Prova de Fisioterapia ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Fisioterapia ENADE 2007 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 09 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link.
CONHECIMENTO ESPECÍFICO
QUESTÃO 11
ENADE: Os processos de reabilitação de lesões musculoesqueléticas devem basear-se, principalmente, nas respostas fisiológicas dos tecidos após a lesão. Assim, o Fisioterapeuta precisa entender o processo de cicatrização para poder supervisionar e intervir eficientemente nesse processo.
Com base na figura ao lado, analise as afirmativas a seguir.
I - Como resposta a um trauma, o dano imediato do tecido é chamado de lesão primária, a qual ocorre ao mesmo tempo do trauma, não havendo possibilidade de evitá-la.
II - A resposta secundária à lesão ocorre em tecidos que não foram diretamente atingidos pelo trauma e pode ser inibida ou minimizada pela ação do Fisioterapeuta.
III - A resposta inflamatória segue-se às lesões primária e secundária nas quais se pode observar, em graus diferentes, os sinais inflamatórios de calor, rubor, tumor, dor e impotência funcional.
IV - O ciclo de dor e espasmo muscular atua como reação de proteção a danos maiores, e a atuação do Fisioterapeuta é de fundamental importância para a quebra desse ciclo.
V - As diversas fases do processo de reparo não interferem na redução do risco de recidiva das lesões musculoesqueléticas.
Estão corretas, apenas, as afirmações
(A) I, II e III.
(B) I, III e IV.
(C) II, III e V.
(D) I, II, III e IV.
(E) I, II, III e V.
QUESTÃO 12
ENADE: A resposta motora humana é elaborada através da integração sensório-motora entre as estruturas do sistema nervoso periférico e o sistema nervoso central, o qual interpreta os impulsos sensoriais aferentes e elabora um sinal motor adequado para a atividade motora desejada. A quantidade de força e a precisão de uma contração muscular estão baseadas numa ordem de recrutamento das fibras musculares, que obedece a critérios de ativação.
Com o auxílio dessas informações, é possível afirmar que cada unidade motora
(A) é inervada por apenas um neurônio, e o recrutamento das unidades motoras é determinado pelo tamanho dos motoneurônios, sendo que unidades motoras com motoneurônios menores são recrutadas em primeiro lugar.
(B) é inervada por apenas um neurônio, e o princípio de recrutamento obedece ao tipo de tarefa a ser realizada, sendo
que unidades motoras maiores são recrutadas em primeiro lugar.
(C) é inervada por apenas um neurônio, e a ordem de recrutamento obedece a padrões específicos de acordo com o tamanho das fibras musculares, sendo que fibras musculares maiores são ativadas em primeiro lugar.
(D) possui vários motoneurônios, e a ordem de recrutamento depende do tamanho da velocidade de condução, sendo que unidades motoras maiores são recrutadas em primeiro lugar.
(E) tem um número próprio de motoneurônios de acordo com as tarefas desempenhadas pelo músculo, sendo que unidades motoras com maior número de motoneurônios são ativadas em primeiro lugar.
QUESTÃO 13
ENADE: Os gráficos demonstram duas pressões do sistema respiratório.
Analisando os gráficos, conclui-se que o Gráfico I representa as alterações de pressões durante a respiração
(A) mecânica com pressão positiva, e o II, a respiração espontânea, sendo que o traçado A representa a pressão pleural, e o traçado B, a pressão alveolar.
(B) mecânica com pressão positiva, e o II, a respiração espontânea, sendo que o traçado A representa a pressão alveolar, e o traçado B, a pressão pleural.
(C) espontânea, e o II, a respiração mecânica com pressão positiva, sendo que o traçado A representa a pressão alveolar, e o traçado B, a pressão pleural.
(D) espontânea, e o II, a respiração mecânica com pressão positiva, sendo que o traçado A representa a pressão pleural, e o traçado B, a pressão alveolar.
(E) espontânea, e o II, a respiração mecânica com pressão negativa, sendo que o traçado A representa a pressão pleural, e o traçado B, a pressão alveolar.
QUESTÃO 14
ENADE: A História Natural da Doença é o conjunto de processos interativos que afetam desde o aparecimento da doença até o resultado final. Com base nessa informação, analise as afirmações a seguir.
