Prova de Educação Física ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Educação Física ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Educação Física ENADE 2007 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 09 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11

enade

ENADE: As brincadeiras de mau gosto que comumente ocorrem no âmbito da educação física e do esporte expressam , na atualidade, um fenômeno social denominado bullying, que vem-se expandindo rapidamente nas escolas, nos locais de trabalho, na vizinhança, nos espaços de lazer, entre outros.

Trata-se de um conjunto de ações agressivas, intencionais e repetitivas (físicas ou psicológicas) cujo objetivo é intimidar, constranger, ridicularizar um indivíduo ou grupo incapaz de se defender. Impõe-se ao profissional de educação física saber identificar o fenômeno bullying, diferenciá-lo das brincadeiras próprias da idade da turma com que trabalha bem como preveni-lo por meio de estratégias adequadas do saber conviver. Entre os comportamentos considerados bullying, incluem-se

I. fazer sistematicamente comentários depreciativos sobre o desempenho de um colega nas aulas de futebol, apelidando-o pejorativamente.

II. tomar o lanche do colega, frequentemente, na hora do intervalo, fazendo que essa atitude pareça ser da
iniciativa desse colega.

III. dar tapinhas nas costas do colega ao cumprimentá-lo, sempre com expressão de entusiasmo.

IV. grafitar as paredes dos ambientes esportivos com comentários ofensivos aos colegas e aos profissionais de educação física.

Estão certos apenas os itens

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


QUESTÃO 12
ENADE: Recentes estudos de educação ambiental evidenciam a necessidade de experiência humana direta com a natureza para que ocorra uma efetiva mudança de atitude ambiental.

Nesse sentido, o Programa Nacional de Educação Ambiental (PNEA) sugere a intervenção, de forma equilibrada, das múltiplas dimensões da sustentabilidade ambiental para a proteção, recuperação e melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida no país.

Nesse contexto, qual das opções abaixo deveria ser privilegiada por um profissional da educação física ao atuar em equipes multidisciplinares de educação ambiental, em sua especificidade de ação a respeito do corpo e por meio dele?

A) A promoção de eventos coletivos de atividades corporais em parques públicos, animados por equipamentos eletrônicos de alta potência, em que sejam incentivadas atitudes de contemplação da natureza.

B) A organização de eventos internacionais, para desenvolver o sentimento de cidadania planetária.

C) A mobilização de grandes grupos de pessoas com estratégias de animação sociocultural nos centros urbanos para apoiar movimentos ecológicos.

D) A realização de palestras sobre a temática da natureza que contribuam para o desenvolvimento da consciência ecológica.

E) A promoção de vivências ecossensoriais que despertem emoções e permitam a construção do sentimento de solidariedade ecológica.


QUESTÃO 13
ENADE: Uma secretaria de esporte e lazer pretende realizar, em caráter experimental, em uma cidade do interior próxima a uma reserva indígena, os I Jogos da Juventude e da Cidadania.

Para conceber esse evento, com uma perspectiva ética de valorização do ser humano, do multiculturalismo e do exercício de cidadania, foi constituída uma comissão multidisciplinar.

Com base nessa situação hipotética, a fim de concretizar essa perspectiva sociofilosófica para o esporte, seria correto que essa comissão

I. apoiasse a produção de vídeos das equipes participantes que divulgassem as trajetórias de construção da cultura corporal esportiva que vivenciam.

II. premiasse a participação de torcidas organizadas que se apresentem originalmente caracterizadas, tematizando a cultura local com fair play.

III. promovesse uma grande festa na abertura do evento esportivo com a apresentação de uma banda internacional como principal espetáculo artístico.

IV. realizasse uma competição esportiva paralela com a tribo indígena que vive próxima à cidade, para atender ao princípio de inclusão social e de identidade cultural.

Estão certos apenas os itens

A) I e II. 

B) I e IV. 

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


QUESTÃO 14
“— Culto obsessivo ao corpo pode provocar distúrbio.”

“— A gente prefere estar bonito a cuidar da saúde.”

A busca exagerada pelo físico perfeito atinge jovens que estão cada dia mais preocupados com a aparência. O problema acontece quando isso se torna uma doença e eles passam a praticar exercícios físicos em excesso e fazem uso de anabolizantes, ignorando efeitos e complicações ocasionados por tal procedimento.

Folha de S.Paulo, Caderno de Saúde, 4/9/2005 (com adaptações).

ENADE: Considerando o fragmento de reportagem apresentado acima e a intervenção adequada do profissional de educação física, em termos éticos, é correto afirmar que, para promover um estilo de vida saudável entre os jovens na instituição em que trabalha, o profissional de educação física deve

A) proibir que esses jovens façam qualquer menção ou tirem dúvidas acerca do uso de esteróides anabolizantes, de modo a não dar publicidade a esse tema.

B) fiscalizar a venda e o consumo de substâncias ergogênicas farmacológicas no local de trabalho, para reduzir o uso indiscriminado desses produtos.

C) criar um selo que ateste a autenticidade dos esteróides anabolizantes para impedir a comercialização e o uso de produtos falsificados.

D) estimular a prática de exercícios físicos para uma vida saudável e esclarecer as finalidades e os riscos do emprego dos esteróides anabolizantes.

E) divulgar, entre esses jovens, casos de uso dos esteróides anabolizantes com fins estéticos que priorizam o culto ao corpo idealizado.


QUESTÃO 15

enade

ENADE:  A competição esportiva implica contradições. Por um lado, representa um estímulo à superação, favorece o esforço contínuo, a perseverança, a melhora da satisfação pessoal e o controle emocional, beneficia a motivação dos praticantes e as relações pessoais.

Por outro lado, pode provocar rivalidade, hierarquia, seleção e exclusão, gerar estereótipos e favorecer o individualismo entre os participantes. Acerca do dilema do profissional de educação física em sua intervenção, no que tange à competição, julgue os itens que se seguem.

I. Para se promover a transformação social, devem ser potencializados o trabalho cooperativo, a coresponsabilidade nas tomadas de decisões coletivas e a reflexão em grupo acerca do sentido do fair play.

II. Para se adotar uma postura crítica no que se refere à competição, é necessário substituí-la nos programas educacionais pela cooperação.

III. Para dar uma ressignificação à competição, aproximando-a da cooperação, há que se favorecer o diálogo entre os participantes e estimular a tolerância e a solidariedade.

IV. Para o reconhecimento da competição como meio de educar-se, e não como finalidade em si mesma, deve-se respeitar as regras e aceitar o êxito dos outros e as próprias derrotas.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


QUESTÃO 17
ENADE: Um profissional de educação física está interessado em pesquisar variáveis relacionadas com a adesão a um programa orientado de atividades corporais, que foi oferecido uma única vez e que visava contribuir para a modificação do estilo de vida das pessoas, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao refletir acerca das variáveis a serem consideradas em um projeto de pesquisa científica de natureza exploratória acerca do que motivou a adesão ao programa, esse profissional verifica a necessidade de entrar em contato com as pessoas que fazem parte de uma amostra dos que se evadiram do programa e de incluir na avaliação variáveis psicossociais que estejam relacionadas com a otimização dos resultados obtidos.

Considerando as orientações técnicas e metodológicas para a realização desse estudo científico hipotético, qual seria o procedimento adequado desse profissional?

A) Formulação de uma situação-problema que inclua as variáveis mencionadas, o que requer conhecimento anterior sobre o assunto e escolha de um referencial teórico que dê suporte à conceituação dessas variáveis.

B) Escolha de indicadores dirigidos para a mensuração dos efeitos orgânicos obtidos por aqueles que participaram  de todas as atividades do programa.

C) Definição dos critérios a serem utilizados para a composição da amostra nesse estudo, o que requer o emprego de estratégias que garantam a generalização dos resultados.

D) Levantamento bibliográfico de estudos sobre o tema em questão, o que torna desnecessárias as informações acerca do contexto institucional no qual o programa é desenvolvido.

E) Publicação, em uma revista científica da área, do estudo com as variáveis apresentadas, para que este tenha relevância social.


QUESTÃO 18
ENADE: As mudanças climáticas em nosso país têm causado o aumento da temperatura e a diminuição da umidade relativa do ar; com isso, a prática da atividade física em ambientes abertos pode aumentar o risco de desidratação e de irritações respiratórias, além de levar o indivíduo ao desinteresse pela atividade devido ao desconforto causado por essa situação.

Para manter o interesse e o conforto dos praticantes durante o exercício e, ao mesmo tempo, favorecer o controle dos alunos e o bom andamento de uma atividade com uma hora de duração, qual é a estratégia adequada a ser adotada pelo profissional de educação física?

A) Permitir a hidratação todas as vezes que a pessoa sentir sede.

B) Cancelar ou suspender as aulas todas as vezes que o desconforto de alguns for muito acentuado.

C) Fazer a hidratação coletivamente, antes do início da atividade e algumas vezes no seu decorrer, nos momentos de pausa.

D) Fazer a hidratação individualmente, durante a atividade e no seu término, que poderá ser antecipado em 10 minutos.

E) Fazer a hidratação coletivamente, antes do início da atividade e no final dela.


QUESTÃO 19
ENADE: Um profissional de educação física, no ambiente em que trabalha, diagnostica o grande interesse dos jovens pelas práticas corporais divulgadas na mídia impressa e nos programas de televisão que indicam dietas, medicamentos, cremes, peças de vestuário, calçados e aparelhos de musculação de última geração, que prometem que a pessoa atinja, em tempo reduzido, um corpo nos padrões divulgados como ideais pela mídia.

O profissional, então, sente-se desafiado a satisfazer essa demanda e, ao mesmo tempo, promover a capacidade crítica desses jovens.

Considerando-se as alternativas do fazer pedagógico diante do desafio dessa situação hipotética, como o profissional de educação física pode favorecer o desenvolvimento da crítica dos jovens às relações ideológicas entre corpo, subjetividade e cultura de consumo?

A) Comparando as principais vantagens dos métodos de emagrecimento comumente divulgados nas revistas de grande circulação.

B) Identificando as barreiras que impedem os jovens de experimentar as práticas corporais que sempre aparecem na televisão.

C) Comentando as características de novos equipamentos esportivos destacadas pelas propagandas para a prática de exercícios.

D) Reconhecendo os conflitos de interesse existentes dentro do grupo em relação ao corpo e verificando a melhor maneira de harmonizá-los.

E) Debatendo vantagens e desvantagens das atividades corporais associadas com o conhecimento de si e de sua realidade social.


QUESTÃO 20
ENADE: Um profissional de educação física, tendo sido designado para atuar em uma instituição,  verificou que, no bairro em que esta se localiza, viviam pessoas de diferentes culturas e orientações religiosas.

Ao desenvolver um conteúdo de atividade corporal em que posições invertidas e rolamentos eram auxiliados pelo contato físico de companheiros, alguns participantes se negaram a aderir à atividade por não admitirem tocar ou serem tocados pelos parceiros.

Diante dessa situação hipotética, que procedimento deveria ser adotado pelo referido profissional?

A) Argumentar com os alunos que o contato físico é indispensável para a realização desses movimentos com segurança e que o corpo representa uma linguagem universal de comunicação; em seguida, cobrar a participação de todos na atividade.

B) Mudar a atividade, escolhendo outra em que o toque surja disfarçadamente, para mostrar aos participantes que aquele espaço de atividades é um laboratório de relacionamento social que ocasiona choques culturais nem sempre relevantes.

C) Exigir a participação de todos na atividade que consta do planejamento, para reforçar a posição de que o ambiente esportivo deve ser um espaço isento de crenças e preconceitos vinculados ao corpo.

D) Elogiar a disposição de cooperar dos alunos que fazem a segurança na atividade, esperando que esse comportamento resolva o problema da auto-exclusão.

E) Mudar a atividade, escolhendo outra que facilite a integração e a tolerância a diferenças, pautando a intervenção em uma postura de respeito à diversidade de costumes e valores.


QUESTÃO 21
ENADE: Em artigo científico em que divulgou os resultados de um programa nacional de avaliação do desenvolvimento de crianças e jovens, o coordenador de uma equipe de profissionais de educação física fez uma análise das implicações dos resultados da pesquisa para a prática profissional.

Com base nessa situação hipotética, julgue se os itens a seguir, que correspondem a possíveis ações dos membros da equipe de profissionais citada, estão de acordo com os princípios gerais do desenvolvimento motor.

I. Ampliar o acesso das crianças e dos jovens às atividades corporais, já que parte dos deficits no desenvolvimento está relacionada com a insuficiência de estímulos oferecidos pelo ambiente.

II. Oferecer atividades corporais diversificadas e variadas, uma vez que crianças que apresentam deficits em algumas habilidades podem não apresentá-los em outras.

III. Evitar intervenções especializadas, pois, nas fases iniciais, as crianças apresentam pequenas diferenças entre si e suas habilidades motoras básicas seguem um padrão maturacional definido.

IV. Concentrar a atuação nas atividades já aprendidas, haja vista que o ritmo das aquisições motoras diminui após os 18 anos, e que as pessoas, após certa idade, perdem a capacidade de desenvolver novas habilidades corporais.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


QUESTÃO 22
ENADE: Analise as asserções a seguir, relativas a postura corporal.

A avaliação da postura corporal deve levar em consideração a influência dos padrões estéticos determinados pela cultura

PORQUE

os critérios utilizados para definição de uma boa postura corporal são padronizados de acordo com os princípios cinesiológicos e devem ser aplicados a todos indistintamente.

Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.

A) As duas asserções são proposições falsas.

B) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

C) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

D) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

E) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


QUESTÃO 23
ENADE: Cinco profissionais de educação física foram contratados para atuar em uma instituição recentemente inaugurada.

Uma das atividades combinadas com a direção da instituição foi a implantação de uma bateria de avaliação física de caráter antropométrico para o estudo do crescimento dos 60 adolescentes da entidade.

Nessa avaliação, a periodicidade deveria ser estabelecida pelos profissionais e, além do peso corporal e da estatura dos adolescentes, duas outras variáveis antropométricas deveriam ser mensuradas e anotadas.

Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção em que são corretamente apresentadas a periodicidade que deve ser estabelecida para a avaliação em apreço e duas variáveis que devem compor a bateria, cada uma com o respectivo instrumento / procedimento de mensuração.

A) trimestralmente; diâmetros ósseos, por meio de um paquímetro; e perímetros musculares, por meio de uma fita métrica.

B) semestralmente; força muscular, por meio de um dinamômetro; e relação cintura/quadril, por meio de um compasso.

C) anualmente; flexibilidade, por meio de uma régua; e resistência, por meio de um teste de esforço na bicicleta ergométrica.

D) semestralmente; equilíbrio dinâmico, por meio de um teste de andar sobre a trave; e coordenação motora geral, por meio de atividades bimanuais.

E) trimestralmente; maturação sexual, por meio de raios X da mão; potência aeróbica, por meio de um teste de corrida de 12 minutos.


QUESTÃO 24
ENADE: Na 57.ª Assembléia da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 2004, foi aprovado o documento Estratégia global em alimentação saudável, atividade física e saúde.

Nos princípios para a ação estabelecidos nesse documento, estão definidas as responsabilidades dos governos dos estados membros em relação às políticas multissetoriais para promover a atividade física, entre elas as de formular e rever políticas públicas que garantam a integração da atividade física na vida cotidiana, com vistas a impulsionar a mudança nos setores relacionados com transporte, segurança, trabalho, saúde e educação.

Para cumprir as orientações da OMS mencionadas acima, subscritas pelo governo brasileiro, um profissional de educação física que atue como um gestor de políticas públicas deve contatar

I. os responsáveis pelas políticas de transporte, no sentido de proporcionar incentivos para o uso de meios de locomoção não-motorizados.

II. os responsáveis pelas políticas de trabalho, para favorecer a realização de atividades físicas e de lazer associadas ao ambiente laboral.

III. as lideranças comunitárias, para discutir condições de segurança e melhorar a aceitação de atividades ao ar livre que concretizem o conceito de esporte para todos.

IV. o responsável pelas políticas de turismo, para incentivar a comercialização de pacotes voltados para a prática de esportes de aventura.

Estão certos apenas os itens

A) I e III.

B) I e IV.

C) II e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE: Em uma competição de judô, o profissional de educação física surpreendeu-se com os resultados de sua equipe, pois praticantes bemsucedidos nos treinamentos técnicos apresentaram baixo rendimento nas lutas e alguns foram eliminados precocemente. Pouco adiantou o incentivo da torcida com seus gritos e palavras de ordem.

Nessa situação, para aumentar o rendimento da equipe, qual é a forma adequada de intervenção desse profissional?

A) Reforçar o treinamento dos fundamentos técnicos, aumentando tanto a complexidade dos movimentos quanto o número de repetições executadas.

B) Substituir o modelo de treinamento de forma que todas as habilidades sejam executadas somente em situações equivalentes à de competição.

C) Aumentar a exigência da preparação física, garantindo, com isso, que a equipe estará em condições psicológicas para render o melhor possível.

D) Treinar habilidades táticas de combate por meio de situações problematizadoras nas quais os atletas tenham de tomar decisões acerca de quando fazer o quê.

E) Evitar a manifestação de torcida durante os treinos, favorecendo o exercício da concentração e a manutenção de um ambiente com a menor ansiedade possível.


QUESTÃO 28
ENADE: Estudos recentes mostraram que o declínio do desempenho humano durante o envelhecimento é determinado, de forma seletiva, pelo desuso das funções sensório-motoras e que esse desempenho mantém-se relativamente estável quando essas funções são estimuladas, com o avançar da idade, por meio da continuidade da prática de determinadas tarefas.

Outros estudos demonstraram que, após um programa orientado de atividades corporais, indivíduos idosos apresentaram melhora no desempenho de tarefas praticadas com regularidade.

Considerando esses estudos, o que um profissional de educação física deveria propor no atendimento a uma clientela de idosos?

A) Atividades físicas de baixa intensidade, pois o processo de envelhecimento afeta todas as funções corporais e diminui o desempenho dos indivíduos idosos.

B) Atividades corporais diferentes a cada semana, pois a mudança de rotina contribui para a melhora do desempenho dos indivíduos idosos.

C) Atividades físicas sistemáticas, uma vez que a diminuição do desempenho relaciona-se mais com o desuso das funções corporais.

D) Atividades de treinamento somente para indivíduos idosos que apresentaram grande melhora no desempenho.

E) Atividades corporais que exercitem funções sensório-motoras já dominadas, pois a inclusão de novas aprendizagens é desaconselhável no trabalho corporal com idosos.


QUESTÃO 29
ENADE: Saber conviver tornou-se mundialmente conhecido como um dos pilares da educação para o século XXI,apresentado no Relatório Delors (UNESCO).

No âmbito da atuação do profissional de educação física, valorizar o saber conviver como uma expressão de respeito ao multiculturalismo representa desconstruir verdades corporalizadas, integrar saberes da cultura corporal, questionar a hierarquização das diferenças de habilidade, amar e respeitar o ser humano e a vida.

Nessa perspectiva, assinale a opção em que é apresentada a atitude adequada do profissional de educação física no trabalho com um grupo de ginástica que envolva pessoas de diferentes gerações.

A) Dividir a turma por aproximação de faixas etárias,visando facilitar o diálogo entre os participantes e a harmonia entre as gerações.

B) Criar trilha sonora especial com bandas musicais de sua preferência porque, assim, ele poderá trabalhar com mais entusiasmo e contagiar o grupo com a sua alegria.

C) Chamar freqüentemente a atenção dos obesos presentes no grupo para que superem a resistência à prática regular da ginástica para a manutenção da boa forma física e a beleza do corpo.

D) Socializar os saberes da experiência cultural de cada um dos participantes com relação à ginástica, como forma de valorização da diversidade cultural.

E) Propiciar sistematicamente avaliação das metas de desempenho de cada um na ginástica, divulgando para todos, por meio de cartazes e de mensagens eletrônicas, os resultados alcançados individualmente.


QUESTÃO 30
ENADE: Considere-se que um profissional de educação física esteja comprometido com o resgate de jogos populares e que reconheça o significado de tais atividades para a formação do ser humano.

Esse profissional, para sistematizar práticas pedagógicas que valorizam a tradição e a cultura local, faz reflexões acerca da intervenção docente, investigando o contexto educativo.

Nesse sentido, que atividade, entre as apresentadas nas opções abaixo, favorece a consolidação da identidade cultural e o enriquecimento do repertório de movimentos de crianças e jovens?

A) Organizar campeonatos de jogos populares, premiando com medalhas e troféus aqueles que apresentaram melhor desempenho.

B) Pesquisar jogos típicos de outros cenários culturais e diagnosticar convergências e divergências entre eles e os da cultura local.

C) Fazer um levantamento do interesse dos alunos por uma prática corporal específica para adotá-la como a atividade a ser desenvolvida durante o semestre.

D) Pesquisar jogos entre membros idosos da comunidade e organizar essa memória lúdica em festivais de vivência desses jogos tradicionais.

E) Incentivar a prática do xadrez entre pais, avós e jovens com vistas a reforçar o elo de tradição entre famílias.


QUESTÃO 31
ENADE: Considerando o planejamento educacional como uma ferramenta estratégica para subsidiar a busca de alternativas para a solução dos problemas vivenciados na intervenção do profissional de educação física que trabalha com uma turma de atividades esportivas, assinale a opção correta.

A) Se o profissional pretende favorecer a aprendizagem dos participantes, deve evitar conciliar dois objetivos antagônicos: a diversificação das possibilidades gerais de movimento e a oportunidade de aperfeiçoamento das habilidades específicas.

B) Se o profissional tem por objetivo contribuir para a ressignificação dos conhecimentos por parte dos participantes, ele deve utilizar uma concepção educativa com foco no processo ensino-aprendizagem.

C) Se o profissional não dispõe de recursos materiais adequados, ele deve substituir as aulas práticas por teóricas, aguardando até que as condições precárias de trabalho sejam modificadas.

D) Se o profissional assume, nos objetivos, o compromisso com a formação de atitudes, ele deve enfatizar a transmissão de conteúdos informativos acerca das qualidades corporais e a utilização de testes que indiquem a melhoria da aptidão física.

E) Se o profissional assume uma postura de diretividade pedagógica na definição dos objetivos, ele deve ouvir os interesses dos participantes e atendê-los plenamente.


QUESTÃO 32
Analise as asserções a seguir.

enade

ENADE: Ao ensinar um novo passo do frevo, um profissional de educação física capaz de gerir situações didáticas eficazes deve excluir a utilização dos praticantes mais habilidosos como modelo a ser observado

PORQUE

o uso do modelo pode tanto implicar a imposição de um padrão técnico de movimento como oferecer uma noção geral a partir da qual se constrói um projeto pessoal de movimento. 
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.

A) As duas asserções são proposições falsas.

B) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

C) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

D) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

E) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


QUESTÃO 33
ENADE: São princípios norteadores da Política Nacional de Esporte e Lazer: reversão do quadro atual de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social; esporte e lazer como direitos de cada um e dever do Estado; universalização e inclusão social; democratização da gestão e da participação.

Supondo-se que um profissional de educação física tenha sido convidado para apresentar um projeto de lazer com base nesses princípios norteadores, julgue os itens a seguir quanto aos objetivos que devem ser formulados nesse projeto para atender a esses princípios.

I. Fomentar a ressignificação dos espaços de lazer para atender aos mais diversos interesses dos participantes, respeitando a identidade da cultura local e regional.

II. Promover atividades recreativas, artísticas e esportivas entre gerações, visando desenvolver uma cultura de solidariedade humana por meio das vivências de lazer.

III. Privilegiar o talento esportivo individual com premiações que contribuam para a participação dos atletas em competições nacionais e internacionais.

IV. Incentivar a realização de torneios, festivais e competições esportivas, estimulando a participação dos atletas federados, organizados por faixa etária.

V. Articular ações culturais para públicos diferenciados, utilizando metodologias participativas e inclusivas de planejamento e de gestão do lazer.

Estão certos apenas os itens

A) I, II e V. 

B) I, III e IV.

C) I, III e V.

D) II, III e IV.

E) II, IV e V.


QUESTÃO 34
ENADE: Uma organização não-governamental que atua junto a uma comunidade em estado de vulnerabilidade social e econômica recebeu doações para a criação de projeto de iniciação esportiva de crianças e jovens como forma de desenvolvimento social, de melhoria da qualidade de vida e de diminuição dos índices de violência física e simbólica.

Essa educação pelo esporte, que visa à formação cidadã de seus participantes, implicou a instituição de um grupo multidisciplinar de atuação, formado por profissionais de educação física, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social.

Nessa situação, qual deve ser a ação principal do profissional de educação física que desempenhe o papel de coordenador desseprojeto?

A) Estabelecer índices de rendimento atlético como condição essencial para permanência dos participantes no projeto.

B) Produzir conhecimento útil por meio de pesquisas científicas para tomar decisões relativas à manutenção do projeto e a eventuais reformulações deste.

C) Treinar, em competições, as equipes esportivas representantes do projeto para garantir resultados esportivos satisfatórios.

D) Articular os saberes produzidos pela equipe multiprofissional para integrar a formação esportiva à formação da cidadania.

E) Ministrar sessões de práticas esportivas para diminuir a violência e favorecer o desenvolvimento dos jovens como cidadãos.


QUESTÃO 35
ENADE: O diagnóstico dos interesses e formas de interação de um grupo de dança revelou uma tendência a atitudes individualistas por parte da maioria dos seus integrantes.

Este contexto levou o profissional de educação física a introduzir, no seu planejamento, situações-problema, com o objetivo de fortalecer a coesão social.

Nessa situação hipotética, qual deve ser a iniciativa desse profissional?

A) Tornar mais atraentes os espaços e cenários para os ensaios de dança.

B) Convidar um coreógrafo de reconhecimento nacional para criar uma coreografia especial para o grupo.

C) Incluir práticas de consciência corporal na estrutura dos ensaios de dança.

D) Tematizar vivências musicais selecionadas por ele entre as preferências dos participantes do grupo.

E) Propor um tema para a criação coletiva de uma coreografia de que todos participem.


QUESTÕES 36 E 40 SEM RESOLUÇÃO.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,6,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,33463,advogado,1,agricultura,1,agronomia,3,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,3,arquivologia,1,arte,8,assistente social,1,atividade,265,atividade biologia,8,atividade ciências,63,atividade de português,53,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,141,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,63,biomedicina,5,bioquimica,1,blogger,3,bncc,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,7,ciencias,78,ciências contábeis,19,ciências da saúde,1,ciências econômicas,3,ciências sociais,2,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,2,comunicação social,1,concurso,286,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,378,design,4,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,146,direito administrativo,25,direito ambiental,2,direito civil,25,direito constitucional,26,direito do trabalho,22,direito eleitoral,1,direito empresarial,24,direito financeiro,1,direito penal,26,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,24,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,12,educação infantil,331,eleicoes,1,enade,160,encceja,24,enem,72,enfermagem,10,engenharia,2,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,306,escola,1,espanhol,36,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,44,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,20,famerp,13,farmacia,5,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,22,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,4,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,3,formação geral,3,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,71,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,2,gestão financeira,2,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,55,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,13,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,2,matematica,111,matemática financeira,1,medicina,25,medicina legal,2,medicina veterinaria,4,meliuz,1,mtc,1,musica,2,música,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,8,o que e,2,oab,181,obmep,6,odontologia,7,outros,75,pedagogia,5,piaui,1,pnaic,10,portugues,145,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,2,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,670,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,20,provas cfc,6,provas concurso,105,provas enade,159,provas encceja,19,provas enem,25,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,7,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas nivel medio,9,provas nivel superior,40,provas oab,182,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,19,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,5,provas uel,1,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas unitins,1,provas upe,4,provas usp,25,provas vestibular,242,psicologia,13,publicidade e propaganda,2,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agronomia,84,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,60,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biblioteconomia,15,questão biomedicina,67,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,53,questão ciências da computação,29,questão ciências econômicas,54,questão ciências sociais,51,questão comercio exterior,27,questão computação,74,questão comunicação social,24,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,271,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,2995,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,592,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,99,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biologia,894,questão de biomedicina,95,questão de ciências,664,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,4093,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,2680,questão de direito administrativo,195,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,143,questão de direito constitucional,190,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,120,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,121,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,151,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,130,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,453,questão de estatistica,24,questão de farmácia,193,questão de filosofia,189,questão de física,1160,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,132,questão de fonoaudiologia,108,questão de frances,107,questão de geografia,816,questão de história,1417,questão de informática,127,questão de inglês,994,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de matemática,2100,questão de medicina,272,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,130,questão de necropsia,20,questão de nutrição,160,questão de odontologia,127,questão de português,2883,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,188,questão de química,960,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,133,questão de terapia ocupacional,108,questão de vestibular,14878,questão design,37,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,294,questão do enade,2838,questão do encceja,660,questão do enem,1102,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,195,questão enfermagem,141,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão letras,38,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,53,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,52,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,53,questão servico social,55,questão slmandic,70,questão teatro,27,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,57,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,69,questões,29605,quimica,62,raciocínio lógico,7,radiologia,2,redacao,123,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,2,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,3,seguranca do trabalho,1,serviço social,4,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,terapia ocupacional,3,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,5,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,47,ueg,4,uel,180,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,29,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,unitins,2,upe,17,urbanismo,1,usp,27,vestibular,684,videos,5,vivo,1,zootecnia,3,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Educação Física ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Educação Física ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Educação Física ENADE 2007 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-educacao-fisica-enade-2007-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-educacao-fisica-enade-2007-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo