendo assim, afirma-se que

(A) em solos arenosos e com cultivos de olerícolas, a irrigação total necessária será maior.

(B) em um solo onde Cc = 25%, Pm = 15%, Da = 1,2, com uma cultura com profundidade de raízes Z= 50 cm e fator f = 0,6, e considerando um equipamento com uma eficiência de 60% (0,6), a irrigação total necessária será 70 mm.

(C) solos argilosos e culturas com maiores profundidades de raízes exigirão maiores ITN.

(D) quanto maior a eficiência de aplicação de irrigação, menor deverá ser a profundidade média das raízes.

(E) quanto maior a eficiência de aplicação de irrigação maior deverá ser a profundidade média das raízes.


QUESTÃO 26
ENADE: De acordo com a Instrução Normativa No 007/99 do MAPA, na produção orgânica de espécies olerícolas, que produtos são passíveis de uso como fertilizantes orgânicos, sem necessitar de autorização da certificadora?

(A) Vermicomposto, biofertilizante, FTE-BR12.

(B) Vermicomposto, biofertilizante, adubação verde.

(C) Adubação verde, pó de osso, FTE-BR12.

(D) Biofertilizante, resíduos industriais, pó de osso.

(E) Biofertilizante, adubação verde, resíduos industriais.


QUESTÃO 27
ENADE: Para a produção comercial de hortênsias utilizou-se a multiplicação de estacas de diferentes posições no ramo, com o uso de diferentes substratos, obtendo-se diferentes porcentagens de enraizamento, como apresentado na tabela a seguir.

enade

Considerando os dados acima, assinale a afirmativa correta.

(A) Estacas das partes mediana e apical da planta diferiram estatisticamente entre si quanto ao enraizamento porque as primeiras apresentam maior facilidade de absorção de umidade.

(B) Estacas da parte basal da planta obtiveram enraizamento estatisticamente superior em relação às demais, sendo este o tipo de estaca mais indicado pela sua facilidade de absorção de umidade.

(C) O enraizamento foi influenciado pela posição da estaca nos ramos em associação com o tipo de substrato.

(D) A areia foi o substrato que proporcionou maior porcentagem de enraizamento das estacas em relação aos demais, sendo um material vantajoso pela boa drenagem e aeração das raízes.

(E) A terra foi inferior à vermiculita com relação à porcentagem de enraizamento das estacas, em virtude de proporcionar menor drenagem e aeração de raízes.


QUESTÃO 28
ENADE: A silvicultura dedica-se aos estudos dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais, visando ao mercado e ao uso racional de florestas.

PORQUE

Os aspectos da planta como procedência, grau de melhoramento genético e métodos de produção das mudas terão pesos significativos nos custos de formação florestal e na sua produtividade.

A esse respeito, pode-se concluir que

(A) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

(C) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.

(D) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

(E) as duas afirmativas são falsas.


QUESTÃO 29
ENADE: Nos últimos anos vem ocorrendo no Brasil um aumento no uso de plantas medicinais pela indústria farmacêutica. No entanto, essas indústrias, salvo algumas exceções, importam suas matérias-primas. Embora haja demanda e potencialidade de atendimento através da agricultura familiar, os agricultores não estão preparados para o processamento e padronização dos produtos, para atenderem as exigências do mercado. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

A organização e a utilização de ações coletivas, como associações e cooperativas de produtores, propiciam aumento da produtividade.

PORQUE

O compartilhamento de informações entre produtores possibilita um avanço na curva de aprendizagem desse sistema produtivo, aumentando a qualidade, a padronização e a eficiência da produção.

Com base na leitura acima conclui-se que

(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.

(E) as duas afirmações são falsas.


QUESTÃO 30
ENADE: No sistema de produção integrada, a presença de resíduos químicos em frutas pós-colheita deve ser minimizada, aumentando- se os prazos de segurança e diminuindo-se o uso de tratamentos químicos. Nesse caso, em relação à aplicação de fungicidas registrados, é correto afirmar que

I – é permitida a sua utilização em termonebulização na linha de classificação e embalagem;

II – é necessário ajustar a sua dosagem para evitar a resistência dos fungos;

III – é necessário obter um controle adequado dos fungos com nível mínimo de resíduo;

IV – é necessário utilizar o mesmo ingrediente ativo em pré e pós-colheita. São corretas, somente, as afirmativas

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) I e IV.

(D) II e III.

(E) III e IV.


QUESTÃO 31
ENADE: Uma análise de solo realizada previamente com vistas à implantação de uma determinada cultura revelou uma soma de bases de 2 cmolc dm−3 e um valor T de 4 cmolc dm−3.

A esse respeito, analise as afirmativas apresentadas a seguir.

I – Dadas as condições químicas desse solo, pode-se implantar uma cultura sensível à acidez, sem efetuar calagem.

II – Para elevar em 10% a saturação de bases será necessária a aplicação de 0,4 toneladas de calcário PRNT 100% por ha na camada de zero a 20 cm.

III – A implantação da cultura em linha, sob sistema convencional, determina que a calagem seja feita localizadamente no sulco de plantio.

IV – A elevação da saturação de bases para 80%, a partir do uso de calcário dolomítico, elevará significativamente os teores de Ca+Mg do Solo.

São corretas, apenas, as afirmativas

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) I e IV.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


QUESTÃO 32
ENADE: Dentre as práticas de manejo, a adubação fosfatada contribui para aumentar as produções de massa seca das forrageiras, especialmente em presença de adubação nitrogenada. O aumento da produção de massa seca de duas forrageiras, em resposta às adubações nitrogenada e fosfatada, é mostrado nas figuras abaixo.

enade

As figuras mostram que

(A) não existem diferenças nas respostas das duas cultivares.

(B) a cultivar Aruana deve ser preferida quando não há possibilidade de aplicação de fósforo, independente da aplicação de N.

(C) a cultivar Aruana foi a mais produtiva em todos os níveis de N na presença de fósforo.

(D) a cultivar Aruana responde à adubação nitrogenada somente na ausência de adubação fosfatada.

(E) a cultivar Tanzânia não responde à adubação nitrogenada.


QUESTÃO 33
ENADE: O Engenheiro Agrônomo é um profissional habilitado (CONFEA No 344/90) para recomendação do uso de agrotóxicos na produção vegetal. Para tanto, profissionais éticos fazem essas recomendações através de receituário agronômico.

Com relação ao assunto, analise as afirmativas a seguir.

A responsabilidade penal pela prescrição de uso de agrotóxicos e afins em desacordo com as recomendações técnicas recairá sobre o Engenheiro Agrônomo e o usuário.

PORQUE

Dentro de sua área de atuação, compete ao Engenheiro Agrônomo assumir a responsabilidade técnica pela pesquisa e experimentação com agrotóxicos.

A esse respeito pode-se concluir que

(A) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

(C) a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.

(D) a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.

(E) as duas afirmativas são falsas.


QUESTÃO 35
ENADE: A figura abaixo mostra a variabilidade dos valores de infiltração inicial de água no solo e da umidade volumétrica em um latossolo vermelho-amarelo submetido a diferentes sistemas de uso.

enade

 Com base na figura e nos efeitos das diferentes coberturas sobre as características dos solos, é correto afirmar que

(A) se os sistemas estivessem implantados sob um argissolo, haveria inversão das taxas de infiltração.

(B) a floresta nativa induz maior teor de água no solo em comparação aos demais sistemas por reduzir perdas por evaporação.

(C) o sistema de pastagem induz a formação de solos sujeitos a encharcamento por menor infiltração de água.

(D) o cultivo do milho favoreceu o desenvolvimento de macro e microporos na camada superficial do solo, em comparação com os demais sistemas.

(E) os cultivos de milho e de pastagem apresentaram menor infiltração de água, pela maior alteração das propriedades físicas do solo.


QUESTÕES 36 E 40 SEM RESOLUÇÃO.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,6,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,33193,advogado,1,agricultura,1,agronomia,3,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,3,arquivologia,1,arte,8,assistente social,1,atividade,265,atividade biologia,8,atividade ciências,63,atividade de português,53,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,141,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,63,biomedicina,5,bioquimica,1,blogger,3,bncc,2,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,7,ciencias,78,ciências contábeis,19,ciências da saúde,1,ciências econômicas,3,ciências sociais,2,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,2,comunicação social,1,concurso,286,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,378,design,4,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,146,direito administrativo,25,direito ambiental,2,direito civil,25,direito constitucional,26,direito do trabalho,22,direito eleitoral,1,direito empresarial,24,direito financeiro,1,direito penal,26,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,24,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,12,educação infantil,331,eleicoes,1,enade,160,encceja,24,enem,72,enfermagem,10,engenharia,2,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,306,escola,1,espanhol,36,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,44,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,20,famerp,13,farmacia,5,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,22,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,4,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,3,formação geral,3,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,71,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,2,gestão financeira,2,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,habilidades bncc,29,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,55,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,13,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,2,matematica,111,matemática financeira,1,medicina,20,medicina legal,2,medicina veterinaria,4,meliuz,1,mtc,1,musica,2,música,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,8,o que e,2,oab,181,obmep,6,odontologia,7,outros,75,pedagogia,5,piaui,1,pnaic,10,portugues,145,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,2,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,635,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,2,provas cfc,6,provas concurso,105,provas enade,159,provas encceja,19,provas enem,25,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,7,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas nivel medio,9,provas nivel superior,40,provas oab,182,provas puc,3,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,14,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,4,provas uel,1,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,8,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas unitins,1,provas upe,4,provas usp,25,provas vestibular,212,psicologia,13,publicidade e propaganda,2,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,64,pucrj,1,questão agronomia,84,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,60,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biblioteconomia,15,questão biomedicina,67,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,53,questão ciências da computação,29,questão ciências econômicas,54,questão ciências sociais,24,questão comercio exterior,27,questão computação,74,questão comunicação social,24,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,271,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,2995,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,592,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,99,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biologia,894,questão de biomedicina,95,questão de ciências,664,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,4093,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,2680,questão de direito administrativo,195,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,143,questão de direito constitucional,190,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,120,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,121,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,151,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,130,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,448,questão de estatistica,24,questão de farmácia,193,questão de filosofia,189,questão de física,1128,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,132,questão de fonoaudiologia,108,questão de frances,107,questão de geografia,816,questão de história,1417,questão de informática,127,questão de inglês,989,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de matemática,2100,questão de medicina,272,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,130,questão de necropsia,20,questão de nutrição,160,questão de odontologia,127,questão de português,2883,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,188,questão de química,960,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,133,questão de terapia ocupacional,81,questão de vestibular,14826,questão design,37,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,294,questão do enade,2703,questão do encceja,660,questão do enem,1102,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,195,questão enfermagem,141,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão letras,38,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,53,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,53,questão servico social,55,questão slmandic,70,questão teatro,27,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,57,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,53,questões,29418,quimica,62,raciocínio lógico,7,radiologia,2,redacao,123,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,2,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,3,seguranca do trabalho,1,serviço social,4,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,terapia ocupacional,3,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,5,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,46,ueg,4,uel,180,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,18,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,unitins,2,upe,17,urbanismo,1,usp,27,vestibular,672,videos,5,vivo,1,zootecnia,3,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Agronomia ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Agronomia ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Agronomia ENADE 2007 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-agronomia-enade-2007-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-agronomia-enade-2007-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo