Prova de Concurso Odontologia com Gabarito


Prova de Concurso Odontologia com Gabarito
Prova de Concurso Odontologia com Gabarito

Concurso: Prefeitura de Irati - PR - 2020 - Odontólogo
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Irati
Banca/Organizadora: GS Assessoria e Concursos
Cargo: Odontólogo
Escolaridade: Superior

TEXTO 01

O texto abaixo servirá de base para responder as
questões de 01 a 03.

PENETRANDO NO TEXTO DO ACORDO
ORTOGRÁFICO

(1º§) Neste primeiro contato com esses leitores,
acreditamos que não seria de todo descabido
mostrar-lhes as dificuldades inerentes com que
tiveram de lutar os ortógrafos anteriores, num
espaço de quase cem anos até a elaboração do
atual texto objeto de nossas conversas. Isto sem
contar os desafios dos escribas medievais para pôr
em escrito as palavras utilizadas no seu tempo
contando com um alfabeto herdado dos romanos e
que se mostrava inadequado a reproduzir sons da
nova língua que o latim não conhecia.

(2º§) Toda essa maravilhosa aventura vai ser aqui
posta de lado por fugir ao propósito imediato de
nossas considerações. Interessa-nos mais de perto o
esforço desenvolvido no final do século 19 até o livro
seminal do foneticista português Gonçalves Viana,
Ortografia Nacional, saído em Lisboa em 1904, obra
que pôs a questão ortográfica nos trilhos da ciência
linguístico-filológica do seu tempo. O subtítulo do
livro anunciava claramente a intenção que movia seu
autor: simplificação e uniformização sistemática das
ortografias portuguesas.

(3º§) O plural "ortografias" alude às bases dos dois
sistemas que presidiam cada corrente apontada
como digna de ser seguida: a etimológica e a sônica
ou fonética; segundo esta última, as palavras deviam
ser escritas como se pronunciam. A escrita
etimológica era a que se atribuía ares de ciência, por
seguir a tradição greco-latina, com suas letras
dobradas e com os dígrafos ph (phosphoro), th
(theoria), sc (sciencia), etc. Ambas tiveram de buscar
ajuda de diacríticos desconhecidos das duas línguas
clássicas: os acentos agudo (´), grave (`) e
circunflexo (^), o apóstrofo ('), o til (~), o hífen (-), a
cedilha (,) sotoposta ao c e poucos outros, no que já
eram dispositivos que seriam aproveitados nos
formulários ortográficos oficiais elaborados pelas
comissões acadêmicas a partir do século 20. A
utilização dos acentos gráficos tem por objetivo
indicar a correta sílaba tônica para os falantes
nativos e estrangeiros que não desejam ou não
podem cometer erros de pronúncia. Línguas há que
dispensam o recurso aos sinais gráficos, como é o
caso do latim clássico e dos idiomas germânicos,
pelo fato de terem estruturalmente marcada a
posição da sílaba tônica. No grego antigo a
necessidade do uso dos acentos gráficos se deu no
Egito em virtude de a língua da Hélade ter passado a
ser veículo de comunicação falada entre
estrangeiros que desejavam acertar na posição da
sílaba tônica. Entre portugueses e brasileiros a
acentuação gráfica também visava a um expediente
didático.

(4º§) Se os acentos tinham funções bem
demarcadas entre os timbres aberto e fechado da
vogal da sílaba tônica, desde cedo os ortógrafos
variaram as funções do hífen e das iniciais
maiúsculas e minúsculas, concedendo-lhes aspectos
objetivos e subjetivos, criando aos utentes
perplexidades de emprego que não puderam ser
disciplinadas inteligentemente pelas técnicas e
postas em prática pelo homem comum na hora de
registrar por escrito esses sinais ortográficos,
perplexidades que chegam até ao acordo de 1990
que os signatários tentaram disciplinar e simplificar.

(5º§) Cabe, hoje, aos representantes das duas
Academias e aos especialistas estudar-lhes as
normas aprovadas e dar-lhes condições técnicas
para que seja alcançado o propósito dos signatários
do acordo, qual seja "um passo importante para a
defesa da unidade essencial da língua portuguesa e
para o seu prestígio internacional".
(...)
(Evanildo Bechara é filólogo e gramático, membro da Academia Brasileira de
Letras e Coordenador da Comissão de Lexicologia e Lexicografia da instituição.)

QUESTÃO 01
GS 2020: Sobre a composição do período: "A utilização dos acentos gráficos tem por objetivo indicar a correta sílaba tônica para os falantes nativos e estrangeiros que não desejam ou não podem cometer erros de pronúncia". - analise as enunciações:

1 - A voz do texto revela a intenção de esclarecer sobre a finalidade dos acentos gráficos.

2 - Há explícita referência à utilização das notações gráficas em relação à recepção auditiva das mesmas.

3 - No período, há elementos que estabelecem relação com o significante (parte física material, concreta) do signo linguístico.

4 - O texto centra o teor temático nas alterações ortográficas ocorridas na nossa língua pátria.

5 - A contração prepositiva: "dos", imposta pela regência verbal, concorda em gênero e numéro com os dois substantivo subsequentes.

6 - No trecho: "que¹ não desejam ou² não³ podem cometer erros de pronúncia". - sublinhamos, respectivamente: duas conjunções e um advérbio.

GS 2020: Estão CORRETAS, Apenas:

a) 2, 3, 4 e 6.
b) 1, 3, 5 e 6.
c) 1, 2, 4 e 5.
d) 1, 2, 3 e 4.
e) 2, 3, 4, 5 e 6.
 

QUESTÃO 02
GS 2020: Marque a alternativa com enunciação INCORRETA.

a) Todos os termos da série: "que", "em", "e", "com", "já" - são monossílabos invariáveis em gênero e em número.

b) Na série: "escriba", "mostrava", "desafios", "saído", "poucos", "oficiais" - temos respectivamente: um par de termos com encontro consonantal, um par de termos com hiato, um par de termos com encontro vocálico.

c) No (1º§), temos exemplo de ênclise com verbo na forma nominal do infinitivo e exemplo de próclise de verbo de primeira conjugação no pretérito imperfeito (ação contínua) do indicativo.

d) Entre as palavras da série: "leitores", "textos", "sons", "ortógrafos", "latim", "linguístico-filológica", temos exemplos de paradoxos

e) Na série: "posição", "condições", "desenvolvido", "elaborados", "subtítulo", "etimológica" - temos, respectivamente: um par de trissílabos oxítonos sem acento gráfico que justifique a tonicidade, um par de polissilabos paroxítonos da mesma classe gramatical, um par de polissílabos proparoxítonos.
 

QUESTÃO 03
GS 2020: Após análise, marque a alternativa CORRETA.

(__)O verbo do título do texto é intransitivo, polissílabo, paroxítono e enuncia ação em desenvolvimento.

(__)O título evidencia o pasmo do enunciador diante das alterações linguísticas firmadas no contexto do acordo ortográfico.

(__)O primeiro período do (3º§) apresenta oração escrita com os termos essenciais explícitos e dispostos na ordem direta.

(__)O (4º§) inicia com elemento coesivo conjuntivo condicional para expor a ideia alusiva às funções dos acentos gráficos.

(__)No trecho: "acreditamos que não seria de todo descabido mostrar-lhes as dificuldades ..." - temos a reprodução de um fato mostrado com ação pretérita contínua no passado.

Analise as assertivas com V(verdadeiro) ou F(Falso).

a) V, V, V, F, F.
b) F, V, F, V, V.
c) V, F, V, V, F.
d) V, V, V, V, V.
e) V, F, V, V, V.


QUESTÃO 04
GS 2020: Em: "para que seja alcançado o propósito dos signatários do acordo" - sublinhamos termo que tem o mesmo sentido semântico contextual, portanto, mantém o sentido frasal.

a) Pessoas tidas como talentosas e destemidas.

b) Pessoas que honram todos os compromissos pessoais.

c) Alunos que se destacam pelo talento.

d) Aqueles que assinam ou subscrevem documentos.

e) Aqueles que são assíduos aos compromissos escolares.
 

QUESTÃO 05
GS 2020: Marque a alternativa que NÃO apresenta oposição de sentido ao termo: "inerentes".

a) Extrínsecos.
b) Inseparáveis.
c) Alheios.
d) Independentes.
e) Distintos.
 

QUESTÃO 06
GS 2020: Uma rampa de skate foi projetada sobre o perfil de um trapézio de área At = 12m², altura de 3m e base maior de 6m. Tendo a rampa 5m de largura, qual é a área (A) da parte superior da rampa?

CONCURSO

a) A = 90m².
b) A = 10m².
c) A = 20m².
d) A = 4,5m².
e) A = 14m².
 

QUESTÃO 07
GS 2020: Qual o valor de x na balança representada abaixo?

CONCURSO


a) X = 1.
b) X = 3,5.
c) X = 1,5.
d) X = 2.
e) X = 6.


QUESTÃO 08
GS 2020: Marta vai pintar sua casa e está em dúvida entre oito cores, então resolveu usar uma forma de sorteio para tomar a decisão.

Ela colocou um papel com o nome de cada cor para sortear dois e seu marido escolher entre as duas cores.

Porém, o marido de Marta tem, entre as oito, duas cores de sua preferência. Qual a probabilidade de, ao sortear duas cores entre as oito, serem escolhidas exatamente as duas que ele gostou?

a) A probabilidade é de 25%.
b) A probabilidade é de 50%.
c) A probabilidade é de 40%.
d) A probabilidade é de 0,4%.
e) A probabilidade é de 2,5%.
 

QUESTÃO 09
GS 2020: Qual das opções abaixo cita uma informação correta sobre a relação entre conjuntos e elementos na matemática?

a) A relação entre conjuntos e elementos é chamada de relação de contingência.

b) Um conjunto pode estar contido em um elemento.

c) Se um elemento faz parte de um conjunto, dizemos que ele pertence a este conjunto.

d) Um conjunto pode pertencer a um elemento.

e) Se um elemento faz parte de um conjunto, dizemos que ele está contido neste conjunto.
 

QUESTÃO 10
GS 2020: Dona Joana alimentava suas 8 galinhas com uma determinada quantidade de ração durante 15 dias. Quantos dias passou a durar esta mesma quantidade de ração depois que ela comprou mais 2 galinhas?

a) 30 dias.
b) 10 dias.
c) 17 dias.
d) 12 dias.
e) 8 dias.
 

QUESTÃO 11
GS 2020: De acordo com o código de ética odontológica, constituem deveres fundamentais dos inscritos e sua violação caracteriza infração ética, exceto:

a) Manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnico-científicos e culturais, necessários ao pleno desempenho do exercício profissional.

b) Diagnosticar, planejar e executar tratamentos, com liberdade de convicção, nos limites de suas atribuições, observados o estado atual da Ciência e sua dignidade profissional.

c) Abster-se da prática de atos que impliquem mercantilização da Odontologia ou sua má conceituação.

d) Promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania, independentemente de exercer a profissão no setor público ou privado.

e) Comunicar aos Conselhos Regionais sobre atividades que caracterizem o exercício ilegal da Odontologia e que sejam de seu conhecimento.
 

QUESTÃO 12
GS 2020: As maloclusões são uma realidade no dia dia clínico, dentre as alternativas a seguir, assinale a que não representa um reflexo de maloclusão.

a) Desconforto na ATM.
b) Dificuldade em deambular.
c) Comprometimento estético.
d) Mastigação prejudicada.
e) Dores de cabeça recorrentes.
 

QUESTÃO 13
GS 2020: Em um traumatismo dental, há uma situação desconfortável, que é a total expulsão do elemento dentário do alvéolo. essa situação é chamada de:

a) Avulsão.
b) Extrusão.
c) Subluxação extrusiva.
d) Intrusão.
e) Luxação.
 

QUESTÃO 14
GS 2020: De acordo com o código de ética odontológico, constitui infração ética, exceto:

a) Executar ou propor tratamento desnecessário ou para o qual não esteja capacitado.

b) Discriminar o ser humano de qualquer forma ou sob qualquer pretexto.

c) Delegar a profissionais técnicos ou auxiliares atos ou atribuições exclusivas da profissão de cirurgião-dentista.

d) Esclarecer adequadamente os propósitos, riscos, custos e alternativas do tratamento.

e) Exagerar em diagnóstico, prognóstico ou terapêutica afim de melhorar a qualidade de vida do paciente.
 

QUESTÃO 15
GS 2020: O fórceps 18L é indicado para exodontia de qual grupo dentário?

a) Molares superiores esquerdos.
b) Molares superiores direitos.
c) Pré-molares inferiores esquerdos.
d) Unirradiculares e restos radiculares.
e) Molares inferiores direitos.
 

QUESTÃO 16
GS 2020: O câncer de boca pode ser considerado um problema de saúde pública, estima-se que mais de 11 mil novos casos são registrados todos os anos, uma das maiores dificuldades do tratamento se dá devido ao diagnóstico tardio.

Alguns sinais facilitam a detecção precoce dos casos de câncer de boca, permitindo assim antecipar o tratamento, obtendo maiores possibilidades de sucesso na terapia. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que não representa um sinal comum ao câncer de boca.

a) Feridas ulceradas no vermelhão do lábio.

b) Manchas esbranquiçadas na superfície do esmalte dentário.

c) Dificuldade de mastigação e de engolir.

d) Rouquidão persistente.

e) Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua.
 

QUESTÃO 17
GS 2020: O cirurgião-dentista desempenha um importante papel na atenção básica. São atribuições do cirurgião-dentista, exceto:

a) Realizar supervisão técnica do Técnico em Saúde Bucal (TSB) e Auxiliar em Saúde Bucal (ASB).

b) Realizar prognóstico com a finalidade de obter o perfil familiar para o planejamento e a programação em saúde geral.

c) Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais.

d) Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS.

e) Realizar atividades programada se de atenção à demanda espontânea.
 

QUESTÃO 18
GS 2020: Já não é novidade que uso indiscriminado de antibióticos na odontologia é uma situação alarmante, no entanto, sabe-se que há situações onde o uso profilático do antibiótico é uma necessidade. Assinale dentre as alternativas a seguir aquela que não condiz com a necessidade de profilaxia antibiótica

a) Pacientes imunodeprimidos.
b) Procedimentos com mais de 3 horas de duração.
c) Paciente com histórico de Coronavírus.
d) Pacientes com quadro de pericoronarite.
e) Utilização de corpo estranho (enxerto, implante...).
 

QUESTÃO 19
GS 2020: De acordo com a Lei nº 8.080/1990, qual das alternativas abaixo NÃO representa um princípio do SUS?

a) Exclusão da comunidade.

b) Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.

c) Utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades.

d) Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.

e) Direito à informação, às pessoas assistidas, sobre sua saúde.
 

QUESTÃO 20
GS 2020: O desenvolvimento/crescimento exagerado da língua é clinicamente chamado de:

a) Macroglossia.
b) Macrodorssia.
c) Hipersolenia.
d) Hipossolenia.
e) Lingua geográfica.
 

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