Uma fratura de quadril em um idoso tem etiologia multifatorial, e suas conseqüências no estado de saúde dependerão das condições clínicas pré-existentes no momento da fratura e dos níveis secundário e terciário de atenção à saúde existentes na comunidade onde vive o idoso.
PORQUE
O homem participa em todas as etapas do processo da História Natural da Doença, sendo gerador das condições favoráveis ao aparecimento de estímulos patológicos e vítima do contexto de agressão à saúde por ele favorecido. Analisando as afirmações acima, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 16
ENADE: De acordo com a Declaração de Alma-Ata, promulgada em 1978, no encerramento da Conferência de Alma-Ata (OMS), as ações primárias de saúde pressupõem a participação da população em seu planejamento, organização, execução e controle.
Uma das Diretrizes do Sistema Único de Saúde em concordância com este princípio da Declaração de Alma-Ata é a participação da comunidade, ou seja, o exercício do controle social sobre as atividades e os serviços públicos de saúde.
Com base no texto acima, nas Diretrizes do SUS e no funcionamento do Sistema de Saúde brasileiro, pode-se afirmar que
(A) embora seja uma diretriz constitucional, a participação da comunidade no Sistema de Saúde ainda não foi implantada no Brasil devido à dificuldade de acesso à saúde.
(B) embora seja uma diretriz constitucional, a participação da comunidade no Sistema de Saúde ainda não foi implantada no Brasil, devido às dificuldades de financiamento.
(C) a participação da comunidade no Sistema de Saúde ocorre de fato, e é feita através das estratégias do Programa Saúde da Família.
(D) a participação da comunidade no Sistema de Saúde ocorre de fato, e suas atividades de organização, execução e controle são direcionadas apenas para as ações de promoção da saúde.
(E) a participação da comunidade ocorre de fato, e é feita por meio das Conferências e Conselhos de Saúde, nos níveis nacional, estaduais, municipais e distritais.
QUESTÃO 17
ENADE: O Capítulo da Saúde na Constituição Federal de 1988 afirma que a assistência à saúde deve abranger atividades curativas e, prioritariamente, atividades preventivas. Qual das diretrizes do SUS configura esta afirmação?
(A) Regionalização da assistência.
(B) Igualdade da assistência.
(C) Integralidade da assistência.
(D) Universalidade de acesso aos serviços de saúde.
(E) Hierarquização das ações de saúde.
QUESTÃO 18
ENADE: A “Teoria das Comportas” vem sendo utilizada ao longo dos anos para explicar a ação do TENS no controle da dor.
A esse respeito, analise as afirmações a seguir.
A “Teoria das Comportas”, sozinha, não consegue esclarecer os mecanismos de analgesia da Estimulação Elétrica Transcutânea Nervosa (TENS).
PORQUE
Tem sido observado que freqüências altas na programação do TENS causam analgesia por mecanismo diferente, como, por exemplo, a produção de opiáceos endógenos. Analisando as afirmações acima, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 20
ENADE: A obtenção da pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaO2) para avaliar o grau de hipoxemia utiliza um método invasivo chamado gasometria arterial. A avaliação da saturação percentual de oxigênio da hemoglobina arterial (SpO2), que é um método não invasivo, pode ser feita pela medida de oximetria de pulso.
Analisando o gráfico acima e considerando como hipoxemia o valor de 60 mmHg de PaO2, o valor da SpO2 obtido deverá ser de, aproximadamente,
(A) 95%
(B) 90%
(C) 75%
(D) 65%
(E) 60%
QUESTÃO 21
ENADE: Um homem com 58 anos comparece ao consultório do Fisioterapeuta com dor lombar.
Em relação a esse paciente, o Fisioterapeuta decide, então, tomar as seguintes providências:
I - elaborar diagnóstico funcional;
II - prescrever anti inflamatórios para iontoforese;
III - solicitar radiogramas.
Segundo o Código de Ética Profissional da Fisioterapia, aprovado em 1978, é(são) proibida(s) ao Fisioterapeuta a(s) providência(s)
(A) II, somente.
(B) III, somente.
(C) I e II, somente.
(D) II e III, somente.
(E) I, II e III.
QUESTÃO 22
ENADE: Um Fisioterapeuta, que realizava atendimento na enfermaria, é chamado com urgência ao ambulatório do hospital para atender a um adolescente com Distrofia Muscular de Duchenne, que se apresenta com intensa dispnéia, devido a hipersecreção.
Após realizar a avaliação completa do paciente, o profissional prescreve um tratamento baseado em drenagem postural, tapotagem e aspiração, com o objetivo de desobstruir as vias aéreas desse paciente. Por estar de plantão na enfermaria e não poder abandonar o posto, o Fisioterapeuta solicita que o atendente de enfermagem do ambulatório realize o atendimento.
Com base no Código de Ética Profissional, pode-se concluir que a atitude do Fisioterapeuta está
(A) correta, pois ele está sobrecarregado e, dessa forma, nenhum paciente ficará sem atendimento.
(B) correta, ao escolher o atendente para fazer o atendimento em seu lugar, pois o mesmo está familiarizado com as técnicas
(C) correta, pois escolheu as melhores técnicas para desobstrução das vias aéreas.
(D) errada, pois deveria delegar suas funções, somente, para um enfermeiro que possua titulação de nível superior.
(E) errada, pois o Fisioterapeuta não deve delegar suas funções a outros profissionais.
QUESTÃO 23
ENADE: Helena é uma criança de três anos com diagnóstico de paralisia cerebral. Seu pai é pedreiro e sua mãe deixou o emprego de faxineira para se dedicar ao tratamento da filha, que vem sendo atendida em uma instituição beneficente de reabilitação há dois anos.
A criança é asmática, apresenta suspeita de retardo mental e atraso do desenvolvimento motor caracterizado por uma diplegia e uma hipertonia moderada dos membros inferiores. Esta semana, durante a sessão de fisioterapia, onde são realizados exercícios de alongamento e técnicas de aprendizagem motora, a criança apresentou um forte episódio de crise de asma.
Do ponto de vista de conduta profissional e do Código de Ética da profissão de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, como deve agir o Fisioterapeuta?
(A) Considerando que a criança vem somente duas vezes por semana à sessão de fisioterapia, deve continuar a sessão de tratamento, acrescentando exercícios respiratórios e reforço da orientação quanto à limpeza da poeira doméstica.
(B) Deve continuar os exercícios, e solicitar à mãe que compre um broncodilatador para que faça uma nebulização na farmácia antes da próxima sessão de fisioterapia, além de uma boa limpeza no quarto de Helena.
(C) Deve suspender a sessão de exercícios imediatamente e providenciar um medicamento broncodilatador na farmácia da instituição para realizar a nebulização na criança e, após isso, orientar a mãe quanto aos agentes causadores da crise de asma.
(D) Deve suspender a sessão de exercícios e solicitar à mãe o medicamento broncodilatador prescrito pelo pediatra da criança, para realizar nebulização imediatamente e reforçar as orientações quanto aos agentes causadores da crise asmática.
(E) Deve continuar o tratamento acrescentando exercícios respiratórios à sua conduta e, após a sessão, providenciar o encaminhamento da criança a um pronto-socorro médico e advertir a mãe quanto à necessidade de limpeza doméstica adequada.
QUESTÃO 24
ENADE: Um grupo de Fisioterapeutas foi convidado a realizar, com os funcionários de uma das agências de um grande Banco, um trabalho de orientação de saúde voltada para a prevenção de algias e afecções da coluna vertebral. No planejamento das estratégias de orientação de saúde, os Fisioterapeutas deverão incluir
I - noções básicas de anatomia e biomecânica da coluna vertebral;
II - informações quanto à importância da prática de atividade física regular;
III - indicação de tratamentos específicos para as afecções e algias detectadas;
IV - informações sobre posturas adequadas a serem adotadas no ambiente de trabalho e no dia-a-dia.
Estão corretas as ações
(A) I, II e III, apenas.
(B) I, II e IV, apenas.
(C) I, III e IV, apenas.
(D) II, III e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.
QUESTÃO 25
ENADE: Um Fisioterapeuta da equipe do PSF de uma cidade de porte médio do interior identificou, numa visita domiciliar, uma paciente de 78 anos com história de queda na semana anterior, acamada, com sinais e sintomas de fratura do quadril direito, queixa de dor local à palpação e à movimentação passiva.
Apesar de um quadro de fragilidade física, caracterizado por perda de peso não intencional, fadiga auto-relatada e diminuição da força de preensão da mão dominante, a paciente apresentava condições cognitivas preservadas. Dadas as condições apresentadas pela paciente, quais as condutas do Fisioterapeuta mais plausíveis e recomendadas?
(A) Orientar os familiares da paciente sobre posicionamento no leito, colocação de compressas úmidas quentes no local da dor e exercícios passivos nos membros inferiores.
(B) Incentivar a compra de uma cadeira de rodas enquanto espera o resultado da aplicação do programa de exercícios terapêuticos.
(C) Encaminhar o caso para o serviço de assistência social do município, uma vez que se trata de um caso de negligência por parte da família.
(D) Estabelecer um protocolo de exercícios terapêuticos baseado em movimentos passivos e ativo-assistidos para ser realizado diariamente durante 30 dias.
(E) Solicitar uma avaliação do paciente por parte dos outros profissionais da equipe para tomada de decisão sobre os procedimentos do caso clínico da paciente.
QUESTÃO 26
ENADE: Um paciente de 35 anos é encaminhado por um perito do INSS para o setor de fisioterapia apresentando história de dor na região lombossacra e parestesia de membro inferior direito. A carta de encaminhamento do perito solicita um relatório fisioterapêutico sobre as condições cinético-funcionais do paciente.
Durante a avaliação, o paciente reclama que não consegue trabalhar há mais de um ano e que a única alternativa para sua situação é ser aposentado por invalidez. Ao exame físico, o Fisioterapeuta não constata alterações clínicas que possam estar desencadeando as dores relatadas.
Ao realizar o teste da elevação da perna retificada, o paciente informa que não consegue realizar a elevação. O Fisioterapeuta decide aplicar o Teste de Hoover, ilustrado na figura abaixo.
Com o auxilio das informações contidas no caso clínico e na figura acima, pode-se concluir que o teste representado
(A) é utilizado para tensionar as estruturas da medula espinal.
(B) destina-se a elevar a pressão intratecal.
(C) tem por finalidade determinar se o paciente está simulando ao afirmar que não pode elevar a perna.
(D) tem como objetivo testar o encurtamento dos músculos isquiotibiais.
(E) visa a comprimir o disco intervertebral pelas vértebras.
QUESTÃO 27
ENADE: Paralisia Cerebral (PC) é um grupo de desordens do desenvolvimento do movimento e da postura, devido à lesão não progressiva no encéfalo imaturo, com etiologia e quadro clínicos diversos. Na PC, as desordens motoras estão freqüentemente associadas às alterações sensoriais, cognitiva, comunicativa, perceptiva e/ou comportamental. Com o auxílio desta definição, julgue as afirmações que se seguem.
I - A lesão que causa a PC poderá ocorrer no período pré-, peri- ou pós-natal até os 2 – 3 anos de vida.
II - Devido à diversidade da etiologia, as manifestações clínicas da PC não são facilmente observadas.
III - O diagnóstico da PC é baseado em alterações predominantemente motoras.
IV - Devido ao caráter predominantemente motor, raramente são encontrados distúrbios sensoriais associados ao quadro de PC.
V - Tanto a lesão no encéfalo quanto os sinais e sintomas característicos da PC não são progressivos. Estão corretas, apenas, as afirmações
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) I e V.
(D) II e IV.
(E) III e V.
QUESTÃO 28
ENADE: Os nervos cranianos contêm fibras sensitivas e/ou motoras que emergem através de forames ou fissuras situadas no crânio. São em número de 12 pares, identificados de I a XII. O Nervo Facial (NC VII) possui importante função motora e sensitiva da face, assim como participa na inervação parassimpática. Entre outros sinais, uma lesão periférica próxima à origem desse nervo fará com que o paciente apresente quadro clínico de
(A) paralisia motora dos músculos faciais das partes superiores e inferiores no lado ipsilateral da lesão e perda do paladar nos dois terços anteriores da língua.
(B) paralisia motora dos músculos faciais da parte inferior do lado ipsilateral da lesão e incapacidade de olhar para baixo quando o olho é aduzido.
(C) paralisia motora dos músculos faciais da parte superior do lado contralateral da lesão e perda da audição unilateral progressiva.
(D) paralisia motora dos músculos faciais das partes superiores e inferiores no lado contralateral da lesão, acompanhada de ptose e pupila dilatada.
(E) paralisia dos músculos faciais da parte superior do lado homolateral da lesão, acompanhada de perda da constrição pupilar e defeitos no campo visual.
QUESTÃO 29
ENADE: Uma mulher, após dar à luz seu primeiro filho de parto natural, vem apresentando há seis meses queixa de perda de urina, aos médios esforços como tossir e espirrar. Sobre esse caso, analise as afirmações a seguir.
A situação apresentada por essa mulher pode levá-la a um quadro de sintomatologia depressiva e isolamento social.
PORQUE
A incontinência urinária pode ser resultante de lesão da fáscia e do estiramento da musculatura perineal em decorrência de dificuldades durante o parto natural e da elevada prevalência da depressão pós-parto em mulheres puérperas.
Com base na leitura acima, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 30
ENADE: Paciente de 5 anos de idade apresenta diagnóstico de mielomeningocele, nível lombar alto. Nesse caso, qual o procedimento fisioterapêutico mais adequado?
(A) Fortalecer a musculatura dos membros superiores e inferiores e do tronco; prevenir deformidades de membros inferiores e do tronco; realizar o treino de ortostatismo no parapodium e a deambulação fazendo uso de órtese longa bilateral com cinto pélvico e auxílio de andador ou muletas.
(B) Fortalecer a musculatura dos membros superiores e inferiores e do tronco; prevenir deformidades de membros inferiores e do tronco; realizar o treino de ortostatismo no parapodium e a deambulação fazendo uso de goteiras suropodálicas.
(C) Direcionar a terapia para o fortalecimento da musculatura dos membros superiores e do tronco; prevenir deformidades de membros inferiores através de alongamentos passivos; preparar o paciente para fazer uso de cadeiras de rodas.
(D) Direcionar a terapia para o fortalecimento da musculatura dos membros superiores e do tronco; prevenir deformidades; estimular o ortostatismo somente com o uso do parapodium e realizar alongamentos passivos.
(E) Direcionar a terapia para o fortalecimento e o alongamento da musculatura de membros inferiores; prevenir deformidades de membros inferiores fazendo uso de goteiras suropodálicas e estimular o ortostatismo.
QUESTÃO 31
ENADE: Maria tem uma filha de 12 anos chamada Carla e, nos últimos meses, tem ficado muito preocupada, pois Carla tem apresentado um crescimento muito rápido e alteração na coluna vertebral. Tais alterações caracterizam-se principalmente por desvio lateral da coluna dorsal, assimetria na altura dos ombros e na crista ilíaca.
Maria procurou um Fisioterapeuta que, durante sua avaliação, utilizou o seguinte teste: Carla foi posicionada em pé, com os braços ao longo do corpo e os pés em posição natural. O Fisioterapeuta solicitou que ela inclinasse o corpo para a frente. Durante a realização do teste, o Fisioterapeuta ficou atrás de Carla, com os olhos no mesmo nível das vértebras. O teste realizado é chamado de Adam e tem por objetivo identificar
(A) possíveis alterações dos membros inferiores e a mensuração do grau de escoliose.
(B) alterações relacionadas à hiperlordose lombar e indicar quais músculos devem ser trabalhados na reabilitação.
(C) o grau do ângulo de Cobb relacionado à escoliose toracodorsal e de rotação vertebral.
(D) a ocorrência de gibosidades (um lado mais alto que o outro no tronco), indicando uma possível escoliose.
(E) a ocorrência de cifose torácica e rotação vertebral de origem idiopática.
QUESTÃO 32
ENADE: Paciente de 38 anos, ao realizar uma sessão de exercícios, apresentou elevação de freqüência cardíaca de 120 bpm para 160 bpm. A esse respeito, analise o gráfico a seguir.
Avaliando o gráfico, pode-se afirmar que o aumento da freqüência cardíaca
(A) aumenta a pós-carga.
(B) diminui a pré-carga.
(C) não altera o débito cardíaco.
(D) diminui o débito cardíaco.
(E) aumenta o débito cardíaco.
QUESTÃO 33
ENADE: A coronariopatia é o transtorno da função cardíaca devido ao desequilíbrio entre a função miocárdica e a capacidade dos vasos coronarianos em suprir o fluxo suficiente para a função normal. Com base nessa informação, analise as afirmações a seguir.
Na coronariopatia, a indicação da reabilitação para coronariopatas torna-se inquestionável diante das evidências científicas que têm recomendação grau A e evidência de nível 1.
PORQUE
Na reabilitação hospitalar – fase 1 – a equipe de profissionais é composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista e psicólogo, o que possibilita a melhor reabilitação para o coronariopata.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
QUESTÃO 34
ENADE: Sr. João, 72 anos, viúvo, com sobrepeso, possui sinais radiológicos de lesões articulares indicativos de osteoartrose moderada no joelho direito, acompanhada de sintomatologia caracterizada por rigidez articular e dor localizada, que piora com atividade física e diminui com repouso.
Na avaliação clínica, verificou-se ainda hipotrofia do quadríceps direito, crepitação, redução da amplitude articular e da percepção cinestésica, o que está promovendo insegurança para realizar atividades da vida diária. Considerando a fisiopatologia da osteoartrose e o quadro clínico desse paciente, são pertinentes as seguintes condutas de tratamento fisioterapêutico:
I - fortalecimento da musculatura proximal através de exercícios isométricos e isotônicos; alongamento do quadríceps e dos isquiotibiais; recomendação de uso de bengala no lado contralateral à articulação afetada;
II - uso de termoterapia na modalidade de calor profundo no joelho afetado; uso de órteses de imobilização articular em períodos agudos da doença; exercícios isométricos para o quadríceps;
III - prescrição de exercícios de baixo impacto como a hidroginástica; recomendação de uso de calçados com solado adequado para absorção de impacto; uso de órteses para correção ou suporte biomecânico;
IV - orientações ao paciente e à sua família sobre a evolução da osteoartrose e encaminhamento do paciente a uma nutricionista para controle do peso corporal; recomendação do uso de correntes analgésicas como alternativa para alívio da dor articular;
V - recomendação de uso de órtese de suporte (bengala) homolateral à articulação afetada; utilização de técnicas de fortalecimento muscular do quadríceps baseadas em exercícios resistidos; uso de eletroterapia para alívio da sintomatologia dolorosa.
Estão certas, apenas, as condutas
(A) I e III.
(B) II e III.
(C) I, II e IV.
(D) I, III e IV.
(E) II, III e V.
QUESTÃO 35
ENADE: Dirceu, 45 anos, é portador de hipertensão arterial. Faz uso regular de medicamento anti-hipertensivo, segue dieta apropriada e participa de um grupo de hipertensos, com o qual são realizadas técnicas cinesioterapêuticas indicadas para auxiliar no controle da pressão arterial.
No quadro relatado desse paciente, as atividades cinesioterapêuticas realizadas se enquadram no(s) nível(eis) de prevenção
(A) primária, somente.
(B) secundária, somente.
(C) terciária, somente.
(D) primária e terciária, somente.
(E) secundária e terciária, somente.
QUESTÃO 36
ENADE: As quedas nos idosos são mais comuns nos indivíduos que apresentam mobilidade ao lado de instabilidade e têm sido consideradas como um sério problema de saúde pública relacionado a essa população. Sendo assim, a abordagem da fisioterapia na prevenção das quedas nos idosos torna-se fundamental para a garantia de sua saúde e autonomia.
A etiologia das quedas é multifatorial e um programa fisioterapêutico preventivo deverá envolver diversas estratégias, entre elas uma avaliação cuidadosa e uma intervenção eficaz. No que se refere à intervenção fisioterapêutica voltada especificamente para evitar que as quedas aconteçam, o programa deve incluir:
I − fortalecimento dos membros superiores, porque são elementos essenciais para o equilíbrio durante a marcha e sua fraqueza pode ocasionar as quedas;
II − fortalecimento dos membros inferiores, porque a diminuição de sua força muscular, própria do processo de envelhecimento, reduz a capacidade para resistir às quedas;
III − treinamento de técnicas de levantamento, para evitar que o idoso permaneça por longo tempo no chão se sofrer uma queda quando estiver sozinho;
IV − treinamento de equilíbrio, com a utilização de técnicas específicas, para melhorar a capacidade postural do idoso reduzindo o risco de quedas;
V − verificação dos medicamentos utilizados pelo idoso e suspensão ou substituição daqueles que podem ser os responsáveis pelas alterações que o levam às quedas.
Estão corretas, apenas, as afirmações
(A) I e III.
(B) II e IV.
(C) I, II e III.
(D) I, III e V.
(E) II, IV e V.
QUESTÕES 37 E 40 SEM RESOLUÇÃO.
COMENTÁRIOS